domingo, 24 de junho de 2012

LIBERDADE E EXÍLIO PARA ASSANGE! LIBERDADE PARA A EXPRESSÃO


É necessário conceder asilo político ao criador do WIKILEAKS! Basta de perseguições para aqueles que revelaram os bastidores do poder e que hoje pagam com perseguições promovidas pelos "aparelhos de Estado", visando calar o dissenso. Basta! Liberdade já à expressão!


MATÉRIA DO "O GLOBO":


O governo do Equador informou nesta terça-feira que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, solicitou asilo político e proteção, argumentando que seu país não lhe assegura garantias mínimas. A informação foi dada pelo ministro de Relações Exteriores equatoriano, Ricardo Patiño, que garantiu que Assange já está refugiado na sede diplomática do país em Londres. No dia 17 de abril, o presidente equatoriano Rafael Correa realizou uma entrevista com Julian Assange, por meio de uma videoconferêcia, para um programa de um canal russo.
- Assange enviou uma carta à embaixada dirigida ao presidente, onde, entre outras coisas, denuncia uma perseguição política contra ele e por isso busca asilo político. Agora o país analisa a decisão de dar asilo político a Assange - afirmou Patiño durante uma coletiva de imprensa.
Em sua conta no Twitter, Patiño escreveu ainda que Assange disse haver recebido ameaças de morte e de ser entregue a autoridades americanas, além de bloqueio financeiro extrajudicial. A solicitação também foi confirmada através do próprio Wikileaks, que publicou no Twitter um alerta em que se lia: “Julian Assange solicitou asilo político e está sob proteção na embaixada do Equador em Londres”. O país andino já havia oferecido asilo ao ativista em novembro de 2010.
Segundo o chanceler, na carta em que solicita o asilo político, Assange detalha um“lamentável abandono” por parte das autoridades de seu pais: “As autoridades da Austrália não defenderão nem minhas garantias mínimas diante de qualquer governo e delegam à Constituição de um país estrangeiro, que aplica a pena de morte ao delito de espionagem e traição, ignorando a obrigação de proteger a seu cidadão que é perseguido politicamente”, diz o documento.
(iN: http://oglobo.globo.com/mundo/assange-pede-asilo-na-embaixada-do-equador-em-londres-5253607 )

Nenhum comentário: