sábado, 16 de junho de 2012
PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM (...NEM DEVEM!) CALAR!
É sabido que a administração do PET na SESu passa pela incompreensão do Programa, pelo seu uso eleitoreiro e pela truculência aberta e non sense qeu verificamos hoje.
A edição da Portaria 976/2010 é a prova inconteste desta situação, quando, numa penada do então Ministro Fernando Haddad, dissolveu o Programa CONEXÃO-SABERES e o implantou à força no PET, introduziu a mortalidade tutorial de três anos (que o próprio Ministro havia revogado poucos anos antes), dissolveu a representação no Conselho Superior e, de alguma forma, deu base para uma avaliação sinistra e eivada de irregularidades.
Assim, após dois anos de administração desastrosa, e da procura da imprensa (vide notícia no ESTADÃO) à verdade dos fatos, as perguntas que não querem, nem devem, calar são:
1. Por quê a SESu compactuou com uma avaliação esdruxula, cuja avaliadora revelou-se ser a própria e única ad hoc, e, pior ainda, revelou que buscou no Instituto do tutor excluído ilegalmente, depoimentos de "colegas", ou seja, buscou fatores subjetivos para completar uma exclusão arbitrária;
2. Por quê a SESu desconsiderou o estudo sobre mortalidade natural dos tutores realizado pela gestão da CENAPET passada, que mostrava cabalmente a não necessidade de impor a mortalidade tutorial segundo a Port. 976?
3. Por quê a SESu insiste com uma avaliação canhestra que não consegue dar conta de sua missão precípua, e despreza a função avaliadora dos CLAs, como ocorria entre 2002 e 2005?
4. Por quê a SESu trabalha com duas plataformas SIGPROJ e SIGPET quando mostrou com toda opulência sua incompetência em gerenciar estes dois sistemas? (parece que o SIGPET foi montado para tirar ainda mais a responsabilidade das Pró-Reitorias para a co-gestão do Programa)
5. Por quê a SESu não enviou representante ao SULPET 2012?
6. Por quê a SESu nada fez ao seu representante, que também, recentemente, chegou a representar o atual Ministro da Educação, quando, no evento ENAPET 2011, caçoou de um ex-Ministro que acabara de falecer (Ministro Paulo Renato Souza)? Não fica bem para a diplomacia e para o bom-viver tripudiar dos mortos...
7. Por quê a SESu não dialoga e revoga a Portaria que destruiu as bases do PET e do CONEXÃO-SABERES?
8. Por quê a SESu, até o momento, nada disse sobre o aumento das bolsas dos alunos, como ocorreu com o PIBIC?
9. Por quê a SESu trabalha ativamente para a cooptação aberta de certos setores da representação do PET?
10. Por quê a SESu não retorna com a função avaliativa dos CLAAs, tornando também estes em elmentos ativos de avaliação e regulação dos PETs em suas IEES de origem?
Estas 10 perguntas expressam a angústia da comunidade petiana e seu total desagrado com a política agressiva levada a cabo pela SESu e os sabujos que a defendem de forma monolítica e intransigente, para manter privilégios obtidos na órbita governamental.
É necessário lutar!
É necessário que recuperemos o que foi a luta do PET contra sua extinção ou desfiguração: luta esta que completa 15 anos! Ou seja, quase metade da existência conturbada deste Programa.
À luta, companheiros e companheiras!
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Um comentário:
Boa!
É preciso listar mesmo todas as reivindicações do PET, porque esta CENAPET que está aí já faz parte de um Departamento da SESu. Horrível termos nos reduzido a isto!!!!
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