sábado, 2 de agosto de 2014

ELEIÇÕES DA CENAPET: A ANATOMIA DE UMA DERROTA...


O fato de ter havido eleição no ENAPET deve vir saudado com um certo alívio, uma vez que as soluções pensadas para um processo eleitoral que não mereceu nenhuma atenção da Diretoria passada (gestão 2012-2014, continuidade da gestão 2010-2012), passavam pela vacância de gestão ou pela recondução da atual Diretoria. As duas opções eram claramente ilegais!
No entanto, a solução encontrada, a montagem de uma chapa às pressas, baseada num certo "bommocismo", "espírito de entrega", e coisas de tal gênero (mais dedicado à livros de auto-ajuda), representa um duro golpe na longa luta do movimento de resistência contra a extinção do PET (decretada inicialmente em 1997 pelo MEC).
A Diretoria que sai (vinda desde 2010) já representara um retrocesso extremo no MOVIMENTO  trocando uma política crítica contra a desfiguração do Programa por uma, assim denominada, política de "reconciliação". Esta política, na verdade, sempre foi de RENDIÇÃO. O PET foi totalmente desfigurado pelas Portarias de 2010:
- introdução da mortalidade tutorial;
- destruição completa do Programa CONEXÃO-SABERES;
- aliciamento de tutores incompetentes para gerenciamento de trabalhos de avaliação (uma das ações de um destes personagens encontra-se em rumoroso processo de contestação judicial pois a avaliação foi conduzida por meio de ações extremamente subjetivas e de conepções preconcebidas);
- fim da submissão de projetos autorais do PET para projetos "coletivos" guiados por Departamentos e Pró-Reitorias de Graduação;
- aliciamento do FORGRAD (que trabalhou em conjunto com o MEC, mas à revelia dos tutores, para as Portarias de 2010).
Quando um processo eleitoral, regido por um Regimento/Estatuto duramente escrito e aprovado em 2006 (e depois reformado, se não me engano no ENAPET de Manaus), é relegado ao silêncio, num evento que havia limitado o número de inscritos (o que por si só, já é extremamente preocupante), e sem uma publicidade marcante para a inscrição de chapas, demonstra em tudo uma vontade monolítica dos "reconcialistas" em continuar nas relações incestuosas da CENAPET com o MEC.
Essa prova, como mostrada aqui neste Blog (registro de uma visita direta do MEC à este Blog no dia em que foi aventada, no ENAPET, a continuidade da gestão anterior), evidencia a política praticada pelo Ministério da Educação desde 2010 e tão bem praticadas pelas gestões idênticas da CENAPET, 2010-2012, 2012-2014.
Nesse momento, sob argumentos da "uma chapa aclamada pela Assembléia", demonstrando um processo eleitoral torto (sem inscriçãode chapas e sem, portanto, debates, como o que ocorreu no ENAPET de Campinas, em 2008, com duas chapas inscritas e debate eleitoral), é patente que o MOVIMENTO PET perdeu.
E perdeu (e perde!) quando vemos manifestações de determinados tutores (todos antigos) de que não devemos reagir, mas "pró-agir" (seja lá qual a conotação que foi dado à este termo, mas cujo real significado deve recapitular a "reconciliação" da gestão que sai...- que foi dado à esse termo), e aclamar àqueles de "boa-vontade"  que "decidiram pegar o abacaxi", é desalentador. Nenhum tutor novo foi adicionado ao processo políttico, uma vez que todos aceitaram o fato que serão extintos entre 2015 e 2016 vitimados pela mortalidade tutorial imposta pelo MEC em 2010.
Mais que adesismos, devemos voltar à nossa postura crítica e à reconstrução do movimento de resistência para que o PET não seja liquidado  e se transforme num Programa "dadeiro de bolsas" e manipulado por políticas mesquinhas guiadas por Departamentos e Pró-Reitorias.
Bemvinda uma nova gestão da CENAPET, mas estamos aguardando, ansiosos, uma mudança de rumos, muito ativa politicamente especialmente no diálogo MEC-Comissões da Educação da Câmara e do Senado. Sem isso, estaremos fadados, em 2016 a não termos não somente chapas, mas, sobretudo, a própria CENAPET...

5 comentários:

Maria disse...

Estive no ENAPET e achei a situção surreal, pois já tinha ouvido muito das histórias da resistência do movimetno que evitou a extinção do PET. A eleição por aclamação aprece que violou o Estatuto da CENAPET. Tduo cheirava a manipulação e muitos disseram que era o MEC que queria assim. Pode até parecer teoria de conspiração, mas tudo parecia seguir este script.

Mariana disse...

Conversando com alguns professores tutores que estão há mais tempo no PET, a impressão era de golpe mesmo! Como ficaria muito feio deixar o Ayala por mais um ano, resolveram fazer uma farsa de eleição. O problema é que todos estavam amedrontados demais para dizer isso na Assembléia. Triste lição...acho que vou deixar o PET....muito feio isso!

Rodrigo disse...

Aquilo não foi um evento, foi uma farsa completa e nós, alunos, usados como bucha de canhão. Tinha uma tutora muito boca-suja que parecia comandar animais de abate. Horror!!!

Anônimo disse...

Parabéns a redação deste blog, verdadeiro bastião da resistência do movimento PET legítimo e não-cooptado. Gostaria de saber se os redatores possuem a nominata da nova gestão da CENAPET, pois não encontrei a mesma em lugar algum. Começamos mal. Um abraço e vida longa ao blog.

REDAÇÃO DO BLOG WIKIPET BRASIL disse...

Ao leitor(a) das 14:46 (de 04/08/2014):
não conhecemos a nominata, pois, como era esperado, aprece não haver um sentido público de gestão. Infelizmente, parece termos recomeçado muito mal novamente...