segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DESRESPEITO TEM LIMITES!



A luta histórica do PET se inscreveu numa única esfera - o respeito ao Programa e à sua nao extincao! Apos uma vivencia proficua de 1979 a 1998, o PET passou por uma fase extremamente conturba de 1998 a 2002, com inúmeras e mal-sucedidas tentativas do governo FHC riscá-lo do mapa. Porém, de 2002 a 2005 pareceu que esta história mudaria para sempre... Ledo engano! de lá para cá, com o aparelhamento no MEC e na SESu, em particular, o PET foi rifado em seus princípios mais fundamentais e o desrespeito às suas origens transformou-se em moeda de troca em cada uma das divisoes e representantes 'responsáveis' pelo Programa.

O aparelhamento da SESu é tao brutal que até as questoes mais simples - e aqui estamos falando da transferencia de valores como verba de custeio - dá-se em meio a brigas intestinas que está inviabilizando atividades de mais de 50% dos grupos em todo o país.

Com uma representacao pifia da CENAPET, numa politica de 'amizade' com o orgao-algoz, propala-se uma politica de "sivirismo" ("se virem!"), espalhando, aos berros, um "salve-se quem puder" .

Os problemas do PET sao inumeros e gravissimos! O ENEM é só um dos inúmeros problemas que afetam a gestao responsavel da educacao publica no país.

Até quando compactuaremos com isso?!?

Até quando nos iludiremos que, sem pressao publica, a SESu fará uma auto-reflexao e respeitará, enfim, o PET?

Adeus às ilusoes ...

domingo, 30 de outubro de 2011

A CAIXA PRETA DA AVALIAÇÃO ...



Além de todos os problemas por que passa o PET (atraso de verba de custeio, Portarias fascistas, CS ineficiente-"rainha da Inglaterra", etc.), temos que equacionar o sistema de avaliação.
Ao menos duas cassações políticas já foram realizadas, e nada diz que as coisas pararão por aí.

Infelizmente, tudo com a aprovação de uma representação fraca e compromissada com "laços de amizade" com o algoz.

Teremos mais uma frente de luta na infinita tragédia de manter o PET ativo!

sábado, 29 de outubro de 2011

DE VERBAS DE CUSTEIO, DESADMINISTRAÇÕES E OUTRAS PRAGAS ...



A série de dificuldades enfrentadas por centenas de grupos PET no país com o não recebimento da verba de custeio neste ano, ou seu envio tardio (com programaçao de gasto total até o final do ano) só expõe as fragilidades e a incompetência da SESu em adminsitrar a res publica. Com uma estrutura esvaziada, com mancebos obedientes e sem um mínimo de organização, o aparelhamento do Estado dá como fruto o CAOS.

Deveria a CENAPET estar preocupada em exigir da SESu um relatório público expondo todos os grupos que receberam e os que não receberam, incluindo os entraves para o não depósito. E a CENAPET deveria exigir explicações via AUDIÊNCIA PÚBLICA. No entanto, no grau de "sintonia"e "harmonia" que é a marca da gestão atual da CENAPET (veja o discurso baba-ovistico de um de seus Diretores durante a fala do Ministro Haddad na ultiam Reuniao anual da SBPC) , a ordem é deixar o tempo passar e cuidar da aniquilação cúmplice do PET.

Temos que reorganizar a base e exigir toda a estrutura que é necessária ao funcionamento do Programa. Não podemos estar à mercê de diretores que se sentem entendiados, de funcionários mancebos que acreditam que sabem o que é o PET ou o que é a administraçao pública (inclusive, gente sem Lattes ou com Lattes desatualizado) ou de personagens deploráveis da República.

Este Blog encaminhará, ao longo das próximas semanas, um abaixo assinado para tentar uma Audiência Pública na Câmara ou no Senado Federal.

Basta de irresponsabilidades!

Basta de descasos!

Basta de descalabros!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PROSSEGUE O HORROR ...



Prossegue no portal da 'nova' gestao da CENAPET o relato de uma reuniao inútil em Brasilia.

A conclusao ali é - todos estao insatisfeitos mas obedecerao fidedignamente o MEC aos comandos de mancebos que, ao receberem ordens, desenham a destruicao de um Programa.

Temos que resistir, e já! Caso contrário, a História cobrará nossas omissoes!

ESTUDO SOBRE MORTALIDADE TUTORIAL NO PET





Abaixo, postagem referente a 18 de junho de 2010 sobre o estudo da gestao da CENAPET 'a época, O PET QUE QUEREMOS, acerca da mortalidade natural dos tutores -
A pesquisa realizada pela CENAPET sobre a rotatividade de tutores baseou-se sobre uma amostragem de 91 grupos, ou 21,16% dos grupos existentes hoje no país.

Os números revelaram que existe uma rotatividade natural de tutores que gira em torno de 5,9 anos.As razões de saída dos tutores ficam assim estratificadas:


12,94% por escolha de cargo na admnistração da IES;


35,97% por vontade própria;


2,16% por demissão;


0,72% por falecimento;


21,59% por saída para doutoramento ou pós-doc;


17,27% por aposentadoria;


4,31% por escolha de outra bolsa;


2,88% por enfermidade;


1,44% por avaliação negativa e


0,72% por rotatividade induzida e ilegal de uma IES.


Se somarmos os itens Cargos + Vontade própria + qualificação (doutorado e pós-doc) + outra bolsa, chegamos a um total de 74,80% .

Este somatório demonstra claramente que existe uma série de fatores de ordem pessoal e acadêmica que alimentam a rotatividade. Um outro dado que retiramos da amostra de grupos que responderam ao formulário é que, entre a parcela de professores que se retiraram da tutoria por APOSENTADORIA, o tempo médio de permanência foi de 6,4 anos, ou seja, quase idêntico ao tempo de rotatividade natural do tutor.

Estes números desmentem claramente o preconceito que a SESu está propalando (inclusive junto ao FORGRAD) de que tutor tem vitalicidade. Tutor, enquanto bem avaliado deve ser reconduzido. Tutor mal avaliado deve ser retirado.

Qualificar, pois, a avaliação deveria ser fulcro das mudanças necessárias para melhorar ainda mais o PET, mas parece não ser esta a idéia do MEC! Este estudo da CENAPET é um marco para combater uma mentira que está sendo repetida centenas de vezes pelos dirigentes, numa atitude à la Goebbels (ministro da Propaganda do Governo Nacional-Socialista de 1933 a 1945: "conte uma mentira tantas vezes até que ela se transforme em verdade!"). A SESu poderá argumentar que, como 06 anos é o tempo da rotatividade natural, então que se imponha o sistema 3 + 3 , como impunha a Portaria 3.385/2005 (posteriormente reformulada e corrigida - Port. 1.632/2006). Somos contra a rotatividade, como chegamos à conclusão nos eventos regionais do PET (e com moções impressas neste Blog e enviadas oficialmente à SESu). E para que sejamos claros, somos a favor de rotatividade mediante avaliação de qualidade, como se faz para bolsistas de produtivade do CNPq. O resto é balela e, sobretudo, golpe!

Deveremos lutar!

À luta!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

EM TEMPOS DE REUNIOES DESASTROSAS NA SESu E HALLOWEEN (no words ...)



UM RELATO DESOLADOR ...



A primeira parte do relato da CENAPET da reuniao de 5a. feira passada do Conselho Superior é, no minimo, desolador! Uma reuniao sem a presenca do Secretario da SESu, sem direito a discussao e homologacao das decisoes da Comissao de Avaliacao demonstram que o CS, composto por membros que 'estao aprendendo ainda o que é o PET, é uma espécie de reino encantado da Inglaterra, ou seja, uma instituicao de fachada, que nada serve!

Definitivamente esta nao é a instancia principal de discussao. É a luta política que fará o PET ser respeitado - nas Comissoes de Educacao da Camara e do Senado Federal, na imprensa. Porém, a CENAPET abandonou esta luta e deu dois anos de vantagem para a SESu desfigurar o PET, em nome de uma nao explicada 'conciliacao', que, agora fica mais claro, virou sinonimo de 'rendicao'.

Onde está a luta por uma Audiencia Publica para que o MEC se explique diante de todos?!?

Temos que voltar as raizes! Whitehead já dizia que a atividade humana que esquece suas raízes está perdida. Vamos tentar nao nos esquecer! Vamos tentar nao nos perder!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

AFTER HOURS ...



O relógio acima é para lembrar que estamos há mais de 96 horas sem nenhum relato do que ocorreu na reunião do CONSELHO SUPERIOR do PET.

Por que a demora em publicar, ao menos, uma síntese da Reunião?!?

DIRIA DON DIEGO: "EL MUNDO ES UNA PELOTA"...

(clique na figura para ampliá-la)


Precisamos nos preocupar mais com as resoluções dos problemas do PET em terra que ficar observando satélites do GOOGLE EARTH no espaço.


No more words ... (just look the map above)

A "GRAÇA" DA REPRESENTAÇÃO EM SEU "superPORTAL" ... (no words!)



sábado, 22 de outubro de 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DE OMISSÕES E JUSTIÇAMENTOS




O número recorde de acessos ao Blog PETBRASIL ontem indica a ansiedade da comunidade petiana em saber sobre os resultados da reunião do CS ontem em Brasília.

Como era tradição nas gestões anteriores da CENAPET (mesmo na época em que era somente A EXECUTIVA NACIONAL DO PET), os relatos eram feitos quase on-line ou logo após o fim da reunião em laptops pessoais ou em lan-houses.

Porém, um estranho silêncio paira enigmaticamente sobre o que ocorreu ontem.

No entanto, a lista de tutores registra uma resposta do presidente da CENAPET à exclusão nebulosa e passível de hermenêutica jurídica de um tutor.

Este justiçamento recapitula um outro de uma tutora de uma unicersidade do Nordeste.

A forma de avaliação pode estar permitindo ações subjetivas, destruindo projetos, grupos, tutores em detrimento da qualidade, da diversidade e da democracia.

Não aos justiçamentos!

Não ao silêncio!

Não à cooptação!

BRASÍLIA, BRASÍLIA ...



Nosso localizador geográfico FEEDJIT registrou o acesso acima: alguém na sede do poder buscou as familiaridades entre HADDAD e PAULO RENATO SOUZA no Blog. Sinal de que as similaridades existem, especialmente no trato nada respeitoso, nada democrático, com o PET.

Será uma "consulta" buscando termômetros da disputa ao governo de S. Paulo?!?

BLOG PETBRASIL BOMBOU ONTEM



Ontem o Blog PETBRASIL teve o dobro do número médio de acessos diários: é a comunidade petiana buscando informações sobre a Reunião do CS em Brasília.

Cadê o relato da Reunião?!?

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ONDE ESTAO OS RESULTADOS DA REUNIAO DO CS-PET?!?



Ue' ?!? onde esta' o relato e os resultados da reuniao de hoje?!?

EM POUCOS MINUTOS A HISTÓRIA DECIDIRÁ QUEM JOGA À FAVOR DA JUSTIÇA



Em poucos minutos ocorrerá em Brasília a reunião (muito mal divulgada pela atual representação da CENAPET - e só divulgada após a divulgação dela neste Blog) do Conselho Superior do PET. Com uma composição reduzida a 1/6 dos membros, com cooptações explícitas e implícitas, esta reunião é vital para a comunidade petiana retomar seu movimento de resistência a imposições e arqquiteturas políticas medíocres que reduziram dois Programas a um arremedo social de "dadeiro de bolsas". Impondo a mortalidade tutorial (ferindo a revogada Portaria Ministerial 1632/2006), tratando a tutoria como uma casa de tolerância (onde todos têm que "ganhar experiência" como tutores), e com uma avaliação voltada para a degola da "gente diferenciada", a SESu já mostrou, há muito tempo a que veio. Mas e a atual CENAPET? Daqui a pouco saberemos ...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AS PROVOCAÇÕES DA SESu e A INAÇÃO DA CENAPET




A SESu fez chegar hoje a todas às Pró-Reitorias uma curta mensagem 'esclarecendo' sobre o tempo para a mortalidade tutorial. O ato foi feito como afronta para dizer que a Portaria 976 está valendo mesmo (ainda que sob o túmulo da 1632/2006 sobre esta questão específica).


O Ofício foi feito para tentar por mais um prego no caixão da CENAPET e, principalmente, do movimento que impediu a extnição do PET no governo FHC. O que diz a 'representação'?


Por algum acaso se fará de desentendida de que há um estudo sobre a mortalidade natural de tutores realizado pela própria CENAPET?


Estará esta representação da CENAPET fazendo esforços junto ao Congresso Nacional para uma Audiência Pública para que a SESu explique porque desfigurou o PET e o CONEXÃO-SABERES?


Ou estará lá para dizer que concorda com tudo em nome de uma suposta 'concórdia' ?!?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SESu: VIGIAR E PUNIR







Graças à moderna tecnologia da informação este Blog instalou diversos contadores de acessos e localizadores geográficos de acesso. Com tais instrumentos podemos saber quem nos acessa, com que frequência e de que lugar no país e no mundo, além dos sistemas operacionais que foram utilizados, dos motores de busca procurados, etc. e etc.

Nos ultimos dias temos registrado inumeros acessos de Brasília (vide foto: fonte FEEDJIT). Provavelmente estão agindo da mesma forma que agiram quando da infeliz reunião (e unica reunião durante o "governo" da então secretária da SESU: Maria Dallari Bucci): foram deliberados dois "profissionais" para vigiarem o Blog PETBRASIL on line para tentar destruir sua legitimidade e as expectativas que a comunidade petiana depositava numa adminsitração responsável e democrática do Programa.

Quando a SESu observa muito é porque este observar se transforma em vigiar! Ao vigiar, a punição já foi pressuposta: não é por nada, mas quinta-feira que vem a SESu reune "seu" Conselho Superior com dois "representantes" da CENAPET (que havia se "esquecido" de informar à comunidade da reunião).

A tentativa de punir virá, mas ainda bem que existe uma lei universal que atravessa até a estupidez humana: "à toda ação corresponderá uma reação de mesma intensidade, mesma direção, mas em sentido contrário"!

Viva o contrário do "sentido" sem sentido!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

domingo, 16 de outubro de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO DO PET - AGRADECIMENTOS AOS LEITORES



A redação do Blog PET BRASIL agradece aos inúmeros leitores do Blog que nos avisaram da nada propalada reunião do CS-PET que ocorrerá na semana que vem. Após a publicação de nosso post abaixo ("EXTRA! EXTRA! CONSELHO SUPERIOR DO PET CONVOCADO ... MAS A COMUNIDADE PETIANA, NÃO FOI INFORMADA! ), publicado exatamente às 09:58 (já em horário de verão!), a presidência da CENAPET sentiu-se intimada a divulgar a reunião seja no portal da CENAPET (publicação feita às 11h22 - ver printscreen da tela do portal - em círculo vermelho à direita) e na lista de tutores (publicação da mensagem email às 11h25).

A participação popular, tão esquecida nessa "contemporaneidade" cooptada, foi fundamental para que a comunidade petiana tivesse acesso à informação mais básica que era de se esperar de uma representação eleita.

Já como sugestão de pauta, indicamos os seguintes itens (já discutidos em inúmeros eventos regionais e nacionais):

- revogação do Ato Institucional, ..., ops, Portarias 975 e 976;

- respeito aos Programas PET e CONEXÃO-SABERES: cada um com seu Programa;

- respeito à Portaria 1632/2006 que vincula o tempo de tutoria (semelhante ao do Professor-Produtividade do CNPq) a períodos de três anos renováveis por IGUAIS PERÍODOS desde que contemplado com processo avaliativo positivo;

- respeito ao estudo da CENAPET, gestão "O PET QUE QUEREMOS", apresentado em reunião do CS no ano passado, que demonstra claramente uma "mortalidade tutorial" natural de quase seis anos, sem a necessidade de imposição da "mortalidade" via nova Portaria (976) e revogação arbitrária da 1632/2006;

- Seminário Nacional de Avaliação;

- Revitalização dos CLAA e volta da componente de avaliação para os Comitês Locais;

- Modificação do processo avaliativo, com inserção forte de componentes de avaliaçao qualitativa, plural e transdisciplinar (inexistente hoje) e que já foi testada, com sucesso, no período 2002-2005;

- fim das degolas e tentativas que ainda ocorrerão de novas degolas de tutores.

Esperemos que este Conselho Superior, totalmente desfavorável ao PET, não recapitule o horror da última reunião, transformada numa assembléia iraquiana-husseiniana pronta para a execução do pensamento divergente e consistente de um Programa que muito contribuiu para a educação pública brasileira.


EXTRA! EXTRA! CONSELHO SUPERIOR DO PET CONVOCADO ... MAS A COMUNIDADE PETIANA, NÃO FOI INFORMADA!


Depois de um hiato considerável, a SESu volta a convocar o (agora "turbinado") Conselho Superior do PET. O que deveria ser um fato a se comemorar, desta vez não parece soar nada bem. Nesta reunião, o CS-PET terá apenas 1/6 (sim, um sexto!) de sua representação composta por tutores e petianos (1 tutor e 1 petiano) entre 12 integrantes. Além disto, a nossa ‘representação’ – já convocada há alguns dias – nem sequer informou a comunidade petiana da existência desta reunião (uma das atribuições pétreas da CENAPET!), da pauta desta e de quem representará tutores e alunos na mesma.
Quem tanto lutou pela regularização das reuniões do CS-PET lastima pela descaracterização deste espaço. E lamenta ainda mais por ver que a nossa “voz” anda calada, quieta, muda! Até mesmo para informar da convocação do CS. Deve estar muito ocupada procurando os registros de um suposto sindicato...
Em tempo: A reunião será em Brasília, no próximo dia 20/10, quinta-feira, pela manha. Sobre as pautas e maiores detalhes, cabe aos nossos representantes informar.

Pergunta: saberemos os detalhes, "acordos", posições tomadas e definições desta Reunião?!?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SOBRE AVALIAÇÃO DO ENAPET 2011 ou, na verdade, SOBRE A ARTE DE FALAR PELOS COTOVELOS


Existe uma máxima na psicologia/psiquiatria denominada negativa-afirmativa, que se expressa quando o falante que produz o discurso afirma, logo de início, que não produziu o mal que ele quer criticar. No documento “Avaliação do Enapet 2011”, estampado no pouco conhecido e divulgado Portal da “nova” gestão da CENAPET, encontramos a pérola: “que a diretoria da CENAPET se nega a avaliar a conjuntura de forma maniqueísta, como se tivéssemos, de um lado, os bons e honestos entrincheirados em defesa do PET, e do outro lado, os malvados da SESu/MEC tentando acabar com um projeto que salvará a excelência acadêmica na universidade”. Em bom “psicologês” a frase é clara: afirma peremptoriamente que são maniqueístas, entre outras verdades mais!
É risível quando a segunda afirmativa se centra sobre a frase: “(...) o objetivo primeiro era dar fim a um desentendimento dentro da comunidade petiana que vinha impossibilitando o diálogo interno e enfraquecendo nossas posições políticas.”
Com esta afirmativa-negativa inicia-se a grande verdade que infelizmente tomou conta de uma gestão que se aliou à SESu para liquidar dez anos de história de resistência do PET e 30 anos de sua existência. Para deixar mais clara esta verdade, deixemos os sujeitos do discurso falarem: “Existia um desentendimento de alguns pró-reitores com tutores PET; Existia também dentro do FORGRAD e da SESu a ideia de que a CENAPET se comportava como um "sindicato" que agia de forma corporativista, apropriando do programa de forma ilegítima.” Estas duas pérolas de “pensamento” demonstram o que em psicologia/psiquiatria poderia ser denominada de síndrome de Estocolmo, ou seja, passaram a discursar com a “lógica” do opressor para delegitimar todo o passado e corrompê-lo.
Essa questão pode ser cristalinamente expressa em mais uma das tantas pérolas do discurso desta gestão, como, p.ex.: “Apesar de a autonomia universitária ser propalada por todos, os próprios dirigentes das nossas universidades sempre tiveram dificuldade de lidar com a autonomia dos grupos PET e com o papel de liderança de alguns tutores”. Isso significa dizer que, como a assim denominada “autonomia dos grupos e liderança de alguns tutores” incomodava, então, explica-se a ferocidade da SESu aliada ao FORGRAD para liquidar o PET (porque é isso que as Portarias 975 e 976 fizeram – além de terem liquidado também o outro Programa, CONEXÃO-SABERES).
O mais constrangedor é constatar a tentativa (frustrada!) de construir uma versão da “realidade” salvando o FORGRAD de suas responsabilidades. Esta tentativa é claramente constatada na seguinte frase: “Assim, o FORGRAD, na época, não foi cooptado pela SESu, mas sim foi agente na formulação da portaria 976. Importante notar que essa não era, nem é, uma visão hegemônica sobre PET dentro do FORGRAD, mas foi a visão que predominou no processo de reformulação do programa.” Este rudimento de “pensamento” expressa a busca de compreensão de porque o PET merecia ser destruído.
Complementando o espetáculo de absurdos, diz a atual gestão da CENAPET: “A portaria efetua modificações que prejudicam a realização da histórica proposta de formação do PET e que, a médio prazo, vão reduzir a qualidade do programa.” Hellooooooooo .... essa tentativa medíocre de crítica não se sustenta posto que um dos Diretores da CENAPET discursou efusivamente, pavoneando-se para o Ministro Fernando Haddad, durante o ultimo dia da SBPC, e de forma pública, rasgando-se em elogios por “tudo que o Ministro havia feito ao PET”. Quem o autorizou? Porque a CENAPET até o momento nada falou sobre este lamentável episódio da nova gestão.
Após estas sérias “cotoveladas”, parte-se então para o auto-elogio, como se antes dessa gestão, em dez anos consecutivos de alicerçamento de um movimento legítimo de resistência e de propostas para o PET, dizendo que esta foi a primeira vez que se estabelece “relações diretas” com x ou y.
As gestões passadas da CENAPET sempre tiveram um diálogo franco com todas as instituições, especialmente a SESU, com interlocutores da presidência das Comissões de Educação da Câmara e do Senado Federal, sem cooptações e com exigências públicas.
Realizamos Audiências Públicas que mudaram o tratamento do Programa sob os acólitos do Ministério. No entanto, segundo o documento da “nova gestão”, e como pontuado antes, as gestões anteriores tinham se transformado num “sindicato” [sic]. Bom, aqui há duas incongruências vilânicas: i) se nos transformamos em “sindicato”, é bom que se apresente a Ata de Fundação do Sindicato e os talonários do imposto sindical; ii) se tivéssemos nos transformado em sindicato teríamos nos transformado na cooptação aberta que se vê hoje na nova gestão, como ocorreu com todo o falecido sindicalismo brasileiro. Bazófias!
Termômetro deste distanciamento da atual gestão pôde ser sentido na Assembléia final do ENAPET, onde, numa reunião extremamente conturbada, com duas deposições de Mesa, as divergências de condução não foram sanadas e a dissenso é que ficou no lugar de onde deveria vir a clarividência e nenhuma cooptação.
Infelizmente, a luta se tornou mais feroz, pois além de lutarmos contra os maniqueísmos do MEC, tentando desfigurar/destruir o PET, agora temos uma gestão alinhada e cheia de elogios aos algozes.
À luta, ainda que tardia!

sábado, 8 de outubro de 2011

O CURSO DAS DECAPITAÇÕES NO PET



Já está definido o plano e o cronograma das decapitações de tutores do PET, incômodos ao sistema.
O primeiro passa pela gestão atual de nossa (des)representação que já "reconheceu" as gestões passadas da CENAPET como um "sindicato" que "desiludiu o MEC", justificando as Portarias que desfiguraram o PET e o CONEXÃO-SABERES.

As decpaitações seguirão o curso, antecipando em dois anos a mortalidade tutorial imposta pela Portaria 976/2010 (que cancelou a 1632/2006, assinada pelo atual Ministro da Educação, Fernando Haddad).

As decapitações dos "sindicalistas" (como documento postado pela des-representação do PET) se dará por busca de tecnicalidades em relatórios e prestações de contas ou por relatórios de atividades não condizentes com os "valores" de avaliadores ad-hocs (e nem tão ad-hocs assim, como comprova um documento emitido por avaliador(a) que reconheceu a ineficácia do sistema de avaliação...) .

É necessário já o contato com organismos de defesa de "exilados de consciência", para que o PET não seja transformado num sistema husseiniano ou khadafiano.
Este governo matou a representatividade, mas ainda há fogo nas trincheiras, apesar de todo o lastro dos colaboracionistas, que estão ajudando deliberadamente a destruir o Programa de Educação Tutorial!

Os 170 mil acessos do Blog PETBRASIL (incluindo sua indicação para o TOPBLOG BRASIL) - 50 mil deles somente no ano em que se passou quando o Blog paralisou suas postagens na expectativa de uma representação digna - indicam que a rendição propugnada pelos colaboracionistas não se dará tão facilmente quanto eles esperam.

Quem viver, verá!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SOBRE PORTARIAS





A Portaria 1632/2006, do MEC, assinada pelo Minsitro Fernando Haddad foi duramente construída por um movimento de base que iniciou-se com o trabalho da CENAPET junto às Comissões de Educação da Câmara e do Senado Federal. No entanto, as Portarias 975 e 976 de 2010 destruiram não somente esta Portaria mas toda a estrutura do PET e de um outro Programa, o CONEXÃO SABERES.

A Portaria 1632/2006 recolocava o tempo tutorial atrelado ao processo de avaliação e no mesmo patamar epistemológico/acadêmico de professores-pesquisadores do CNPq. Estes últimos renovam suas bolsas a cada três anos conforme a avaliação. Assim, pesquisadores de renome e dedicados têm mantido uma vida produtiva ao longo de décadas. No entanto, sob o foco do "democratismo" a tutoria passou a ser pensada pelo MEC como moeda de troca, através do eufemismo: "vamos fazer os professores das graduações passarem pela experiência da tutoria". Ou seja, igualaram tutoria a um ambiente de alta rotatividade ou, como diriam nossos avós, aos serviços de uma casa de tolerância.
Isto é intolerável!

Destruir e desfigurar Programas, especialmente com o sucesso do PET, deveria ser crime de lesa-educação.

É por estas e outras que o juízo da História, se nada fizermos para que seu jugo se concretize, definirá dessemelhanças e semelhanças entre este MEC e o de FHC (o ranqueamento de escolas já mostra esta igualdade ...)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LUTO!



terça-feira, 4 de outubro de 2011

GODFATHER MANDOU CORRIGIR ... (no words!!!)



APÓS TODAS AS CONDUTAS DA SESu




Após a desfiguração do PET pela SESu.

Após a destruição do processo de avaliação mais amplo com CNAA e CLAAs.

Após a paralisação do Conselho Superior do PET.

Após as apropriaçõs do Programa para outros que nada guardam em similaridade à filosofia do PET.

Após os processos de cooptação,

temos já o enredo para um filme há muito conhecido ...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

AGRADECIMENTOS AROUND THE WORLD!




Agradecemos a todos os nossos (quase) 170 mil acessos em todo o mundo - sul-americanos, centro-americanos, norte-americanos, arabes, africanos, sudeste asiatico (especialmente os vietnamitas e cambodjanos), chineses, japoneses, australianos e ao pessoal das ilhas do Pacifico (Havai) e do Atlantico (Cabo Verde em especial) e um insistente leitor do Blog na Islandia.
O Blog e' um 'we are the world' cantando um 'Give PET a Chance', sem cooptacoes, sem rendicoes condicionais - um publico, enfim, comprometido com um programa de qualidade que nao navega a reboque de um navio naufragado chamado SESu.


O Blog e' um pedaco da dignidade que restou do PET a despeito de tudo que assistimos ontem e hoje ...
Viva o PET!

domingo, 2 de outubro de 2011

JÁ DIZIA UM ANTIGO PROVÉRBIO CHINÊS ...




这事儿需要耐心,着急也没用。 = "Melhor bater o bumbo que fazer tocar o surdo"