terça-feira, 30 de setembro de 2008

DIVULGANDO:


Parabenizamos o PET-Geografia da UECE por seus 12 anos e pelo evento "Geógrafos e Geografias: Construções e Saberes, de 30 de setembro a 04 de outubro (Local: Auditório do CESA – UECE -Fortaleza – Ceará)

SEGUNDO O SECRETÁRIO ...


"De fato, nem pedi demissão, tão pouco fui demitido. Houve sim desencontros naturais entre o Ministro [da Educação, Fernando Haddad] e eu sobre aspectos administrativos não essenciais da vida interna do Ministério."


Huuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm ....

(fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/09/26/ult105u7049.jhtm. In: Secretário da Educação Superior fica no cargo até 3 de outubro)

BONS TEMPOS ...


CHEGANDO AOS 5000 ACESSOS!



(Fonte: SITEMETER)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EM TEMPOS DE BOSSA NOVA ...



"Tanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada ... ou quase nada!"

ÉTICA ... (no words)


NOSSO FUTURO É MELHOR!



O futuro do PET não é o vazio que reina em muitas paragens ...

CHAMANDO BRASÍLIA ....ALÔ, ALÔ ...



Aguardamos comunicação de Brasília sobre ofício da reunião extraordinária do C.S. : Alô, alô ...!

domingo, 28 de setembro de 2008

..."E EM CADA PASSO DESSA LINHA, PODE SE MACHUCAR ..."



(um trechinho do "Bêbado e o equilibrista", lindamente interpretado por Elis Regina)

DE PLÁGIOS, CRIMES ACADÊMICOS E CONIVÊNCIAS


A matéria abaixo foi reproduzida do caderno MAIS da Folha de S. Paulo deste domingo (28/09/2008), p.9 e também pode ser encontrada no endereço web: http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/arch2008-09-28_2008-10-04.html

A matéria relata o caso de dois físicos que plagiaram trabalhos internacionais na ânsia academicista do "publish or perish" (literalmente, "publique ou morra"). O que causa estarrecimento ao jornalista da matéria, Marcelo Leite, é a absoluta falta de ética da própria IES tentando acobertar o que é, naturalmente, um crime: o plágio. Este espírito de corpo tem mostrado ao mundo o quanto a Academia está infectada pelo mesmo vírus que ela acredita combater: a falta de ética. As IES e seus dirigentes devem saber que um processo ético, seja ele de plágio, falsidade ideológica, falta de urbanidade, etc. deve iniciar, prosseguir e terminar de acordo com os preceitos da lei. Porém, o espírito de corpo parece imperar e tudo continua como antes no quartel de abrantes ...
Mas a utopia prossegue e a Academia deve correr para, ao menos, não perder-lhe de vista no distante horizonte ...

---------------


MATÉRIA REPRODUZIDA DO JORNAL - FOLHA DE S.PAULO

"A Universidade de São Paulo, maior e melhor instituição pública de pesquisa e ensino superior do Brasil, faz 75 anos em 2009. (...)
Não só ex-alunos, mas todo contribuinte que sustenta a USP e qualquer pessoa que cultive valores intelectuais deve preocupar-se com o modo como o caso [de plágio no Instituto de Física] foi tratado pela reitoria. Se a instância máxima da universidade agiu com o propósito de resguardar seu prestígio, bem, escolheu a pior maneira de fazê-lo.
Causam perplexidade dois comunicados sobre o caso divulgados pela reitoria nos dias 22 e 23 deste mês (na internet: www.reitoria.usp.br/reitoria). O primeiro informava que a Comissão de Ética da USP havia concluído -uma semana antes...- "os trabalhos de apreciação do caso de suposto plágio envolvendo professores do Instituto de Física".
O qualificativo "suposto" indica a disposição clara de proteger os investigados, embora eles próprios tivessem admitido o deslize. O paternalismo corporativo (ou seria "maternalismo"?) vem explicitado a seguir:
"Ressalte-se que o relatório da Comissão de Ética não é um documento público, uma vez que seu conteúdo envolve a avaliação de comportamento ético individual. Portanto, a divulgação de atos do processo só pode ser feita com a autorização dos investigados, conforme reza a Constituição Federal, em seu artigo 5º, [inciso] X". (...)
Uma espécie de errata foi publicada pela reitoria no dia seguinte, com a satisfação negada ao público 30 horas antes:
"Diante da conclusão dos trabalhos da Comissão de Sindicância e da Comissão de Ética, sobre a investigação de plágio, a Reitoria comunica que, no entendimento da Comissão de Ética, embora os trabalhos científicos, que foram objeto da investigação, contenham pesquisa original, houve um desvio ético na redação dos mesmos por uma inaceitável falta de zelo na preparação dos artigos publicados. Isso resultou na consignação, pela Comissão, de uma moção de censura ética aos autores, pela não-observância dos preceitos éticos da Universidade". (...)
Qual "desvio ético"? Que "preceitos éticos" deixaram de ser observados? É uma vergonha que a reitoria prossiga em sua recusa a dar uma explicação completa do caso."

DANÇA DAS CADEIRAS ... AINDA SOBRE A DEMISSÃO DO SECRETÁRIO DA SESu



Ministro da Educação demite Ronaldo Mota


Tribuna do Norte - 26 set 2008


Brasília (AE) - O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, foi demitido esta semana pelo ministro Fernando Haddad.


Ontem, durante reunião com reitores das universidades federais, Mota anunciou sua saída e informou que irá para o Ministério da Ciência e Tecnologia.


A informação oficial do ministério é que a saída de Mota foi feita pelo ministro por “razões próprias”, sem especificar os motivos.


A demissão teria sido por divergências profissionais entre o secretário e o ministro, mas nenhum dos lados quis comentar quais teriam sido os problemas, ligados diretamente à condução das relações com as universidades.

AO ESTILO FERNANDO PESSOA ...



"Em tempos de dificuldades, pedalar é preciso ..."

BOM DOMINGO!


sábado, 27 de setembro de 2008

INTERNET TOPOLOGY III - NOSSO TEAR ENCANTADO



A CENAPET, nestes dois meses reuniu todos os acessos no país e no mundo ao seu blog PETBRASIL e ligou as conexões e interconexões. Ainda não nos tornamos os mapas topológicos de Chris Harrisson, mas estamos no caminho (ou no éter ...) certo!


(fonte: SITEMETER)

INTERNET TOPOLOGY - II


Do site de Chris Harrisson.

INTERNET TOPOLOGY - I


Curioso mapa-mundi mostrando o tráfego de internet no mundo (fonte: http://www.chrisharrison.net/projects/InternetMap/index.html)

NIVER AO ESTILO GOOGLE



Um leitor nos mandou essa curiosa "festa" com a palavra BLOG em homenagem aos dois meses de aniversário do PETBRASIL ao estilo GOOGLE. Obrigado!

UMA GOTA ...



Uma gota é uma gota ... mas ela faz um oceano ... !

1 ANO E 4 MESES DEPOIS ...

Os tempos no Ministério estão ficando curtos demais ... (meno male!)

A VERDADE, NADA MAIS QUE A VERDADE ...



O motivo da saída de Mota ainda não foi totalmente explicado. Segundo o reitor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e presidente da Andifes, Amaro Lins, Mota afirmou que deixaria o cargo por causa de divergências de ponto de vista com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. "A notícia nos pegou de surpresa, mas o ministro deve saber quais são as melhores pessoas para trabalhar com ele", disse Lins.


Comenta-se nos bastidores que Mota teria sido demitido do cargo, já que diferentes fontes afirmam ter ouvido da própria boca do ex-secretário que deixar o cargo não fazia parte dos seus planos.


Fala-se ainda que a demissão teria caráter político, o ministro estaria substituindo Mota por alguém mais alinhado. Essa versão não foi confirmada oficialmente. O Universia procurou Mota e Haddad para falar a respeito do episódio, mas nenhum deles atendeu aos pedidos de entrevista da reportagem.


EVOLUÇÃO DO BLOG PETBRASIL



O gráfico acima compara o comportamento dos acessos na primeira semana de setembro e na última. O aumento do número de acessos demonstra que a idéia da criação do blog veio somar-se a um dos anseios da comunidade petiana, preocupada em confiabilidade e crítica de informação. Vida longa ao blog, vida longa ao PET!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A DIFÍCIL PROFISSÃO DE INFORMAR/FORMAR ...


(uma boa frase começa com ...)

TEMPO DA ESPERTEZA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS ...(pós-Larson)


UMA RESPOSTA NECESSÁRIA


O tutor André Leal (vide mensagem abaixo), assim como a tutora Vera Dias, procuraram tanto na lista petbr quanto no blog PETBRASIL ajuda para a questão dos convênios ainda não honrados pela SESu.
Respondendo a eles, sabemos que a UDESC e a UERJ estão na mesma dificuldade. Duas outras IES Estaduais, UEM e UNESP receberam suas bolsas somente oito meses depois de iniciado o ano. Outras IES (estaduais e confessionais) podem ainda estar enfrentando o mesmo problema.
Como desde 2005 a SESu nega-se a fornecer planilhas orçamentárias como ocorria de 2002 até início de 2005, é-nos desconhecida a situação atual de convênios honrados e não-honrados. A CENAPET já protocolou ofícios para que esse item fosse esclarecido. Estamos ainda no aguardo de informações.
Existe hoje no MEC uma política que discrimina IES federais das "outras IES". Vários reitores têm reclamado reiteradamente desse tratamento discriminatório nos Editais e Programas do MEC. Além de tudo, vige hoje na SESu uma burocracia imensa que gerou uma inércia infinita, especialmente relativa ao gerenciamento do PET, como, podemos observar, p.ex., na questão da "gestão" do processo avaliativo que se arrasta há meses, incluindo perdas seguidas de documentos (já denunciadas durante o ENAPET e no blog PETBRASIL).
Como no passado, a saída por ora é jurídica, com necessidade, inclusive de ida ao Ministério Público para esclarecimento de fatos que são públicos e como públicos devem ser tratados.

------------------

[MENSAGEM REPRODUZIDA DA LISTA PET-BR]

"Caros PETianos





"Gostaria de saber quais as IES que não assinaram o convênio este ano.


"Estive em reunião com a Viviane e com a Lilian na SESu/MEC para tratarda assinatura do convênio da UDESC e fomos surpreendidos com a notícia de que nenhuma bolsa seria paga referente a um período anterior a datada assinatura do convênio, ou seja, que se assinássemos o convênio logo após as eleições, receberíamos apenas as bolsas de novembro e dezembro.


"Gostaria então de saber quais as IES (creio que somente as não federaistêm este problema) estão na mesma situação para discutirmos sobre o quepode ser feito para resolver ou minimizar o problema.


"Um abraço,


"André B. Leal


"Tutor do PET Engenharia Elétrica


"Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC"

BRASILIA, D.C. - TODAY - MAYDAY ...


Nosso sistema de rastreamento SITEMETER Inc. registrou mais um pico de acesso mesmo após a queda do Secretário da SESu. Isso demonstra o valor informativo e formativo do blog PETBRASIL. Até Brasília não desgruda os olhos de nossa redação. Boa noite Brasília ...!

CONSTRUINDO POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: "E AGORA?!?"


AINDA SOBRE A QUEDA DO MOTA ...



O Secretário de Educação Superior - SESu - Ronaldo Mota reuniu-se ontem pela manhã com reitores de universidades federais quando informou sobre a sua saída.

O secretário não detalhou os motivos.

Segundo auxiliares de Mota, ele teria se desentendido com o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a condução dos trabalhos na Secretaria de Educação Superior.

Haddad gostaria que Mota assumisse um cargo na Capes, mas o secretário teria recusado.

A decisão de deixar a secretaria foi tomada nesta semana.

Entre os nomes cotados para substituir Mota está o da chefe da Consultoria Jurídica do MEC, Maria Paula Dallari.

(fonte: Jornal da Ciência on-line da SBPC)

SITE PETBRASIL BATEU RECORDE ONTEM!


Ontem o site bateu seu próprio recorde, como atesta o SITEMETER. A comunidade está antenada!

PARABÉNS PARA O BLOG: 2 MESES!


Hoje o Blog PET BRASIL completa dois meses de existência e 4.218 acessos nesse exato instante: Parabéns!

GALERIA DOS CAÍDOS DA SESu


Em dez anos desde as malogradas tentativas de extinção do PET, três Secretários de Educação Superior caíram na SESu. Da esquerda para a direita: Abílio Baeta Neves, Antonio McDowell de Oliveira e Ronaldo Mota.

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR - II ...



Como ficará a SESu após a queda de seu Secretário de Educação Superior?!?

SINAIS DE TEMPESTADE ...(no words)


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR... (pós-Banksy)


Quinze dias após reunião oficial em Brasília, a SESu ainda não chamou reunião extraordinária do Conselho Superior (CS) do PET. Por quê?!?

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

SITE PETBRASIL BOMBANDO!



Parece que a queda do Secretário de Educação Superior da SESu incrementou o número de acessos. São 22h33m e o número de acessos às páginas do blog já atinge cerca de 230, quase o mesmo número do dia em que anunciamos os resultados da ida da CENAPET à Brasília. Boa leitura e reflexões! Boa noite também!

EDUCAÇÃO - NÚMEROS VERGONHOSOS



1 milhão e trezentas mil crianças são analfabetas - detalhe: 84% delas estão nas escolas!

Uma entre cada 4 crianças está defasada na escola.

Analfabetismo infantil funcional e disfuncional!

"Que país é esse?"

NO WORDS ... (pós-Banksy)


NÃO HÁ COMO ESQUECÊ-LOS ...


... personagens de nossas fantasias e que pululam em nosso inconsciente cultural coletivo. A vida imita a arte ...

BRASÍLIA ACOMPANHA A QUEDA ...



Brasília acompanha a queda ... pelo Blog PETBRASIL. É, companheiros, quem havia expressado a necessidade de exílio da CENAPET acaba encontrando a velha fábula de Esopo no caminho . . .(fonte do mapa: SITEMETER).

MOTA CAI


"O secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Ronaldo Mota, renunciou hoje ao cargo. O motivo da saída não foi divulgado e o nome do substituto ainda não foi definido. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, ele se reúne no momento com representantes do MEC." (da Agência G1).

DA ESCURIDÃO ...



Naranjas malas, hay que separarlas ...

EXTRA EXTRA!




RONALDO MOTA DEIXA A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu - DO MEC


O secretário da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Ronaldo Mota, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (25). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério.


O nome de Maria Paula Dallari, atual chefe da Consultoria Jurídica do MEC, é cotado para assumir o cargo deixado por Mota. A assessoria de imprensa da SESu não fala em outros nomes.


No momento, o secretário e outros representantes do MEC estão reunidos para discutir os rumos da Secretaria.


Ronaldo Mota foi escolhido em abril do ano passado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, para assumir a SESu.

4.000 ACESSOS ATINGIDOS E ACELERANDO ...



Fonte: SITEMETER

CIDADES PETIANAS


(fonte: SITEMETER - algumas das cidades dos cem últimos acessos)

ARQUIVOS X


Em tempos de ET (Ensino Tutorial) do PET, o blog tem funcionado como X-Files dos anseios da comunidade petiana, historicamente alicerçada na luta pela melhoria e expansão do Programa PET.

NOTÍCIAS DA AVALIAÇÃO


Segundo últimas informações, continuam os problemas relativos à avalição de Relatórios Anuais e Planejamentos. Em síntese:
- a SESu já em duas ocasiões (julho-agosto e agora, setembro) perdeu anexos dos relatórios (segundo o administrador do PET na SESu, isso ocorre porque tudo é enviado por emails e o sistema classifica muitas mensagens como SPAM, believe it or not ...);
- tutores contactados como avaliadores ad hoc continuam a receber Planejamentos anuais para avaliação;
- seis meses foi o tempo dispendido para juntar, perder e juntar relatórios, anexos e planejamentos por parte da SESu;
- até agora não temos conhecimento do desenvolvimento de uma plataforma eletrônica confiável (desenvolvida por empresa vencedora de licitação pública) para recebimento dos relatórios (e anexos) e planejamentos;
- a gestão da CENAPET de recuperação do segundo "A" (de Avaliação) dos CLAs ainda não foi atendida;
- o Conselho Superior do PET não foi convocado para tomar posição diante de todas essas questões, como já protocolou em ofício a CENAPET no dia 11 de setembro.
A CENAPET tem buscado uma parceria crítica referendada em inúmeras reuniões e ações, como historicamente tem ocorrido. No entanto, segundo já discutimos no Senado, é necessária, com certeza, uma Audiência Pública para que ações positivas sejam implementadas em tempo hábil e com a urgência que um Programa como o PET merece.

UMA GOTA NO OCEANO FAZ MUITA DIFERENÇA ...


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PARA BOM ENTENDEDOR, MEIA ....


DUAS SEMANAS


Evolução da acessbilidade ao blog em duas semanas segundo o SITEMETER (detalhe: são apenas 21h10m do dia 24/09/08).

EDUCAÇÃO II


"Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola."

(Albert Einstein)