segunda-feira, 1 de julho de 2013

CARTA DE ABERTURA DO WORKSHOP DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - RIO DE JANEIRO - 28/06/2013



A LÓGICA REVISITADA DA EDUCAÇÃO TUTORIAL
[CARTA DE ABERTURA DO WORKSHOP]
                     
O Programa de Educação Tutorial (PET), que apóia-se na tríade ensino, pesquisa e extensão, representa, potencialmente, a melhor alternativa educacional efetivamente colocada em prática no Brasil ao longo dos últimos 30 anos, permitindo semear e fundamentar uma nova abordagem lógica para o desenvolvimento do trabalho universitário.

Em especial, está-se aqui a destacar que, ao contrário do pensamento usual, aristotélico e científico, o PET proporciona uma oportunidade ímpar para revelarmos e trabalharmos com todas as lógicas do pensar e não nos asfixiarmos em uma modernidade de bases cartesianas estritamente associada com a lógica científica, que tem exercido, com severas dificuldades, a nível nacional, o papel de verdadeiro elixir estimulador do desenvolvimento brasileiro.

Por outro lado, os sistemas de avaliação não têm conseguido, de fato, captar os fatores endógenos e inconscientes dos vários participantes da pesquisa nacional, envolvendo, professores, alunos e técnico-administrativos, que verdadeiramente são os motivadores das ações empreendidas por esses agentes educacionais.  

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Educação Tutorial (SbrET) propõe a realização do Workshop sobre a portaria 343 de 24 de abril de 2013 (MEC/SESu, que dispõe e regula a forma de condução de atividades e de avaliação do Programa de Educação Tutorial. O presente evento  sucede ao I Congresso Brasileiro de Educação Tutorial, realizado em abril de 2010, simultaneamente ao X Sudeste PET, e ao II Congresso Brasileiro de Educação Tutorial, realizado em outubro de 2012, ambos ocorridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para reflexão inicial deste evento, é importante compreender a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Essas componentes, que formam o sistema PET e os ideais de um sistema educacional universitário, guardam relação estreita, no nível objetivo, com as dimensões política, econômica e cultural de uma sociedade. Não é por acaso que se afirma que o PET deveria estar sendo adotado em todo o ensino de graduação, como rebatimento natural de melhor espelhar os ideais universitários e melhor preparação para a cidadania.

Na configuração de uma sociedade, a economia é responsável por estimular e ampliar diferenças, enquanto a cultura assume o papel oposto, ou seja, de disseminar e oferecer a oportunidade de atenuar desigualdades. Ambas são ponderadas pela política. O desenho do PET, em sua origem, respeita essa concepção, na medida em que, analogamente, evidencia-se que a pesquisa (economia) gera diferenças com base nos conhecimentos, enquanto a extensão (cultura) procura levar o conhecimento para as camadas da população e empresas público e privadas que não usufruem da base de pesquisa. Pesquisa e extensão convergem, então, para o ensino de formação que é oferecido na sala de aula pelas Universidades, em especial do setor público federal, que melhor se encontram estruturadas segundo os eixos ensino, pesquisa e extensão.

A partir desse referencial teórico, pode-se, então, conceber estratégias para a formulação de políticas públicas de educação, em que o Programa PET faz parte da solução de alavancarmos o desenvolvimento brasileiro de forma sutentável e de forma a dar efetivo suporte para o país crescer e oferecer qualidade de vida para a sua população.

A identidade do PET, ou seja, a sua missão, em uma perspectiva antropológica das organizações, preconiza, portanto,  a aderência a um sistema de natureza social. Mais ainda, a sua identidade conjuntamente com o exame da história do programa, seus valores e seus métodos permite visualizar os planos de natureza ontológica (identidade), epistemológica (diferença) e praxiológica (dialética) que formam o PET, com adução fundamental da questão ética, confluência sinérgica do ser e do poder fazer.

Espera-se que o evento contribua para dissecar os elementos da portaria 343 (MEC-SESu) e oferecer subsídios para novas regulações que fortaleçam as diretrizes de implementação do Programa de Educação Tutorial, de forma abrangente, na educação  superior do Brasil e, por extensão, notadamente essencial,  estimule o fortalecimento do ensino nos níveis fundamental e médio do país.



AGRADECIMENTOS E HOMENAGEM: Ao educador Anísio Teixeira (in memoriam) e ao filósofo Luiz Sergio Coelho de Sampaio (in memoriam), pela inspiração de estabelecer a discussão fundamentada de temas acadêmico-universitários essenciais, com enfoque na Educação Tutorial,  para repensarmos a atuação social da Universidade no século XXI. 

Um comentário:

Luiz Eduardo R. de Carvalho disse...

Parabens ao Otto Rotunno, Tutor do PET-Civil/UFRJ, por este brilhante texto de abertura do Workshop. Esse é o PET de Raiz !!!