segunda-feira, 18 de julho de 2011

160 MIL ACESSOS AMANHÃ!





Amanhã o Blog PET BRASIL, fruto da gestão O PET QUE QUEREMOS, biênio 2008-2010, completa 160 mil acessos, assim distribuídos:

- cerca de 60 mil acessos em 2008-2009;

- 60 mil acessos em 2009-2010;

- e, surpreendentemente, cerca de 40 mil acessos após o fim da gestão O PET QUE QUEREMOS, no período que vai de julho de 2010 a julho de 2011, quando do Blog manteve uma pequena quantidade de postagens.

Desde o ano passado, a condução desastrosa do movimento de resistência ao fim do Programa, pode explicar este grande número de acesso, uma vez que a comunidade petiana necessitava de um canal confiável de informações e de propostas de resistência ao horror que está sendo levado adiante pelo MEC.

Infelizmente, a inação que hoje vemos naqueles que julgam conduzir o movimento foi revelada em diversos momentos distintos da SBPC-ENAPET deste ano:

- nenhuma moção apresentada em defesa do PET na Assembléia final da SBPC;

- nenhuma manifestação de massa durante a palestra do Ministro Fernando Haddad;

- nenhuma representação da CENAPET nas comemorações dos 25 anos da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduação). Somente os dois ex-presidentes da CENAPET (gestões 2006-2008; 2008-2010) estavam lá para saudar aquela importante Associação, a quem a CENAPET se consorciou em diferentes momentos para a luta por uma educação melhor no país;

- falas de membros da CENAPET com a aceitação pura e simples de diversas agendas impostas pelo MEC: "mortalidade" tutorial; "casamento" forçado com o Programa CONEXÃO-SABERES (o qual, de forma idêntica ao PET, está sendo destruído pelas imposições das Portaria 975, 976 do MEC), etc;

- uma assembléia que não terminou;

- e, finalmente, mas tristemente, a fala de um dos Diretores da CENAPET, após a palestra de Fernando Haddad, agradecendo ao Ministro por tudo de bom que havia feito ao PET desde a última SBPC (de 2010).

O PET caracterizou-se por sua resistência ferrenha contra as agressões de diversos governos e ministros da Educação. Sobreviveu a três resoluções de extinção no governo FHC e a uma modificação profunda nas características essenciais do Programa (o assim cognominado PETBRAX). Desgraçadamente, o Ministro Fernando Haddad, desconsiderando totalmente a história do PET, e também a história do CONEXÃO-SABERES, impôs a dissolução de dois programas com focos muito distintos, para a criação de um híbrido, uma HIDRA de muitas cabeças destinadas à extinção!

É necessário reencontrar a resistência e reconstruir a oposição ao desastre político que está em curso! Temos que olhar para o Programa sem viéses pessoais e de estrelismos manjados, que podem conduzir pessoas a destinos umbilicais e o PET ao precipício. O destino do PET é ser grande e não pequeno! Não podemos nos apequenar diante das agressões!

À luta sempre!

Resistência já!

Nenhum comentário: