quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RELEMBRANDO O AI 18 (=PORT. 976) DA PÓS-MODERNIDADE



Não devemos esquecer que a maneira como foi aplicado o golpe tanto no PET quanto no CONEXÃO-SABERES, não é de espantar que a Portaria 976 seja renomeada de ATO INSTITUCIONAL numero 18, o AI 18, em tempos de paz ...

3 comentários:

Anônimo disse...

Qual e-mail para conversar com o blog PET Brasil?? Favor divulgar no site, pois tenho um item para colocar no blog.

Grato.

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Escreva sua mensagem como comentário no próprio Blog que depois postaremos.
Por favor, seguindo as regras da netiqueta, forneça seu nome e, se achar relevante, seu email.

Anônimo disse...

Pois bem, sou membro do grupo PET e gostaria que vocês levantassem uma discussão. Recentemente o MEC, juntamente com o MCT, divulgou o programa Ciência sem Fronteiras. Esse programa vai distribuir 27.5 mil bolsas de intercâmbio, em 4 anos, para alunos de graduação. Reproduzo o trecho que tirei do edital:

"O programa é dirigido aos alunos de graduação de melhor desempenho acadêmico, caracterizado por critérios de excelência como a nota no ENEM, premiação em programas de Iniciação Científica e Tecnológica, Olimpíadas e Concursos Temáticos (p.ex., matemática, ciências, inovação, tecnologia da informação, etc...), bem como a excelência de sua universidade de origem."

O CNPQ puxou sardinha para o lado deles, claro, ao evidenciar alunos com PIBIT e PIBIC ao longo do edital. Já o MEC valorizou o ENEM e as medalhas. A questão é: se o PET, pelo menos na teoria proposta pelo MEC, é um grupo de excelência, por que não está incluso explicitamente nesse programa? Então com esse edital o próprio MEC desvaloriza o PET, é isso? Conclusão óbvia: os verdadeiros alunos com excelência no Brasil (dentro da Universidade) são os que têm bolsas de iniciação científica. Sei que isso não é verdade, pois conheço pessoas que não mereciam estar no PIBIC, mas estão e não são tão esforçadas assim. Muitas vezes o professor é muito bom e praticamente faz a pesquisa para o aluno.

Ou o PET entra nesse programa como um diferencial ou vamos todos buscar um meio de migrar para o PIBIC. Está compensando muito mais!

Favor propor uma reflexão sobre o assunto.

André