domingo, 31 de maio de 2009

DIVULGAÇÃO: IV ENAPET-GEOGRAFIA



O IV ENAPET Geografia será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas, de 27 a 30 de outubro de 2009.
Maiores informações em:

sábado, 30 de maio de 2009

A VIDA PODE SER COMPLEXA, MAS A EDUCAÇÃO PODE SIMPLIFICÁ-LA...


IRRESPONSABILIDADE EDUCACIONAL TEM NOME!




JC e-mail 3772, de 29 de Maio de 2009.

Secretário de Educação de SP admite falhas em processo de escolha de livros

Paulo Renato diz que vai criar comissão de especialistas, mas defende o programa, que conta com 818 títulos Fábio Takahashi escreve para a “Folha de SP”:

O secretário estadual da Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, afirmou que vai mudar o processo de compra de livros para as escolas. Ele pretende criar uma comissão de especialistas que fará um parecer sobre cada obra.

Nas últimas semanas, reportagens da Folha mostraram que, dos 818 títulos distribuídos para alunos da rede estadual de ensino na faixa dos nove anos, dois tinham linguagem inadequada: um livro em quadrinhos trazia palavrões e outro, um poema com ironias do tipo "nunca ame ninguém. Estupre".

Leia entrevista com o secretário:

- Como os livros são escolhidos?

Cada processo na secretaria teve uma sistemática. No Ler e Escrever [projeto implementado pelo governador José Serra (PSDB) quando era prefeito de SP], mais da metade dos 818 títulos já era usada na secretaria municipal. O Estado usou as mesmas obras e, como alguns títulos estavam fora de catálogo, pedimos que elas [as editoras] mandassem novos livros para essas faixas etárias. Quem fez a seleção foi a mesma comissão que trabalhava no município, constituída de professores da rede municipal vinculados à coordenação do programa, mais alguns professores contratados especialmente para isso. Havia normas claras para seleção, que, obviamente, ao menos nos dois casos, não foram seguidas. Foram cometidos erros no processo de seleção. O que não tem sido destacado é que o programa é bom, necessário para a aprendizagem das crianças. Se há dois títulos errados, 816 são bons. Mas, de fato, foi detectado problema com o livro sobre futebol [que continha palavrões]. Quem escolheu aquele livro leu o prefácio, a capa e algumas histórias, mas não as três que eram complicadas. O segundo livro é claramente inadequado para a idade. A poesia tem ironia. É uma reflexão de como não agir. Claro, isso só é entendido por alunos mais velhos.

- Onde ocorreu o erro?No fato de não termos comissão formal de especialistas, que deveria ter escrito um parecer sobre cada livro. É o que faremos daqui para a frente, como eu fazia no Ministério da Educação [na gestão FHC].

- Foi um erro da secretária Maria Helena Guimarães de Castro [as compras foram feitas no ano passado, na gestão dela]?

Foi um erro da secretaria, da coordenação do programa, não quero responsabilizar ninguém [há uma sindicância para apurar o caso].

- Após o primeiro problema, a secretaria disse que passava pente-fino nas demais obras...

Vai acabar hoje [ontem] à noite. A poesia havia sido detectada na noite anterior à publicação [da reportagem de ontem]. Eles não me trouxeram a informação. Mas tinha sido detectado. Se houver necessidade, vamos excluir mais alguns títulos.

(Folha de SP, 29/5)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

COMUNICADO CENAPET



A CENAPET enviou comunicação ao MEC-SESu cobrando os itens das agendas discutidas na Comissão de Educação do Senado Federal (sob a presidência de seu presidente, senador Flavio Arns) e com a Secretária de Educação Superior, Maria Dallari Bucci, sob a supervisão da Presidenta da Comissão de Educação da Câmara, deputada Maria do Rosário.

As cobranças vão desde um mapeamento das situações de pagamentos (e contingenciamentos!) de bolsas nas IES, à legislação para o uso das taxas acadêmicas (e cronograma de desembolso - para viabilizar o pagamento de passagens aéreas para bolsistas participarem do ENAPET), ao Seminário Nacional de Avaliação, planilhas orçamentárias desde 2006, etc.

SESu INFORMA - II



Nota da SESu enviada à Presidência da CENAPET (na ilustração fazer duplo click para ampliar a imagem):



NOTA DE ESCLARECIMENTO
Informamos que foi prorrogado o prazo de submissão das propostas e
divulgação dos resultados referentes ao Edital nº 5, DE 27 DE ABRIL DE
2009, publicado no Diário Oficial da União, do dia 30 de abril de 2009,
seção 3 página 59, no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET,
ficando estabelecido o seguinte calendário:


E V E N TO S DATAS E PRAZOS

LANÇAMENTO DO EDITAL 27/04/2009

SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS De 11/05/2009 até 22/06/2009

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Até 14/07/2009

Cabe ressaltar ainda que as propostas deverão ser elaboradas e
assinadas pelo docente candidato à tutoria e preenchidas em
conformidade com o modelo disponível em sigproj.mec.gov.br.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

DESEDUCAÇÃO



A aprovação e compra de um livro, para distribuição em escolas públicas do Estado de S. Paulo, recheado de termos chulos, impróprios para o público leitor (da 3a. série do Ensino Fundamental), somada à edição e compra de outro livro em que o Paraguai aparece duas vezes no mapa-mundi, sumindo com o Uruguai, mostram que uma Secretaria de Educação assim nada tem de educativa (o secretário atual é o ex-Ministro de FHC, Paulo Renato Souza).

Se somarmos esses dois fatos graves à fala do Governador José Serra que sugeriu que a população não comesse carne de porco para não contrair a febre suína, demonstra um "analfabetismo funcional" extremamente preocupante para um ex-ministro da Saúde (do governo FHC).

"Assim não pode, assim não dá", como diria o anátema de um programa humorístico.

Será o "fim da picada" ou o início de outra ...?!?

COMUNICADO SESu



Devido aos problemas iniciais apresentados pelo SIGProj, sistema no qual as propostas concorrentes aos Edital 2009 deverão ser inseridas, comunicamos que o prazo final para a submissão de projetos foi expandido em 20 dias, devendo novo Edital ser publicado em alguns dias.

Pedimos que os Interlocutores comuniquem essa mudanças aos Tutores e à comunidade acadêmica em geral.

Grato.

Francisco (Gestor do PET - MEC)

Fone: (61) 2104-8069

DO IMPONDERÁVEL E IRREFLETIDO ...



"Os espelhos fariam bem em refletir um pouco antes de nos devolverem as imagens."

Jean Cocteau

segunda-feira, 25 de maio de 2009

10 MESES!



A gestão da CENAPET "O PET QUE QUEREMOS" informa o décimo mês de aniversário da criação do Blog PETBRASIL. Vida longa ao Blog e aos esforços de toda comunidade petiana em lutar por uma gestão responsável do PET na SESu e contra cooptações explícitas e implícitas que tentam e tentarão calar a instância máxima de representação dessa luta histórica.

Parabéns a todos!

CHEGANDO AOS 40.000!!!



O Blog PETBRASIL está chegando aos 40 mil acessos!

sábado, 23 de maio de 2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

ADEUS, BATISTA


Morre um amigo.
Ficam a dor, a saudade e as lembranças de uma pessoa muito querida por todos nós, especialmente para os sócios do Clube Olímpico de Maringá e para os “boleiros” das peladas descontraídas e dos torneios internos de futebol. E também para os muitos amigos que Batista sempre fez questão de colecionar em quase sete décadas de vida.
Batista, sem nenhum favor, era dessas pessoas que a gente inclui, de bate-pronto, na lista de amigos que carregamos vida afora. Batista, o carinhosamente conhecido Batigol, deixa um grito de gol parado no ar. Asfixiado na garganta. No lugar da comemoração de um gol numa simples “pelada”, resta a voz embargada do último adeus.
Batista se vai, mas sua História já faz parte de nossa História. Uma História que vale a pena ser contada para aqueles que não tiveram o privilégio de conhecer - ou de conviver - com uma pessoa tão querida e que irradiava um só sentimento: felicidade, mesmo quando o irreversível parecia inevitável. A camisa 9 dos “peladeiros” do Olímpico está vazia. Vai ficar guardada no armário da saudade de cada um de nós.
O grito de alegria do “Batigol” se transforma, a partir de agora, num eco com forte ressonância. Valeu, Batista!
Gooool do Batigol!!!
Luiz Carlos Rizzo (jornalista)

Fonte: http://angelorigon.blogspot.com/

A REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL INFORMA: LUTO


Morre pioneiro maringaense (21/05/2009)

Morreu há pouco, no Hospital do Câncer, o pioneiro maringaense José Batista Neves, aos 69 anos de idade. Ele era muito conhecido na cidade, especialmente por ter jogado futebol no Clube Olímpico, onde tempos atrás foi homenageado por ter feito dois mil gols, tornando-se o maior artilheiro da história do clube. José Batista Neves era casado, e deixa quatro filhos (Marcos Danhoni Neves, José Adriano, Ana Cláudia e Paulo Sergio) e nove netos.
PS - O velório acontecerá no salão nobre do Prever a partir das 14h e o sepultamento será amanhã (10:30h) no Cemitério Parque.

fonte: http://angelorigon.blogspot.com

quarta-feira, 20 de maio de 2009

NOVA GERAÇÃO RECLAMA


A futura geração de petianos reclama de todos os problemas de gestão que assaltam o PET e o "tatuzismo" dos responsáveis diretos na SESu, mas que espelha a política definida pelo Ministro no sentido de contingenciar o cescimento e a visibilidade do Programa de Educação Tutorial.

terça-feira, 19 de maio de 2009

PET NO BOLETIM DO DCE-UFRGS



Hoje são os bolsistas do PET, amanhã pode ser você!

Na última semana o grupo de bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Sociais anunciou a paralisação de suas atividades até que sejam regularizados os repasses dos valores das bolsas, que estão em atraso desde janeiro deste ano. Sexta-feira passada (08/05) os demais grupos PET na UFRGS (Biologia, Computação, Educação Física, Engenharia Civil, Geografia, Letras, Odontologia e Psicologia), decidiram entrar em mobilização pelas mesmas razões.
O atraso nas bolsas PET não é novidade para esses estudantes. Entra ano e sai ano e os bolsistas passam o verão sem receber os valores referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março, tendo que buscar auxílio financeiro com parentes e amigos para manter seu sustento assim como as atividades dos grupos PET até o mês de abril – quando são regularizados os pagamentos. Em 2009, o descaso das autoridades com os mesmos - e com o futuro dos programas - chegou ao limite, tendo sido depositados os valores referente ao mês de janeiro apenas na semana passada e o referente a fevereiro apenas hoje.
Entendemos que a situação atual dos bolsistas PET não é diferente da que vivem os demais bolsistas em nossa Universidade. Os sucessivos atrasos nos pagamentos das bolsas, a precariedade na garantia de direitos e o baixo valor das bolsas não garantem a permanência do estudante no meio acadêmico. Entretanto, corroboramos a opinião do PET-Sociais que, em seu manifesto distribuído à comunidade acadêmica da UFRGS, ressalta que “esses não são problemas pontuais e isolados do PET, mas sim de todas as esferas da educação do país. A origem desses problemas não é mera falha administrativa, mas fruto de sucessivas gestões políticas que não priorizavam, nem priorizam, o investimento na qualidade da educação brasileira”.
É de conhecimento de todos que a UFRGS tem ampliado suas vagas e implementou medidas de popularização da Universidade como as Ações Afirmativas. Ressaltamos, contudo, que tais iniciativas precisam estar acompanhadas de políticas eficazes de assistência estudantil, ou estarão fadadas ao fracasso. Sendo assim, cobramos o empenho da Administração Central para pressionar o MEC no sentido de regularizar a situação dos pagamentos das bolsas, bem como dar a devida atenção para a manutenção plena dos Programas de Educação Tutorial, que já foram anteriormente ameaçados de extinção. Ressaltamos desde já que não aceitaremos nenhuma punição aos estudantes que legitimamente reivindicam seus direitos.

Todo apoio a mobilização dos grupos PET!

Porto Alegre, 11 de maio de 2009.

Diretório Central dos Estudantes
Gestão 2008/2009 – DCE Sempre em Frente!
UFRGS, pra que(m) te quero?!

CRISTOVAM BUARQUE NA UFPB



Aula Magna na UFPB com o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF)

Por Tomaz Passamani


O Senador Cristovam fará uma palestra sobre o Educacionismo no dia 29 de MaioO Senador Cristovam Buarque participará de uma Aula Magna noAuditório da Reitoria da UFPB no dia 29 de Maio (Sexta-Feira) aconvite da Coordenação do Curso de Graduação em Ciências das Religiõesda UFPB e do Centro de Educação da UFPB. A Aula Magna começará às 20honde o senador falará sobre o Educacionismo e sobre a importância damodificação do ensino religioso no Brasil.
[Na foto: Diretoria da CENAPET com o senador Cristovam Buarque]

PET NA IMPRENSA MARANHENSE



VIII ENEPET dá pontapé inicial

O reitor da UFMA e demais gestores da Universidade estiveram presentes na solenidade de abertura


Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Ensino Tutorial – ENEPET. O encontro, que está acontecendo no Campus do Bacanga e no Convento das Mercês, trouxe o tema Políticas Públicas e Sustentabilidade no Contexto do Programa de Educação Tutorial para ser discutido em mesas redondas, grupos de trabalhos e conferências.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado, do vice-reitor, Antonio Oliveira, do pró-reitor de ensino, Aldir Araújo, e da interlocutora do PET na UFMA, professora Iran de Maria Leitão.

Líderes da Comissão Executiva Nacional do PET – CENAPET também estiveram presentes, como o presidente da Comissão, Marcos Danhoni e o diretor de relações estudantis, Daniel Vallerius, além do coordenador-geral do DCE UFMA, Gustavo Santos.

Natalino Salgado falou da satisfação da Universidade em receber o encontro. “Demos todo o apoio logístico porque a UFMA entende que o PET permite uma inserção do aluno na realidade social brasileira, contribuindo para moldar os valores de cidadania.

Programas de extensão fazem o aluno ter acesso a uma formação sólida e uma forte consciência profissional”. O Reitor atentou, ainda, para a importância do ENEPET como espaço de discussão para dar continuidade ao Programa de Ensino Tutorial.

“Um projeto que une professor, aluno e comunidade não pode ser deixado de lado. Que o ENEPET possa construir novos caminhos para o fortalecimento do Programa”.

Durante a cerimônia, os petianos assistiram a palestra Políticas Públicas e Sustentabilidade no Contexto da Educação Tutorial, proferida pelo professor Drº Horácio Antunes Sant'Ana Junior, que tratou do tema base do Encontro. Após a solenidade, os alunos puderam entrar em contato com a cultura maranhense, sendo contemplados com a apresentação do Cacuriá de Dona Teté.

O VIII ENEPET irá debater o PET enquanto estratégia para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão e o seu papel nas políticas públicas como instrumento de mudança social.

O evento segue por todo o final de semana e vai até o dia 21 de abril.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CONTADOR FEEDJIT EM CAMPO GRANDE






Durante o ECONPET foram demonstrados os usos dos contadores de acesso do Blog PETBRASIL. As imagens acima mostram o uso do FFEDJIT (associado ao GOOGLE EARTH) para a cidade sede do ECONPET-2009. Basta clicar no primeiro mapinha logo abaixo do "Skype Me" na barra lateral direita do Blog PETBRASIL.

sábado, 16 de maio de 2009

DIVULGAÇÃO: "FOI ESPECIAL"



Foi Especial

Estive diretamente envolvido com a organização do VII ECONPET, e hoje, com o término do evento, após uma merecida tarde de descanso, parei para fazer um exercício de reflexão, procurando sintetizar mentalmente o que foi o ECONPET 2009.

O resultado dessa síntese é o que inspira este texto.O VII ECONPET contou com mini cursos, momento cultural, conferência de abertura, reuniões, atividades de integração, confraternização, palestras, grupos de discussão, mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos, festa, e, por fim, assembléia geral.

Tudo isso, “como manda o figurino”, foi oferecido aos participantes.

Bom, mas não é disso que eu quero falar, não são as coisas que foram feitas “como manda o figurino” que merecem o maior destaque, o que realmente marcou nesse ECONPET recém finalizado foi o que ele teve de único, de especial. Assim sendo, é disso que quero escrever, do especial.Foi especial ver a disposição das pessoas que vieram de longe, aqueles que, apesar do atraso das bolsas, se fizeram presentes no evento.

Foi especial contar com a presença dos poucos petianos de Brasília, alunos que aceitaram os “puxões de orelha”, reconhecendo que os Grupos PET da capital federal precisam fazer parte da integração e sinergia que, em eventos como o ECONPET e ENAPET, pretendemos desenvolver.

Foi especial ouvir a palestra, ou melhor, o testemunho de vida do Sr. José Alcino Alano. Testemunho de um de um homem que assumiu a missão de usar sua capacidade criativa em prol da preservação ambiental e da geração de qualidade de vida para pessoas fisicamente debilitadas. Uma lição de vida dada por um senhor humilde que, ao iniciar sua fala, pediu desculpas pelos erros cometidos por sua geração, pela degradação gerada pelo consumo das pessoas de seu tempo.

Foi especial ser contagiado pala alegria da Sra. Liane Castrillon, uma pessoa que ama a vida e que quer que os outros amem viver também, uma mulher que fala com propriedade sobre motivação e metas, e que mostra o valor das pessoas, um valor maior do que aquele por elas mesmas imaginado.

Foi especial sentir o apoio da CENAPET e ver que, no âmbito nacional, temos pessoas altamente competentes lutando por nossos interesses. Essas pessoas foram, no VII ECONPET, representadas pelo presidente da Comissão Nacional, Prof. Marcos Cesar Danhoni Neves, pelo vice-presidente, Prof. Carlos Augusto Cordeiro Costa, e pelo representante discente nacional, acadêmico Daniel Mallmann Vallerius.

Foi especial contar com a presença do representante de SESu, Prof. Edson Norberto Cáceres, que prestou esclarecimentos, respondeu todos os questionamentos, aceitou críticas e reconheceu erros.

Para finalizar, fica aqui o meu muito obrigado a todos que fizeram com que o ECONPET 2009, sediado na UFMS, fosse especial.

Deixo também os meus parabéns à equipe organizadora: Profª. Márcia Rizzo (coordenação geral), Comissão de Informática (PET Computação), Comissão de Divulgação e Relações Públicas (PET Farmácia), Comissão de Secretaria (PET Educação Física), Comissão de Alojamento e Alimentação (PET Química), Comissão de Transporte (PET Física), Comissão Científica (PET Geografia, Sonia / PET Enfermagem / PET Agronomia UFGD / PET Zootecnia UFGD / PET Geografia UFGD), Comissão de Programação do Evento (PET Engenharia Elétrica), Comissão de Patrocínio (PET Computação – apoio PET Física).

Em destaque, já que eu sou do PET Engenharia Elétrica e o texto é meu, quero deixar meu agradecimento e meus parabéns aos petianos do meu grupo. São eles: Alexandre Poltronieri, Bruno Rafael Dreher, Douglas Buytendorp Bizarro, Eizo Yabusame Matsumoto, Elvey Tessaro Andrade, Fábio Henrique Pinheiro Silva, Gustavo dos Santos Pires, Israel Gregory O. de Farias, Leonardo Ataide Carniato, Lougan Eliakim Santos de Queiroz, Pedro Eugênio M. J. Ribeiro, Romulo Lima de Barros e Wellington Marques de Souza.

Israel Gregory – PET Engenharia Elétrica UFMS

RETRATOS DE UM ENCONTRO: ECONPET (no words just memories ...)






















BLOG BOMBANDO



(FONTE; CLUSTERMAPS)

ECONPET - PARTE FINAL



No presente momento a assembléia geral do ECONPET decide a sede do VIII ECONPET-2010. A proposta da próxima sede é a UNIR (Universidade Federal de Rondônia), aprovada por unanimidade. Brasília e Tocantins manifestaram intenções para sediar futuramente os eventos ECONPET.

A Moção derivada do encontro dos alunos, contempla os seguintes pontos:

. atraso de bolsas (discrepância de recebimento de bolsas entre diferentes IES; folhas suplementares);

. treinamento de interlocutores para trabalhar a plataforma FNDE;

. plataforma Lattes (introdução do PET na plataforma);

. criação de um Blog para as regiões Norte e Centro-Oeste;

. estatuinte (conhecimento e discussão).

ASSEMBLÉIA VII ECONPET



Está ocorrendo neste momento a assembléia geral do VII ECONPET. Estão sendo discutidos e votados os 4 GDs:

GD1. Contribuições dos grupors PET para a melhoria da qualidade de vida.

GD2. Contribuições dos grupos PET para o desenvolvimento de tecnologias.

GD3. Formas de integração entre os grupos PET e os cursos de graduação.

GD4. A importância dos grupos PET sob a ótica das instituições.


A Moção dos tutores englobou as seguintes questões:

. Avaliação (pares e construção de um seminário nacional)

. Pagamento de Bolsas e uso do cartão pelot tutor (pontualidade e normatização da utilização)

. Valor das bolsas (indexar fora do atual padrão, com salário mínimo)

. Reunião do Conselho Superior (esclarecer a não ocorrência de reuniões regulares)

. Uso da sigla PET (utilização indevida por programas similares ou não)

. Expansão (taxa atual insignificante)

SESu NO ECONPET



O Prof. Edson Cáceres esteve ontem no VII ECONPET e pontuou, após cobranças da platéia e da CENAPET, as seguintes questões:

- resolução das pendências de pagamento até o próximo mês. Cobrou da comunidade a questão do envio de lista de presenças, do preenchimento correto dos dados e do envio das folhas em tempo hábil por tutores e interlocutores;

- celebração dos 30 anos do PET em solenidade na Câmara e no Senado Federal;

- realização de um Seminário Nacional de Avaliação do PET para equacionar os pontos falhos d processo de avaliação atual;

- impropriedade do uso da sigla PET, pontuando diferenças cruciais e que não devem ser confundidas (PETI, PET-Saude, PET genérico, etc.);

- Reunião MEC-MCT para discutir a introdução do PET na Plataforma Lattes.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A PEQUENEZ HUMANA...


(foto mostrando o ônibus espacial Atlantis contra o imenso disco solar)

ECONPET COMEÇA COM REPRESENTANTE DA SESu (vôo atrasou, mas chegou)



Ontem começou o ECONPET. O Presidente da CENAPET, Prof. MARCOS CESAR DANHONI NEVES e o representante discente nacional, DANIEL VALLERIUS, compuseram a Mesa de Abertura, presidida pela Profa. Marcia Rizzo, tutora do PET-Quimica da UFMS.

Seguiram-se, após o evento cultural, profícuas reuniões de tutores e alunos.

Para a tarde está programada Mesa Redonda entre os professores Marcos Cesar Danhoni Neves, Edima Aranha e Carlos Costa.

INFORME SESU: OFICIO 68






(clique na imagem para ampliá-la)

INFORME SESU: OFÍCIO 67



(clique na imagem para ampliá-la)

INFORME SESU: OFÍCIO 66


CENAPET EM BRASÍLIA - FOTOS III
















Sequência de fotos ilustrando a reunião da CENAPET com a Secretária da SESu, Maria Dallari Bucci e a Presidenta da Comissão de Educação da Câmara Federal, Deputada Maria do Rosário.

CENAPET EM BRASÍLIA - FOTOS II




Nas fotos, de baixo para cima: dois momentos da reunião da CENAPET com o Departamento de Ensino de Ciências e Tecnologia no MEC; na foto mais acima, reunião da CENAPET com a Secretária da SESu, Sra. Maria Dallari Bucci


quinta-feira, 14 de maio de 2009

CENAPET EM BRASÍLIA EM FOTOS - I

(no sentido horário: Prof. Dante Barone, Deputada Federal Maria do Rosario, assessora Arianne e Prof. Marcos Cesar Danhoni Neves, na Secretaria da SESu em reunião com a Sra. Maria Dallari Bucci)

terça-feira, 12 de maio de 2009

CENAPET EM BRASÍLIA


Hoje a CENAPET esteve em Brasília, representada pelos Profs. Marcos Cesar Danhoni Neves e Dante Barone, além do representante discente nacional, Daniel Vallerius.

Tivemos uma reunião com a Secretária da SESu, Maria Dallari Bucci, com o representante do PET no DIFES/SESu, Edson Caceres, com a deputada federal, Maria do Rosario, Presidenta da Comissão de Educação da Câmara Federal e sua assessora parlamentar, Srta. Arianne.

A reunião, seguindo um roteiro pré-estabelecido pelo MEC, e bem conhecido da CENAPET, começou com uma hora de atraso e, em decorrência, a Secretária, como na reunião do ano passado, disse que tinha um encontro com o Ministro e podia ficar só 10 minutos.

Reclamamos desse comportamento repetitivo do MEC e dissemos que tínhamos nos deslocado até Brasília com recursos de nossas universidades e que tínhamos muito a falar sobre as correções de rumos na gestão do PET no MEC.

Após esse início, colocamos os vários problemas de gestão, dos pagamentos irregulares de bolsas (uns recebem, outros não), da avaliação, da falta de reunião do Conselho Superior, da necessidade de um evento nacional para discutir mecanismos de avaliação à altura do PET, etc.

De início, a Secretária afirmou que não havia nenhum problema de pagamento de bolsas nem com o processo avaliativo, uma vez que ela invocou uma improvável "contenteza" da "comunidade acadêmica" com o atual processo de avaliação.

Obviamente esta afirmação deixou todos estupefatos! Logo, os fatos discutidos a desmentiram. A SESu tem um enorme problema de gestão causado, quase certamente, para a pouca (e inconfessável) falta de interesse do atual Ministério no PET.

Afirmamos que os pagamentos continuam com problemas sistêmicos em quase todas as IES e que as reclamações sobre o processo avaliativo são transversais em todos os eventos regionais.

A deputada Maria do Rosário revelou-se incrédula com a falta de estrutura na SESu e com os inúmeros problemas de gestão e a total falta de diálogo decorrente da não convocação do Conselho Superior do Programa.

Discutimos a questão da expansão, da não aceitação por parte da SESu, de colocar no Bloco de PETs temáticos, a questão das Licenciaturas.

Sobre PETs institucionais, a CENAPET reafirmou sua posição favorável desde que a SESu seja responsável pela abertura de Editais Públicos próprios e de gerenciamento. O Prof. Cáceres admitiu que esta é uma questão complexa, que levará ainda muito tempo para um equacionamento dessa questão e que, formalmente, aos olhos do MEC, estes grupos inexistem, assim como o PET-Saude nada tem a ver com o PET.

A CENAPET, respaldada pela deputada Maria do Rosario, foi favorável a um relatório que mapeie os problemas de pagamento de bolsas e suas razões (evitando vazamento de informações singulares que nada acrescentam ao processo), focando nas questões macro.

A deputada salientou ainda a necessidade, em virtude da moção aprovada no SULPET, de um seminário nacional de avaliação para fazer avançar esse item, que progrediu em todos os outros aspectos (SINAES, ENEM), mas que nada avançou com respeito ao PET.

A reunião foi muito produtiva. A deputada Maria do Rosario fará todas as cobranças hoje delineadas por escrito, incluindo aí uma resposta do Ministro Fernando Haddad a um ofício exarado há cerca de um mês.

A CENAPET pediu que fossem viabilizados estágios de treinamento para interlocutores para trabalhar a plataforma FNDE. O Sr. Caceres afirmou que fará isso até a primeira semana de junho do corrente ano.

Cobramos ainda as planilhas orçamentárias do PET desde 2006 para entender onde estão sendo aplicados os recursos do Programa e para quais fins.

Boas perspectivas de melhoria, desde que a SESu destrave sua estranha e inexplicável ojeriza à convocação do Conselho Superior.
(A reunião, iniciada às 12h30m, terminou às 14h00m)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

COBRANÇAS!!!




A SESu deve à comunidade petiana, em acordo firmado na Comissão de Educação do Senado, diante do senador Flavio Arns, seu Presidente, os seguintes itens:

- Planilhas financeiras desde 2006;


- Situação das avaliações;

- explicações sobre as pataquadas dos pagamentos de bolsas;

- convocação da reunião do Conselho Superior.

Problemas de gestão e incompetência podem explicar muita coisa, mas problemas relativos à falta de importância que o MEC dá ao PET explicam todas as outras e muito mais!

LEMBRANÇAS III (o logo da luta - 1999)


LEMBRANÇAS II (das agências de imprensa-1999)