domingo, 31 de julho de 2011

A VELHA ADMINISTRAÇÃO DE SEMPRE ... (no words)



ACESSOS AO BLOG PET BRASIL





Fim de mês, do primeiro mês após um ano de nova administração da CENAPET, o Blog PET BRASIL contabiliza mais de 161 mil acessos, com crescimento substancial de acessos quando comparados aos seis primeiros meses. Reação esperada após a rendição da nova administração aos ditames do MEC que desfigurou de forma totalmente antidemocrática dois grandes programas, e com focos muito diferentes: o PET e o CONEXÃO-SABERES.

Um ano após, o prometido super portal da CENAPET começou a funcionar somente poucos dias antes do ENAPET e sem trazer novidades da assim propalada "política de conciliação". Coroando esta política: os termos da "rendição" por um dos Diretores da CENAPET agradecendo efusivamente a política do Ministro Fernando Haddad in persona durante sua palestra na reunião da SBPC.

O Blog PET BRASIL insere-se num instrumento da vontade petiana de buscar informações, mas, sobretudo, de buscar as indignações que devem animar o movimento PET contra sua extinção e/ou desfiguração.

Administrar este Movimento é, sobretudO, administrar a ira cívica que permitiu ao PET chegar até aqui. Abandonar a ira cívica é trair todos os ideais que nos animaram em quase quinze anos de resistência.

Vida longa ao BLOG!

Vida longa ao PET!

Vida longa à Resistência!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PERGUNTA QUE NUNCA VAI CALAR ...




Quem autorizou um dos Diretores a agradecer publicamente o Ministro pelas Portarias que desfiguraram o PET ?!?

QUEM?!?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE UM SÍMBOLO!







É necessário dizer que o símbolo (a marca ou o logo, como queiram) da CENAPET é a que está ilustrada acima.


A tentativa de desfigurar a imagem, apresentando-a embaçada ou descolorida, pode ilustrar a tentativa para lá de evidente de embaçar a luta pela não extinção ou desmantelamento do PET.


Fiquem atentos!


Um símbolo diz mais que mil palavras!

terça-feira, 26 de julho de 2011

BALANÇO DE GESTÃO REVELA VISÃO DO MEC A RESPEITO DO PET





O post abaixo é uma contribuição crítica do ex-bolsista do PET, e ex-representante discente da gestão O PET QUE QUEREMOS (gestão 2008-2010), Richardson Silva. Foi escrito a partir de um comunicado imprensa do MEC (em fonte citada no final do post). As frases em maiúsculas colocadas entre chaves [ ] expressam a opinião crítica da matéria governamental:


Por que o PET foi criado?

"A criação de novos grupos, ao lado da institucionalização e regulamentação do PET e das modificações de natureza pedagógica [LEIA-SE: PEDAGOGIA DO “NÃO-DIÁLOGO”] introduzidas [OOOOPS: IMPOSTAS] pela SESu/SECAD, consubstanciaram um novo formato para o programa com repercussão positiva [NÃO FOI REALIZADA UMA AVALIAÇÃO ADEQUADA PARA AFIRMAR QUE HOUVE ALGUMA REPERCUSSÃO POSITIVA] na vida acadêmica dos alunos e professores participantes.

Pode-se concluir [PODE-SE?!] que o grande número de propostas submetidas ao Edital ratifica a importância que a comunidade universitária atribui ao PET e o apoio [DE QUEM?] às mudanças introduzidas no programa.

"Descrição dos resultados alcançados"

Com a institucionalização do programa em 2005, por meio da Lei nº 11.180, o PET teve seu processo de consolidação e expansão [?!] estruturado pela SESu/MEC. O PET iniciou o ano de 2005 com 296 grupos, distribuídos por praticamente todo território nacional, em 57 IES de diferentes categorias administrativas. Em junho de 2010, o programa tinha 428 grupos [132 NOVOS GRUPOS EM 5 ANOS E MEIO REFLETEM, NA VERDADE, UMA EXPANSÃO MUITO TÍMIDA FRENTE A DEMANDA EXISTENTE...] em 77 IES e, aproximadamente, 5 mil bolsistas. Por meio do Edital nº 09, publicado no Diário Oficial da União de 02 de agosto de 2010, serão criados, ainda em 2010, mais 300 novos grupos PET, totalizando 728 grupos, passando para aproximadamente 9 mil bolsistas [eSQUECERAM DE MENCIONAR QUE ESTES NOVOS GRUPOS JÁ ESTARÃO SOB OS PRECEITOS DAS NOVAS PORTARIAS BAIXADAS DA NOITE PARA O DIA DURANTE O ENAPET-NATAL EM 2010].

Vale ressaltar que no final da década 90 o programa sofreu cortes de financiamento e ficou ameaçado de extinção [ISSO É VERDADE, MAS NÃO CITAM QUEM O SALVOU DA EXTINÇÃO: O MOVIMENTO CONTRA A EXTINÇÃO DO PET QUE CULMINOU COM A CRIAÇÃO DA CENAPET, POIS, O FHC, O PAULO RENATO, O LULA, O HADDAD OU A DILMA É QUE NÃO FORAM...], sendo que muitos grupos encerraram suas atividades nesse período. A partir de 2005, foi iniciado um processo de consolidação e expansão sistemática do PET [“SISTEMÁTICA” EXTREMAMENTE TÍMIDA ANTES DO EDITAL N. 09/2010, JÁ SOB A ÉGIDE DAS NOVAS PORTARIAS QUE PRATICAMENTE DESCARACTERIZAM E LIQUIDAM O PET ORIGINAL] que permitiu um aumento de 245% [DEMONSTRANDO CLARAMENTE A VISÃO QUANTITATIVA, EM DETRIMENTO DA VISÃO QUALITATIVA, DO GOVERNO EM SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS] no número de grupos e de bolsistas no período 2005-2010."


segunda-feira, 25 de julho de 2011

UM ANO DE "CONCILIAÇÃO" = RENDIÇÃO INCONDICIONAL ?!?



Quando a nova gestão da CENAPET entrou em julho de 2010 a plataforma da chapa pregava uma assim denominada "conciliação". Pois bem, um ano depois, quando a comunidade petiana esperou pacientemente por resultados concretos (este Blog incluído), o resultado foi um sonoro fracasso, com a "conciliação" rimando com "rendição".

Os sinais são claros:

- aceitação da "mortalidade tutorial";

- aceitação do "casamento arranjado" com o CONEXÃO-SABERES (sem, entretanto, conhecimento das "famílias", como convém a todo "casamento arranjado");

- avaliação não equacionada e deficitária;

- plataforma SIGPROJ com imensos problemas;

- nenhum diálogo construtivo com o MEC;

- Conselho do Programa totalmente inativo;

- etc. etc. etc.

O pior de tudo foi o anúncio da rendição, por um dos Diretores da CENAPET, anunciada após a fala do Ministro Fernando Haddad na recém-finalizada Reunião Anual da SBPC. O clamor desta fala foi tão poderoso que a Assembléia final da SBPC (que não continha uma única moção PRó-PET - fato único na história de resistência do Programa) "regozijou-se" pelos problemas do PET terem sido completamente superados, como "relatara o Diretor da CENAPET".

Tristes trópicos !

Mas restou a resistência!

Temos que recuperá-la antes que o PET seja justiçado com o tiro na nuca que se abateu sobre tantos outros Programas falecidos na era FHC e depois.

Como afirmava um nosso antigo bordão: À LUTA SEMPRE!

sábado, 23 de julho de 2011

"NÃO FAREMOS PRISIONEIROS..."

Após a rendição incondicional da atual gestão da CENAPET, com a aceitação total dos termos do MEC, sabe-se que este Ministério não fará prisioneiros ... Afastará todos que lhe opuserem resistência, seja do "antigo" PET, seja do "antigo" CONEXÃO-SABERES". "Era como se a vergonha lhe devesse sobreviver" - fala do personagem K. quando os algozes giram por duas vezes a faca em seu coração - de Franz Kafka, in Das Prozess (O Processo).
A ordem está dada: "Achtung Banditen!".

25% DE INCREMENTO DE ACESSOS!






Em uma semana o Blog PET BRASIL registrou um aumento expressivo de acessos, contabilizados por todos os motores que dispomos (SITEMETER, FEEDJIT, CLUSTERMAPS): 25% !



Este acréscimo coincide com os episódios ocorridos no ENAPET recém encerrado (a menos da assembléia final inconclusa).



Bem vindo os novos leitores!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

TROFÉU "FOCA ALEGRE"






Após o constrangedor pequeno espetáculo de horrores proporcionado por um diretor da atual CENAPET, agradecendo efusivamente o Ministro da Educação por tudo o que ele fez em prol da destruição do PET (e também do CONEXÃO-SABERES), estamos instituindo o prêmio FOCA ALEGRE para todos aqueles que militam nas atividades de destruição do movimento PET que permitiu que o PET não fosse extinto em 1997. '
Alguém mais se habilita à "homenagem às avessas"?!?

A LÚGUBRE INSCRIÇÃO NO MEC ...






"Vós que aqui entrai, abandonai toda esperança ..."



[Dante Alighieri, Divina Comédia, Inferno]

ORDEM DO DIA!



quinta-feira, 21 de julho de 2011

AVVERTISSEMENT



PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR ...




A pergunta que não quer calar:


- O que está havendo com a nova administração da CENAPET?!?


A pergunta se justifica por vários sinais para lá de preocupantes. Vamos lá:


- inação completa na SBPC (sem moções, sem diálogos com outros setores: SBPC, ANPG);


- aceitação da "mortalidade tutorial" imposta pelo MEC (desconsiderando um grande estudo estatístico já apresentado neste Blog);


- aceitação para lá de passiva do "casamento" forçado com o CONEXÃO SABERES;


- finalmente, o comportamento de um dos diretores da CENAPET, num comentário pequeno, quando da palestra do Ministro Fernando Haddad, rasgando-se em elogios às sucessivas tentativas de desfiguração/destruição do PET pelo MEC. Essa fala foi autorizada pela direção da CENAPET?!?


ENGRAÇADO, SE NÃO FOSSE TRÁGICO ... (no words)



quarta-feira, 20 de julho de 2011

COMPORTAMENTO MINISTERIAL PÓS-PORTARIAS 2010



Comportamento esperado após a edição das 975 e 976 e referendado pelo agradecimento cenapetiano ao algoz fuzileiro ...

terça-feira, 19 de julho de 2011

160 MIL ESTA NOITE!





Como prognosticado, o Blog PETBRASIL atingiu a marca surpreendente de 160 mil acessos em três anos de existência.

Vida longa ao Blog!

Vida longa ao PET!

Resistir, ainda que com o sacrifício de cada um que acredita em seus sonhos!

DOS DEVERES DO MEC (no words ...)



segunda-feira, 18 de julho de 2011

160 MIL ACESSOS AMANHÃ!





Amanhã o Blog PET BRASIL, fruto da gestão O PET QUE QUEREMOS, biênio 2008-2010, completa 160 mil acessos, assim distribuídos:

- cerca de 60 mil acessos em 2008-2009;

- 60 mil acessos em 2009-2010;

- e, surpreendentemente, cerca de 40 mil acessos após o fim da gestão O PET QUE QUEREMOS, no período que vai de julho de 2010 a julho de 2011, quando do Blog manteve uma pequena quantidade de postagens.

Desde o ano passado, a condução desastrosa do movimento de resistência ao fim do Programa, pode explicar este grande número de acesso, uma vez que a comunidade petiana necessitava de um canal confiável de informações e de propostas de resistência ao horror que está sendo levado adiante pelo MEC.

Infelizmente, a inação que hoje vemos naqueles que julgam conduzir o movimento foi revelada em diversos momentos distintos da SBPC-ENAPET deste ano:

- nenhuma moção apresentada em defesa do PET na Assembléia final da SBPC;

- nenhuma manifestação de massa durante a palestra do Ministro Fernando Haddad;

- nenhuma representação da CENAPET nas comemorações dos 25 anos da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduação). Somente os dois ex-presidentes da CENAPET (gestões 2006-2008; 2008-2010) estavam lá para saudar aquela importante Associação, a quem a CENAPET se consorciou em diferentes momentos para a luta por uma educação melhor no país;

- falas de membros da CENAPET com a aceitação pura e simples de diversas agendas impostas pelo MEC: "mortalidade" tutorial; "casamento" forçado com o Programa CONEXÃO-SABERES (o qual, de forma idêntica ao PET, está sendo destruído pelas imposições das Portaria 975, 976 do MEC), etc;

- uma assembléia que não terminou;

- e, finalmente, mas tristemente, a fala de um dos Diretores da CENAPET, após a palestra de Fernando Haddad, agradecendo ao Ministro por tudo de bom que havia feito ao PET desde a última SBPC (de 2010).

O PET caracterizou-se por sua resistência ferrenha contra as agressões de diversos governos e ministros da Educação. Sobreviveu a três resoluções de extinção no governo FHC e a uma modificação profunda nas características essenciais do Programa (o assim cognominado PETBRAX). Desgraçadamente, o Ministro Fernando Haddad, desconsiderando totalmente a história do PET, e também a história do CONEXÃO-SABERES, impôs a dissolução de dois programas com focos muito distintos, para a criação de um híbrido, uma HIDRA de muitas cabeças destinadas à extinção!

É necessário reencontrar a resistência e reconstruir a oposição ao desastre político que está em curso! Temos que olhar para o Programa sem viéses pessoais e de estrelismos manjados, que podem conduzir pessoas a destinos umbilicais e o PET ao precipício. O destino do PET é ser grande e não pequeno! Não podemos nos apequenar diante das agressões!

À luta sempre!

Resistência já!

domingo, 17 de julho de 2011

MEC MACHT FREI ?!?


A desastrada política do MEC em destruir dois grandes programas de inserção acadêmico-social: o PET e o CONEXÃO-SABERES, decapitando a representação política legítima e tentando cooptar personagens para uma destruição travestida de "construção" (believe it or not ...), lembra a máxima do nacional-socialismo da década de 30 do século passado, quando, em um campo de destruição, anunciava-se aos pobre-diabos que lá adentravam a lúgubre frase no pórtico de entrada: arbeit macht frei (o trabalho faz a liberdade).
Quando num evento nacional, como é o ENAPET, com uma trajetória longa de resistência às sucessivas políticas destrutivas e autistas do MEC, vemos desfilar personagens burocráticos que nada entendem do PET, ou assistimos estarrecidos à manifestação de um dos Diretores da CENAPET agradecer publicamente um Ministro que baixou duas portarias destruindo o PET e o CONEXÃO-SABERES, é de se perguntar se o MEC macht frei ...
O MEC nada fez pelo PET! Desde 1997 tenta extingui-lo de várias formas! É quase de se lamentar a morte de Paulo Renato Souza. No ocaso da administração Haddad, bem que o falecido político poderia ser transformado novamente em Ministro e liquidar, sem mais delongas, o PET. Antes assim, que uma morte silenciosa, dolorosa, em que Programas se estiolam a olhos vistos ...
Lamentável!
Devemos resistir!
Novamente e novamente!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

TEMPOS MODERNOS PARA O PET ...



A POLÍTICA DO MEC PARA O PET



A fotografia acima, uma montagem muito mal feita da "visita" de três engenheiros a uma nova estrada na China, lembra perfeitamente a política do MEC para o PET: posa de "construtores" de uma política, mas na verdade vendem as ilusões numéricas e destruidoras de Programas bem estabelecidos no país, haja vista as desastradas portarias que desfiguraram os Programas de Educação Tutorial (PET) e CONEXÃO-SABERES.

ANPG 25 ANOS: GESTÕES ANTERIORES DA CENAPET SAÚDAM A ASSOCIAÇÃO







Na tarde de hoje no anfiteatro da Biblioteca da UFG ocorreu a cerimônia de comemoração de 25 anos da ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduação. Os ex-presidentes da CENAPET, Professores Dante Augusto Couto Barone e Marcos Cesar Danhoni Neves foram lembrados pela presidenta da Associação. Na composição da mesa o Prof. Dante lembrou o apoio da CENAPET na co-organização dos dois Salões de Divulgação Científica da ANPG (PUC-SP e UFRN, esta útlima durante a realização da Reunião Anual da SBPC). Graças à CENAPET apoiamos há quase dez anos a promoção do evento da ANPG que não tinha conseguido naquela época espaço na própria SBPC. Estas ligações, com o aparecimento de grandes lideranças estudantis, deram uma contribuição fundamental para a ANPG.


Vida longa à Associação!

REPRESENTANTE DO MEC-SESU NÃO COMPARECE À REUNIÃO DOS TUTORES NO ENAPET



O represetante da SESu não compareceu à reunião dos tutores no ENAPET.

Pena! Ali foram levantadas várias questões acerca das Portarias que destruíram dois Programas: o PET e o CONEXÃO-SABERES. Na terra de ninguém criada pelo MEC abismos legais e de legitimação crescem à medida que cresce a estupefação de tutores e estudantes diante de tanta falta de diálogo, coerência e visão de educação.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CENAPET: EM NOME DA VERDADE!




Soubemos que pela segunda vez (registrada) que o representante da SESu afirmou que a Diretoria anterior da CENAPET (biênio 2008-2010) foi avisada pelo MEC das Portarias que mudariam completamente a configuração do PET, sem prévia consulta à comunidade petiana. MENTIRA! Este próprio Blog o desmente, pois a CENAPET (2008-2010) tomou conhecimento, após uma reunião do FORGRAD - Forum de Pró-Reitores de Graduação - antes da edição das Portarias, que estavam por vir mudanças drásticas, sem discussões, no Programa.



As reuniões com representantes do MEC e da CENAPET (2008-2010) só ocorreram quando mediadas pelas Comissões de Educação da Câmara e do Senado. Na única reunião que ocorreu dentro do próprio MEC, os dirigentes daquele Ministério a usaram para tentar delegitimar a CENAPET e informar da edição pétrea das famigeradas Portarias.



Em síntese: o MEC, no afã de conseguir explicar uma história muito mal explicada, tenta através de um historicismo muito particular, reescrever os fatos que constituíram o reprovável ato antidemocrático do Ministério contra o Programa de Educação Tutorial.




EM TEMPO: o ex-presidente da CENAPET (GESTÃO 2008-2010: O PET QUE QUEREMOS) desmentiu esta questão das inverdades propaladas pelo MEC em Plenária do SULPET-2011 e na reunião de Tutores realizada no dia de hoje às 14h30.

domingo, 10 de julho de 2011

BLOG PET BRASIL: UM PATRIMÔNIO PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA NO PAÍS







O Blog PET BRASIL criado pela gestão O PET QUE QUEREMOS, biênio 2008-2010, tem quase 160 mil acessos, sendo 40 mil após o fim da gestão na CENAPET [fontes: SITEMETER e CLUSTERMAPS - links na barreira lateral direita deste Blog]. Com acessos espalhados em todo o terrítório nacional e no exterior, o Blog continua a cumprir o papel que O PET QUE QUEREMOS traçou: ser a consciência crítica e histórica de uma fase ainda não finalizada na estrutura do Programa no MEC: sua instabilidade, inchaço com outros programas nada similares e estrelismos de dirigentes.
A luta continua!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL AINDA À DERIVA



Um Programa do MEC sem um processo avaliativo coerente é um programa sem rumos, abandonado à sua própria sorte ...