sábado, 29 de setembro de 2012

TUTORES AVALIANDO O INCOMENSURÁVEL: A SEGUNDA PIOR PIADA DE MAU GOSTO DA SESu NA DÉCADA ...


ACREDITE, SE QUISER (a SESu não para de surpreender com sua infinita capacidade de produzir desastres sem nomes..., ops..., 'EQUIPE PET'). Necessário salientar que a CENAMEC já discutiu com a SESu que "preservará a figura de seu Presidente", mas que o restante da patota pode dar parecer sim... Risível, trágico, ignóbil!.
Vamos à segunda piada de mau gosto da década produzida na semana que termina:


"Prezados tutores,

Informamos que no dia 24 de setembro foram enviadas entre cinco e dez propostas candidatas ao Edital PET 2012 para serem avaliadas. Infelizmente, propostas de temática distinta à área de atuação dos avaliadores foram indevidamente distribuídas para os tutores. 

Com o intuito de otimizar as avaliações realizadas, procedemos com um segundo ciclo de distribuição das propostas. Neste segundo ciclo, as propostas são de áreas coincidentes com a área de formação dos avaliadores.

Por uma questão de razoabilidade, os professores que porventura tenham realizado a avaliação da primeira remessa de propostas não necessitarão proceder com a avaliação da última remessa. De forma similar, professores que tenham realizado apenas parcialmente a avaliação da primeira remessa de propostas, ou seja, não avaliaram todas as propostas que foram inicialmente enviadas, poderão optar por não avaliar todas as propostas do segundo ciclo de remessas. O intuito é que cada tutor avalie entre cinco e dez propostas, sejam propostas procedentes do primeiro ciclo de distribuição, sejam propostas procedentes do segundo ciclo de distribuição.

Aproveitamos para informar que o prazo para avaliação foi proporcionalmente prorrogado para o dia 02 de outubro.


Para obter maiores informações sobre a forma de proceder com a avaliação, clique no link abaixo:

http://sigproj1.mec.gov.br/arquivo.php?arq_id=641

Contamos com a compreensão de todos e reforçamos que a participação dos tutores no processo de criação de novos grupos é importante nesta etapa de expansão da educação tutorial e para o fortalecimento do PET.

Atenciosamente,

Equipe PET/SESu/MEC "

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ATRASO DE BOLSAS E CUSTEIO: A PIADA DE MAU GOSTO DA DÉCADA!


Comunicado da SESu aos Pró-Reitores (believe it or not), e hors concours para a piada de mau gosto da década:

-----------------

Prezado Pró-Reitor,

Por motivos que fogem à governança da Secretaria de Educação Superior, as bolsas de agosto, geralmente pagas até o dia 15 de setembro, sofreram atraso e estão previstas para serem pagas nos próximos cinco dias úteis. 

Atenciosamente,

Equipe PET/SESu/MEC

------------------------

O termo "governança" é inadequado para aqueles que desgovernam e agem com tirania sobre um Programa (aliás, dois) que foi destruído.
O termo "geralmente pagas" reforça a DESGOVERNANÇA!
O termo "EQUIPE PET/SESu/MEC" despersonaliza responsabilidades diretas ...

Uma simples técnica de ANÁLISE DE DISCURSO (e sob qualquer viés autoral) já demonstra toda a lógica da maquinaria de Estado que está destruindo, a grande fôlego, o PET e o CONEXÃO-SABERES.
Revolta Brasil!!!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NÃO SE DEVE AVALIAR AQUILO QUE NÃO SE CONCORDA! DESOBEDIÊNCIA CIVIL JÁ!


Na velha Alemanha hitlerista, muitos dos carnífices nazistas "explicaram" no Tribunal de Nuremberg que cometeram aqueles crimes atrozes contra a humanidade porque "seguiam ordens"!
Oras, não é isso que nos pede o MEC hoje?
Avaliar Projetos de uma formatação do PET que não discutimos, não concordamos, não queremos, significa aceitar o "estou seguindo ordens"!
"Seguiremos ordens"?!?
Às favas o MEC, e seus anões adminstradores.
Lordes Farqwards que governam com a soberba e a ignorância que mal conseguem esconder.
Thoureau já!
Desobediência civil já!!!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SIGPROJ, AVALIAÇÕES E MALFEITORIAS DA SESu CONTRA O PET: DESOBEDIÊNCIA CIVIL JÁ!




Considerando:
- a destruição da essência do PET pelo MEC;
- a destruição do CONEXÃO-SABERES em sua inserção forçada no PET;
- a cassação politica de tutor;
- a um processo avaliativo canhestro;
- à cooptação da então CENAPET, hoje CENAMEC,
- o atraso de pagamento de bolsas e verbas de custeio;
este Blog sugere a DESOBEDIÊNCIA CIVIL de Thoreau para que tutores não cumpram o pedido (quase "ordem"!) da SESu em avaliar relatórios de grupos. Esta avaliação é frágil, sem homogeneidade, e desclassifica o papel dos CLAAs e do próprio olhar do Programa. Para aqueles que não conhecem a desobediência civil, elegemos um trecho no wikipidia, para esclarecer o porque esta escolha:

O autor americano Henry David Thoreau foi o pioneiro a estabelecer a teoria relativa dessa prática em seu ensaio de 1849, originalmente intitulado "Resistência ao Governo Civil", que mais tarde reintitulou "Desobediência Civil". A idéia predominante abrangida pelo ensaio era de auto-aprovação e de como alguém pode estar em boas condições morais enquanto "escraviza ou faz sofrer um outro homem"; então não precisamos lutar fisicamente contra o governo, mas sim não apoiá-lo nem deixar que ele o apóie estando você contra ele. Este ensaio exerceu uma grande influência sobre muitos praticantes da desobediência civil. No ensaio, Thoreau explicitou suas razões porque se recusara a pagar seus impostos, como um ato de protesto contra a escravidão e contra a Guerra Mexicana.
Vale ressaltar, no entanto, que antes de Thoreau, existiram outros que, através de teorias próprias mas acessórias a outras teses principais que também esposaram atos que demonstram atos de desobediência civil, como faz Antígona, na peça Grega de Sófocles. Também outros teóricos, em especial doIluminismo trataram de possibilidades de desobediência quando apresentavam suas teses de cunho político e jurídico acerca da formação do Estado e da submissão do povo a este, como Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e Kant. Contudo, Thoreau, foi o primeiro a tratar especificamente da desobediência à ordem instituída. A desobediência civil serviu como uma tática principal aos movimentos nacionalistas em antigas colonias da África e Ásia, antes de adquirirem aliberdade. O mais notável, Mahatma Gandhi, usou a desobediência civil como uma ferramenta anti colonialista. Martin Luther King, líder do movimento dos direitos civis dos Estados Unidos na década de 1960, também adotou as técnicas da desobediência civil e ativistas anti-guerra, tanto durante quanto depois daGuerra do Vietnã, também agiram igualmente.

ASPECTOS JURÍDICOS
A Desobediência Civil, de acordo com alguns teóricos juristas brasileiros e estrangeiros, como Maria Garcia, Machado Paupério e Nelson Nery da Costa, é uma das formas de expressão doDireito de Resistência, sendo esta uma espécie de Direito de Exceção que, embora tenha cunho jurídico, não necessita de leis para garanti-lo, uma vez que se trata de um meio de garantir outros direitos básicos. Ele tem lugar quando as instituições públicas não estão cumprindo seu fiel papel e quando não existem outros remédios legais possíveis que garantam o exercício dedireitos naturais, como a vida, a liberdade e a integridade física.

À LUTA BRASIL!

FALTA DE PAGAMENTO DE BOLSAS E CUSTEIO: DE VASSALAGENS E AÇÕES INÓCUAS!



Na rede mantida por tutores, rola uma ação coletiva de denúncia de grupos que nao receberam pagamentos de bolsas e verbas de custeio atrasadso há dois ou três anos. A CENAMEC, tentando captar a seu favor este descontentamento, "idealizou" uma lista de choramingas para "sensibililizar" o MEC.
Para quem conhece FAUSTO de Goethe, sabe que quem se vendeu a Mefistófeles, não adianta: deverá entregar a alma ofertada em pagamento às benesses que usufruiu. A CENAMEC, em nome de uma "rendição incondicional" travestida de "conciliação" não consegue esconder sua própria inoperância, devorada agora por Mephisto!
É horrível assistir a toda essa traição! E isto custará caro ao PET e aos corações e mentes não corrompidos pelo namoro ao poder ou ao pagamento de bolsas e custeio ...
Tristes trópicos!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

DETALHE DE UM DIÁLOGO QUASE MONOSSILÁBICO SOBRE ATRASOS DE BOLSAS ...


Alguém da CENAMEC fala:
- Olha, falei com nossos patrões na SESu e eles disseram que aqueles tutores e alunos que só fazem bobagem, e fizeram novamente, kkkkkkkkk, só vão receber mês que vem, kkkkkkk.
Aí um tutor, que apóia a CENAMEC, responde:
- parabéns por você ter falado em nome da CENAMEC aos seus e aos nossos patrões e ter mostrado que o óbvio é uma informação relevante.
Outro tutor, que sabidamente ignora tudo por opção, diz:
- parabéns por nos dizer como a SESu, que gerencia a CENAMEC, gerencia o não pagamento de bolsas e tutores ...
Outro tutor assim responde, após o 148o. "parabéns":
- ahannn,gugadada ahahah, bens ...

Cômico se não fosse trágico!
Detalhe: o diálogo é ficcional, mas quem acompanha o egroup sabe que aqui nada houve de exagero ...

TUTORES E A SÍNDROME DE ESTOCOLMO





"A Síndrome de Estocolmo (Stockholmssyndromet em sueco) é um estado psicológico particular desenvolvido por algumas pessoas que são vítimas de sequestro. A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu captor ou de conquistar a simpatia do sequestrador. Pode ser também chamado assim uma serie de doenças psicológicas aleatórias.
"A síndrome recebe seu nome em referência ao famoso assalto de Norrmalmstorg do Kreditbanken em Normalmstorg, Estocolomo que durou de 23 de agosto a 28 de agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus captores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado e mostraram um comportamento reticente nos processos judiciais que se seguiram. O termo foi cunhado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot, que ajudou a polícia durante o assalto, e se referiu à síndrome durante uma reportagem. Ele foi então adotado por muitos psicólogos no mundo todo." (fonte: Wikipidia)

No PET está ocorrendo a mesma coisa. Depois da outorga do AI-18, ...., ops,  Portaria 976, em que o PET e o CONEXÃO-SABERES foram desfigurados pelo sequestro realizado por uma gama de pessoas sem ligação com a história e a formação acadêmica de qualidade e da cooptação explícita da Diretoria da hoje conhecida CENAMEC, uma parcela de tutores está agindo como as vítimas de Norrmalmstorg.
Entorpecidos por uma série de pseudo-vantagens (aumento do valor da bolsa, promessa de desbloqueio de custeio, ampliação irresponsável, etc.), uma parcela de tutores começa a se comportar como defensores de seus captores, defendendo uma SESu caracterizada pela truculência e pela irresponsabilidade administrativa. Esta parcela, óbvio, no exercício maquiavélico do poder, manipulado pelos vassalos do "andar de baixo".
Entre os diálogos "tutorianos" existe uma teia de conversas monossilábicas que nada constrói, a não ser a reprodução nada vaga da política hostil do MEC contra o PET e o CONEXÃO-SABERES. Mesmo tutores que ainda acompanharam a longa batalha do Movimento para não extinguir o PET, vergam-se ao imobilismo, à paralisia, à a-criticidade, ao conformismo, esperando o fim que se avizinha.
Vergonha, vergonha!
Relembrando o saudoso deputado Ulysses Guimarães, em seu discurso de promulgação da Constituição da República do Brasil, e que cabe perfeitamente no estado de coisas que pesam sobre o PET e sobre aqueles que abandonaram a luta pela "tranquilidade" nada intranquila da alma:
"A sociedade foi Rubens Paiva, e não os facínoras que o mataram!"
Luta Brasil!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PET NAUFRAGANDO: BOLSAS E CUSTEIO ATRASADOS


Enquanto pululam no país, reuniões fora da agenda da CENAMEC, reunindo pessoas inconformadas com as desfigurações no PET e no CONEXÃO-SABERES, bolsas e custeio tem mais um capítulo de sua agenda atrasada pela SESu, que sequer se importa em informar à comunidade o que se passa, fora um ou outro comunicado lacônico de um representante da CENAMEC (que, invariavelmente, culpa alunos e tutores pelo "fim do mundo").
O PET faz água rapidamente e naufraga na incompetência e tirania da SESu, na vassalagem da CENAMEC que nem se importa mais em ter ganho uma eleição na "ausência de interesse"  e na "integração de caminhos" total dentro do MEC.
Enquanto isso, bolsas e custeio se atrasam, editais desfiguram o que restou do PET e do CONEXÕES.
No egroup dos tutores, professores pedem abertamente SOS [sic]. Mas nem uma bóia sobrou ...
A revolta virá .... e a verdade virá junto!