quinta-feira, 29 de julho de 2010

NOTÍCIAS DIRETAS DO FRONT: MOÇÃO DO PET APROVADA NA ASSEMBLÉIA GERAL DA SBPC POR UNANIMIDADE!





São 20h26m e acaba de ser aprovada por unanimidade pela Assembléia da SBPC, sem nenhuma abstenção, uma Moção de repúdio às Portarias 975 e 976 do MEC-SESu.

A plenária estava lotadíssima (algo ímpar na SBPC) e, fora do edifício, uma grande manifestação do PET reivindicava justiça e democracia por parte do MEC.
Abaixo, a Moção aprovada por unanimidade pela 62a. Reunião Anual da SBPC:

Os 1.400 membros do Programa de Educação Tutorial, participantes do XV ENAPET, e os sócios da SBPC, encaminham a presente moção de repúdio contra o ato do Ministério da Educação referente à publicação das portarias 975 e 976 de 28 de julho de 2010. As portarias mencionadas se caracterizam como uma ação unilateral impositiva, na medida em que estabelecem novo regimento ao Programa de Educação Tutorial sem prévia discussão junto aos representantes do programa. Tal conduta contraria as diretrizes pedagógicas e a natureza do programa, uma vez que este coletivo sempre buscou exercer o ethos democrático no diálogo e nas discussões em prol da melhoria do ensino superior.
Além disso, a edição dessas portarias fere os princípios das normativas do Programa, uma vez que não houve convocação do Conselho Superior, e da eficiência, uma vez que descaracteriza o Programa de Educação Tutorial, prejudicando a continuidade de sua atuação junto à graduação e a comunidade externa, bem como de suas ações e de seus objetivos.
Reafirmamos que a comunidade petiana, representada pela Comissão Executiva Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial - CENAPET, cuja diretoria é legitimamente constituída a cada dois anos nos Encontros Nacionais, sempre se mostrou favorável ao diálogo com a SESu/MEC a respeito de mudanças no programa. Nesse sentido, a ação autoritária denunciada nessa moção é inadmissível.
Tendo em vista os argumentos supracitados, solicitamos a imediata revogação dessas portarias.

CONSOLIDADO O GOLPE DA SESu CONTRA O PET!


Como temos afirmado ao longo dos últimos meses, a SESu, na calada da noite de ontem, expediu as Portarias 975 e 976 (já publicadas no Diário Oficial da União).

O documento, um primor de arbitrariedade,

i) mistura o PET stricto sensu àqueles que serão criados sob a égide da sigla, mas temáticos e efêmeros;

ii) rifa a representação legítima, histórica (referendada em 15 edições do ENAPET e em todos seus eventos regionais) da CENAPET;

iii) e, finalmente, impõe draconianamente a rotatividade tutorial.

Provavelmente, sobre este último ponto, a SESu deverá desligar imediatamente boa parcela dos tutores atuais (que tem períodos de tutoria iguais ou superior a seis anos), consolidando um golpe contra o melhor Programa de fomento à graduação do país. Tal violência institucional só conhecemos da História como, p.ex., a derrubada de Allende, no Chile.

A atual gestão da SESu e do MEC equipara-se, assim, aos algozes do governo anterior que, vergonhosamente, tentaram liquidar com o PET no final da década de 90.

Vergonha, vergonha, vergonha!

Mas a luta só está começando!!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

ACHTUNG! O BLOG VAI CONTINUAR!



A idéia do Blog PETBRASIL era exercer sua efemeridade, ou seja, exaurir-se em dois anos.

No entanto, com a violência institucional da SESu contra o PET, patrocinando sua extinção pelo uso de eufemismos, como: "outros PETs", "rotatividade de tutores", "conceito tutorial", entre outras pantominas, o Blog PETBRASIL continuará sua existência virtuosa como um mecanismo de resistência contra o arbítrio.

Na primeira semana de agosto, seguindo a denúncia internacional que fizemos na Austrália (em uma ONG contra a supressão a dissidentes), protocolaremos um pedido de investigação da reunião do Conselho Superior, única convocada (em dois anos de pedido da CENAPET!) e comandada pela atual secretária da SESu.

Pediremos, também, uma investigação, na Procuradoria Geral da República (e, também, para os candidatos à Presidência da República de todos os matizes ideológicos!) do porque se pretende rasgar e jogar no lixo a Portaria 1632/2006 que não permite a rotatividade tutorial.

Basta de arbítrio!

À luta sempre!!!

domingo, 25 de julho de 2010

COMEÇA O XV ENAPET


No ginásio 2, setor 5, da UFRN, começa o ENAPET, com sua pré-abertura. Presentes o Presidente da CENAPET, gestão O PET QUE QUEREMOS, Prof. Marcos Cesar Danhoni Neves, o Vice-Presidente, Prof. Carlos Costa, o representante discente nacional da CENAPET, Richardson Nunes e o ex-representante discente nacional, Daniel Vallerius.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PET NÃO É BARRACO!



A SESu com sua "nova" velha equipe, encarcerada em amplexos complexos de redes subalternas de PETs genéricos, quer fazer da idéia do PET (original!) uma efeméride para abatê-la no ar de forma fácil e segura.

Esquece a SESu que suportamos o insuportável. Esquece a SESu que ainda vivemos numa democracia. Esquece o Ministro da Educação que, segundo a velha lição de Marx, "tudo que é sólido desmancha-se no ar"!

À luta, companheiros!

O GOLPE!


Como a CENAPET já havia previsto, a ausência na Portaria 3385/2005 de que a representação docente e discente no CONSELHO SUPERIOR DO PET deveria ser ocupada pelo Presidente e representante discente da CENAPET, democraticamente eleita nos eventos nacionais (ENAPET), configura-se agora o golpe baixo do MEC-SESu.

Depois de dois anos sem nenhuma reunião do CS, foi convocada uma para rifar a tutoria, modificar o Programa, estabelecendo sua efemeridade e, agora, o golpe final e autoritário: rifar a representação da CENAPET e impor uma lista de "escolhíveis" ao sabor da manipulação de fantoches.

Teremos muita briga pela frente, pois o governo, neste campo, está mostrando a que veio: tratorar, dividir, reinar, massacrar. Mas sobrevivemos aos tratores do FHC! Sobreviveremos aos buldozers da SESu!

O texto acima (faça duplo clique na figura para ampliá-la) é o oficio 148/2010 publicado no dia 19 de julho do corrente ano. A ausência de qualquer figura da SESu no XV ENAPET só demonstra desrespeito e nenhuma vontade de diálogo.

À luta sempre!


quarta-feira, 21 de julho de 2010

HONRA É TUDO II ! (to be continued...)



Abaixo, comentários do post HONRA É TUDO!


Paladino disse...
Devemos aproveitar o ENAPET, na proxima semana, para questionar o representante do MEC sobre o que ele pensa dessa situação.Alias, depois de toda esta pantomima circense, que passa pelo descaso com a avaliação, pela implantação de PETs que não são PETs, de uma rotatividade imposta de cima pra baixo, de nao comprimento das mais simplistas previoes de pagamento de bolsas, será que eles terão coragem de mandar um representante a Natal????Honra e coragem são valores que não se vendem e nao se negociam. Pelo simples fato de que não possuem preço. Parabens a todos pela luta.
18 de julho de 2010 20:34


José Fracisco disse...
Olá cenapetianos,porque vocês não expõem este problema para a equipe de campanha da Marina Silva. Pela história que conheço do movimento PET, sei que ela assinou uma emenda pró-PET. Então, vamos colocar essas barbaridades para os olhos da Nação!Morte ao arbítrio!
19 de julho de 2010 18:39

Anônimo disse...
Hei José,para escrachar de vez poderia colocar o problema para o DEM. Aí, ao invés de relações com as FARC, eles vão saber que o MEC mantem mesmo é relações endo-partidárias com programas fatiados e sem méritos educativos.
19 de julho de 2010 18:50

Suzana disse...
A CENAPET tem que buscar apoio no Senador Christovam Buarque. Afinal, foi dele o maior apoio ao PET: possibilidade de expansão, mudança de denominação de "programa especial de treinamento" para "programa de educação tutorial".Este homem público, sim, era um verdadeiro democrata, não estes títeres de plantão que ficam rondando o poder atrás de alguns ossos e vinganças deprimentes.
20 de julho de 2010 09:24

João disse...
Tô achando que estes coisos da SESu não terão coragem de comparecer no ENAPET. Também... apareceriam para dizer o que? Que vão liquidar com o Programa? Só a turma do FHC teve essa desfaçatez "destemida"!
21 de julho de 2010 11:18

domingo, 18 de julho de 2010

HONRA É TUDO!


Sexta-feira passada os docentes da Diretoria da CENAPET versaram R$ 1.235,00 aos cofres do MEC como restituição da passagem aérea do representante discente na malfadada e desastrosa reunião-fantoche do CONSELHO SUPERIOR(?) do PET.

Reunião planejada com SOMENTE três dias de antecedência!

Passagens aéreas compradas a peso de ouro contra o princípio basilar da MORALIDADE PÚBLICA!

Reunião inflada com personagens estranhos ao PET!

Reunião de cartas marcadas onde foram rifadas as tutorias ("a tutoria pertence à SESu, não ao docente!", segundo palavras da Secretária da SESu) e a representação do movimento PET ("como não é personalidade jurídica, a CENAPET nem deveria se representar aqui", segundo a mesma personalidade). Só não conseguiram rifar a honra! Essa é inegociável, imorredoura!

Agora, a ignomínia do que ocorreu em Brasília será tema do Ministério Público e de homens e mulheres públicos que se opõe ao arbítrio e que ainda respeitam a Lei e a Democracia neste país.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ULTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO: 2o. SALÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA


Está prorrogado para o próximo dia 11/7 o prazo final para inscrição de trabalhos na Mostra Científica do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE) e a Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (CENAPET).De acordo com o Edital (http://www.salaonacional.org.br/salao/index.php?canal=regulamento), a intenção da Mostra é permitir uma integração dos estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação e a difusão das diversas pesquisas produzidas no Brasil.Assim, poderão apresentar trabalhos estudantes de qualquer nível de ensino, vinculados a instituição de ensino e/ou pesquisa no país ou no exterior.

O prazo final para inscrições de trabalho foi prorrogado para 11 de julho. Acesse o formulário de inscrição online (http://www.salaonacional.org.br/salao/index.php?canal=inscricoes_trabalho).


O Salão

De 25 a 30 de julho de 2010, estudantes, pesquisadores, professores e gestores da área de Ciência,Tecnologia & Inovação se reunirão em Natal (RN) para o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica.Com o tema "Integração Científica e Tecnológica da América Latina", o Salão é parte da programação oficial da 62ª Reunião Anual da SBPC.Os debates, atividades culturais e oficinas acontecem no Centro de Biociências da UFRN. As inscrições para o 2º Salão podem ser feitas através do sítio http://www.salaonacional.org.br/, onde também há mais informações sobre o evento.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SESu ESTÁ EXPONDO INTERNACIONALMENTE O MEC


Só para não esquecermos: do site do Prof. Brian Martin: "SUPRESSION OF DISSENTS"

"BRAZIL
Update, July 2010 In 2005, the Tutorial Education Program (PET in Portuguese) was re-institutionalized in the Ministry of Public Instruction. At that time, the Brazilian government initiated a process of exclusion, preventing dialogue with CENAPET (the organisation of teachers and students defending PET against the threats by the Brazilian government). On 21 June 2010, after two years without a meeting of the Superior Council of the Program, SESu (Office of the Brazilian Ministry - Secretary of Higher Education) produced an act against CENAPET, threatening with the silence of the representation of the professors and imposed the worthy restitution to a student in a coercive and authoritarian form. The Brazilian government is preparing a repressive act (announcement) to replace, in two years, all the nearly 500 teachers who lead tutorial groups involving around five thousand students. Acting in this way, the Brazilian government, and especially its Ministry of Public Instruction, prepares to destroy PET."


(ilustração retirada do site do Prof. Brian Martin: http://www.uow.edu.au/~bmartin/dissent/intro/DNAleaflet.html )

terça-feira, 6 de julho de 2010

AMEAÇAS E EXTINÇÃO DO PET: O MUNDO NOS OUVIU!


Enfim, após sermos tratados de forma autoritária, desrespeitosa e com uma coerção vista somente em determinados regimes de exceção pela SESu, a voz abafada na garganta foi ouvida e transcrita num site internacional dedicado à publicidade de violências praticadas em nome do PODER ("suppression of dissents"). O website australiano, mantido pelo Prof. Brian Martin (ver biografia abaixo), é dedicado a dar voz onde há supressão a dissidentes ao redor do mundo (www.bmartin.cc/dissent/documents ).

Transcrevemos abaixo a edição da nota internacional no verbete BRAZIL:


"Update, July 2010 In 2005, the Tutorial Education Program (PET in Portuguese) was re-institutionalized in the Ministry of Public Instruction. At that time, the Brazilian government initiated a process of exclusion, preventing dialogue with CENAPET (the organisation of teachers and students defending PET against the threats by the Brazilian government). On 21 June 2010, after two years without a meeting of the Superior Council of the Program, SESu (Office of the Brazilian Ministry - Secretary of Higher Education) produced an act against CENAPET, threatening with the silence of the representation of the professors and imposed the worthy restitution to a student in a coercive and authoritarian form. The Brazilian government is preparing a repressive act (announcement) to replace, in two years, all the nearly 500 teachers who lead tutorial groups involving around five thousand students. Acting in this way, the Brazilian government, and especially its Ministry of Public Instruction, prepares to destroy PET."


TRADUÇÃO:

"Atualização, julho 2010. Em 2005, o Programa de Educação Tutorial (PET, em português) foi re-institucionalizado pelo Ministério da Educação. Naquela época, o governo brasileiro iniciou um processo de exclusão, obstaculizando um diálogo com a CENAPET (organização de professores e estudantes defendendo o PET contra as ameaças pelo governo brasileiro). No dia 21 de junho 2010, depois de dois anos sem uma reunião do Conselho Superior do Programa, a SESu (Secretaria de Ensino superior) produziu um ato contra a CENAPET, ameaçando com o silêncio da representação dos professores e impondo restituição de valores a um estudante, usando coerção e autoritarismo. O governo brasileiro prepara um ato repressivo para substituir, em dois anos, os quase 500 professores que agregam ao redor de cinco mil estudantes. Agindo assim, o governo brasileiro e, especialmente seu Ministério da Educação, prepara-se para destruir o PET. "


BRIAN MARTINS´s Biography:

Brian Martin (born 1947) teaches in the interdisciplinary area of Science, technology, and society at the University of Wollongong in Australia, where he became a professor in 2007. He was president of Whistleblowers Australia from 1996 to 1999 and remains their International Director.
Martin received his PhD (in theoretical physics) from the University of Sydney in 1976. He subsequently worked at the Australian National University as an applied mathematician before moving to the University of Wollongong in 1986 as a social scientist.
The central theme in Martin's research is the dynamics of power, with special attention to strategies for challenging repression and exploitation. He has explored power dynamics through an interplay of theory and case studies, including nonviolent action, dissent and scientific controversies. Martin states that his earlier scientific work was in stratospheric modelling and numerical methods; astrophysics; and wind power and electricity grids.
Martin's website states that he is the author of 12 books and over 200 major papers and chapters. In wider public life, he has spoken at a British Science Association Festival of Science, broadcast on the Australian Broadcasting Corporation[4] and testified at the Australian Senate's Inquiry into Academic Freedom.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

SOBREA SESu ...


A SESu tentará fazer com que engulamos coisas indeglutíveis!

Só nos resta a luta! Sempre!!!

BOLSAS NA CONTA



Em vários contatos, a bolsa foi depositada.

sábado, 3 de julho de 2010

SESu IMPORÁ ROTATIVIDADE DE TUTORES!

Todas as informações que chegam, considerando aquelas derivadas da estranhíssima reunião convocada apressadamente pela SESu em apenas 3 dias úteis do CONSELHO SUPERIOR* (com convidados estranhos à composição do CS; sem respeitar o princípio de moralidade pública ao convocar com bastante antecedência para compra de bilhetes aéreos a preços modestos), do Comitê de Avaliadores (ocorrida no dia 23 de junho), além de informações esparsas recolhidas, inidcam que o novo Edital da SESu para seleção de novos grupos e impondo a rotatividade de tutores, está para sair nos próximos dias!

* importante lembrar que esta reunião foi para lá de estranha uma vez que a CENAPET tenta chamar sua convocação há dois anos! Além do mais, a reunião começou e finalizou sem a Ata da reunião de dois anos antes! Cancelaram a memória, cancelaram a história!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO 2º SALÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA VAI ATÉ DOMINGO


Está prorrogado para o próximo domingo (5/7) o prazo final para inscrição de trabalhos na Mostra Científica do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE) e a Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (CENAPET).
De acordo com o Edital (http://www.salaonacional.org.br/salao/index.php?canal=regulamento), a intenção da Mostra é permitir uma integração dos estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação e a difusão das diversas pesquisas produzidas no Brasil.
Assim, poderão apresentar trabalhos estudantes de qualquer nível de ensino, vinculados a instituição de ensino e/ou pesquisa no país ou no exterior. O prazo final para inscrições de trabalho foi prorrogado para 5 de julho. Acesse o formulário de inscrição online (http://www.salaonacional.org.br/salao/index.php?canal=inscricoes_trabalho).


O Salão

De 25 a 30 de julho de 2010, estudantes, pesquisadores, professores e gestores da área de Ciência,Tecnologia & Inovação se reunirão em Natal (RN) para o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica.
Com o tema "Integração Científica e Tecnológica da América Latina", o Salão é parte da programação oficial da 62ª Reunião Anual da SBPC.
Os debates, atividades culturais e oficinas acontecem no Centro de Biociências da UFRN. As inscrições para o 2º Salão podem ser feitas através do sítio http://www.salaonacional.org.br/, onde também há mais informações sobre o evento.

MEC: INSTITUIÇÃO OU ´PERSONA´?!?


O MEC está dando sinais, no caso do tratamento do PET, de que pensa como pessoa e não como Instituição. Incapaz de responder às críticas da comunidade petiana, capitaneadas pela CENAPET, advoga que "se sente ofendida" e para isso ameaça não mais considerar a representatividade honrada em campo de batalha e tenta impor a ruína econômica a um de seus membros.

Princípios de democracia e de moralidade pública e de respeito ao que se assina em reunião não vem sendo cumpridos!

A continuar agindo como "persona", o MEC vai se desmoralizando e batendo pregos em programas de excelência!