As informações abaixo chegaram via lista de discussão da Associação Brasileira para o Ensino de Biologia e estão pautadas pela arbitrariedade cometida pelo Presidente da CAPES ao destruir a área 46, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, desconsiderando os mais de 30 anos de história dessa madura área de pesquisa. Ele criou uma área genérica de "ENSINO DE ... (qualquer coisa)" para abrigar interesses acadêmicos sem tradição na área, arrebentando por completo a área de ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, incluindo a defenestração pública da representação eleita pela comunidade de pesquisadores.
A atitude direta da Presidência da CAPES expõe o MEC e o governo brasileiro ao ridículo internacional por liquidar uma área de pesquisa madura no exterior e por extinguir as possibilidades acadêmicas de discutir as ciências num contexto de compreensão mais amplo.
Sabemos que o ato arbitrário tem o aval do próprio Ministro-candidato.
A sanha destrutiva, infelizmente, é conhecida e se transformou em "cultura política" detestável aos olhos da democracia e da própria meritocracia!
Eis a matéria:
REGULARIZAÇÃO DAS IRREGULARIDADES NOS MESTRADOS E DOUTORADOS DA ÁREA 46
Data: Sun, 12 Jun 2011 12:58:41 -0300
Endereço para Resposta (Reply-To): sbenbio@yahoogrupos.com.br
Assunto: [sbenbio] REGULARIZAÇÃO DAS IRREGULARIDADES NOS MESTRADOS E DOUTORADOS DA ÁREA 46
Para: sbenbio@yahoogrupos.com.br, gabinete@mec.gov.br, pavao@ufpe.br, procuradoriafederal@capes.gov.br, pr@capes.gov.br, acsgabinete@mec.gov.br
Prezados
Como se pode observar, na mensagem abaixo, é mais fácil regularizar a sirregularidades do que reconhecer os equívocos que estão sendo cometidos nos Mestrados e Doutorados em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil .
Pergunto:
1. Como se explica a criação de uma área de ENSINO DE ... , quando já existe uma área de EDUCAÇÃO na CAPES?????????????
2. Como se explica a avaliação do Ensino de Ciências do Brasil, ocupando um nível crítico no mundo, e transforma-se a área 46 que é de ENSINO DECIÊNCIAS E MATEMÁTICA em área de ENSINO, onde cabe tudo? ????????????????
3. Como se explica um governo que prima pela DEMOCRACIA, usar de autoritarismo para fazer e desfazer, mandar e desmandar, sem consultar acomunidade científica sobre a descaracterização da área 46 da Capes? É preciso lembrar o motivo principal de sua criação que permanece até os dias de hoje? Acredito que não! Por que será que somos um país dependente de tecnologia???????????
4. Como se explica a qualificação de MESTRES e DOUTORES em áreas de ENSINO DE... SEM A DEVIDA GRADUAÇÃO NA ÁREA EM QUE SE QUALIFICARAM COMO MESTRES E DOUTORES? ??????????? Qual o mercado de trabalho que os absorverá? ou vamos fazer concursos considerando apenas sua formação maior? Qual será oresultado disto na educação??????????????
5. O que fará um graduado em LETRAS, com MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, vai ensinar ANALOGIAS E METÁFORAS? ????????????? Como seproduzirá conhecimento científico e tecnologia tão necessária a este país, sem considerar a formação básica desses mestres e doutores???????????????
6. A Comunidade Científica vai calar diante desse fato??????????????? Afinal, o que queremos nós, educadores, com o ENSINO DE CIENCIAS E MATEMÁTICA em nosso país?
Profa. Dra. Elizabeth Santos
Universidade Federal do Amazonas
Universidade do Estado do Amazonas
----- Mensagem encaminhada ----*De:* Sandra Escovedo Selles
Para:* sbenbio@yahoogrupos.com.br*
Enviadas:* Sábado, 11 de Junho de 2011 12:09:49*
Assunto:* [sbenbio] área 46
Caros colegas,
Transmito as informações enviadas pela professora Isabel Martins, sobre asituação da área 46.Sandra Selles
Em 07/06, em Foz do Iguaçu, durante o Encontro de Física 2011, foi realizada uma reunião entre o Prof Livio Amaral, Diretor de Avaliação da CAPES, Isabel Martins (Presidente da ABRAPEC-Associação de Pesquisa em Educação em Ciências), Nilson Marcos Dias Garcia (Secretário para assuntos de Ensino da Sociedade da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física da SBF) e Cristiano Mattos (coordenador do Programa de Pós Graduação Interunidades da USP). Nesta reunião, foram frustradas as expectativas de avançar na discussão daproposta encaminhada em reunião anterior realizada na DAV/CAPES em 03/06 entre o prof. Livio Amaral e representantes das sociedades científicas ligadas às áreas de Ensino de Ciências e Matemática. Fomos informados que no dia 06/06 havia sido assinada uma portaria pelo Presidente da CAPES nomeando o Prof Antonio Carlos Pavão como coordenador pró-tempore da área "Ensino", recém-criada, e na qual passarão a se localizar os programas da área de Ensino de Ciências e Matemática, que deixa de existir como tal. O Prof Livio defendeu a criação dessa nova área nestes moldes como mais adequando no sentido de melhor atender à demanda pela criação de cursos novos nas diferentes áreas de "Ensino de" bem como de encaminhar política da CAPES buscando compatibilizar demandas atuais daCAPES - Ensino Superior e CAPES/Ensino Básico - que envolvem os mestrados profissionais, as ações voltadas à formação dos professores da Educação Básica e as ações da Universidade Aberta do Brasil. O Prof Livio disse ainda não haver um modelo para a estruturação da nova área nem um período pré-fixado para a atuação do Prof. Pavão como representante pró-tempore da área. O grupo reiterou a expectativa e a necessidade de que o representante de área fosse um pesquisador da área de ensino, com experiência na coordenação de programas da área e reconhecida contribuição para a produção de conhecimento da área. O grupo também expressou diversas questões relacionadas à operacionalização dos trabalhos na nova área e preocupações acerca de possíveis impactos negativos para processo de avaliação, bem como a frustração da comunidade por não ter havido uma discussão acerca das diferentes propostas encaminhadas em reposta às solicitações da DAV. Os presentes consideraram que esta decisão é merecedora de discussão urgente por parte dos coordenadores dos Programas dePós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Sandra Escovedo Selles
Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense
SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Um comentário:
O Presidente da CAPES sempre se caracterizou por uma gestão autoritária, baseada no personalismo mais tacanho que nossos tristes trópicos poderiam produzir.
Junto com os sabujos e intervencionistas de plantão, liquida-se uma área madura e que muito ainda poderia oferecer ao país.
Esta administração deverá se responsabilizar no futuro pelo julgamento da História
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