quinta-feira, 24 de maio de 2012

SOBRE, JORNAIS, EDITORIAIS E SABUJISMOS A GOVERNOS


O fenômeno de histeria de massa que tomou conta da rede de tutores na internet  foi alimentada por alguns fatos:
- tutores que se apegaram à bolsa e só fazem loas ao governo [seja ele qual for];
- membros de comissões governamentais receosos de perder esta posição satelitar no MEC;
- insegurança acadêmica;
- prepotência represada.
Em nome destes fatos ou psicopatologias que grassam no meio acadêmico, construíram uma ética às avessas, e passaram a surrar em palavras e telefonemas um jornalista do O ESTADO DE S. PAULO, que queria saber sobre as recentes desfigurações do MEC sobre os Programas PET e CONEXÃO-SABERES.
Logo, os sabujos de plantão, especialmente aqueles ligados na criação de dissidências sindicais pelegas, propagaram a versão de uma "teoria de conspiração": um jornalista de um veículo da DIREITA usaria o PET para destruir a candidatura de Haddad: vamos lutar contra isto!".
A versão funcionou por 36 horas mas esgotou-se naqueles que propuseram tal "mirabolismo", e, obviamente, nas boas gargalhadas de quem, estando fora da panacéia, identificou logo o expediente rasteiro.
Abaixo, republicamos EDITORIAIS do ESTADÃO, DE 2010 e 2011. Poderíamos lembrar ainda a primeiraa capa que o ESTADÃO nos deu quando de nossa passeata em 1999 (em pleno governo FHC!), quando, com nossa crítica (ainda existente!), derrotamos todas as Portarias de extinção do PET!
Agora, tentando explorar a amnésia histórica, alguns tutores ligados a comissões da SESu, a interesses políticos (PROIFES, candidaturas à Reitorias futuras, etc.), etc., tentam abafar toda crítica e alertar para a "imprensa golpista que nos quer o mal absoluto!". Bahhhhh! Sejamos maduros, responsáveis e espertos em reconhecer os "espertos" nesta histeria triste e infelizmente mal encenada!
Que venha a grande imprensa e mostre que o PET foi desfigurado sim; que o CONEXÃO-SABERES foi desfigurado sim; que as platformas SIGPROJ e SIGPET não funcionam; que a Avaliação do PET vai mal; que a mortalidade tutorial foi imposta, etc. e etc.
Que venha nossa "Comissão da Verdade"!

Nenhum comentário: