terça-feira, 30 de junho de 2009

11 MESES!



Aniversário de 11 meses do BLOG PETBRASIL: e caminhando rápido para 50 mil acessos. Parabéns a todos nós!

ALOJAMENTO: INFORMAÇÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO ENAPET 2009



INFORMAÇÕES DO XIV ENAPET- Manaus- Amazonas

Manaus, 29 de junho de 2009

Saudações petianas de Manaus

Hoje, divulgamos a lista dos petianos que têm suas reservas confirmadas no alojamento do ENAPET 2009, com 135 inscritos. No máximo podemos oferecer mais 15 vagas. Solicitamos, encarecidamente, que enviem os nomes completos, CI, Grupo PET e Universidade. Não prometemos abrigar mais do que nossa infraestrutura permite. Estamos trabalhando para atender às inúmeras solicitações de vagas nos alojamentos. Temos conhecimento dos recursos financeiros que todos os grupos PET tiveram que buscar para estarem no ENAPET 2009. Estes procedimentos estão incrustados em nossa pele indígena e cabocla quando sabemos de nossa localização geográfica. Contudo, não podemos mudar a posição do Amazonas no processo Geopolítico do Brasil. Podemos apenas tentar, o que estamos no momento trabalhando. Obrigada pela compreensão.
Dicas: Não se esqueçam de tomar a vacina para febre amarela pelo menos 14 dias antes de viajarem. Tragam roupas leves, boné e a vontade de conhecer uma região inesquecível pelos seus recursos naturais, culturais e pela nossa magia amazônica.
No mais é torcer com o Garantido e o Caprichoso (que no momento disputam o título na arena do Bumbódromo) e com as bênçãos dos pajés da Amazônia e mais de São Pedro: que eles sejam capazes de nos proporcionar um bom ENAPET 2009.
Atenciosamente,

LUÍNDIA AZEVEDO

Informações Adicionais:

Informações gerais e alojamento: Luiza Azevedo Luíndia luindia@uol.com.br

Site: Tutor Computação
José Francisco jfmnetto@gmail.com


Pagamento inscrições:
Tutora Administração Gloria Vitório
gloriavitorio@ufam.edu.br

Envio Resumos:
Tutora Pet Farmácia Debora Ohana
deboraohana@yahoo.com.br

segunda-feira, 29 de junho de 2009

AVISO AOS NAVEGANTES



A política autoritária do MEC-SESu, de desprezar o CONSELHO SUPERIOR (CS) do PET, de desprezar a interlocução do Congresso Nacional, mediante as Presidências das Comissões de Educação da Câmara e do Senado, lança sombras sobre a possibilidade de um Programa sempre atacado pela prepotência e pelo autismo de governos.

Os erros e tentativas de liquidar as ações da CENAPET foram vários: atrasos sucessivos de bolsas (as taxas - nada ainda de depósito); perda de documentos para avaliação; constituição de Comissão de Avaliação sem aval do CS; avaliações díspares com muitos problemas de lógica primária (e semidentificação); contratação de empresa Jr. - sem licitação - para levar adiante estudo de egressos (nunca divulgado) e com superfaturamento (usando fundação privada para repasse de recursos); não convocação do CS; "dança das cadeiras" (nas Diretorias que o PET deveria estar afeito); cooptação de uma oposição ao movimento de defesa do PET (via composição de comissões, com pessoas interessadas até em liquidar a CENAPET); instabilidade administrativa (o PET esteve nos últimos 10 anos nas seguintes "sedes": CAPES, DEPEM, DIPES, DIFES); expansão pífia; "equipe" gerencial do PET reduzida a duas pessoas (um professor e um funcion;ario); planilhas orçamentárias nunca divulgadas, etc. e etc.

No afã de continuar sua política hostil contra a defesa do Programa, setores menores começam a discursar até com um cenário de uma CENAPET extinta.

"Esperança" vã de quem nunca levantou uma única crítica sequer à hostilidade do MEC, e sempre deu loas ao agressor.

Porém, este será mais outro obstáculo a ser superado na longa luta de resistência do PET contra seus inimigos externos e internos.

A luta continua!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

AVISO AOS "INFORMANTES" (sic).... glup!!!



MENSAGEM DA 'GESTÃO' DO PET NA SESU:


> Ola a todos os Informantes

> Com referência ao Oficio Circula 68/2009, que em seu artigo 2 estabelece um cronograma para a tramitação de documentos relativos ao pagamento das bolsas, esclarecemos que:

> 1. O dia 25 de cada mes é o prazo para os que as pro-reitorias recebam as listas de presença dos tutores.

> 2. As listas dos alunos aptos a receber as bolsas, serão geradas entre os dias 26 e 28.

> 3. Quando dissemos que a folha será gerada, queremos dizer que os informantes já podem entrar no sistema, conferir a lista de sua instituição e enviá-la ao MEC autorizando ou não o pagamento. Se o bolsista não esta ainda cadastrado, evidentemente ele não constará nessa lista, havendo portando a necessidade de emissão de lista complementar

> 4. Cadastrar um novo bolsista é uma ação diferente. Tal ação não pode ser feita depois da lista de pagamento > ter sido gerada.

> 5. Para que os bosistas novos recebam sua primeira parcela, ele deverá estar regularmente cadastrado até o dia 15 do mês. Só assim ele terá condições de sair na lista principal a ser liberada nos dias 26 a 28.

> 6. Se precisarem mais esclarecimento, por favor, entrem em contato comigo.

Atenciosamente

Francisco

Gestor do PET

quinta-feira, 25 de junho de 2009

E O ALOJAMENTO?!?



O ENAPET de Manaus se aproxima e a preocupação dos petianos do país apenas aumenta. O alojamento disponibilizado pela organização do evento dispõe de apenas 120 lugares sendo 02 (!!!) vagas por universidade. Os albergues e hotéis de menor custo estão lotados, e muitos bolsistas já fizeram investimentos altos em passagens aéreas para o evento, ficando impossibilitados de arcarem com mais este custo.

A CENAPET fez contato com o Prof. responsável pelo alojamento do ENAPET em Manaus - solicitando esclarecimentos e a perspectiva real de solução para este problema - por meio de seu resentante discente nacional, porém não obteve resposta, queixa esta compartilhada por vários petianos do país, que buscaram o mesmo contato e tambem esperam por um retorno.

A CENAPET solidariza-se com os petianos que estão sem local para ficar em Manaus - algo inconcebível - e entende o esforço que vem sendo feito pelos organizadores do ENAPET na busca da solução deste problema.

Todavia, faltando pouco mais de 15 dias para o início do evento, não podemos mais esperar - por soluções e por respostas.

SESu FAZENDO ÁGUA ... DE NOVO!



Depois de levar um tempo geológico para acertar o pagamento de bolsas (apesar de existirem tutores e alunos que ainda não receberam ...);

Depois de patrocinar um estudo de egressos irresponsável, eivado de irregularidades (contratação sem licitação pública de empresa Jr.);

Depois de admitirem que a gestão do PET na SESu é feita por, somente, duas pessoas (um professor e um técnico);

Depois de desprezar sugestões valorosas nascidas nos eventos regionais no sentido de modernizar o processo avaliativo (a Secretária da SESu, num rompante autoritário, chegou a dizer para a Presidenta da Comissão de Educação da Câmara, deputada Maria do Rosário, que a "comunidade acadêmica aprovou o atual processo". Quando instada, pelo Presidente da CENAPET, Marcos Cesar Danhoni Neves, a se explicar que "comunidade" era essa e que documentos corroboravam essa afirmação, desconversou e mudou o tom da conversa ...);

Depois de declarar res nula o CONSELHO SUPERIOR DO PET,

vemos que, novamente, a plataforma "desenvolvida" na SESu para ser a base de todos os processos do Programa (seleção de propostas, relatórios, etc.) NÃO FUNCIONA (conforme post abaixo).

Tanta incompetência não parece se restringir somente ao que parece ser: tudo é coisa ordenada de cima com o intuito claro de enfraquecer o Programa.

Estamos acelerando o pedido de Audiência Pública.

A desfaçatez da SESu-MEC precisa desmoronar aos olhos públicos.


---------------

MENSAGENS DA SESu-MEC

Em função de problemas com a Infovia de comunicação do MEC ocorridos na Segunda-Feira, o acesso ao SIGPROJ ficou prejudicado.

Em função disso, os prazos do Edital PET 2009 foram alterados:Submissão das Propostas: de 11/05/2009 até 29/06/2009 (até as 24:00 hs).

Divulgação dos Resultados: Até 21/07/2009.
------------------


> Ola a Interlocutores

> Pedimos que informem aos tutores, especialmente àqueles que não puderam

> enviar seus projetos a tempo para o Edital PET 2009, que o prazo de submissão

> dos projetos foi adiado para o dia 29/06, segunda feira, 24 h, somente através do

> SIGProj.
---------------
Obs.: Na foto acima, a Secretária da SESu e o responsável pelo PET no fundo do oceano - quem sabe em busca do A330 ?!? Já o PET, ... !

terça-feira, 23 de junho de 2009

MEC: ADMINISTRAÇÃO JURÁSSICA DO PET



Secretária da SESu, conhecida por seu pragmatismo administrativo, ´parece estar conseguindo uma das grandes unanimidades no MEC: nulla scientia sobre coisa alguma!

É uma lástima ver um Ministro, ex-tutor, tratar o PET dessa forma vergonhosa e acintosa.

A propósito, a Secretária extinguiu o Conselho Superior e não achou importante publicar no DOU ...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

domingo, 21 de junho de 2009

NOVA PORTARIA DE REGULAMENTAÇÃO DO PET



A CENAPET recebeu comunicado da Nova regulamentação do PET publicada no dia 19 de junho no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO (DOU). Trata-se da Portaria 591/2009.

Nos próximos dias comentaremos o que mudou e porque mudou.

O estranho é que tudo continua à revelia do CONSELHO SUPERIOR do PET.

A administração jurássica prossegue. ROOOOAARRRRRRRRRRRRRRRRR.....

sábado, 20 de junho de 2009

AVALIAÇÃO ...



O BLOG PET BRASIL recebeu a mensagem abaixo (que reproduzimos na íntegra), da Luana da UFPA (o comentário foi publicado ontem no post sobre a SESu).

Sobre o tema AVALIAÇÃO, insistimos com o MEC-SESu numa reformulaçao completa do processo, com discussão prévia num Seminário Nacional específico pra isso, como sugerido por uma das Moções do SULPET.

As avaliações que ainda estão chegando aos tutores e grupos não foram homologadas pelo CONSELHO SUPERIOR do PET. A Secretária não convoca o CS, por motivos que desconhecemos.

Uma Audiência Pública na Câmara e Senado poderá destravar essa Agenda.

Expicações públicas devem ser dadas. O PET deve parar de ser tratado com desdém pelo MEC.


--------------------


LuaNNa disse...
Boa Tarde!

Gostaria de saber, por favor, as providências cabíveis as serem tomadas em relação à insatisfação quanto à avaliação dos RELATÓRIOS DE ATIVIDAES DOS GRUPOS PET, por parte da SESU/MEC. Tal insatisfação consiste em:

(1) Contradições exacerbadas entre a Portaria Número 3.385, de 29/09/2005, que dispõe sobre o PET, e os critérios utilizados por alguns avaliadores que demonstram, no mínimo, desconhecimento da mesma.

(2) Observações e considerações oriundas de uma leitura negligente dos referidos relatórios, conduzindo, portanto, a um conceito final injusto do grupo PET.

(3) O mais intrigante, é que na avaliação do respectivo planejamento, a qual é realizada por DOIS avaliadores, os conceitos são ‘EXCELENTE’ e quando a avaliação é produzida em relação ao Relatório de Atividades correspondente, por parte de somente UM avaliador, os conceitos obtidos são ‘BOM’ ou ‘REGULAR’, para as mesmas atividades.

Será que durante o próximo ENAPET poderíamos articular alguma ação no sentido de evitarmos que tais situações voltem a se repetir com tanta frequência? Posso sugerir como pauta, por exemplo: MECANISMO E CRITÉRIOS ADOTADOS PELA SESU/MEC PARA AVALIAR OS GRUPOS PET.

LuannaPET - MECÂNICA

UFPA

quinta-feira, 18 de junho de 2009

SECRETÁRIA DA SESu PARECE NÃO RECONHECER CONSELHO SUPERIOR DO PET



A Sra. MARIA DALLARI BUCCI, Secretária da SESu, parece não reconhecer a existência do CONSELHO SUPERIOR DO PET. Não convoca uma reunião ordinária e é contrária a uma convocação extraordinária. Fere assim todos os atores institucionais que o compõem: CENAPET, FORGRAD e o próprio MEC. A Secretária, que abriu um exiguíssimo espaço de 15 min em sua "apertada agenda" para a Presidenta da Comissão de Educação da Câmara, deputada MARIA DO ROSÁRIO, e não respondeu ao ofício de cobrança do Presidente da Comissão de Educação do Senado, Senador FLAVIO ARNS (mandando uma resposta protocolar assinada pelo assessor parlamentar do Ministro FERNANDO HADDAD), parece desconhecer como funciona órgãos colegiados, e, assim, faz tabula rasa do CONSELHO SUPERIOR do PET.

Uma Audiência Pública já foi requerida para que sejam dadas respostas públicas a um Programa como o PET que vem sendo tratado com desdém desde que se estabilizou no MEC (desde 2005).

Ainda há uns poucos que pretendem "continuar" essa "parceria amiga", do silêncio e da subserviência mais explícita.

PLATAFORMA CONFIÁVEL?!?



O MEC, enfim, implanta uma plataforma eletrônica para submissão de projetos para a abertura de novos grupos e para o envio de relatórios e planejamentos.

Só esperemos que quem elaborou a plataforma tenha passado por um processo de LICITAÇÃO PÚBLICA e que tenha competência para levar adiante essa tarefa.

Alertamos para isso pois, em passado recente, sabemos que o MEC, de forma muito enviesada, e ainda a ser investigada pelo Ministério Público, contratou uma empresa Jr., sem competência em avaliação, para realizar um estudo de egressos (que teve orçamento quadruplicado em relação ao montante inicial proposto), que, aliás, nunca foi publicado. A plataforma mostrou-se instável e eivada de problemas técnicos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

TUTORES, URGENTE! "SÓ AMANHÃ, SÓ AMANHÃ ..." (believe it or not)


OBSERVAÇÃO PRÉVIA IMPORTANTE.: antes de lerem esse email, atentem para a data: 18 de junho! AMANHÃ ... pode uma administração trabalhar assim?!?) [ATENTEM TAMBÉM PARA O ERRO DA DATA: DIA 18 É QUINTA, NÃO SEXTA!]:


REPRODUZINDO:


Caros Tutores PET

Dando seguimento ao processo de modernização da gestão do Programa, apresentamos o SIGProj, Sistema de Informação de Gestão de Projetos. Esse Sistema tem como objetivo auxiliar o planejamento, gestão, avaliação e a publicização de projetos de extensão, pesquisa, ensino e assuntos estudantis desenvolvidos nas universidades brasileiras. O SIGProj está sendo desenvolvido por pesquisadores e alunos de várias universidades brasileiras sob a coordenação do Ministério da Educação. Ele será a plataforma de gerenciamento do Programa.

Assim, solicitamos inicialmente a todos os tutores PET que entrem no Sistema http://sigproj.mec.gov.br/ e façam seus cadastros para que possamos dar início à fase de transição. Vocês terão até sexta-feira, dia 18, para efetuarem esse procedimento. Em caso de dúvida, queiram por favor entrar em contato com Francisco 61-2104-8069 ou Fernanda (61-2104-9221).

Grato.

Francisco

Equipe do PET

REPETINDO: PERGUNTAS QUE NÃO SE CALAM!



O ofício 306/2009 da Assessoria Parlamentar do MEC, exarado cerca de 3 meses depois da reunião do MEC com o senador Falvio Arns, Presidente da Comissão de Educação do Senado e a presidência da CENAPET, revela momentos obscuros da gestão do PET no MEC, a saber:
- não reconhece os problemas de base da avaliação já apontados em eventos regionais do PET;
- não aponta para apossibilidade ainda que distante da convocação do CONSELHO SUPERIOR do PET;
- não detalha as planilhas orçamentárias, apresetnando somente o tot para cada ano de execução.
Diante de tantas evasivas, a CENAPET pedirá que seja agendada uma Audiência Pública para que o MEC conceda explicações públicas sobre o silenciamento do CONSELHO SUPERIOR; sobre um processo avaliativo decadente e sobre o por quê não detalha o orçamento (pagamento de bolsas, taxas, reuniões do CS, estudo de EGRESSOS, etc.). O que teme o MEC?!?
Desde o início de nossa gestão temos buscado um diálogo aberto (2 reuniões em Brasília com a CENAPET e duas reuniões com as Comissões de Educação da Câmara e Senado). O MEC parece disposto a não sair de sua caixa-preta. Está na hora de fazê-lo sair! E já!

sábado, 13 de junho de 2009

ELEIÇÕES NA SBPC - ALGO PRECISA MUDAR E URGENTE



Dia 09 de junho foram divulgados os resultados das eleições da SBPC para o Biênio 2009-2011 para os cargos de Presidente, Vice, Secretarias, Conselheiros e Secretarias Regionais.

Os resultados numéricos seguem abaixo.

Por estes números é necessário que se repense a forma de eleição para os cargos da SBPC. A dedução lógica é: a votação eletrônica NÃO FUNCIONA! De quase 40.000 sócios, somente 2.000 e poucos se encontravam aptos a votar por conta de anuidades em dia. Destes dois mil e poucos somente 824 votaram para o cargo majoritário (presidente). As votações para as Secretarias Regionais tiveram comparecimento pífio: Rio de Janeiro, foi a que teve "mais votos" (81), enquanto Alagoas foi a que teve menos, 08 (oito)!

As eleições devem ser presenciais, pois os recursos dispendidos para o pagamento de uma empresa IDÔNEA de sistematização eleitoral eletrônica não justificam os irrisórios números de votos obtidos. Um sistema, pois, falido!

Essa reflexão é necessária para se pensar qualquer mudança estatutária para as eleições da CENAPET. Implantar algo que não funciona pode dizer muito mais sobre as intenções de paralisia que uns poucos sonham para o Movimento do PET.

--------------

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA, O CONSELHO E AS SECRETARIAS REGIONAIS - 2009

DIRETORIA 2009-2011

PRESIDENTE: - 766 votos
BRANCOS - 27
NULOS - 31

CONSELHO (2009/2013)
ÁREA A (3) - (AC, AM, AP, MA, PA, RO, RR, TO) – 113 votos
NULOS - 2

ÁREA B (2) - (AL, BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE) – 179 votos
BRANCOS - 5
NULOS - 2

ÁREA C (2) - (DF, GO, MG, MT) - 95 votos
BRANCOS - 8
NULOS - 5

ÁREA D (1) - (ES, RJ) - 52 votos
BRANCOS - 3
NULOS - 2

ÁREA E (1) - (SP) - 72 votos
BRANCOS - 11
NULOS - 4

ÁREA F (3) - (MS, PR, SC, RS) – 275 votos
BRANCOS - 3
NULOS - 1

SECRETARIAS REGIONAIS/SECCIONAIS (2009-2011)

ÁREA A
MARANHÃO
Chapa eleita com 13 votos
Votos Nulos - 2

ÁREA B
ALAGOAS
Chapa eleita com 8 votos
Votos brancos: 2

BAHIA
Chapa eleita com 25 votos
Votos brancos: 1

CEARÁ
Chapa eleita com 19 votos
Votos brancos: 1
Votos nulos: 1

PARAÍBA
Chapa eleita com 16 votos
Votos nulos: 1

PERNAMBUCO
Chapa eleita com 18 votos
Votos brancos: 1
Votos nulos: 5

ÁREA C

DISTRITO FEDERAL
Chapa eleita com 43 votos
Votos brancos: 2
Votos nulos: 2

GOIÁS
Chapa eleita com 12 votos

ÁREA D

RIO DE JANEIRO
Chapa eleita com 81 votos
Votos brancos: 7
Votos nulos: 2

ÁREA E

SÃO PAULO - Subárea I
Chapa eleita com 80 votos
Votos brancos: 16
Votos nulos: 12

ÁREA F

PARANÁ
Chapa eleita com 25 votos
Votos brancos: 3
Votos nulos: 2

RIO GRANDE DO SUL
Chapa eleita com 52 votos
Votos brancos: 2
Votos nulos: 1

quinta-feira, 11 de junho de 2009

DIVULGAÇÃO: HUMANIDADES EM DIÁLOGO



Cléver disse...

Olá pessoal do blog,

Gostaria que vocês publicassem essa notícia no blog.

Sou coordenador da Revista Humanidades em Diálogo, realizada por 5 grupos Pet da Usp. Eles são: Administração, Ciências Sociais, Filosofia, História, Sociologia Jurídica.

Nossa revista já tem dois números publicados nos quais entrevistamos os professores Renato Janine Ribeiro e Sergio Paulo Rouanet. Nosso intuito é fazer uma revista voltada apenas para a pesquisa da graduação, visto que há poucas publicações que atentam para essa demanda.

No entanto, com o atual corte do repasse de verbas do Mec estamos sem dinheiro para o número 3 da revista. É frustrante ver tanto trabalho sendo jogado por água abaixo. Estou tentando imaginar como grupos Pet que necessitam de material vão se virar com os míseros 3600 reais que terão direito para todos os seus gastos semestrais.

É um absurdo uma publicação acadêmica que já estava ganhando um certo renome ficar sem verbas do Ministério da Educação. Estávamos trabalhando pela pesquisa acadêmica desse país, pela Educação, sem remuneração nenhuma (além de nossas sempre atrasadas).

Fica aqui o protesto dos 5 grupos Pet que compõem a revista. Se alguém puder nos ajudar, por favor, envie-nos um e-mail: humanidadesemdialogo@gmailcom

Atenciosamente,

Cléver Cardoso.

PERGUNTAS QUE NÃO SE CALAM!



O ofício 306/2009 da Assessoria Parlamentar do MEC, exarado cerca de 3 meses depois da reunião do MEC com o senador Falvio Arns, Presidente da Comissão de Educação do Senado e a presidência da CENAPET, revela momentos obscuros da gestão do PET no MEC, a saber:

- não reconhece os problemas de base da avaliação já apontados em eventos regionais do PET;

- não aponta para apossibilidade ainda que distante da convocação do CONSELHO SUPERIOR do PET;

- não detalha as planilhas orçamentárias, apresetnando somente o tot para cada ano de execução.

Diante de tantas evasivas, a CENAPET pedirá que seja agendada uma Audiência Pública para que o MEC conceda explicações públicas sobre o silenciamento do CONSELHO SUPERIOR; sobre um processo avaliativo decadente e sobre o por quê não detalha o orçamento (pagamento de bolsas, taxas, reuniões do CS, estudo de EGRESSOS, etc.). O que teme o MEC?!?

Desde o início de nossa gestão temos buscado um diálogo aberto (2 reuniões em Brasília com a CENAPET e duas reuniões com as Comissões de Educação da Câmara e Senado). O MEC parece disposto a não sair de sua caixa-preta. Está na hora de fazê-lo sair! E já!

MEC ENFIM RESPONDE À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO MAS MANTEM CONSELHO SUPERIOR EM COMA INDUZIDO





Ministério da Educação
Gabinete do Ministro
Assessoria Parlamentar
Esplanada dos Ministérios BI. L 8° andar - 70.047-900 - BrasílialDF
Fone: (61) 2104-8450 - Fax (61) 2104-9176 - asparg;m@mec.gov.br

Brasília,08 de junho de 2009.

A Sua Excelência
o Senhor
SenadorFlávio Arns
Presidente
da Comissão de Educação, Cultura
e Esporte.
SenadoFederal .
Brasília-DF

Assunto: Programa de Educação Tutorial-PET.

Senhor Presidente,

Refiro-me ao Of. N° 23/2009-CE, de 14 de abril de 2009, por meio do qual Vossa
Excelência encaminha ao Senhor Ministro de Estado da Educação relato sobre reunião realizada
nessa Comissão para discutir questões relacionadas ao Progama de Educação Tutorial e solicita
esclarecimentos da Secretaria de Educação Superior.

De ordem, em atendimento à solicitação, presto a seguir os esclarecimentos
fornecidospela Secretariade EducaçãoSuperiordeste Ministério:

1. Com relação aos pontos levantados na citada reunião:

a) O orçamento de 2009 do Ministério da Educação- MEC sofreu cortes quando
da aprovação da Lei Orçamentária Anual - LOA. Tão logo o orçamento seja recomposto, os
programas do MEC, incluindo o PET terão seus orçamentos ajustados;

b) Atendendo a uma antiga reivindicação dos bolsistas do PET, o MEC e o Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE viabilizaram que o pagamento fosse
efetuado diretamente aos bolsistas em contas beneficios. Nessa nova sistemática, a
responsabilidade pela homologação da relação de estudantes que fazem jus às bolsas do
Programa PET é das Pró-Reitorias de Graduação das IES. Todas as bolsas de janeiro, fevereiro,
março e abril que já foram homologadas pelas IES foram encaminhadas ao Banco do Brasil para
pagamento.O MECjá iniciou a liberação das bolsas homologadas pela IES referentes ao mês de
maio. Problemas residuais de bolsistas cujos cadastros apresentaram problemas também serão
equacionados e as respectivas bolsas serão pagas na medida em que os problemas de cadastro
forem solucionados;
c) O quadro a seguir apresenta a série histórica dos valores do orçamento do PET
a partir de 2005:

2005 R$ 14.737.000,00
2006 R$ 20.044.496,00
2007 R$ 25.644.480,00
2008 R$ 27.135.000,00
2009 R$ 28.308.000,00


d) Todos os documentos expedidos pelo MEC e encaminhados às IES, relativos a
procedimentos operacionais globais do Programa PET, também passaram a ser enviados aos
membros do Conselho Superior do PET.

2. A atual condução do MEC se pauta pelo diálogo.com todos os segmentos
Envolvidos em suas decisões. Nesse sentido,no Conselho Superiordo PET estão representados
os Pró-Reitores de Graduação, os responsáveis pela execução do PET nas IES, os tutores, os
alunos, os avaliadores e os representantes do MEC responsáveis pelo programa.Este Ministério
mantém estreito relacionamento com as IES que possuem grupos PET com o intuito de
esclarecer as dúvidas e encaminhamentos relacionados ao programa.O Conselho Superior se
reunirá, sempre que necessário,para tratar assuntos de sua competência;

3. O MEC tem dado ênfase a todos os processos avaliativo sem sua área de
competência. No caso do PET, envolvem planejamento e relatório de atividades que são
apreciados em várias instâncias e por diferentes instrumentos.Os resultados da avaliação são
encaminhados às IES e, quando necessário,são enviados avaliadores para análise "in loco" das
atividades do grupo.Em2009 foi implantado um sistema informatizado que dará mais celeridade
e eficiência a esse processo avaliativo;

4. Cabe acrescentar que a equipe responsável pelo programa no MEC está sempre
aberta a sugestões que visem aprimorar os procedimentos, principalmente avaliativos, posição
esta apresentada a membros do Conselho Superior do PET em eventos organizados pela IES,
com participação do MEC, para discussão das questões relacionadas ao referido programa.
Respeitosamente,

Roberto Lamego T. Soares

Chefe daAssessoria Parlamentar

terça-feira, 9 de junho de 2009

POLÍCIA TUCANA ABUSA DA VIOLÊNCIA (no words...)


BLOG BOMBANDO



Número de acessos ao Blog PETBRASIL desde sua criação, segundo dados do contador SITEMETER

segunda-feira, 8 de junho de 2009

DIVULGAÇÃO - ENAPET (HOTÉIS)



Da Professora Luíndia:



Manaus, 07 de junho de 2009.


INFORMAÇÕES DE HOTÉIS PARA O XIV ENAPET

Saudações petianas de ManausQUANTO AOS HOTÉIS, OS MAIS PERTO DA UFAM, TODOS ELES (OS QUATRO RELACIONADOS NO SITE DO EVENTO TÊM DIÁRIA ENTRE R$ 220 A 280,00). OS APART HOTEL PRÓXIMOS DA UFAM JÁ ESTÃO FECHADOS PARA O SBPC. OS MAIS BARATOS SE LOCALIZAM NO CENTRO, APROXIMADAMENTE, DE 50 A 60 MINUTOS CENTRO-UFAM (2 REAIS A PASSAGEM DE ÔNIBS); TÁXI CENTRO/UFAM, ENTRE R$ 35 A 40.

OBS: ÔNIBUS CENTRO – UFAM
Número 125
Número 616

LORD MANAUS HOTEL
APTO DUPLO R$ 235,00
APTO SINGLE R$ 199,00
Fone: 92 3622 2844
reservas@hotellordmanaus.com.br

INTERNACIONAL HOTEL
APTO DUPLO R$ 154,00
APTO SINGLE R$ 128,00
Fone: 92 3633 7034
reservas@hotelinternacionalmanaus.com.br

LÍDER HOTEL
APTO DUPLO R$ 180,00
APTO SINGLE R$ 158,00
Fone: 92 3621 9700
reservasliderhotel.com.br

CENTRAL HOTEL
APTO SINGLE R$ 105,00
Fone: 92 36222 6000
hcentral@terra.com.br

HOTEL FELIPE
Fone: 92 3233 5258

DONA JOANA
APTO SINGLE R$ 35,00
APTO DUPLO R$ 60,00
Fone: 92 3233 7553


TAJ MAHAL HOTEL
APTO DUPLO R$ 245,00
APTO SINGLE R$ 205,00

Albergue MANAUS HOTELS
Solteiro: R$ 35,00
Casal: R$ 70,00

Atenciosamente

LUÍNDIA AZEVEDO

Informações Adicionais:
Informações gerais: Luiza Azevedo Luíndia luindia@uol.com.br

Alojamento: Tutor Medicina Dirceu Ferreira dirceu@vivax.com.br

Site: Tutor Computação
José Francisco jfmnetto@gmail.com



Pagamento inscrições:
Tutora Administração Gloria Vitório
gloriavitorio@ufam.edu.br

Envio Resumos
Tutora Pet Farmácia Debora Ohana
deboraohana@yahoo.com.br

DIVULGAÇÃO: ENAPET



Da Professora Luíndia:



Manaus, 07 de junho de 2009.


INFORMAÇÕES DO XIV ENAPET

Saudações petianas de Manaus

Hoje, temos 170 inscritos. No dia 08 de junho, ou seja, amanhã é o prazo limite para o envio dos resumos dos Grupos PET para o XIV ENAPET. Aos inscritos favor enviar o comprovante do pagamento escaneado para o e.mail: gloriavitorio@ufam.edu.br
Sobre o fato de termos apenas 120 vagas para o alojamento (60 homens) e (60 mulheres), vamos procurar atender na medida do possível a todos os grupos PET, contudo precisamos que os Tutores dos Grupos enviem o número de bolsistas que virão a Manaus. De posse destas informações, poderemos trabalhar melhor para distribuir equitativamente as vagas nos alojamentos.
Não se esqueçam de tomar a vacina para febre amarela pelo menos 14 dias antes de viajarem. Tragam roupas leves, boné e a vontade de conhecer uma região inesquecível pelos seus recursos naturais e culturais.
No mais é torcer com o Garantido e o Caprichoso e com as bênçãos dos pajés da Amazônia para proporcionar um bom ENAPET 2009 a todos participantes do evento.
Atenciosamente

LUÍNDIA AZEVEDO

Informações Adicionais:
Informações gerais: Luiza Azevedo Luíndia luindia@uol.com.br

Alojamento: Tutor Medicina Dirceu Ferreira dirceu@vivax.com.br

Site: Tutor Computação
José Francisco jfmnetto@gmail.com



Pagamento inscrições:
Tutora Administração Gloria Vitório
gloriavitorio@ufam.edu.br

Envio Resumos
Tutora Pet Farmácia Debora Ohana
deboraohana@yahoo.com.br

domingo, 7 de junho de 2009

DIVULGAÇÃO: INFORMAÇÕES ENAPET



Da Professora Luíndia:



Manaus, 07 de junho de 2009.


INFORMAÇÕES DO XIV ENAPET

Saudações petianas de Manaus

Hoje, temos 170 inscritos. No dia 08 de junho, ou seja, amanhã é o prazo limite para o envio dos resumos dos Grupos PET para o XIV ENAPET. Aos inscritos favor enviar o comprovante do pagamento escaneado para o e.mail: gloriavitorio@ufam.edu.br
Sobre o fato de termos apenas 120 vagas para o alojamento (60 homens) e (60 mulheres), vamos procurar atender na medida do possível a todos os grupos PET, contudo precisamos que os Grupos enviem o número de bolsistas que virão a Manaus. De posse destas informações, poderemos trabalhar melhor para distribuir equitativamente as vagas nos alojamentos.
Não se esqueçam de tomar a vacina para febre amarela pelo menos 14 dias antes de viajarem. Tragam roupas leves, boné e a vontade de conhecer uma região inesquecível pelos seus recursos naturais e culturais/
No mais é torcer com o Garantido e o Caprichoso e com as bênçãos dos pajés da Amazônia para proporcionar um bom ENAPET 2009 a todos participantes do evento.
Atenciosamente

LUÍNDIA AZEVEDO

Informações Adicionais:
Informações gerais: Luiza Azevedo Luíndia luindia@uol.com.br

Alojamento: Tutor Medicina Dirceu Ferreira dirceu@vivax.com.br

Site: Tutor Computação
José Francisco jfmnetto@gmail.com



Pagamento inscrições:
Tutora Administração Gloria Vitório
gloriavitorio@ufam.edu.br

Envio Resumos
Tutora Pet Farmácia Debora Ohana
deboraohana@yahoo.com.br

sexta-feira, 5 de junho de 2009

MEC RECUPERA SEU ORÇAMENTO! E O PET?



Deputados aprovam medida que dá mais R$ 9 bilhões para orçamento da educação


Da Redação*

Em São Paulo
Atualizada às 23h26


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (3) uma medida que acrescenta cerca de R$ 9 bilhões anuais ao orçamento do MEC (Ministério da Educação). Trata-se de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a incidência da DRU (Desvinculação de Receitas da União) sobre o dinheiro do governo federal destinado à educação. A PEC foi aprovada com 384 votas de deputados e uma abstenção.

Antes de entrar em vigor, a medida precisa passar por mais uma votação na Câmara, voltar ao Senado e, então, ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.O PPS, no entanto, apresentou uma proposta para retirar o escalonamento na redução da retirada dos recursos, na tentativa de acabar a DRU já neste ano. Com risco de perder a votação, o governo obstruiu a sessão e a conclusão da votação ficou para a próxima semana.

A DRU retira 20% dos recursos orçamentários para o governo gastar livremente. O projeto prevê que, em 2009, o porcentual de retirada dos recursos da Educação será de 12,5%, em 2010, de 5%, e nulo em 2011. A proposta traz também a obrigatoriedade da oferta de ensino para crianças e jovens de quatro a 17 anos. A educação obrigatória deverá ser implantada progressivamente até 2016, com apoio técnico e financeiro da União. Está previsto o regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios para universalizar o ensino. O texto ainda garante a oferta gratuita da educação básica para os que não tiveram acesso a ela na idade certa.

Atualmente, o MEC tem orçamento da ordem de R$ 41 bilhões por ano. Com o fim da DRU, o ministério contará com, aproximadamente, R$ 4 bilhões a mais em seu orçamento, ainda em 2009. A verba complementar atinge R$ 8 bilhões em 2010 e 10 bilhões a partir de 2011.


Entenda a DRU


A DRU foi criada em 1994, com o nome de Fundo Social de Emergência. Ela dá ao Executivo a liberdade de gastar 20% de seu orçamento durante o ano como desejar. Os 80% restantes já tem destino certo quando o orçamento é aprovado.

Na prática, a maior parte do valor desvinculado é usado para o pagamento da dívida externa e dos seus juros - conhecidas, respectivamente, como amortização e rolagem da dívida.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, o governo tem de destinar 18% do seu orçamento anual para a educação. Mas, por meio da brecha criada com a DRU, esse valor não é atingido. O projeto foi proposto pela senadora Ideli Salvati (PT-SC) em 2003, mas não houve mobilização sobre a questão na época. Segundo ela, não havia interesse, pois seria "muito confortável" para o Executivo ter essa liberdade nos gastos.O fim da DRU só veio à tona em dezembro de 2007, quando foi votado o fim da CPMF. Devido a uma negociação do Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), houve um acordo para que a PEC tramitasse mais rapidamente.

* Com informações da Agência Câmara e da Agência Estado

40.000 ACESSOS, ESTA NOITE



(Fonte: SITEMETER)

DIVULGAÇÃO: DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO ENAPET-MANAUS




Manaus, 05 de junho de 2009.


INFORMAÇÕES DO XIV ENAPET

Saudações petianas de Manaus
Temos recebido constantes e.mails solicitando a resolução dos seguintes problemas: prazo do envio de resumos, fazer inscrição no site e pagamento das inscrições e problemas de alojamento, entre outros. Para minizarmos os conflitos informamos o seguinte:
Atualmente temos apenas um site http://www.enapet2009.ufam.edu.br/ , que no mesmo está disponível a forma das inscrições, o modo de pagamento e o prazo limite para o envio dos resumos (dia 08 de junho);
Pagamento de pessoas jurídicas, ou seja, por empenho, e que necessitam de nota fiscal , favor enviar o número de pessoas a serem inscritas, à Fundação de Apoio Rio Solimões (Unisol), ao Sr. Luís Irapuan Pinheiro. Endereço: Av. Tefé 3285 - JapiimManaus AmazonasCEP: 69078-000;
Maiores informações sobre pagamento de pessoas jurídicas e empenho podem ser realizadas com o Sr. Amaral da Unisol, pelo fone: 92 21238386 ou pelo e.mail amaral@riosolimoes.org.br ou ainda pelo fax: 92 21238354;
CNPJ 02.806.229/0001-43Insc. Estadual: IsentoInsc. Municipal: 86.636-01
Sobre alojamento estamos providenciando 60 lugares para mulheres e 60 para homens nas dependências da Faculdade de Educação Física da Ufam: favor trazer colchonete e roupa de cama; sobre este assunto logo mais estaremos colocando todas as informações necessárias no site do evento.

No mais é torcer com o Garantido e o Caprichoso e com as bênçãos dos pajés da Amazônia para proporcionar um bom ENAPET 2009 a todos participantes do evento.
Atenciosamente

LUÍNDIA AZEVEDO

Informações Adicionais:
Informações gerais: Luiza Azevedo Luíndia luindia@uol.com.br

Alojamento: Tutor Medicina Dirceu Ferreira dirceu@vivax.com.br

Problemas no site: Tutor Computação
José Francisco http://webmail.ufam.edu.br/src/compose.php?send_to=jfmnetto%40gmail.com

Problema pagamento inscrições
Tutora Administração Gloria Vitório
gloriavitorio@ufam.edu.br

Problemas Resumos
Tutora Pet Farmácia Debora Ohana
deboraohana@yahoo.com.br

RECADO AOS VIGARISTAS DOS DESMATAMENTOS E POLUIÇÃO:




"Estou firmíssimo!

Poluidores, tremei-vos". (Carlos Minc)


Parabéns Minc pela sua corajosa administração, contrária a interesses sórdidos travestidos de interesse pelo homem. A sociedade está cansada de canalhas que se atrelam ao poder (e falam em concórdia).

Parabéns pelo dia do Meio Ambiente e a toda sociedade civil organizada que pensa o planeta para todas as gerações futuras.

PARABÉNS NATUREZA!!!


quinta-feira, 4 de junho de 2009

HOMENAGEM À MEMÓRIA



MISSA EM MEMÓRIA DA PROFESSORA IZABELA KESTLER ALINE DURÃES - OLHAR VIRTUALmailto:dmvi@reitoria.ufrj.br

Na próxima sexta-feira, dia 5, será realizada missa em memória da professora Izabela Kestler, vítima do acidente com o voo 447 da Air France, na última segunda-feira. A celebração acontecerá às 9h na Igreja Santa Rita, localizada no Largo de Santa Rita, próximo à Avenida Marechal Floriano e Rua Theóphilo Otoni, no Centro do Rio.
(http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=7674)


Quem tiver interesse em conhecer o último trabalho de Izabela, o capitulo do livro JOHANN WOLFGANG von GOETHE: ARTE E NATUREZA, POESIA E CIÊNCIA, acessem o site da SBPC-PR em http://www.sbpc-pr.com.br/files/artigo_arquivo_pdf/1225211880.pdf (páginas 101 a 120).

LUTO: IZABELA MARIA FURTADO KESTLER



Este Blog, em nome do Presidente da CENAPET, Prof. MARCOS CESAR DANHONI NEVES, lamenta a irreparável perda da profa. IZABELA MARIA FURTADO KESTLER, desaparecida tragicamente no acidente que vitimou o avião da AIR FRANCE na última segunda-feira. Somente há poucos minutos, com a divulgação da lista de mortos, pudemos saber que, infelizmente, a Professora Izabela, da UFRJ, estava no vôo. O presidente da CENAPET afirmava que ela era uma das maiores especialistas em Goethe no Brasil e morreu a serviço, uma vez que estava indo a Leipzig para um Congresso sobre Weimar-Goethe. Diz o Presidente: "ano passado, quando organizávamos eu e a Profa. Josie Silva, o livro EVOLUÇÕES E REVOLUÇÕES: O MUNDO EM TRANSIÇÃO, com o apoio da SBPC-CNPq, convidamos Izabel para escrever um artigo que ilustrasse a relação ciência-arte na época de Darwin. Ela escreveu um brilhante capítulo intitulado JOHANN WOLFGANG von GOETHE: ARTE E NATUREZA, POESIA E CIÊNCIA.

Lamentamos essa profunda perda para a ciência e a cultura brasileira e mundial.

Descanse em paz Izabela...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

CNPq reconhece que 82 MIL ALUNOS de PIBIC é pouco! E O PET?!?



Vejam o estudo do CNPq sobre o PROGRAMA PIBIC: lá, no MCT, eles consideram o programa PEQUENO, com 82 MIL ALUNOS. Já no MEC, os menos de 5 mil alunos bolsistas do PET parecem ser "suficientes". E há um grupo pequeno de pessoas dentro do movimento que quer que o Programa não cresça também. Há muitos interesses contra o PET (corporativos, "ideológicos", mas, sobretudo, corrosivos). Vejam a matéria:


"Segundo a coordenadora de programas acadêmicos do CNPq, Silvana Almeida Filgueira de Medeiros, “os dados do último relatório do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, ainda em fase de conclusão, mostram que nas instituições cadastradas no PIBIC existem cerca de 82 mil estudantes envolvidos na iniciação científica, entre bolsistas e voluntários”. Para o presidente do CNPq, “esse número ainda é pequeno [grifos nossos], por isso esse programa deve ser voltado para a divulgação científica entre os milhares de estudantes universitários e as instituições devem se comprometer em ampliar o número de envolvidos para tentarmos alcançar uma parcela maior desses jovens”, disse. "