segunda-feira, 31 de agosto de 2009

sábado, 29 de agosto de 2009

PRORROGADO! CONCURSO CULTURAL PETBRASIL



Atendendo aos pedidos da comunidade petiana, a Diretoria da CENAPET informa que estão prorrogadas as inscrições para o Concurso Cultural que visa escolher o logotipo da Revista PET Brasil.As sugestões devem ser enviadas até o dia 08 de setembro, exclusivamente para o e-mail diretoria_cenapet@yahoo.com.br.

A premiação é um excelente kit composto por livros, revistas e DVDs, além da chance de divulgar sua arte para todo o país.

Participem!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SESu CONTINUA DESRESPEITANDO CONSELHO SUPERIOR DO PET


Em breve cantaremos aniversário de dois anos sem que a SESu convoque o CONSELHO SUPERIOR do PET. Lembramos que este CS é constituído pela SESu, CENAPET e FORGRAD. Desrespeita-se, pois, dois atores institucionais e ofende a toda comunidade acadêmica.

Até quando?!?

e, principalmente,

por quê?!?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

INFORME SESu: CONDICIONALIDADES MÊS 08

MENSAGEM RECEBIDA:

"Olá Informantes [sic] PET,

"É com alegria que informamos que a lista referente ao mês 8 já se encontra no Sistema para autorização de pagamento e reenvio ao Ministério. Todavia, informamos também que a atualização da aba 'Formação' em 'Gerenciar Pessoas' no cadastro dos alunos-bolsistas será uma condicionalidade para a liberação dos pagamentos.

"Como devem lembrar, há algumas semanas solicitamos a vocês que preenchessem os campos 'Curso' e 'Data Início', bem como 'Data Fim' e 'Situação', quando aplicável, do aluno-bolsista. A grande maioria dos Informantes concluiu essa ação, parabéns. Alguns, porém, ainda não o fizeram. Infelizmente o Sistema é implacável: os bolsistas que não tiverem esses dados disponibilizados no Sistema não terão os pagamentos referentes ao mes 08 homologados pelo MEC até que a situação seja regularizada.

"Se precisarem de ajuda, por favor, entrem em contato comigo. Contamos com sua colaboração para o aperfeiçoamento do processo de pagamento dos bolsistas, e agradecemos a atenção e presteza que sempre temos recebida de vocês.

"Atenciosamente,

"Francisco

"Equipe PET

" 61-2104-8069 "

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BEATLEMANÍACOS: DON´T LET ME DOWN

Em 30 de janeiro de 1969 os londrinos acordaram com uma música que parecia vir dos céus. Os mais conservadores, irritados, chamaram a polícia, que prontamente correram para o teto do edifício da gravadora dos Beatles. Lá, os 4 fantásticos garotos de Liverpool, tocavam suas formidáveis canções para o derradeiro trabalho dos Beatles: "Don´t let me down".
ímpar, maravilhoso, sublime!
Que viva para sempre!

DIVULGANDO: 15 ANOS DE PET ECONOMIA DOMÉSTICA-UFV



PET Economia Doméstica da UFV Comemora os seus 15 Anos

Os 15 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Economia Doméstica foram comemorados no dia 14 deste mês, em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa. Em sua trajetória, o Programa tem sido responsável pela ampliação de conhecimentos dos alunos envolvidos, estimulando também, a fixação de valores, que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes.
Durante o evento, foram prestadas diversas homenagens a ex-bolsistas e professores do PET Economia Doméstica. Aconteceu, também, uma apresentação musical pelos estudantes Alessandra Vieira de Almeida (bolsista do PEC Economia Doméstica) Natanael Coutinho (Agronomia) e Patrick de Oliveira (Geografia). Como parte da programação, foi exibido vídeo preparado pelo Grupo PET Economia Doméstica, com retrospectiva dos momentos mais importantes dos 15 anos de história do Grupo.
Para a tutora do Programa, professora Simone Caldas Tavares Mafra, o PET Economia Doméstica se consolida efetivamente nesses 15 anos de trabalho, buscado uma formação realmente mais ampla e mais diversificada em termos de ensino, pesquisa e extensão.
A professora Aurora Ribeiro de Goicochea revelou que se sentia muito feliz, por ter sempre lutado para fortalecer a Economia Doméstica e as realizações desse período, como a formação de mais de 30 alunos, vêm comprovar que, realmente, fez alguma coisa para a Economia Doméstica.
A egressa Fabiana Bortone assegura que o PET contribui não só na sua vida acadêmica, enquanto estudante nas exigências das boas notas, como também em todo o trabalho de atuação do petiano, que é a pesquisa e na extensão. Além da atuação fora das Quatro Pilastras e a interação com outros professores de outros departamentos.
As comemorações foram encerradas com o plantio da muda de uma paineira-rosa (Chorisia speciosa), nas proximidades dos Alojamentos Pós e Posinho, como marco comemorativo dos 15 anos do PET Economia Doméstica.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AVISO - SESu




(CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIÁ-LA)

dando prosseguimento à implantação do SIGPROJ na gestão do PET gostaríamos de informar que o envio dos Planejamentos 2009 (em papel) e Relatório 2008 (em papel), cujos prazos finais de entrega eram em fevereiro e março seão condicionalidades para o pagamento da parcela 08. essa folha será gerada nesse final de semana. Dessa forma, os grupos que não estiverem quites com esse procedimento ficarão impedidos ate que a situação do grupo seja regularizada. Pedimos também que acertem a desvinculação dos bolsistas que saem do programa em julho. Mais uma vez agradecemos a incansável colaboração de vcs na gestão do Programa e colocamon-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente

Francisco

Equipe PET

61-2103-8069

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MAPA DA GRIPE NO MUNDO


Este mapa mostra a duracao do tempo em que as pessoas foram expostas ao virus da gripe entre 2001-2005. Quanto mais 'inchado' o territorio, maior o numero de comunidades expostas.

sábado, 15 de agosto de 2009

EXTRA! EXTRA! RESULTADOS NOVOS GRUPOS PET-2009




RESULTADO DO EDITAL SESu/MEC Nº 05/2009

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESU/MEC torna público o resultado da seleção das propostas submetidas ao Edital SESU/MEC nº 05/2009 referente ao Programa de Educação Tutorial - PET. As instituições relacionadas neste comunicado deverão aguardar o envio de Ofício do Secretário de Educação Superior com as orientações para implantação dos novos grupos.
Para maiores informações, entre em contato com a Diretoria de Desenvolvimento da Rede IFES – DIFES/SESu/MEC pelos telefones (61) 2104-9989 e (61) 2104-8069.


LOTE 1

Instituição
Curso de Graduação


Universidade Federal do Piauí - UFPI
Serviço Social
Universidade Federal de Sergipe - UFS
História
Universidade Rural da Amazônia - UFRA
Medicina Veterinária
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Engenharia Florestal
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Ciências Biológicas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Zootecnia
Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Ciências Econômicas
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Educação Física
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Medicina Veterinária
Universidade Federal do Tocantins
Engenharia Ambiental
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Química
Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
Eng. de Produção Mecânica
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Roraima - UFRR
Zootecnia


LOTE 2

Instituição
Curso de Graduação


Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
Computação
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Computação
Universidade Católica de Brasília - UCB
Educação Física
Universidade de Viçosa - UFV
Eng. Agrícola
Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Agronomia




LOTE 3

Instituição
Curso de Graduação


Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Educação Física
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Engenharia Hídrica
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
História
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Zootecnia
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Psicologia
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
Odontologia
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Bach. Interdisciplinares
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Odontologia
Universidade de Brasília - UNB
Direito
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Pedagogia





Maria Paula Dallari Bucci
Secretária de Educação Superior

20 ANOS SEM O MALUCO BELEZA!



(RAUL SEIXAS - in memoriam)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DIVULGANDO: II SEMANA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - UFRJ



Nos dias 24 e 25 de Agosto, o campus da UFRJ da Praia Vermelha será palco de um evento muito importante, não pela sua magnitude, mas sim pela seriedade do assunto que aborda.
A II Semana Nacional de Comunicação Ambiental busca, à medida que leva descobertas do âmbito científico para o conhecimento público, tornar evidentes as ferramentas que a comunicação proporciona para a realização de uma gestão socioambiental eficiente e, assim, permitir que a Humanidade se dê conta dos prejuízos que causa a si mesmo e aos demais, e da necessidade de encontrar meios para amenizá-los e revertê-los.
Tendo como tema central a necessidade de desenvolvimento de práticas sustentáveis adaptadas à sociedade de consumo em que vivemos, a segunda edição da Semana de Comunicação Ambiental traz questões atuais, abordadas de forma consciente e coerente com a realidade contemporânea.
Painéis sobre Propaganda & Marketing Verde, Comunicação Ambiental Comunitária e Política e Legislação Ambiental compõem a programação da Semana e prevêem uma contextualização menos ingênua sobre a problemática ambiental, bem como sobre as vertentes econômicas e políticas que a permeiam. Não poderia faltar é claro uma análise profunda sobre a cobertura midiática de todas essas questões, promessa da Conferência O Meio Ambiente na Mídia.
O evento acontecerá no Salão Muniz de Aragão, campus da Praia Vermelha, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com mesas de debate previstas para a parte da manhã e da tarde dos dias 24 e 25. À noite haverá oficinas dinâmicas e interativas sobre Marketing Verde, Jornalismo Ambiental e Comunicação de Risco e Gestão de Catástrofes. O dia 25 conta inclusive com o Café-da-manhã Verde, uma iniciativa do PET-ECO apoiada pela Fundação Xuxa Meneghel.
O delicioso e ambientalmente correto lanche será todo feito com base nos princípios do Aproveitamento Máximo. Uma oportunidade para degustar a aprender que existem muitos jeitos de se proteger o Meio Ambiente.
Cheque toda a programação e se inscreva pelo site www.petecoufrj.com/semanaambiental

EDITAL DE NOVOS GRUPOS: PRORROGADA A DATA DE DIVULGAÇÃO



INFORMAÇÃO DA SESu/MEC


Em função de problemas operacionais o resultado do Edital PET 2009 será divulgado no Portal do MEC amanhã (14/08/2009).

DIVULGANDO: MENSAGEM DA CAPES SOBRE IMPLANTAÇÃO DE TERMO DE AUXÍLIO PET



Prezados(as) Professores(as) Tutores(as),

Com o intuito de esclarecer os procedimentos necessários à implantação do Termo de Solicitação de Auxílio AUX-PE informamos que a CAPES repassará as parcelas conforme os valores semestrais calculados para cada grupo obtidos em função do seu número de alunos ativos. Esses valores já nos foram repassados pelo MEC tomando por base a quantidade de alunos existentes no grupo atualmente e as possíveis expansões até o limite legal de 12 alunos. Essas parcelas estarão demonstradas na cópia da Solicitação de Auxílio AUX -PE que a CAPES enviará aos Tutores logo após o recebimento do original desse instrumento e das providências formais a serem tomadas por parte da CAPES.
Dessa forma não será necessário solicitar as parcelas. Elas serão depositadas pela CAPES automaticamente conforme o cronograma semestral acima citado e após a devida autorização do MEC.
Então, com vistas a tornar mais claras as providências a serem tomadas pelo tutor, listamos a seqüência de procedimentos seguinte:

1- Tutores enviam à CAPES o endereço profissional para o encaminhamento da Carta Autorização para Abertura de Conta Pesquisador;
2- Tutores recebem a carta de autorização pelo correio e abrem a conta especial citada acima no Banco do Brasil;
3- Tutores preenchem, nos campos apropriados, o formulário AUX – PE no SIGProj do MEC prevendo um projeto com duração de três anos (o valor total no campo Plano de Trabalho deve ser preenchido com o montante de recursos para três anos – 2009, 2010 e 2011, ou seja, seis semestres). Não esquecer os dados bancários da conta especial;
4- Tutores imprimem o documento AUX – PE; colhem as assinaturas nos campos apropriados e o enviam para a CAPES, pelo correio, juntamente com a cópia do contrato de abertura de conta descrita no item 1;
5- A CAPES confere e assina o documento, publica no DOU e repassa a primeira parcela para a conta especial em nome do Prof. Tutor;
6- As parcelas seguintes seguirão o cronograma descrito no Termo de Auxílio AUX –PE;

O endereço para envio do original do termo devidamente preenchido, impresso e assinado é o que segue:

Coordenação Geral de Programas Estratégicos - CGPE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
SBN, Quadra 2, Lote 6, Bloco L – 9º andar
70.040-020 – Brasília - DF


Atenciosamente,

Jorge Luís Xavier Pereira
Coordenação de Inovação e Indução
CII CAPES MEC
61 20226327

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DIVUGAÇÃO DA CIÊNCIA: AS PERSEIADES

Sobre a chuva de meteoros de hoje à noite.

IMPORTANTE: TUTORES - SESu



Divulgamos abaixo a troca de correspondência entre uma tutora (Profa. Marcia da UFMS), a CAPES e o MEC-SESu.

O diálogo pode clarear dúvidas a respeito da questão dos custeios e dos novos horizontes (?) para o PET:




Prezados,

Profa. ... do PET-Computação / UFMS questionou a CAPES por e-mail sobre várias dúvidas nossas em relação ao custeio e observem as respostas:

1) O valor de custeio a ser considerado no preenchimento do plano de trabalho deverá ser a soma dos valores de custeio de 2009, 2010 e 2011. Assim, um grupo com o número máximo de 12 alunos deverá preencher o total de R$ 21.600,00. Já um grupo de 4 alunos esse ano deverá preencher um total de R$ 14.400,00 equivalente à soma de R$ 2.400,00 (4 alunos) para 2009, R$ 3.600,00 (8 alunos) para 2010 e R$ 7.200,00 (12 alunos) para 2011. E assim sucessivamente para os demais casos.

2) Os valores dos dois semestres de 2009 serão repassados ainda esse ano.

3) No início da implantação do financiamento do custeio/PET, a CAPES pretendia financiar essas despesas através do Cartão Pesquisador, o qual não necessita de abertura da conta bancária. Apenas a informação do número de uma agência do Banco do Brasil seria necessário. Até esse momento era essa a informação que havíamos repassado à Coordenação do PET no MEC, pois era essa a intenção da CAPES naquela data. Entretanto, em função de problemas operacionais, a CAPES e o Banco do Brasil ainda não têm o sistema em condições plenas de funcionamento. Dessa forma, a CAPES decidiu financiar o custeio do PET através da conta especial com pagamentos efetuados pelo tutor através de cheque. Assim, peço-lhes desculpas pela informação anterior e esclareço que a informação válida agora é a da abertura de conta especial em agência do Banco do Brasil. Quanto à data para envio, informamos que não há um prazo limite, mas o quanto antes o professor enviar os documentos o mais cedo ele receberá os recursos.

CII CAPES MEC
____________________________________________

ISTO SIGNIFICA QUE NO PLANEJAMENTO DOS 3 ANOS (2009-2011) ESTAREMOS LITERALMENTE ENGESSADOS:

- NÃO PODEREMOS MUDAR NADA (teremos que supor as demandas relacionadas à ensino, pesquisa e extensão)

- NÃO HAVERÁ REAJUSTE DE BOLSAS (visto que o valor envolvido está diretamente relacionado ao valor das mesmas)

- NÃO HAVERÁ POSSIBILIDADE DE OBTERMOS NADINHA DE MATERIAL PERMANENTE!

Triste! Muito triste!

Precisamos nos organizar rapidamente, senão é isso que vamos engolir!

Abraços,
Marcia - PET-Química / UFMS




SESu RESPONDE:

após finalizarmos a seleção das propostas do PET 2009, vou promover uma vídeo conferência para tirarmos todas as dúvidas dos Tutores com relação ao Custeio do PET.Tenho evitado enviar e-mails pois de Maio até agora, tivemos que readaptar vários procedimentos que havíamos pensado.

[Márcia] "ISTO SIGNIFICA QUE NO PLANEJAMENTO DOS 3 ANOS (2009-2011) ESTAREMOSLITERALMENTE ENGESSADOS:- NÃO PODEREMOS MUDAR NADA (teremos que supor as demandas relacionadas àensino, pesquisa e extensão)"Não é isso que está escrito no e-mail da CAPES. A idéia de programar os três anos é para simplificar o processo, pois é MUITO difícil para todos a cada semestre fazer o plano, pegar as assinaturas, etc, ect....Com relação ao que pode ser gasto, a idéia e simplificar e facilitar a vida dos tutores. Os tutores fazem a previsão inicial e no decorrer do período, caso os Tutores sintam a necessidade de alterações, basta solicitarem a CAPES.

[Márcia] "- NÃO HAVERÁ REAJUSTE DE BOLSAS (visto que o valor envolvido estádiretamente relacionado ao valor das mesmas)"Isso não depende da CAPES. No termo proposto, os valores SÃO os previstos atualmente, ou seja, se houver aumento do valor das bolsas de IC (PELO CNPq), um aditivo (ou o instrumento que dê menos trabalho) pode ser feito e os valores recalculados.Há pelo menos três anos que a SESu já calcula a bolsa dos alunos no orçamento do PET com R$ 350,00 (lembrando que quem aprova o orçamento - LOA - é o Congresso nacional e no ano de 2009 houve cortes em vários programas do MEC, inclusive no PET e isso foi o que impossibilitou até agora o aumento da bolsa dos Tutores em 2009). Só que o VALOR DA BOLSA DE IC NÃO DEPENDE DA SESu, ela é definida pelo CNPq e na Lei do PET a bolsa dos alunos está referenciada pela de IC daquela data (2005). Ou seja, se houver aumento do valor da bolsa de IC pelo CNPq e se o Congresso aprovar o orçamento com o valor que a SESu solicitou, esse aumento é submetido a apreciação do Secretária e Ministro e pode ser pago.


[Márcia] "- NÃO HAVERÁ POSSIBILIDADE DE OBTERMOS NADINHA DE MATERIAL PERMANENTE!"Na Lei do PET não há a previsão de Material Permanente e no orçamento aprovado pelo Congreso só tem Bolsas e Custeio. A SESu não tem previsão orçamentária de Capital dentro do orçamento do PET. Isso está na Lei. Esse é um ponto que deve ser analisado em conjunto com as Pró-Reitorias de Graduação e discutir (a autonomia e de cada IES) uma possível contrapartida.

[Márcia] "Triste! Muito triste!Precisamos nos organizar rapidamente, senão é isso que vamos engolir!"

Márcia, o que se está fazendo é possibilitar que os Tutores possam efetivamente gerenciar os recursos de custeio. Antes esses recursos iam para as IES e todos os Tutores dependiam do fluxo interno das IES para a utilização desses recursos.

No PET da SESu nunca houve repasse de recurso de Capital, pois não há previsão orçamentária para isso. O PET é uma ação específica e o orçamento é feito baseado no que está determinado na Lei.

Quando ao aumento do valor das bolsas de IC, isso DEPENDE do CNPq.No E-mail da CAPES em NENHUM momento fala que os valores não serão reajustados e que os Tutores não poderão alterar o planejamento. Todas as pessoas que trabalham com o CNPq e CAPES elogiam a flexibilidade com que essas agências administram seus programas.

Esperamos ter dirimido suas dúvidas e continuamos a disposição para quaisquer esclarecimento.

CHUVA DE METEOROS...


Chuva de meteoros deve ser visível nos próximos dois dias

Observadores dos fenômenos celestes terão um trabalho deslumbrante entre esta terça-feira (11) e amanhã, com o auge da passagem anual da chuva de meteoros Perseiades.

Meteoros são pedaços de pó ou rocha que colidem com a atmosfera da Terra, e que, ao aquecerem as partículas de gás, produzem rastros brilhantes no céu. Um punhado de meteoros pode ser visto em alguns momentos durante qualquer noite clara, mas a duração de uma chuva de muitos meteoros é mais visível. A chuva das Perseiades ocorre anualmente, quando a Terra passa diretamente no fluxo de escombros produzidos pelo cometa Swift Tuttle, cuja órbita solar ocorre a cada 130 anos.

A última vez que o cometa passou por dentro do Sistema Solar foi em 1992. A chuva de meteoros é esperada para às 14h30 de Brasília (17h30 GMT) do dia 12 de agosto, mas muitos dos meteoros devem ser vistos nas noites que precedem e que se seguem ao ponto máximo do acontecimento.

O melhor momento para observar a chuva pode ser por volta das 6h de Brasília (9h GMT) de 12 de agosto, quando alguns dos meteoros podem sofrer um leve impulso a partir de detritos deixados pelo cometa em 1610. Em uma noite clara, por volta de 60 meteoros podem ser vistos próximos ao apogeu das Perseiades. Neste ano, o número pode ser menor por causa da Lua, que está se aproximando do quarto minguante - fase que está prevista para acontecer paralelamente ao espetáculo do Espaço.


NOTA: está circulando uma mensagem email pela internet avisando que o planeta Marte estará tão brilhante no céu que seu brilho e forma excederá o da Lua Cheia. Se isso fosse verdade, deveríamos pegar o primeiro ônibus espacial e nos mudarmos para Júpiter, pois dificilmente escaparíamos da colisão cósmica.

Bobagens na internet têm aos bilhões e bilhões ... (parafraseando um famoso título de livro do saudoso astrômo Carl Sagan).

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

INFORMAÇÃO RELEVANTE: RESULTADOS DOS NOVOS GRUPOS!



Nota de Esclarecimento sobre os prazos do Edital PET 2009Informamos que o resultado do Edital PET 2009, anteriormente previsto para o dia 10 de agosto, será divulgado no dia 13 de agosto.

Fonte: SESu


Queridos amigos,


Gostaria de saber mais informacoes sobre a divulgacao dos resultados de selecao de novos grupos PET. De acordo com a nota de esclarecimento no site da SESu, o resultado seria divulgado no dia 10 de agosto (hoje). Voces tem alguma informacao...

Um abraco a todos e parabens pelo Blog!


Vincius Werneck (CLA - UFJ)


NOTA DA CENAPET


Os trabalhos, segundo contatos que temos feito com a SESu, estao atrasados e levarao ainda mais um tempo para serem divulgados. Tao logo saibamos de algo, postaremos aqui no PETBRASIL.

Agradecemos ao comentario.

50.000 ACESSOS, ESTA NOITE ...



Até o final da noite este Blog alcançará a incrível marca de 50.000 acessos após um ano de seu lançamento. Quando a Diretoria da CENAPET, "O PET QUE QUEREMOS", lançou este veículo de comunicação esperávamos alcançar o maior número possível de petianos, tutores e comunidade acadêmica interessada no Programa. Mas, em nossas previsões mais alvissareiras, não chegamos a imaginar que os números alcançados seriam estes.

A Redação do Blog PETBRASIL e a Diretoria do CENAPET agradecem a todos vocês que reescrevem, todo dia, uma história nova para este Programa.

Vida longa ao PET!

DIVULGANDO: A MARGEM



Olá a todos,

A Revista A MARgem é uma Publicação do Insituto de Letras e Linguística da UFU, concebida e organizada pelo PET/Letras.

O público-alvo é exclusivamente a graduação. Portanto, eis aí uma grande oportunidade para que seus alunos graduandos publiquem.Lembro-lhes que a Revista A MARgem está registrada com o ISSN 2175-2516.

Por gentileza, divulguem esta chamada junto a seus pares e a seus alunos graduandos.Um abraço a todos.

José. S. Magalhães (Tutor, PET/Letras UFU)


CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
A MARgem – Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes faz chamada para publicação! Conheça a revista pelo website http://www.ileel.ufu.br/amargem!
VEJA OS PRAZOS:
Os terceiro e quarto números da revista A MARgem (jan./jun. e jul./dez. 2009) têm publicação prevista para novembro de 2009 e março de 2010, respectivamente. O período para a submissão de produções (ensaios, textos literários, músicas, pinturas/desenhos/fotografias, animações, filmes curta-metragem etc.) destinadas à publicação de A MARgem n° 3 e n° 4 será de 10/07/2009 a 30/08/2009 para o terceiro número e até 15/10/2009 para o quarto.
DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO:
1. As produções devem contemplar conteúdos pertinentes à área de Ciências Humanas, Letras e Artes.
2. O material enviado deverá respeitar a Política Editorial da Revista:
a) Redação em Língua portuguesa, para os textos;
b) Respeito a princípios éticos; não serão aceitas quaisquer formas de preconceito, ofensas pessoais e promoção de crimes contra o patrimônio cultural, o bem-estar social e a dignidade humana;
c) Em respeito à Lei nº 9610, de 19/02/1998, sobre os Direitos Autorais, ao Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, sobre o Direito de Imagem, e ao Artigo 20 do Código Civil Brasileiro, de 2002, sobre o Direito de Personalidade, será recusada qualquer produção imagética em que seja reconhecida uma figura humana componente de qualquer sociedade legal.
3. O material para publicação deverá ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica — como arquivo anexado ao e-mail e nos formatos previstos pela Revista — ao endereço http://br.mc511.mail.yahoo.com/mc/compose?to=revistaamargem@gmail.com. Cada autor poderá encaminhar no máximo 01 (um) item/produção para uma única seção da revista.

domingo, 9 de agosto de 2009

DIVULGANDO: LEITORA RESPONDE AO BLOG



Acho que o PET precisa de sorte mesmo!!!
Somos um grupo novo, aprovado no edital de 2008, e desde o início do ano, como todos sofremos com o atraso das bolsas. Mas quando elas começaram a ser regularizadas, descobrimos que nossos cartões de banco não funcionam.
Todo mês, para receber a bolsa, somos obrigados a entrar na fila do banco, pois nao conseguimos nem consultar se a bolsa chegou ou não. De acordo com o banco, que diz que não sabe como resolver o caso, o cartão foi cadastrado em dois convenios diferentes e por isso não funciona para nenhum.
Gostaria de saber, se mais algum PET tem problemas no cartão? Todos conseguem consultar o saldo e retirar a bolsa no caixa automático? Gostaria de saber se é uma situação particular ou se atinge outros PETs pelo Brasil, ou só os novos....
Obrigada
PET Biologia Unipampa

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ESTUDO SOBRE EGRESSOS: SESu SE MOVIMENTA...


Está chegando para todas as Universidades a edição do trabalho "Estudo sobre os Egressos do Programa de Educação Tutorial/PET 1979-2008 MEC/SESu" [sic].

Apesar da amostragem não ter chegado a 10% do número estimado de egressos, dos problemas ligados a uma empresa Jr. não capacitada para a dimensão do trabalho, da não licitação pública da empresa responsável pelo estudo, da contratação de uma fundação privada para transferência de recursos públicos, do custo 4 X superior ao inicialmente previsto, das poucas reuniões presenciais do grupo em Brasília (no MEC) , o estudo, enfim, foi levado a cabo depois de quase três anos desde seu estranho início.

O estudo demonstra o que duas outras avaliações (Balbachevsky e CAPES) na década passada já tinha mapeado: a excelente qualidade da formação tutorial sob a égide do PET.

A publicação que encerra este estudo apresenta, porém, algumas particularidades estranhas, quais sejam:

- endereçamento errado de IES de um dos participantes;

- estampagem da palavra "1a. Edição" quando todos sabem que o número de edições só se dá a partir da 2a. edição (a pergunta que se levanta aqui é: haverá mais recursos drenados nas condições de outrora para outras tiragens?);

- na página 50 chega-se a errar o nome do PET estampando-o como: Programa Educacional [sic] Tutorial.

- esqueceu-se de inserir a palavra CENAPET nos representantes tutores e discentes.

Apesar de mais estes erros, o estudo traz um dos dados mais pretendidos do estudo, fruto da batalha dos membros da CENAPET naquela Comissão, qual seja: o percentual de desligamentos de discentes por conta de atrasos de bolsas.

Este item foi implantado a duras penas pois somente os membros da CENAPET alertaram para a necessidade de sua inserção. Membros do MEC e outros aliados da Comissão não "entendiam" a necessidade deste dado.

Depois de muita discussão, argumentação e retórica sobre a história do Programa, ganhamos, no VOTO, pela inserção do item.

Assim, sabemos hoje que a desastrada política de anos a fio praticada pelo MEC (mantida também de 2005 a 2009) de atrasos sistemáticos no depósito das bolsas foi responsável direta por quase um quarto de desligamentos do PET antes da conclusão do curso (13,83% por auto-desligamento e 8,89% por troca da orientação do PET pela inserção no mercado de trabalho). Uma verdade dura: quase 25% de nossos estudantes desligaram-se prematuramente por política hostil de não busca de um mecanismo ágil de pagamento público de bolsas!

Bom, mas o estudo aí está, mesmo que incompleto e atrasado ...Porém, como diriam nossas avós, antes tarde que nunca ...

DE UM LEITOR: PET-TODA SORTE DO MUNDO!


URGENTE: CUSTEIO PET (DA SESu)


INFORMAÇÃO DA SESu
Inicialmente gostaria de me apresentar. Meu nome é Jorge Xavier e estou responsavel pela implantacao dos recursos de custeio das atividades dos grupos PET aprovados. Com vistas ao preenchimento da solicitacao de apoio financeiro a projeto atraves do Termo de Concessao de Auxilio a Pesquisador AUX-PE disponivel no SIGPROJ do MEC, venho esclarecer os seguintes aspectos:
1) o termo de concessao de auxilio abrangera' um periodo de duracao de projeto de tres anos. O termo inicial devera' prever, em termos financeiros, o maximo possivel de recursos a ser transferido dentro desse prazo. Dessa forma, a CAPES considerara' , no calculo desse valor maximo, as possiveis expansoes dos grupos ao longo destes tres anos (2009, 2010, 2011) obervando o limite de 12 alunos conforme estabelecido da portaria 591 de 18 de junho de 2009-Art. 9 paragrafos 3o. ao 5o.
2) os valores serao repassados em seis parcelas semestrais, conforme o cronograma de desembolso que a CAPES preenchera' no referido Termo de Concessao descrito acima observada a autorizacao do MEC para a expansao do grupo descrita no Art. 9o. da Portaria 591. O repasse dos recursos somente se iniciara' aposo recebimento do Termo de Concessao, devidamente preenchido e assinado, com os carimbos respectivos, tanto por V.Sa. quanto pelas pessoas de sua universidade ali solicitadas e nos campos apropriados.
3) para o preenchimento completo do Termo, sera' necessaria a abertura de uma conta especial e especifica no Banco do Brasil para o recebimento dos recursos referentes exclusivamente ao custeio das atividades do grupo PET. Nao e' permitido utilizar contas pre-existentes para o recebimento destes recursos. Apos a abertura dessa conta, os respectivos dados bancarios desta mesma conta deverao ser preenchidas no campo - Dados Bancarios - existente no item 1 do termo de concessao cujo titulo e' - Dados do Coordenador Responsavel!Beneficiario.
4) Para que V.Sa. possa abrir esta conta especial, e' necessario que a CAPES lhe envie uma carta Autorizacao para Abertura de Conta Pesquisador. Esta carta esta' sendo providenciada e sera' postada em breve.
5) Para que possamos lhe enviar essa carta, necessitamos que V.Sa. nos envie seu endereco institucional, o endereco de seu trabaho na universidade, que sera' considerado o endereco para a interlocucao junto a CAPES. Esse envio podera' ser para o meu endereco eletronico.
6) Maiores informacoes poderao ser obtidas por email ou por telefone que disponibilizo abaixo. O endereco da CAPES para correspondencia e' o seguinte,
Coordenacao Geral de Programas Estrategicos - CGPE
Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior - CAPES
SBN Quadra 2, Lote 6, Bloco L , 9 andar
70.040-020 - Brasilia - DF
Atenciosamente
Jorge Luis Xavier Pereira
Analista de C&T
Coordenacao de Inovacao e Inducao
CII CAPES MEC
61 20226327

REVISTA PETBRASIL - CONCURSO!


Criatividade PETiana: Mãos a obra! Concurso Revista PET Brasil

A CENAPET convida a comunidade petiana a participar do Concurso Cultural Revista PET Brasil, que objetiva escolher um logotipo para a revista eletrônica que divulgará ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelos grupos PET de todo o país - uma antiga reivindicação dos participantes do programa, que agora começa a se tornar realidade.
Para participar, envie sua sugestão de logotipo para o e-mail diretoria_cenapet@yahoo.com.br até o dia 28 de agosto. As sugestões serão analisadas por uma comissão julgadora, formada pelos cinco diretores discentes da CENAPET e por cinco petianos convidados de IES diversas.
A premiação será um excelente kit com livros, revistas e DVDs, além da oportunidade de tornar sua arte conhecida por todos os petianos!

Mostre sua criatividade e seja mais um parceiro na construção da Revista PET Brasil!

Observações:
- Os arquivos não podem ter tamanho superior a 1MB.
- Os formatos de imagens aceitos são: .bmp, .jpg, jpeg, .gif e .pdf.
- Cada tutor/petiano poderá concorrer com apenas 01 sugestão.
- A decisão da comissão julgadora será soberana, não cabendo nenhuma forma de recurso.
- Os participantes desde já, cedem o direito de uso do logotipo a ser escolhido, sem ônus algum a CENAPET.
- A participação no concurso pressupõe a concordância com todas as observações aqui mencionadas.

www.revistapetbrasil.com.br

RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA


Resgatando nossa História: Cláudio de Moura Castro – o “criador” do PET

“Criamos o PET, modelo copiado do sistema de bolsas da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, onde estudei. Ao contrario do programa de Iniciação Científica do CNPq, onde os alunos trabalham individualmente, o objetivo do PET era o de formar grupos reunindo os melhores alunos do curso. Tais grupos, liderados por um tutor, geram uma dinâmica própria e estabelecem metas mais ambiciosas para si próprios. O PET funcionou bastante bem e seus alunos se destacaram na pós-graduação, até que (no fim da década de 1990) um diretor da CAPES resolveu dar cabo dele, por capricho ou por razões até hoje misteriosas. Mas a CAPES havia “criado cobra”. Os bolsistas do PET são brilhantes, aguerridos e organizados. Por mais que o MEC fizesse, foi montado um mecanismo de defesa muito eficaz, incluindo o Congresso Nacional. Finalmente a crise foi debelada e o PET continua operando com mais de dez mil bolsistas. Deve ter seus problemas, mas méritos não lhe faltam.”

Fonte: Revista Análise, PUC/RS, v. 17, nº 2, jul/dez 2006.

A história nos orgulha e deve ser sempre resgatada para não esquecer que nunca lutamos sobre a planícIe. A defesa intransigente do PET é – e sempre será - nossa marca Lamentamos apenas que não estamos nem perto dos 10 mil bolsistas citados, fruto de uma política de expansão demasiadaente lenta e que não contempla os anseios da comunidade universitária, que aprova o programa e deseja uma ampliação significativa dos grupos.