"O Lucas Ramalho apresentou uma proposta de novo edital para o PET. Seriam criados 60 novos grupos, propostos pelas instituições (um por campus) e centrado no tema da diminuição da evasão e repetência (seriam grupos temáticos). A instituição proporia o grupo e, se contemplada, faria a
seleção do tutor. Haveria uma reserva de 20% para grupos que possuam foco no trabalho com comunidade e na diversidade social."
“O prof. Waldenor afirmou que as pró reitorias precisam ser "oresponsável final" pela proposta porque estas respondem pela instituição e não poderiam ser apenas executoras de políticas. Tambémafirmou que era necessário caracterizar melhor o papel da extensão notrabalho dos grupos.” Aí penso que temos uma dificuldade, pois à medida que os grupos PET ficam Na dependência de propostas das pró-reitorias, perdem a autonomia para implementar ações na âmbito da graduação e as iniciativas dos grupos ficam extremamente prejudicadas. O dinamismo e as contribuições dos grupos em seus cursos/IES muito se deve à rapidez de diagnose, bem como de proposta para implementar demandas da graduação. O entusiasmo e a agilidade de ações é uma das caracteristicas marcantes do programa " (...) (Aristeu/UNESP)
"(...) dos 779 grupos, foram depositados os recursos de custeio de 498 deles; dos 281 remanescentes, 30 apresentaram erro na documentação, 34 irão assinar aditivos com correções e 217 não enviaram os formulários relacionados com o AUX-PE". (Pablo/UEFS)
Dos relatos do Presidente da CENAPET e de Tutores que dialogaram, participaram de reuniões ou assistiram palestras de representantes da SESu, emerge um “objeto”, um “fenômeno”, que demandam análises minimamente científicas, pois são fatos importantes, que exigem ser por nós compreendidos.
seleção do tutor. Haveria uma reserva de 20% para grupos que possuam foco no trabalho com comunidade e na diversidade social."
“O prof. Waldenor afirmou que as pró reitorias precisam ser "oresponsável final" pela proposta porque estas respondem pela instituição e não poderiam ser apenas executoras de políticas. Tambémafirmou que era necessário caracterizar melhor o papel da extensão notrabalho dos grupos.” Aí penso que temos uma dificuldade, pois à medida que os grupos PET ficam Na dependência de propostas das pró-reitorias, perdem a autonomia para implementar ações na âmbito da graduação e as iniciativas dos grupos ficam extremamente prejudicadas. O dinamismo e as contribuições dos grupos em seus cursos/IES muito se deve à rapidez de diagnose, bem como de proposta para implementar demandas da graduação. O entusiasmo e a agilidade de ações é uma das caracteristicas marcantes do programa " (...) (Aristeu/UNESP)
"(...) dos 779 grupos, foram depositados os recursos de custeio de 498 deles; dos 281 remanescentes, 30 apresentaram erro na documentação, 34 irão assinar aditivos com correções e 217 não enviaram os formulários relacionados com o AUX-PE". (Pablo/UEFS)
Dos relatos do Presidente da CENAPET e de Tutores que dialogaram, participaram de reuniões ou assistiram palestras de representantes da SESu, emerge um “objeto”, um “fenômeno”, que demandam análises minimamente científicas, pois são fatos importantes, que exigem ser por nós compreendidos.
Uma das hipóteses é que a SESu age como aquela criança que ganha carrinhos eletrônicos e logo os desmonta, pra ver como é que é... e depois, obviamente, não consegue jamais remontá-los de novo. Essa criança nunca teve inteligencia, iniciativa ou recursos materiais para construir brinquedos. E ela não tem programa nenhum. Mas um dia ela ganhou um PET de presente, doado pela CAPES. Assustada com aquilo, sem expertise nenhuma em intervenções, recusou o presente. Fez de tudo e mais um pouco... pra botar o brinquedinho no lixo. Mas os parlamentares de oposição e o Movimento Petiano grudaram o PET na SESu como tatuagem.
Foi obrigada, a SESu, a brincar de PET. Então... quem nunca antes teve inteligencia, dinheiro, vontade, nada... para criar Programas... se entusiasmou...e... criou outros brinquedinhos variados, segundo ela, e apenas segundo ela, à imagem e semelhança do PET, que também foram denominados PET... E ampliou o PET desmesuradamente... e de PET continua brincando... sem nenhuma diretriz... sem nenhuma doutrina... sem nenhuma gestão... sequer sem amiguinhos fixos... cada dia numa rodinha diferente de coleguinhas... que não sabem brincar disto, não conhecem as regras... mas que já chegam cheios de idéias e opiniões prontas sobre como DESMONTAR.
Frente a isso...a CENAPET reage como ?
Sim... a CENAPET-SESu/MEC não tem visão nem discurso instituidor... não foca naquilo que é central... e vem lá de Pelotas pra votar expulsão de Tutores...pra aprovar que um Tutor seja expulso porque UM UNICO PARECERISTA RECOMENDOU ISSO...
E o Presidente da CENAPET se recusa a dizer o dia em que ocorreu essa reunião que expulsou tutores... se recusa a mostrar a Ata dessa reunião... se recusa a dialogar, a sequer informar, sobre isso... E SE MOSTRA ENTÃO TODAVIA PIOR AINDA QUE A SESu...
ô mixórdia.
ô mundo.
ô pelotas,
ora, bolas...oh MEC.
Enquanto isso... a SESu continua desmontando o brinquedinho PET... sem nenhum critério... primeiro este parafuso... depois aquele...O Mundo era muito mais simples... muito mais visível e viável de administrarquando o conflito era com um garotinho que... em vez de desmontar e destruir...aos pouquinhos... tentava apenas meter a marreta e implodir tudo de uma só vez.
L.E.
L.E.
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