quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RECORDAR É VIVER: O QUE FOI A ÚLTIMA REUNIÃO DO CS-PET EM BRASÍLIA ...



A reunião do CONSELHO SUPERIOR (CS) DO PET, ocorrida no dia 21 de junho, após dois anos de insistentes pedidos de sua convocação pela CENAPET, mostram alguns aspectos deletérios das instituições e da natureza humana. Vejamos:
i) a reunião começou sem a aprovação da última ata, dois anos antes. Isso demonstra que não existe o mínimo intresse na historicidade do Programa. Falta respeito ao passado. A memória do PET está em fragmentos (nem a idade correta do PET a SESu sabia...);
ii) no início das falas, todos os personagens, estranhos ao CS (FORPROEXT, representada pela filha da economista Maria da Conceição Tavares; PET-SAUDE, representada por Estela Haddad; FORGRAD), já manifestavam contentamento com as "mudanças" do PET. Questionamos este fato já em seu início, pois estas "mudanças" já estavam previamente definidas à revelia de um diálogo prévio com a CENAPET!
iii) a truculência e o "tour du force" da própria Secretaria, comandando como um maestro, uma reunião orquestrada desde os últimos eventos regionais (SULPET e ECONPET), quando um emissário da SESu para lá foi dirigido e captou a questão da "CENAPET Jurídica - Não Jurídica". A informação do emissário deu "tranquilidade" (e truculência!) à Secretaria de decretar que a CENAPET não representa tutores e alunos;
iv) intimidações levantadas orquestradamente pelos presentes.
De toda esta análise, depreendemos que:
a) o quadro político atual é infinitamente pior que aqueles praticados pelos sequazes do governo FHC (ao menos, anunciavam EXTINÇÃO como EXTINÇÃO e não como subterfúgios de PETs genéricos e rotatividade forçada de tutores);
b) intimidação virou moeda política;
c) cooptação virou estratégia permanente, trazendo programas desconexos para serem abrigados pela sigla PET;
d) descaracterização acelerada do Programa de Educaçãoo Tutorial, misturando sua filosofia com problemas de cunho populista, eleitoreiro, profissional, assistencialista (na pior acepção desta palavra);
e) tentativa de destruição em larga escala da memória do PET: liquidação de representatividade, rotatividade forçada de tutores, nenhuma convocação do CS, cooptação de instituições e pessoas, etc.
Vida dura ao PET: ou resistimos, como fizemos em nossa primeira década de luta contra a extinção, ou esta mesma extinção nos esperará, em curto prazo, dentro da vala comum onde caíram tantos programas de excelência!
À luta sempre!

2 comentários:

Denise disse...

Lembro ainda que o entao representante dos alunos teria sido obrigado a devolver a passagem, emitida pelo proprio MEC. Recordo que no relato presente neste blog, estava claro até na ata que ele representava o menino da UNESP que nao pode ir.

Será que o representante da SESu que foi a Natal, ao prestar contas, falou que nao participou no ENAPET?

A Redaçao do Blog tem alguma noticia sobre isto? E como ficou a historia da passagem do representante dos alunos?
Obrigada.

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Olá Denise,

agradecemos sua mensagem.
Sobre esta questão, os membros da Diretoria da CENAPET, biênio 2008-2009, Presidente, Vice-Presidente e Diretor de Sec.Regionais, ressarciu o MEC-SESU diante da cobrança indevida do MEC.
Nesta questão, o MEC trabalhou, infelizmente, de forma punitiva e previamente planejado.
Se houver Justiça no país, ela será feita um dia.