quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

DIVULGAÇÃO: REVISTA VETOR 2a. EDIÇÃO



Segunda edição da Revista Vetor no ar!
A segunda edição da Revista Vetor traz para os leitores um panorama do que rolou na Semana de Engenharia Civil, com entrevistas e matérias exclusivas sobre o cenário de inovação nesta área. A Semana foi organizada pelo PET de Engenharia Civil da UFRJ e mostrou, como destacado na matéria principal ("Quebra de paradigmas"), como os engenheiros e estudantes de engenharia estão conectados com os principais problemas e desafios da sociedade atual.

Resgatando, com um olhar inovador para a construção civil, um problema de primeira ordem durante o verão brasileiro, um dos artigos explica como o estudo da mecânica dos solos pode solucionar problema dos deslizamentos de terra, de acordo com um engenheiro da UFRJ.

Em outro artigo sobre inovação, a engenheira da Eletronuclear Olga Simbalista defenda a energia nuclear, que já representa a segunda matriz elétrica do país. Mesmo com todas as polêmicas envolvidas no seu uso, Olga afirma que a energia nuclear surge como possibilidade e, no caso do Brasil, já é uma necessidade.A responsabilidade social e a engenharia civil são tema de artigo que explicita o plano de intervenções físicas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas regiões cariocas de Manguinhos, do Alemão e da Rocinha.

O diretor da Escola Politécnica da UFRJ fala sobre a Semana de Engenharia Civil. Para Ericksson Rocha e Almendra, a Semana é uma forma de o aluno se mobilizar em torno dos seus cursos. Walmir Lima Costa Júnior, bolsista do PET-Civil e organizador do evento, também comenta a atuação do PET.

Por fim, a professora da Escola de Comunicação da UFRJ Cristina Rego Monteiro descreve como o PET-ECO, coordenado pelo Prof. Dr. Mohammed ElHajji, estruturou uma eficiente Comissão Organizadora para a II Semana de Jornalismo da UFRJ. Um dos segredos do sucesso: alunos veteranos e calouros interessados, tutelados pela experiência de um professor orientador, exercitam ações responsáveis e conseqüentes.

Nenhum comentário: