sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

(MAIS) CONFUSÕES NO MEC ...





Presidente do Inep anuncia saída na internet


(Fonte: O Globo - 27/01/2012)


Nome de substituto de secretária no Twitter também causou mal-estarBRASÍLIA. A transição no Ministério da Educação (MEC), depois da posse do novo ministro, Aloizio Mercadante, passou ontem por constrangimentos. Pela internet, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, e a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, divulgaram que estão deixando a pasta. Maria do Pilar foi além e anunciou inclusive o nome de seu substituto, o sociólogo e membro do Conselho Nacional de Educação César Callegari ­ indicação não confirmada pelo MEC.Em outra frente, Mercadante enfrenta pressões para definir o novo titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu), cargo sensível na estrutura do ministério, que administra a rede de 59 universidades federais. O atual secretário, Luiz Claudio Costa, está cotado para assumir o Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a vaga de Costa, Mercadante sondou e teria até mesmo convidado mais de um reitor.

O anúncio da saída de Malvina e Maria do Pilar pegou o MEC de surpresa. Nos últimos dois dias, Mercadante tem se reunido individualmente com secretários e integrantes da equipe herdada doex-ministro Fernando Haddad. Mercadante planejava divulgar os novos nomes somente após fechar o grupo.

Malvina publicou nota na página do Inep na internet, anunciando que deixará a presidência do órgão. É a terceira a fazer isso desde a criação do novo Enem, há três anos. "Vivi intensamente oInep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser inepiana.

Saio fisicamente desse importante instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na Educação, o Brasil precisa de um Inep forte e o instituto está pronto para cumprir este desafio", diz o texto assinado por Malvina.

Já Maria do Pilar usou sua conta pessoal no Twitter: "Daqui a pouco, primeira reunião de transição com o novo secretário de Educação Básica, César Callegari.Desejo sorte, energia e bom humor!", escreveu pela manhã.Pego de surpresa, o MEC confirmou a saída de Malvina e de Maria do Pilar, mas não a nomeação de Callegari, que ontem, de fato, esteve no ministério.

A escolha do novo secretário de Educação Superior tem dado margem a mal-entendidos. O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Alvaro Toubes Prata, foi sondado para o cargo, assim como o ex-reitor Álvaro Lins, da Universidade Federal de Pernambuco.

Um comentário:

Luiz Eduardo disse...

O Ministro teve tres meses, ou mais, para pensar e montar sua equipe. Agora, depois da posse, além de não ter equipe, instaura essa atmosfera de desconforto, desrespeito, constrangimento e terrorismo no ambiente de trabalho. Talvez fosse o caso de impor, aos Ministros, que inscrevessem no SigProj, até 48 horas antes da posse, o Relatório contendo todos os nomes da nova equipe. Depois desse prazo, ficaria proibido de fazer substituições. Isso não traria problema nenhum. Bastaria chamar a Nilce pra dar parecer, o Ayala pra aprovar sem ler e o Marcelino pra bater palmas.