quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CASSAÇÕES POLÍTICAS, SIM!




Por mais que uma represetnação cooptada tente esconder o sol com a peneira, está havendo cassações políticas sim! Excluir uma tutora, afirmando que se ela não for sumariamente afastada seu grupo PET será extinto, ou um tutor que teve grande parte dos quesitos de avaliação atendidos e ser excluído sem direito a defesa ou a visita in loco.

As desfigurações que o PET e as irresponsabilidades adminsitrativas que marcam a gestão do Programa desde 2005, incluindo o "esquecimento" da existência de um MANUAL DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS, só demonstram o que este Blog e as gestões anteriores da CENAPET pontuaram: adminsitração confusa, incompetente e em busca de programas eleitoreiros e sem foco na ciência ou na educação.

Temos que reconstruir o Movimento que evitou a extinção do PET, pois sua longa agonia prossegue.

Não às cassações políticas e à mortalidade tutorial imposta pelo AI-5, ..., ops, Portaria 976!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

POSTAGEM DO PROF. L.E.



"O Lucas Ramalho apresentou uma proposta de novo edital para o PET. Seriam criados 60 novos grupos, propostos pelas instituições (um por campus) e centrado no tema da diminuição da evasão e repetência (seriam grupos temáticos). A instituição proporia o grupo e, se contemplada, faria a
seleção do tutor. Haveria uma reserva de 20% para grupos que possuam foco no trabalho com comunidade e na diversidade social."
“O prof. Waldenor afirmou que as pró reitorias precisam ser "oresponsável final" pela proposta porque estas respondem pela instituição e não poderiam ser apenas executoras de políticas. Tambémafirmou que era necessário caracterizar melhor o papel da extensão notrabalho dos grupos.” Aí penso que temos uma dificuldade, pois à medida que os grupos PET ficam Na dependência de propostas das pró-reitorias, perdem a autonomia para implementar ações na âmbito da graduação e as iniciativas dos grupos ficam extremamente prejudicadas. O dinamismo e as contribuições dos grupos em seus cursos/IES muito se deve à rapidez de diagnose, bem como de proposta para implementar demandas da graduação. O entusiasmo e a agilidade de ações é uma das caracteristicas marcantes do programa " (...) (Aristeu/UNESP)

"(...) dos 779 grupos, foram depositados os recursos de custeio de 498 deles; dos 281 remanescentes, 30 apresentaram erro na documentação, 34 irão assinar aditivos com correções e 217 não enviaram os formulários relacionados com o AUX-PE". (Pablo/UEFS)

Dos relatos do Presidente da CENAPET e de Tutores que dialogaram, participaram de reuniões ou assistiram palestras de representantes da SESu, emerge um “objeto”, um “fenômeno”, que demandam análises minimamente científicas, pois são fatos importantes, que exigem ser por nós compreendidos.


Uma das hipóteses é que a SESu age como aquela criança que ganha carrinhos eletrônicos e logo os desmonta, pra ver como é que é... e depois, obviamente, não consegue jamais remontá-los de novo. Essa criança nunca teve inteligencia, iniciativa ou recursos materiais para construir brinquedos. E ela não tem programa nenhum. Mas um dia ela ganhou um PET de presente, doado pela CAPES. Assustada com aquilo, sem expertise nenhuma em intervenções, recusou o presente. Fez de tudo e mais um pouco... pra botar o brinquedinho no lixo. Mas os parlamentares de oposição e o Movimento Petiano grudaram o PET na SESu como tatuagem.


Foi obrigada, a SESu, a brincar de PET. Então... quem nunca antes teve inteligencia, dinheiro, vontade, nada... para criar Programas... se entusiasmou...e... criou outros brinquedinhos variados, segundo ela, e apenas segundo ela, à imagem e semelhança do PET, que também foram denominados PET... E ampliou o PET desmesuradamente... e de PET continua brincando... sem nenhuma diretriz... sem nenhuma doutrina... sem nenhuma gestão... sequer sem amiguinhos fixos... cada dia numa rodinha diferente de coleguinhas... que não sabem brincar disto, não conhecem as regras... mas que já chegam cheios de idéias e opiniões prontas sobre como DESMONTAR.


Frente a isso...a CENAPET reage como ?


Sim... a CENAPET-SESu/MEC não tem visão nem discurso instituidor... não foca naquilo que é central... e vem lá de Pelotas pra votar expulsão de Tutores...pra aprovar que um Tutor seja expulso porque UM UNICO PARECERISTA RECOMENDOU ISSO...


E o Presidente da CENAPET se recusa a dizer o dia em que ocorreu essa reunião que expulsou tutores... se recusa a mostrar a Ata dessa reunião... se recusa a dialogar, a sequer informar, sobre isso... E SE MOSTRA ENTÃO TODAVIA PIOR AINDA QUE A SESu...


ô mixórdia.

ô mundo.

ô pelotas,

ora, bolas...oh MEC.


Enquanto isso... a SESu continua desmontando o brinquedinho PET... sem nenhum critério... primeiro este parafuso... depois aquele...O Mundo era muito mais simples... muito mais visível e viável de administrarquando o conflito era com um garotinho que... em vez de desmontar e destruir...aos pouquinhos... tentava apenas meter a marreta e implodir tudo de uma só vez.

L.E.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CASSAÇÕES POLÍTICAS SOB O SILÊNCIO DA GESTÃO ATUAL DA CENAPET



A redação do Blog PETBRASIL acompanha com preocupação extrema duas cassações políticas de tutores: uma na UFRPE e outro na UFRJ. Os processos foram sumários, sem visita de especialistas in loco ao grupo. As decisões foram tomadas no ano passada, mas somente comunicadas aos tutores cassados quase um ano depois.

O processo é arbitrário, inconstitucional e, o que é pior, sob o silêncio da atual gestão da CENAPET, que, de forma diversionista, joga a responsabilidade exclusiva para os membros da Comissão Nacional de Avaliação.

Não é possível que a CENAPET, que reune um movimento legítimo de mais de 15 anos em prol do PET e contra sua extinção, tenha sua força conspurcada por um adesismo de quinta categoria, aceitando todas as imposições do MEC que desfiguram o Programa!

Basta de golpismos dentro de uma instituição reconhecida pela sua comunidade!

Temos que reorganizar o movimento e voltar às suas origens!

À luta!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

(...)





- metade dos grupos sem taxas de custeio;
- metade dos grupos com taxas para gastarem em um mês e meio;

- 70% dos tutores com a cabeça a prêmio por mortalidade tutorial imposta pela Portaria 976;

- avaliuações políticas com direito a cassações;

- reunião à la "Rainha da Inglaterra" do Conselho Superior do PET;

- SIGPET, SIGPROJ ou a confusão de sempre?!?


(...)


ah, e íamos esquecendo: uma gestão da CENAPET risonha, tranquila e amiga da SESu.

É, 2012 está aí, e não é só um filme-catástrofe ... (!!!)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PÉSSIMAS NOTICIAS ! ... MAIS !



Duas péssimas notícias no horizonte político do PET:

i) tutor (es?) cassado por motivo político;

ii) verba de custeio (para os que receberam...) não terá prazo adicional de gasto (limite = 31/12/2011) - veja email abaixo:


---------------------------

MENSAGEM:


Prezada Profa. XXXXX,

Infelizmente não é possível prorrogar o prazo. O recurso da despesa tipo custeio deverá ser gasto até o dia 31/12/2011. Caso esta data seja ultrapassada o tutor deverá devolver o restante do recurso ao tesouro nacional, via GRU, conforme está descrito no anexo Anexo XIV - INSTRUÇÕES PARA DEVOLUÇÃO DE RECURSO VIA GRU SIMPLES.

Atenciosamente.


-----------------------------

Alguém ainda duvida de que a postura da atual CENAPET não é aquela de entreguismo e desistência da luta política?!? Já demos a face para bater inúmeras vezes. Agora basta! Isto é infâmia!!!