sexta-feira, 30 de setembro de 2011

REPRODUZINDO UMA POSTAGEM DO BLOG PET BRASIL (DE 08 DE AGOSTO DE 2010)




[Reproduzimos a postagem abaixo, logo após a realização do ENAPET de 2010, e o fim da gestão O PET QUE QUEREMOS. O Blog manteve-se quase sem postagem por doze meses (de um ENAPET a outro). Como as coisas (des)andaram como (des) andaram, as postagens foram retomadas, depois de pedidos (incontáveis!). Infelizmente, assistimos a um dos Diretores da CENAPET na última reunião anual da SBPC desfazer-se em elogios públicos ao Ministro Fernando Haddad "por tudo que ele havia feito ao PET" (tomar sua sigla para o PET-SAUDE e o PET-CONEXOES, por voltar à mortalidade tutorial de 03 anos, por descaracterizar o Programa, por não convocar o Conselho Superior, etc etc etc].


O espírito da mensagem abaixo permanece, cinquenta mil acessos depois daquela postagem (o8/08/2010):



DO BLOG PETBRASIL, DE SEUS NÚMEROS E DE SUA ESSÊNCIA!


Este Blog tem dois anos e alguns dias de existência. Tem cerca de 120 mil acessos no Brasil e no mundo. (ver contadores numéricos e geográficos na barra vertical à direita do Blog: SITEMETER, AMUNG.US, GEOVISITE, CLUSTERMAPS, FEEDJIT).


Foram, até a data de hoje, 1023 posts (incluindo este).


O número de COMENTÁRIOS de leitores foram: 1032 (um mil e trinta e dois leitores)!


Em todo este tempo de existência, somente dois comentários não foram publicados por usar palavras de baixo calão e, sobretudo, por não terem identificação (ferindo as regras da NETIQUETA).



Sobre a questão política do Blog, ele foi idealizado pela gestão O PET QUE QUEREMOS (biênio 2008-2010), para cobrir a lacuna de informação e diálogo com a comunidade petiana.



Se o Blog incomoda o Ministério é porque suas críticas, baseadas numa realidade nua e crua, feriram interesses de ordem personalista ou de adesismo incondicional.



Devemos lembrar que a falta de diálogo se dá porque, nos últimos dois anos, o MEC não convocou sequer uma única reunião do Conselho Superior do PET. Devemos lembrar que, até hoje, o pagamento de bolsas e taxas continuam com seu costumeiro (e detestável) atraso. Devemos lembrar que a avaliação continua com problemas graves e que nunca tivemos atendida a solicitação da comunidade petiana de um "Seminário Nacional de Avaliação". Devemos lembrar que a CENAPET não concordou com a dispensa de licitação pública para o estudo de egressos (que apequenou a pesquisa, como demonstra o próprio estudo publicado).



Todas estas críticas, construtivas (!!), foram desdenhadas pelo MEC e, agora, resolveram demonizar o Blog para tapar as evidências da política hostil e utilitarista contra o Programa PET.



Nos últimos dias da gestão O PET QUE QUEREMOS, trabalhamos duro para redigir uma Moção que acabou, a duras penas, indo para a Assembléia Geral da SBPC. Muitas foram as contingências protagonizadas por pessoas cooptadas ou em sintonia com uma possibilidade do PET sobreviver incólume se ficássemos calados. O acerto de nossas críticas, prevendo o quadro atual, materializou-se naqueles dois últimos dias da SBPC em Natal.



Hoje, a grande imprensa noticia o PET e suas mazelas (vide matérias transcritas no Blog). Será que deveremos demonizar este noticiamento?!?



Sobre a questão dos PETs assistencialistas, infelizmente, este é um debate que foi intencionalmente atropelado. Primeiro, porque extensão não deve ser assistencialista. Dentro do FORPROEX esta é uma discussão dura, no sentido de mudar esta visão distorcida de mundo. É necessário qualificar a extensão. Outra coisa, foi o FORPROEX aproveitar-se da estrutura do PET para crescer exponencialmente e, pior, para realizar este intento, bombardear as bases filosóficas e estruturais do PET, demonizando, inclusive, o movimento que permitiu ao PET (original!) chegar até os dias de hoje. Para criar Programas, outros não devem ser destruídos ou desfigurados (o governo FHC, na gestão do Ministro Paulo Renato, tentou fazer isso, substituindo o PET pelo Programa Sandwich-Graduação no Exterior ... deu no que deu!).



Em síntese: o Blog continuará a criticar o que está errado e aplaudir o que está correto.



Last but not least: este Blog não tem viés político-partidário. Sabemos quem, no passado, tentou destruir o Programa e reconhecemos as virtudes do governo que resolveu investir no PET. Mas lamentamos (e profundamente!) que as virtudes tenham sido esquecidas e que agora se afronte um Programa cujas qualidades são inegáveis e inalienáveis!



Vida longa ao PET!

Nenhum comentário: