quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BOM 4.500.002.010 PARA TODOS!


UM 2010 MELHOR QUE 2009!


Estamos nos aproximando da última hora do ano que se finda.

Não foi um ano fácil, mas foi a comemoração dos 12 anos de luta do PET desde a tentativa de sua extinção e de dez anos da derrota definitiva da política fascista que queria o fim do Programa.

Também 30 anos de sua existência, apesar de nenhuma comemoração por parte do MEC.

O PET continua a ser um programa anti-paradigmático e de difícil gestão para qualquer governo que não se esforça em compreendê-lo à não ser pela ótica positivista, quantitativa, burocrática e kafkiana.

A CENAPET, gestão O PET QUE QUEREMOS, seguiu seu curso em 2009 cumprindo o que havia prometido no ENAPET de 2008.

Realizamos este ano duas reuniões com o MEC e duas reuniões com as Comissões de Educação da Câmara e do Senado.

Conseguimos que a plataforma SIGPROJ fosse instalada. Ainda instável, extremamente burocrática, esperamos que no ano próximo ela possa ser simplificada e melhorada substancialmente, tendo o CNPq como exemplo a ser seguido em termos de plataformas eletrônicas.

Conseguimos também que as datas de depósito das bolsas não sofressem os atrasos geológicos que tanto marcaram o Programa ao longo da última década.

Tivemos sucesso, ainda que parcial, na questão das avaliações. Antiga reivindicação da CENAPET, tutores estão sendo consultados para avaliações ad-hocs. Além do mais, o MEC ensaia a possibilidade de um Seminário Nacional de Avaliação, como já havíamos conseguido em 2002.

Infelizmente, não conseguimos ainda que o MEC cumpra a legalidade, fazendo duas reuniões do CONSELHO SUPERIOR / ano. Denunciamos esta ação para a Câmara e o Senado e a questão está posta.

Estamos ultimando esforços para o lançamento da revista eletrônica da CENAPET que estará brevemente com página própria.

Bom, o ano termina e as esperanças se renovam!

Vida longa ao PET!

Feliz 2010 a todos!!!

BOLSAS NO BANCO!


As bolsas do PET já estão depositadas nas agências do Banco do Brasil.

Meno male, que o MEC foi ágil no final de ano (pelo menos isso ...!)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

URGENTE: MOÇÃO!!!



Moção pela valorização do Programa de Educação Tutorial e
sua inserção na Plataforma Lattes

Durante o III Encontro Nacional dos Grupos PET de Medicina (ENAPET – MED) “A Interface do PET com a pós-graduação”, ocorrido no dia 17 de outubro de 2009, em Curitiba-PR, foram discutidas questões sobre a valorização da participação dos acadêmicos no Programa de Educação Tutorial (PET) frente aos processos seletivos para pós-graduação. Tem-se que a participação no PET durante a graduação é pouco valorizada como quesito de pontuação na análise curricular efetuada durante os concursos de acesso à pós-graduação, sendo, em muitos casos, atribuída pontuação equiparada a programas que desenvolvem pesquisa, extensão ou ensino, isoladamente.
Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientada pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua formação social e pessoal. Sendo assim, a participação no programa possibilita o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em grupo; atuação com responsabilidade social; busca ativa de conhecimento; construção de uma visão humanística e do senso crítico e vivência da ética e cidadania, com compromisso e disciplina. Os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos durante a participação no grupo são, então, muito enriquecedores para a formação médica e possibilitam uma prática profissional com maior qualidade.
Pessotti (1996), em seu artigo “A formação humanística do médico”, ressalta que a capacidade de compreender o outro é algo sine qua non à formação e prática médica. Precede a isso, no entanto, a habilidade do futuro médico de refletir e entender seus próprios desejos, crenças, carências, defeitos e qualidades. Só assim, surgirá o homem-médico capaz de crescer na interação com o homem-paciente e com os outros homens. Para Pessotti, “mesmo que se defina a função do médico em termos de eficiência terapêutica, a formação dele requer, também, a consideração de aspectos outros que a mera qualidade da teoria e do treino clínico que lhe são dados”.
Em consonância com esses requisitos está o PET, na medida em que garante aos alunos de graduação oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando sua construção global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional, como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. Fazendo, assim, do ideal da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade uma realidade.
Diante dessa percepção, gostar-se-ia que a atual valorização da participação no Programa de Educação Tutorial durante os processos seletivos de acesso à pós-graduação nas diferentes áreas fosse repensada no sentido de ponderar a verdadeira contribuição da participação no PET para a formação profissional e pessoal. Uma medida fundamental e de aplicação a curto prazo com resultados amplificadores na valorização do currículo, não só do estudante, como do tutor, seria a inserção de um espaço específico na Plataforma Lattes para o PET, haja vista sua abrangência de atuação e integração dos pilares da formação acadêmica.

PET Medicina Universidade Federal de Uberlândia
PET Medicina Universidade Federal do Amazonas
PET da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
PET Medicina Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PET Medicina Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Curitiba, 17 de outubro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PAPAI NOEL DA SESu DESEJA UM FELIZ NATAL E ...



No ano em que necessariamente devemos fazer um balanço da administração da SESu do Programa de Educação Tutorial, chegamos à conclusão que não há muito o que comemorar.

Vejamos:

- atraso sistemático no pagamento das bolsas;

- atraso imenso do pagamento das taxas acadêmicas;

- NENHUMA reunião do CONSELHO SUPERIOR (atitude extremamente autoritária e ilegal!);

- avaliações péssimas;

- avaliações atrasadas;

- Plataforma SIGPROJ com burocracia e tecnologia antidiluviana, própria para o Pleistoceno e totalmente inadequada ao PET;

- crescimento pífio do número de grupos;

- ausência de estrutura organizacional na SESu (recursos humanos);

- rotatividade de gerência;

- desrespeito às instâncias: FORGRAD, CENAPET, Comissões de Educação da CÂMARA e SENADO;

- etc. e etc.

Diante de tanto descalabro, o Papai Noel da SESu só poderia desejar um MEDONHO SIGPROJ E UM ANO NOVO REPLETO DE ATRASOS DE BOLSAS E NÃO-CONVOCAÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR!

Glup! ...

IT´S RAINNING FELLOWSHIP ... , ou, SOBRE O PAGAMENTO DAS BOLSAS


Muitos bolsistas e tutores entraram em contato com a CENAPET confirmando o depósito das bolsas no dia de hoje.

Gostaríamos que aqueles que não receberam escrevessem para o Blog, para que tenhamos a dimensão da amostra em atraso.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

BOLSAS DE NOVEMBRO ATRASADÍSSIMAS!!!


As bolsas de novembro estão para lá de atrasadas. A CENAPET em contato com o microscópico mundo de gestão do PET na SESu desobriu, a muito custo, que o atraso se devia a uma suposta greve no FNDE.

O duro é ouvir do funcionário a frase rocambolesca: "tecnicamente isso não é atraso" [sic]

É possível imaginar que uma gestão desse gênero possa fazer o PET florescer?!?

EM TEMPO:

1. O CONSELHO SUPERIOR continua sem ser convocado - ilegalidade flagrante!

2. O novo "super"visor do PET ainda não assumiu com Portaria, segundo o "staff" técnico da SESu. Segundo a mesma "fonte", o novo "super"visor está tomando pé [sic] do trabalho e está "assoberbado" com tudo [sic] ...

Tristes trópicos!

CONTRIBUIÇÃO DE UM TUTOR: "AMPLEXO"


Mensagem enviada por um tutor na rede de tutores. Reproduzimos ipsis litteris:
"Vejam o que a Wikipedia traz sobre "amplexo"!":
"Amplexo é uma forma de pseudocópula no qual um anuro macho se coloca no dorso do uma fêmea, agarrando-a com as suas patas, enquanto esta faz a postura dos ovos. Nesta altura, o macho fertiliza os ovos com o fluido que contém os espermatozóides
"Este comportamento tem normalmente lugar em água, mas em algumas espécies de anuros mais terrestres, como os da família Discoglossidae, dá-se em terra firme. Em anfíbios mais avançados, como os das famílias Ranidae, Hylidae e Bufonidae, o amplexo é axilar, enquanto que em anfíbios menos derivados (Archaeobatrachia) e os da família Myobatrachidae, o amplexo é lombar. Na família Sooglossidae ocorre amplexo inguinal, no qual o macho agarra a fêmea pela cintura, anteriormente às patas traseiras. Em algumas espécies ocorre amplexo cefálico, onde a cabeça da fêmea é agarrada. Noutras espécies o amplexo é inexistente.
"Na maioria dos anuros, o macho deposita o esperma na altura em que os ovos sofrem postura, externamente. No entanto, os macho do género Ascaphus, possuem um órgão, único entre os anuros, capaz de fertilização interna. Este tipo de fertilização também ocorre em mais alguns géneros, incluindo Nectophrynoides, Mertensophryne e Eleutherodactylus.[1][2]
"Referências
"1. Duellman, W. E. and L. Trueb. 1986. Biology of Amphibians. New York: McGraw-Hill Publishing Company.
"2. Linzey, D. 2001. Vertebrate Biology, McGraw Hill Publishers, New York.
Obs.: (na figura acima: Amplexo em Litoria xanthomera)

"Fonte:: Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplexo)"

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MEDONHO SIGPROJ "REPAGINADO" ...


Depois de muita pressão, SIGPROJ leva choque de gestão e volta a apresentar os Relatórios e com nova data final.

Enfim!

Mas o PET precisa é mesmo de um choque de gestão: competente, simplificada (no sentido bom e técnico do termo) e de co-gestão com um CONSELHO SUPERIOR que seja lembrado e, sobretudo, respeitado!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PET NA SESU ÀS MOSCAS



A CENAPET em contato hoje com a SESu, em busca do novo ocupante do cargo outrora ocupado pelo Prof. Edson Cáceres, foi informada que o novo membro não ocupou o cargo "ainda".

Ou seja, diante de problemas como avaliação, plataforma SIGPROJ, não-reuniões do CS, atraso de pagamento de bolsas, etc., a SESu foi entregue às moscas!

Isso é diagnóstico preciso da importância do PET hoje frente às políticas do MEC.

Unfortunatelly ...

SHOOTING SILVIO



Golpeado com um souvenir da Catedral gótica de Milão o presidente fascista da República Italiana, Silvio Berlusconi.
Em tempo: quem puder assista o ótimo filme SHOOTING SILVIO, de 2006 (trailer disponível em: http://pgmiranda.multiply.com/video/item/50 - cartaz do filme na figura acima).

SIGPROJ - UMA PLATAFORMA PARA ESQUECER ...


Só mesmo cantarolando TIM MAIA, com seu clássico refrão "joga fora, joga fora no lixo ..." , para nos darmos conta que a Plataforma SIGPROJ não funciona.

Os tutores, chamados para consultoria ad hoc dos Relatórios Anuais, estão trombando com uma plataforma que claramente não funciona, que vela o acesso aos relatórios ou não recebe os pareceres, entre tantos problemas detectados!

O novo administrador do PET na SESu deveria liquidar esta plataforma e remontar uma outra, ágil, inteligente, útil!

Se até o Bill Gates jogou no lixo o Windows Vista, porque temos que padecer em terra com um montrengo frankensteiniano como este!

Segundo, a expressão irada de um professor-tutor: Haja Paciência!!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SAI E ENTRA!



Prof. Edson Cáceres deixa a Coordenação do PET no MEC-SESu.

Esperemos que o novo coordenador tenha sensibilidade diante dos tantos problemas que afligem o Programa, especialmente com a convocação imediata do Conselho Superior do Programa.

O novo Coordenador será Murilo Camargo.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OMISSÕES DA SESu



O iceberg veio à tona!

A SESu, fugindo de suas responsabilidades e não convocando criminosamente o Conselho Superior do PET, está enviando com atraso de Matusalém os relatórios de 2008 para tutores de todo o país avaliarem.

Problemas: as diretrizes de avaliação são irrisórias, baseadas no Lattes (que mensura mais Pesquisa), casualísticas e, portanto, caóticas! Tutores-avaliadores começam a se rebelar diante de tais descasos!

Desconsiderando todas as gestões da CENAPET sobre avaliação, incluindo a proposta de um seminário nacional de avaliação, a SESu segue colocando os pés pelas mãos, desrespeitando o PET, como no governo anterior - FHC - (e não na gestão anterior do MEC, com o Senador Cristovam Buarque trabalhando para o aprimoramento do Programa).

Perdidos na burocracia kafkiana de maquiar um defunto chamado SIGPROJ, a SESu vai dilacerando o PET, entregando-o à barbárie do cotidiano e ao epílogo de seus ideais!

SESSÃO BRONCA BRONQUÍSSIMA



Olá Cenapet,

aproveito esse espaço, mesmo não sendo diretamente relacionado ao assunto que vou levantar, para manifestar uma profunda indignação quanto algumas diretrizes traçadas pelo MEC, impositivas para variar, em que obriga a petianos se desligarem do programa por não serem do mesmo curso em que o PET esteja criado. Vejam o caso:

Pode haver um PET por departamento, e em um certo departamento tem dois cursos, com praticamente a mesma grade (80%). Todas as atividades do PET são criadas envolvendo os dois cursos, sendo extremamente necessário, lógico e rico a presença de petianos dos dois cursos. O MEC agora ordenou que não pode acontecer de maneira nenhuma isso, ter dois cursos ou mais em um mesmo PET. Ordenamento tal que obriga esses petianos a sairem imediatamente. Isso é uma violencia para aqueles que participam do programa, que optaram por ele, e ao mesmo tempo é totalmente ilógico e distante da realidade tal ordenamento visto que não leva em conta a grade curricular dos cursos, a característica dos departamentos e principalmente a riqueza da interdisciplinaridade (já que pedem tanto para não fechar o conhecimento e especializar).

Ordenamentos são geralmente obrigatórios a aceitação, se o MEC mais uma vez comprova a sua incapacidade de gestão estratégica de um programa isso não é novidade, porém o mínimo que eu esperava ver era que o MEC solicitasse o fechamento da seleção de petianos do curso secundário e permitisse os petianos que já trabalham no programa fecharem seus ciclos. É simples a sugestão, mas ela é carregada de um mínimo de respeito, que está ausente há muito tempo, advindo da cultura hierarquica daquele ministério, que dita (dura)mente as regras do programa mesmo estando a milhas distante dele.

Att.,

Lucas

lucas198823@yahoo.com.br

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AD HOCs CONVOCADOS! (pela SESu) - PARA AVALIAR RELATORIOS 2008


A MENSAGEM ABAIXO FOI ENVIADA À TODOS OS TUTORES PARA SE CONSTITUIREM COMO AVALIADORES AD HOCs. PENA QUE A AVALIAÇÃO SÓ CHEGUE NO FINAL DO ANO! UM ANO DEPOIS! O SINÔNIMO DA SESu ESTÁ SE CONSOLIDANDO COMO AFOGADILHO e DESRESPEITO À LEI - VIDE NENHUMA CONVOCAÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO PET!
"Convite para Consultoria AdHoc
Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009
De: @mec.gov.br

Este é um convite para se tornar Consultor AdHoc de propostas de Relatórios Anuais de Atividade 2008 PET 2008.

O Manual para Consultoria Ad-Hoc está em:


Acesse o link abaixo para ver o Relatório:


Caso tenha esquecido sua senha no sistema, clique no link abaixo para cadastrar uma nova:


O detalhamento da proposta está em "Arquivos Anexos", tipo "Modelo da Proposta".

Equipe PET/SESu"