A LÓGICA REVISITADA DA EDUCAÇÃO TUTORIAL
[CARTA DE ABERTURA DO WORKSHOP]
O Programa de
Educação Tutorial (PET), que apóia-se na tríade ensino, pesquisa e extensão, representa,
potencialmente, a melhor alternativa educacional efetivamente colocada em
prática no Brasil ao longo dos últimos 30 anos, permitindo semear e fundamentar
uma nova abordagem lógica para o desenvolvimento do trabalho universitário.
Em especial, está-se
aqui a destacar que, ao contrário do pensamento usual, aristotélico e
científico, o PET proporciona uma oportunidade ímpar para revelarmos e
trabalharmos com todas as lógicas do pensar e não nos asfixiarmos em uma
modernidade de bases cartesianas estritamente associada com a lógica
científica, que tem exercido, com severas dificuldades, a nível nacional, o
papel de verdadeiro elixir estimulador do desenvolvimento brasileiro.
Por outro lado, os
sistemas de avaliação não têm conseguido, de fato, captar os fatores endógenos
e inconscientes dos vários participantes da pesquisa nacional, envolvendo,
professores, alunos e técnico-administrativos, que verdadeiramente são os
motivadores das ações empreendidas por esses agentes educacionais.
Nesse sentido, a
Sociedade Brasileira de Educação Tutorial (SbrET) propõe a realização do
Workshop sobre a portaria 343 de 24 de abril de 2013 (MEC/SESu, que dispõe e
regula a forma de condução de atividades e de avaliação do Programa de Educação
Tutorial. O presente evento sucede ao I
Congresso Brasileiro de Educação Tutorial, realizado em abril de 2010,
simultaneamente ao X Sudeste PET, e ao II Congresso Brasileiro de Educação
Tutorial, realizado em outubro de 2012, ambos ocorridos na Universidade Federal
do Rio de Janeiro.
Para reflexão
inicial deste evento, é importante compreender a relação entre ensino, pesquisa
e extensão. Essas componentes, que formam o sistema PET e os ideais de um
sistema educacional universitário, guardam relação estreita, no nível objetivo,
com as dimensões política, econômica e cultural de uma sociedade. Não é por
acaso que se afirma que o PET deveria estar sendo adotado em todo o ensino de
graduação, como rebatimento natural de melhor espelhar os ideais universitários
e melhor preparação para a cidadania.
Na configuração
de uma sociedade, a economia é responsável por estimular e ampliar diferenças,
enquanto a cultura assume o papel oposto, ou seja, de disseminar e oferecer a
oportunidade de atenuar desigualdades. Ambas são ponderadas pela política. O
desenho do PET, em sua origem, respeita essa concepção, na medida em que,
analogamente, evidencia-se que a pesquisa (economia) gera diferenças com base
nos conhecimentos, enquanto a extensão (cultura) procura levar o conhecimento para
as camadas da população e empresas público e privadas que não usufruem da base
de pesquisa. Pesquisa e extensão convergem, então, para o ensino de formação
que é oferecido na sala de aula pelas Universidades, em especial do setor
público federal, que melhor se encontram estruturadas segundo os eixos ensino,
pesquisa e extensão.
A partir desse
referencial teórico, pode-se, então, conceber estratégias para a formulação de
políticas públicas de educação, em que o Programa PET faz parte da solução de
alavancarmos o desenvolvimento brasileiro de forma sutentável e de forma a dar
efetivo suporte para o país crescer e oferecer qualidade de vida para a sua
população.
A identidade do
PET, ou seja, a sua missão, em uma perspectiva antropológica das organizações,
preconiza, portanto, a aderência a um
sistema de natureza social. Mais ainda, a sua identidade conjuntamente com o
exame da história do programa, seus valores e seus métodos permite visualizar
os planos de natureza ontológica (identidade), epistemológica (diferença) e
praxiológica (dialética) que formam o PET, com adução fundamental da questão
ética, confluência sinérgica do ser e do poder fazer.
Espera-se que o
evento contribua para dissecar os elementos da portaria 343 (MEC-SESu) e
oferecer subsídios para novas regulações que fortaleçam as diretrizes de
implementação do Programa de Educação Tutorial, de forma abrangente, na
educação superior do Brasil e, por
extensão, notadamente essencial,
estimule o fortalecimento do ensino nos níveis fundamental e médio do
país.
AGRADECIMENTOS E HOMENAGEM: Ao educador Anísio Teixeira (in memoriam) e ao filósofo Luiz Sergio
Coelho de Sampaio (in memoriam), pela
inspiração de estabelecer a discussão fundamentada de temas
acadêmico-universitários essenciais, com enfoque na Educação Tutorial, para repensarmos a atuação social da
Universidade no século XXI.
Um comentário:
Parabens ao Otto Rotunno, Tutor do PET-Civil/UFRJ, por este brilhante texto de abertura do Workshop. Esse é o PET de Raiz !!!
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