sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DA SESu ...



"Prezados Tutores,

Iniciamos a Chamada do Planejamento PET 2010.

A implantação do Planejamento 2009 no SIGPROJ deu bastante trabalho (principalmente para os Tutores), mas acreditamos que as dificuldades iniciais (normais num novo sistema) já estão praticamente superadas.

Quase todos os Planejamentos 2009 receberam pelo menos uma avaliação. A avaliação do Planejamento 2009, junto com a avaliação do Relatório Anual de Atividades 2008 (iniciamos a avaliação esta semana) auxiliará os Grupos no Planejamento 2010.

Como informamos anteriormente o Planejamento 2010 utilizará a Plataforma SIGPROJ. Já está disponível o Edital do Planejamento PET 2010 no SIGPROJ. Para isso estamos solicitando aos Tutores que enviem pelo SIGPROJ (Edital Planejamento PET 2010) o Planejamento Anual de Atividades 2010.

No Edital Planejamento PTE 2010 (e neste e-mail) tem links para o download dos documentos necessários (Modelo de Planejamento Anual de Atividades 2010, Modelo de Aprovação pelo Curso de Graduação e Modelo de Aprovação pelo CLA).

Após as aprovações, basta o Tutor anexar as cópias digitais (em formato .jpg ou .pdf) do Planejamento Anual de Atividades 2010 e Aprovações do Planejamento pelo Curso de Graduação e pelo CLA. Caso o Tutor ache mais simples, o Planejamento pode ser anexado em formato .doc (ou .pdf) e nesse caso, também anexar uma cópia digital da sua aprovação.

Os procedimentos são muito semelhantes ao Edital do Planejamento 2009. Evitem anexar arquivos no formato docx (façam a conversão para .doc ou .pdf). Muitos Consultores não conseguem abrir esses arquivos.

O prazo para anexar o Planejamento Anual de Atividades 2010 no SIGPROJ (Edital Planejamento PET 2010) é 15 Fevereiro de 2010.Após receber os Planejamentos, a SESu fará da mesma forma, ou seja eles serão distribuídos aos Consultores Ad-Hoc para avaliação.

O modelo para o Planejamento Anual de Atividades encontra-se em:


O modelo para a Aprovação pelo Curso de Graduação encontra-se em:


O modelo para a Aprovação pelo CLA encontra-se em:


O Tutorial para o Edital Planejamento PET 2010 encontra-se em:


Pedimos a compreensão e a colaboração de todos para o cumprimento dos prazos.

Obrigado

Equipe PET/SESu"

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ENFIM: RELATÓRIOS ANUAIS DE 2008 SERÃO AVALIADOS...!


No final do ano, a SESu empreende esforços para "tirar o atraso" da avaliação dos Relatórios Anuais de Atividades dos Grupos PET.

"Antes tarde que nunca" diz o ditado, mas venhamos e convenhamos, as respostas ao Programa PET têm que ser dadas com o tempo acadêmico e não geológico como vem ocorrendo!

Vejamos se o Programa entra nos trilhos ano que vem.

E só lembrando: NADA DE AGENDAMENTO DE REUNIÃO DO CONESLHO SUPERIOR: a SESu continua pois sem homologar suas decisões. A Sra. Secretária da SESu continua navegando contra a Lei (a que re-instituiu o PET)! Até quando perdurará este estado de coisas... PERGUNTA QUE NÃO QUER SE CALAR!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

URGENTE: BRASÍLIA!!! CARAVANA - BOLSAS!



Olá a todos,

ocorrerá no dia 26 próximo Audiência Pública no Congresso Nacional sobre o Projeto de Lei Nº 2315 , de 2003 que dispõe sobre os critérios para definição dos valores das bolsas de fomento ao desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural.

Seria importantíssimo que os grupos PET da UnB (e talvez, os da UFG) pudessem comparecer ao evenyo porque este é um momento ímpar para que sejam refedefinidos os valores das bolsas dos alunos congelados há quase uma década!

Mais informações podem ser encontradas no sítio internet da ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduação: http://www.anpg.org.br/ .

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DATA DE ENTREGA DE PLANEJAMENTO REDEFINIDA


A SESu em seu eterno experimentalismo seguiu as regras do bom senso e "dilatou" o prazo de entrega dos Planejamentos Anuais dos grupos para 15 de fevereiro de 2010.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SESu CEDE E PAGA BOLSAS


A SESu cedeu e retirou suas "condicionalidades" como condição sine qua non para pagar as bolsas dos tutores. Segundo informações a bolsa estará disponível nos bancos a partir de hoje ...
Até quando ...?!?
Hellooooo, Conselho Superior:anybody here???

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ÍNFIMO TRIBUNAL FEDERAL


Gilmar Mendes, cognominado "chefe de pistoleiros" pelo seu colega de Profissão, Juiz Joaquim Barbosa, e Presidente do STF, mais conhecido hoje como ÍNFIMO TRIBUNAL FEDERAL, decidiu favoravelmente pela extradição do refugiado político CESARE BATTISTI. Entregará o refugiado ao governo fascista de Silvio Berlusconi (apoiado pelo Presidente da Alleanza Nacionale, que herdou o espólio do Duce Benito Mussolini, e pelo partido xenófobo e separatista Umberto Bossi).

Com esta decisão tacanha, Gilmar Mendes vinga-se de Lula e da esquerda. Usou o cargo para assuntos pessoais. Nada há de Justiça aí: só interesses pessoais!

Tristes trópicos!

Cadê a Justiça?!?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

AS "CONDICIONALIDADES" DA SESu ...


A SESu deixou transparecer que condicionava o pagamento das bolsas de novembro à obrigatoriedade dos tutores em cumprir uma tarefa pretérita e absurda: adicionar na plataforma SIGPROJ o Relatório de Atividades de 2008 (um absurdo, quando sabemos que este relatório já faz aninhos e está disponível nas caixas-pretas da SESu). Apesar da condicionalidade explícita, há quem queira, no meio petiano, tentar justificar a exigência governamental, especialmente numa Plataforma que funciona como um vaga-lume (ora acende, ora apaga). Believe it or not ... !

SESSÃO "TIRO NO PÉ": BOLSAS TRIBUTÁVEIS?!?


Um tutor afirmou que suas bolsas de tutoria foram taxadas pelo Leão, quando todos sabemos que bolsas não são tributáveis!

A SESu já se manifestou sobre isso?!?

Ou continuará com sua política de avestruz organizando uma plataforma burocrática e antifuncional, conduzindo o Programa ao seu derradeiro final?!?

BOLSAS ATRASADAS E PATACOADAS DA SESu!


A tão esperada plataforma SIGPROJ que facilitaria a vida de tutores e alunos, está se mostrando um monstrengo cada vez mais búrocrático. Agora os tutores devem anexar o relatório de 2008 para que recebam suas bolsas. Oras, este relatório já foi avaliado e seu resultado entregue aos grupos.

A extrema burocratização da plataforma indica duas possibilidades: i) preciosismos - e burrice! -da burocracia estatal ou ii) uma forma de se atentar contra o Programa, mas de forma sutil e tecnocrática!

Além de tudo isso, a novidade - péssima! - da SESu é que os tutores deverão trocar seus cartões no BANCO DO BRASIL porque ou vieram de forma "errônea" ou um novo sistema será implantado. Caso contrário, não recebem suas bolsas!

É muita incompetência por um lado, e muito desplante de outro, especialmente quando o responsável pelo PET na SESu sequer acena com a possibilidade de reuniões ordinárias do CONSELHO SUPERIOR do PET. A SESu, agindo assim, lança o PET na ilegalidade, e só o futuro dirá o quanto isto custará ao Programa e à sua existência!

domingo, 15 de novembro de 2009

SOBRE AS LEGALIDADES DA SESu ...


O responsável pelo PET na SESu/MEC não responde às gestões da CENAPET acerca da necessidade premente de reuniões regulares do CONSELHO SUPERIOR (CS) do PET. A SESu, sob responsabilidade direta da Secretária Maria Eugenia Bucci Dallari, atenta contra a Lei e mantêm o CS à margem de todas as decisões, desrespeitando a comunidade petiana representada pela CENAPET, as IES, representadas pelo FORGRAD (Fórum de Pró-Reitorias de Graduação) e o próprio Ministério da Educação (cujo Ministro lança loas ao Programa e até se orgulha da sigla ter sido "emprestada" a um programa distinto: o Programa de Educação em Trabalho da Saúde - PET-SAÚDE...).
As decisões que o MEC está tomando: seleção de novos grupos; avaliação de relatórios; avaliação de planejamentos; exclusão de tutores; formas de avaliação; plataforma SIGPROJ, etc., não estão respaldadas pelas homologações (ou não!) do CS.

A Diretoria da CENAPET já apontou inúmeras vezes o risco dessa atitude do MEC, pois pode abrir o flanco do PET numa nova administração do MEC a partir de 2011.

Fica o alerta e a pressão da comunidade petiana para que tudo seja feito dentro da legalidade e da normalidade democrática!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PRESTAÇÃO DE CONTAS PARA A SESu


"A prestação de contas dos recursos gastos até 31/12/2009 deverá ser enviada à CAPES até 31 de janeiro de 2010, conforme descrito no manual de prestação de contas que encaminho em anexo. Aproveito a oportunidade para esclarecer que não é necessário que se gaste todo o montante de 2009 até o final desse ano. O saldo poderá permanecer na conta do prof. tutor para uso em acúmulo com os recursos de 2010 que serão transferidos no próximo ano.
SESu"

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

NA DÉCADA DE 60 ERA ASSIM ...


No final da década de 60, após 1968, o "Ano que mudou tudo", as mulheres usavam microssaias com a calcinhas da mesma cor. Era sexy e era civilizado.

Hoje temos a UNI(TALE)BAN que quer linchar meninas de saias curtas ...!

Quanto retrocesso!

Quando começarão a queimar as "bruxas"?!?

METADE DO STAFF DO PET-SESU/MEC VOLTA DAS FÉRIAS ...


Mensagem recebida abaixo, mostra que METADE do staff que cuida do microscópico Programa de Educação Tutorial, ou seja, uma das duas pessoas, já voltou das férias ... :

"Ola Interlocutores PET
Estive de férias nessas duas semanas proximas passadas e retornei hoje às atividades. Peço que me (re)encaminhem as eventuais demandas/pendências que se apresentaram nesse período e a que ainda não foram dadas providências."

domingo, 8 de novembro de 2009

SESSÃO BRONCA BRONQUÍSSIMA!


Sou Vivian Pereira de Paulo, bolsista do grupo PET/Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG desde 2007 e estou enfrentando esse problema de bolsa decorrente a um erro de cadastro, com CPF errado, no qual o CPF de uma ex-bolsista do grupo foi utilizado no lugar do meu. Um grave erro, que me lesou em 6 meses de bolsas não recebidas. Erro descoberto apenas em junho quando consegui provar que não tinha dois CPFs, afinal a Receita Federal nos fornece o titular do CPF, e assim, podemos contactar como o Sistema é falho permitindo que o CPF dessa ex bolsista fosse aceito como meu. E até hj não tive o ressarcimento das bolsas de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho/2009. Agora, perante a essa declaração, fico a pensar em como ficará minha situação. Não é possível que eu esteja lutando desde março em vão. Estou indignada, e onde está os direitos do bolsista? Preciso de respostas concretas e positivas quanto a esse processo, pois estou necessitada desse dinheiro, pois tudo o que desenvolvi dentro do PET este ano saiu do meu bolso, e eu não sou voluntária, sou bolsista desde 2007. E não é por um erro como esse que não vou receber minhas bolsas. Que isso sirva de lição para os demais integrantes que estão por ingressar nesse sistema tão burocrático e ineficaz.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

AOS INFORMANTES (sic...) - FROM SESu News



Informações Bolsas PET Novembro
Prezado(a)s Informantes [sic] /Interlocutore(a)s,
Em função de dúvidas que surgiram em várias situações, relembramos algumas instruções (fazem parte da legislação do PET) com o objetivo de uniformizar o encaminhamento do pagamento das Bolsas do PET.
1) Todo procedimento de seleção e homologação de bolsistas deve ser feito no mês anterior ao da implantação da bolsa. Ou seja, só podemos garantir o pagamento da bolsa cujo(a) candidato(a) seja inserido corretamente no SGB até o último dia útil do mês anterior. Ex. Bolsistas cadastrados até o dia 30 de Outubro farão jus a bolsa de Novembro.
1a) Todo candidato a bolsista deve ter sua Ata, Relatório da Seleção, ou outro tipo de registro que a IES opte por utilizar para armazenar as informação referentes a seleção e desligamento de bolsistas. Esse documento deve ser homologado pelo CAA. Além disso, o candidato deve assinar o Termo de Compromisso. No caso de Tutor, a declaração de DE e cópia do Diploma devem ser solicitados. Cópias digitais de todos esses documentos, Ata (ou outro registro), TC e quando for o caso Diploma e declaração de DE devem ser anexados no SIGPROJ. Os originais do TCs devem ser encaminhados a SESu (Legislação do PET).
2) Após a seleção do Bolsista, o mesmo deve ser inserido no SGB. Um cuidado especial deve ser tomado com relação ao cadastro. CPF e endereço têm sido as maiores causas de problemas no pagamento.
2a) O GRUPO e o período de vinculação devem ser cuidadosamente respeitados. Alunos cadastrados em grupos errados NÃO FAZEM jus a bolsa e podem acarretar o atraso na folha da IES e devolução de recursos. Alunos cadastrados no mês de Novembro só farão jus a bolsa de Dezembro e o período de vinculação deve ter início no dia 01 de Dezembro (sempre o dia 1 do próximo mês).
2b) Lembramos que a bolsa só pode ser garantida se o cadastro (incluindo e-mail e curso) estiverem corretos. Caso o cadastro tenha problemas, a bolsa só pode ser garantida para o mês seguinte.
2c) Apesar de poucas ocorrências, a situação de CPF errado têm causado um grande problema.
2d) Uma vez gerada uma folha com um CPF errado, NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE de alterar mais. Nesses casos, o candidato deve ser colocado como INATIVO e um novo cadastro com os dados corretos deve ser providenciado. NÃO EXISTE OUTRA ALTERNATIVA!!!!!
2e) Nesses casos, vale a regra geral, só podemos garantir o pagamento da bolsa se o cadastro estiver correto. Ou seja, o prazo conta a partir do mês anterior que o cadastro estiver regularizado. Ex. Cadastro regularizado em Novembro, o(a) bolsista faz jus a bolsa de Dezembro.
2f) Sugerimos que os Informantes solicitem cópias dos RG´s e CPF´s dos candidatos. Isso garante a qualidade das informações.
3) A Resolução 13/2009 está disponível em (http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=resolucoes_2009.html) e a Portaria 591/2009 foi publicada no DOU em 19 de Junho, Seção I, pg. 23. Elas regulamentam os procedimentos relativos ao PET.
4) Lembramos a necessidade do envio das folhas de pagamento, assinadas pelo Pró-Reitor(a) de Graduação ou equivalente, de acordo com o disposto no Art. 4°, Item III, letra m. Para evitar atrasos, solicitamos que antes do envio ao MEC, uma cópia digital do Ofício seja anexado no SIGPROJ (Edital PET-TC).
5) No desligamento do Bolsista, o primeiro passo é a correção do período de vinculação. O Tutores e o CLA devem fixar rotinas para que as informações sejam inseridas no devido tempo no SGB. Após completar as informações referentes ao curso, e-mail e período de vinculação, colocar o bolsista como INATIVO. A informação referente ao período de vinculação é IMPORTANTE para a IES e a gerência do PET. As informações referentes ao curso e e-mail serão utilizadas em futuros estudos do programa.
Atenciosamente
Amplexos
Equipe PET/SESu

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

UMA IRONIA ...


" Não é que eu tenha medo de morrer. É que eu não quero estar lá na hora que isso acontecer."


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

BLOG EM CAMBRIDGE


(Fonte: SITEMETER no link "location")

domingo, 1 de novembro de 2009

COMEÇA II UAIPET - LAVRAS (MG) - 31/10 a 02/11


Começam os trabalhos do II UAIPET. Presidente da CENAPET, Prof. Marcos Cesar Danhoni Neves, fala hoje durante Mesa Redonda.