terça-feira, 22 de maio de 2012

DE MINUTAS E MINUTOS PRECIOSOS DE CLARIVIDÊNCIA ...


Ao tomarmos ciência da Minuta da atual administração da CENAPET para o Manual de Orientações Básicas encontramos, à pg. 02, a seguinte pérola ("believe it or not..."):
"A retomada do diálogo da SESu/MEC com os representantes nacionais do Programa foi determinante para clarificar intenções, flexibilizar posições, definir responsabilidades e restabelecer a confiança mútua entre o MEC e a comunidade petiana."
A primeira pergunta é:
i) por quê este trecho está grafado em amarelo?
as outras perguntas são:
ii) mas não foi o MEC-SESu que destruiu todo diálogo desde 2006 (que se intensificou de 2009 em diante) quando começou a alterar profundamente a arquitetura do PET e a desleixar com o diálogo?
iii) não foi o MEC-SESu que, desrespeitando as normas que regiam seu Conselho Superior, não mais o convocou (num lapso de dois anos - não homologando avaliações, novos grupos, etc.)?
Oras, e que "confiança mútua" é essa?!?
Será aquela em que o ministro altera uma Portaria e instala a mortalidade tutorial?
Será aquela em que mecanismos de avaliação são usados de forma personalista, às margens muito distantes da lei, e com cassações políticas no horizonte?
Será aquela em que Programas são destruídos e enxertados no PET à revelia de qualquer discussão com a comunidade petiana?
Será aquela em que um dirigente da atual CENAPET vai até uma plenária da SBPC e elogia todas as ingerências feitas no PET ao então ministro Fernando Haddad?
Se é tudo isso, então nada temos de "confiança mútua"! Temos sim, uma CENAPET colapsada na cooptação, na destruição de sua história, por sabe-se lá quais razões ou des-razões. Algumas já até desconfiamos, mas outras, ..., bem, passam pelo ego natural daqueles que anseiam estar ao lado do poder, não importa o quão isto pode custar a corações, mentes, história e honradez.
Reagir é necessário! Merecem o PET! Merecem o CONEXÃO-SABERES!

Nenhum comentário: