segunda-feira, 29 de julho de 2013

BLOG PETBRASIL (WIKIPET): 5 ANOS, ESTA NOITE!


Esta noite o Blog PETBRASIl, ora batizado WIKIPET BRASIL, completa 5 anos de aniversário. Fruto da administração O PET QUE QUEREMOS, gestão 2008-2010, o Blog nasceu sob os auspícios da revolução que fizemos no outrora denominado PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO.
Das manifestações de 1998 a 2004 que produzimos em diferentes lugares do país e, especialmente, em Brasília, à mudança na denominação do Programa para PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, o Blog continua reunindo a indignação da política agressiva do MEC contra o PET e das mazelas da atual CENAPET, eleita desde 2010, que entregou-se aos deleites do jogo de poder com o MEC.
O  PET isolou-se até em seu encontro nacional, o ENAPET, dissociando-o da Reunão Anual da SBPC, passando a pensar-se como um programa narcisístico, com o umbigo como horizonte e a extinção de suas essências como vontade de governo ...
A avaliação e a mortalidade tutorial lançada ao acaso de Pró-Reitorias acenam para a pá de cal que cobre nossas cabeças agora enterradas como vergonhosas avestruzes à espera da próxima e última bolsa/custeio.
Apesar do horizonte desanimador, mantemos a resistência da entrega do jogo, da falência pretendida.
O PETBRASIL, ou o WIPKIPETs, é um dos caminhos da resistência.
Viva o PET!!!!
Viva a Resistência, ainda que tardia....

sábado, 6 de julho de 2013

EXTRA, EXTRA!!!! DEU NO JORNAL DA ADUFRJ 2


Ler em:

http://issuu.com/adufrj/docs/08072013/7?e=2739085/3918573


P.S. Estiveram ausentes das Mesas Redondas do Workshop da SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL representantes do PET no MEC (SESu)  e da CENAPET.

EXTRA, EXTRA!!!! DEU NO JORNAL DA ADUFRJ





Consultar:
http://www.adufrj.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29622:jornal-da-adufrj-807-08072013&catid=108:ultimas 

P.S. Estiveram ausentes das Mesas Redondas os representantes do PET na  SESu e da CENAPET.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

EXTRA, EXTRA!!! DEU NO INFORMATIVO DO "OBSERVATÓRIO DA UNIVERSIDADE"



OBSERVATÓRIO DA UNIVERSIDADE

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A Portaria 343 do MEC sobre o Programa de Educação TutorialLuis Paulo Vieira Braga

Lançado como um programa formador de elites há mais de 30 anos por Cláudio Moura Castro (no que foi bem sucedido), abandonado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, mas mantido pelo empenho dos tutores com trabalho voluntário e emendas de parlamentares, o programa sobreviveu até o governo LULA,  tendo sido preciso questionar os dirigentes petistas para honrarem suas promessas de campanha. Relegado a um plano terciário no MEC foi transferido da CAPES para a SESU sem a menor infraestrutura. Apesar disso, o programa sobreviveu graças ao empenho do seu corpo de tutores (não cito nomes,  para não cometer injustiças), ao entusiasmo de seus alunos e aos expressivos resultados alcançados. O segredo do programa é a cultura de interdisciplinaridade e  visão abrangente  de suas atividades, representando a mudança de paradigma das aulas bancárias (transferência de conteúdo) para a resolução de problemas em equipes com alto grau de interatividade. O programa supera, a meu ver, as limitações dos programas de  monitoria, iniciação científica e estágio porque reproduz com mais realismo os desafios da vida acadêmica e profissional, evitando uma prematura especialização para aqueles discentes (a maioria) que querem uma vivência mais ampla antes de uma especialização com foco exclusivo.

Em abril desse ano, o Ministério da Educação publicou uma Portaria que traz esperanças e barreiras para o Programa. Em workshop, realizado na COPPE-UFRJ, nessa sexta-feira, dia 28 de junho, três grandes mudanças foram destacadas na Portaria 343: a) reconhecimento do mérito do programa, aumentando sua difusão (Inciso VII do Art.2 - contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação); b) descentralização do planejamento e da avaliação dos tutores (Parágrafo único do Art. 4  - O PET organizar-se-á administrativamente por meio de um Conselho Superior, de Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação e de uma Comissão de Avaliação); c) sistematiza o processo de seleção de tutores (Art. 12 da Portaria- o candidato a tutor deve comprovar atividades de graduação, pesquisa e extensão).  Ora, é preciso que hajam recursos para garantir a desejada expansão do programa. Sem um cronograma, um planejamento do número de bolsas preetendidas, tudo fica no terreno das boas intenções. A descentralização é bem vinda, mas isso significa encargos administrativos que o MEC estará transferindo para as IES, também nesse aspecto é preciso haver previsão de cargos e recursos. E finalmente, o mais importante, a seleção de tutores, que não deveria ser encarada como a busca de um super professor atuante nas obrigatórias três dimensões(ensino, pesquisa e extensão) que balizam as universidades no Brasil. Essa é uma visão arcaica pois a resolução de problemas é uma visão integrada, não fracionada da realidade. Muitos projetos de educação tutorial seriam rejeitados como projetos de extensão ou de pesquisa e seriam ainda considerados não apropriados para a graduação. A separação dessas dimensões é inadequada e representa uma barreira à modernização das universidades brasileiras. 

A comunidade de tutores não é unida, além disso os tutores mais antigos estão sendo compulsoriamente afastados do programa. Os sucessivos golpes que o programa recebeu, prejudicaram sua continuidade e memória. A submissão a parâmetros em detrimento da análise qualitativa leva muitos tutores a desenvolverem seus trabalhos em função de indicadores. Avaliar a educação tutorial com o mero somatório dos indicadores  do ensino, pesquisa e extensão é reduzi-la a um monstrengo com membros não proporcionais. É necessário uma escala própria para isso.

http://observatoriodauniversidade.blog.br

CARTA DE ABERTURA DO WORKSHOP DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - RIO DE JANEIRO - 28/06/2013



A LÓGICA REVISITADA DA EDUCAÇÃO TUTORIAL
[CARTA DE ABERTURA DO WORKSHOP]
                     
O Programa de Educação Tutorial (PET), que apóia-se na tríade ensino, pesquisa e extensão, representa, potencialmente, a melhor alternativa educacional efetivamente colocada em prática no Brasil ao longo dos últimos 30 anos, permitindo semear e fundamentar uma nova abordagem lógica para o desenvolvimento do trabalho universitário.

Em especial, está-se aqui a destacar que, ao contrário do pensamento usual, aristotélico e científico, o PET proporciona uma oportunidade ímpar para revelarmos e trabalharmos com todas as lógicas do pensar e não nos asfixiarmos em uma modernidade de bases cartesianas estritamente associada com a lógica científica, que tem exercido, com severas dificuldades, a nível nacional, o papel de verdadeiro elixir estimulador do desenvolvimento brasileiro.

Por outro lado, os sistemas de avaliação não têm conseguido, de fato, captar os fatores endógenos e inconscientes dos vários participantes da pesquisa nacional, envolvendo, professores, alunos e técnico-administrativos, que verdadeiramente são os motivadores das ações empreendidas por esses agentes educacionais.  

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Educação Tutorial (SbrET) propõe a realização do Workshop sobre a portaria 343 de 24 de abril de 2013 (MEC/SESu, que dispõe e regula a forma de condução de atividades e de avaliação do Programa de Educação Tutorial. O presente evento  sucede ao I Congresso Brasileiro de Educação Tutorial, realizado em abril de 2010, simultaneamente ao X Sudeste PET, e ao II Congresso Brasileiro de Educação Tutorial, realizado em outubro de 2012, ambos ocorridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para reflexão inicial deste evento, é importante compreender a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Essas componentes, que formam o sistema PET e os ideais de um sistema educacional universitário, guardam relação estreita, no nível objetivo, com as dimensões política, econômica e cultural de uma sociedade. Não é por acaso que se afirma que o PET deveria estar sendo adotado em todo o ensino de graduação, como rebatimento natural de melhor espelhar os ideais universitários e melhor preparação para a cidadania.

Na configuração de uma sociedade, a economia é responsável por estimular e ampliar diferenças, enquanto a cultura assume o papel oposto, ou seja, de disseminar e oferecer a oportunidade de atenuar desigualdades. Ambas são ponderadas pela política. O desenho do PET, em sua origem, respeita essa concepção, na medida em que, analogamente, evidencia-se que a pesquisa (economia) gera diferenças com base nos conhecimentos, enquanto a extensão (cultura) procura levar o conhecimento para as camadas da população e empresas público e privadas que não usufruem da base de pesquisa. Pesquisa e extensão convergem, então, para o ensino de formação que é oferecido na sala de aula pelas Universidades, em especial do setor público federal, que melhor se encontram estruturadas segundo os eixos ensino, pesquisa e extensão.

A partir desse referencial teórico, pode-se, então, conceber estratégias para a formulação de políticas públicas de educação, em que o Programa PET faz parte da solução de alavancarmos o desenvolvimento brasileiro de forma sutentável e de forma a dar efetivo suporte para o país crescer e oferecer qualidade de vida para a sua população.

A identidade do PET, ou seja, a sua missão, em uma perspectiva antropológica das organizações, preconiza, portanto,  a aderência a um sistema de natureza social. Mais ainda, a sua identidade conjuntamente com o exame da história do programa, seus valores e seus métodos permite visualizar os planos de natureza ontológica (identidade), epistemológica (diferença) e praxiológica (dialética) que formam o PET, com adução fundamental da questão ética, confluência sinérgica do ser e do poder fazer.

Espera-se que o evento contribua para dissecar os elementos da portaria 343 (MEC-SESu) e oferecer subsídios para novas regulações que fortaleçam as diretrizes de implementação do Programa de Educação Tutorial, de forma abrangente, na educação  superior do Brasil e, por extensão, notadamente essencial,  estimule o fortalecimento do ensino nos níveis fundamental e médio do país.



AGRADECIMENTOS E HOMENAGEM: Ao educador Anísio Teixeira (in memoriam) e ao filósofo Luiz Sergio Coelho de Sampaio (in memoriam), pela inspiração de estabelecer a discussão fundamentada de temas acadêmico-universitários essenciais, com enfoque na Educação Tutorial,  para repensarmos a atuação social da Universidade no século XXI.