quinta-feira, 24 de setembro de 2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

INSCREVA-SE NO SALÃO CIENTÍFICO DA ANPG!


Inscreva seu trabalho no Salão Científico!

O evento acontecerá na PUC-SP, entre os dias 21 a 23 de outubro de 2009 e será organizado pela Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) em conjunto com a União Nacional dos estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Comissão Executiva Nacional do Programa Tutorial (CENAPET).

Tal evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e aceitará trabalhos de pesquisadores do ensino médio, graduação e pós-graduação.

Para Hugo Valadares, presidente da ANPG, “essa atividade será um marco na história da participação juvenil brasileira na ciência do país. Não à toa esperamos receber centenas de jovens de todos os cantos do Brasil.

Serão 3 dias de debates, propostas, atividades culturais e apresentações de trabalho. Os eixos que nortearão o tema do evento - Popularização da Ciência – serão: educação, ciência e tecnologia, e juventude.

Também estão previstos debates sobre as experiências de popularização da ciência no Brasil, cultura e arte, comunicação, Pré-Sal, a interação entre escola e ciência, protagonismo juvenil, a Conferência Nacional de Educação e a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.

Os participantes também contarão com uma diversificada programação cultural que celebrará o encontro.

Participe você também! Mais informações no site http://www.salaonacional.org.br/

Contato: anpgbr@gmail.com

Tel: 11 5081-5566

SESu INFORMA ...



MESSAGE FROM SESu:


"Ola Interlocutores,

Comunicamos que os listas para o pagamento da parcela 09 (setembro) acabam de ser geradas. Solicitamos, assim, que efetuem a autorização do pagamento. As instituições que por alguma razão não cumpriram as Condicionalidades estipuladas, poderão ter suas listas devolvidas. Portanto, fiquem atentos. Ah, lembrem-se de, ao concluir a inserção das informações dos alunos, teclar em 'mudar de programa', para insirir as informações dos tutores.

Grato

Francisco"

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SESu INFORMA SOBRE OS TELEFONES ...



"Informo que os números de telefone do MEC foram todos alterados. Agora o meu numero é 61-2022-8180.

Por favor, atualizem suas listas de contato.

Grato.

Atenciosamente

Francisco

Equipe PET"

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

INFORMAÇÃO SESu



Os Planejamentos foram enviados ao SIGPROJ (apenas 4 Tutores ainda não enviaram).
Estamos realizando a avaliação do Planejamento 2009. Todos os Tutores receberam planejamentos para avaliação. A distribuição, sempre que possível, levou em conta critérios geográficos e as características das IES. Um número pequeno já finalizou as avaliações.
Na semana que vem iniciamos individualmente as cobranças dos que ainda não enviaram as avaliações. Necessitamos que os prazos sejam rigorosamente cumpridos. Em média os Tutores receberam duas semanas para a avaliação. Pretendemos disponibilizar as avaliações a partir do dia 1 de Outubro.
A implantação do Planejamento 2009 no SIGPROJ deu bastante trabalho (principalmente para os Tutores), mas acreditamos que as dificuldades iniciais (normais num novo sistema) já estão praticamente superadas.
Dando mais um passo no aperfeiçoamento do PET, já está disponível o Edital da Avaliação PET 2008. Para isso estamos solicitando aos Tutores que enviem ao SIGPROJ (Edital Avaliação PET 2008) o Relatório Anual de Atividades 2008. Basta anexar o arquivo que foi enviado a SESu. Os procedimentos são muito semelhantes ao Edital do Planejamento 2009. Evitem anexar arquivos no formato docx (façam a conversão para .doc ou .pdf). Muitos Tutores não conseguem abrir esses arquivos.
O prazo para anexar o Relatório Anual de Atividades 2008 no SIGPROJ (Edital Avaliação PET 2008) é 15 de Outubro. Após receber os Relatórios, a SESu fará da mesma forma, ou seja eles serão distribuídos aos Tutores para avaliação.
O Manual para o Edital Avaliação PET 2008 encontra-se em:
http://sigproj.mec.gov.br/arquivo.php?arq_id=186
Com o recebimento das avaliações do Planejamento e do Relatório Anual de Atividades 2008, os Tutores terão subsídios para a elaboração de um bom Planejamento para 2010. Com isso, pretendemos dar início na segunda quinzena de Novembro 2009 aos procedimentos do Planejamento 2010 utilizando o SIGPROJ.
Com a nova ferramenta, todos os futuros Planejamentos e Relatórios serão encaminhados através do SIGPROJ, diminuindo com isso os custos com papel, correio, etc. Uma vez disponíveis, os Planejamentos e Relatórios podem imediatamente ser encaminhados para a avaliação pelos consultores ad-hoc, agilizando assim o processo de avaliação e acompanhamento do PET.
Peço a compreensão e a colaboração de todos para o cumprimento dos prazos.
Obrigado
Amplexos
EQUIPE PET/SEsu

WE CAN WORK IT OUT - "Life is very short..."


Try to see it my way
Do I have to keep on talking till I can't go on
While you see it your way
Run the risk of knowing
that our love may soon be gone
We can work it out
We can work it out
Think of what you're saying
You can get it wrong
And still you think that it's all right
Think of what I'm saying
We can work it out
and get it straight or say goodnight
We can work it out
We can work it out
Life is very short
and there's no time
for fussing and fighting,my friend
I have always thought
that it's a crime
So I will ask you once again
Try to see it my way
Only time will tell if I am right or I am wrong
While you see it your way
There's a chance that we might fall apart
Before too long
We can work it out...

domingo, 13 de setembro de 2009

SUPREEEESAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! PLANEJAMENTOS DE 2009 SERÃO AVALIADOS AGORA ...

SURPRESOS?!? POIS É, O FIM DO ANO ESTÁ CHEGANDO; AS ATIVIDADES DE CADA GRUPO TERMINANDO, E SÓ AGORA A SESu ESTÁ ENVIANDO OS PLANEJAMENTOS PARA AVALIAÇÃO AD HOC.

COMO PODEMOS DENOMINAR ESSA AÇÃO?!?

sábado, 12 de setembro de 2009

SESu FRUSTRA EXPECTATIVAS DE DEPÓSITO DE BOLSAS



Com seus crônicos problemas de gestão, a SESu não fez chegar às contas de bolsistas e tutores as bolsas.

Razão: DESCONHECIDA!

Cadê a reunião do CONSELHO SUPERIOR?!? A Secretária não chama porque tem receio de não encontrar justificativas para tamanha incompetência?!?

A pergunta está no ar!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ESTRATÉGIAS PARA A BASE



Leitor pergunta como ajudar para a reunião do CONSELHO SUPERIOR ocorrer.

Resposta: toda vez que telefonarem para Brasília perguntem, além da bolsa e relatórios, se o CS já se reuniu. Perguntem quando será a reunião se ainda não marcaram data.
Como a resposta será sempre negativa, telefonem nas Comissões de Educação da Câmara e do Senado e peçam para agendar uma Audiência Pública para esclarecimentos públicos da política da SESu.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"BOLSAS CHEGANDO", segundo a SESu ...



Segundo contatos com a SESu, as bolsas foram enviadas ao financeiro no dia 04 do corrente mês. Segundo o que asseguraram, as bolsas deverão chegar até amanhã.

Believe it or not...!


P.S. respondendo ao leitor Werneck, sobre o que devemos fazer, temos apontado em todos os eventos, ofícios e posts deste Blog: é necessário que a comunidade cobre as reuniões do CONSELHO SUPERIOR do PET. De forma, que podemos julgar até ilegal, a SESu despreza o Conselho Superior e sua representação, fazendo vistas grossas à legalidade e emperrando o processo de modernização do Programa.

Temos que fazer uma campanha agora para que haja uma cobrança pública destas atitudes da SESu, especialmento com Audiências Públicas nas Comissões de Educação da Câmara e do Senado.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

PRESTAÇÃO DE CONTAS SEGUNDO A SESu ...


A prestação de contas será anual e deverá ser enviada até 31 de janeiro de cada ano demonstrando os gastos efetuados até 31 de dezembro do ano anterior. O saldo não utilizado poderá ficar retido na conta especial para uso no ano seguinte, exceto no caso do último ano quando o saldo será obrigatoriamente devolvido junto com a última prestação de contas. Uma vez que [os tutores receberão] agora apenas R$ 7.200,00 referentes ao montante do primeiro ano (2009), esclarecemos que não será possível efetuar gastos além do saldo disponível na conta e isso é válido durante toda a execução do projeto.
Em 2010 a CAPES efetuará dois depósitos (um no 1º semestre e outro no segundo semestre) totalizando outros R$ 7.200,00 e em 2011 os dois últimos. A prestação de contas [será] sempre anual como descrito no parágrafo anterior.

Atenciosamente,

Jorge Luís Xavier Pereira
Coordenação de Indução e Inovação
CII CAPES MEC
61 20226327

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DA SESu OU, NA VERDADE, DO "PÉNAJAQUISMO"...


A expressão PÉ NA JACA quer dizer:

"passar das estribeiras em todos os sentidos. Quem já viu uma jaca aberta sabe que ela é uma gosma só, uma cola danada, difícil de limpar. Dizer que enfiou o pé na jaca é o mesmo que passar das estribeiras." (wikipedia)

Pois é, a SESu lançou um SIGPROJ sem um guia completo às Pró-Reitorias. As informações foram chegando truncadas e em cota-gotas, de forma fragmentária e confusa, como sempre foi a marca indelével dessa Secretaria. Some-se a tudo isso, além da incompetência, o preconceito que o Programa ainda enfrenta, pois não conseguiram sua extinção entre 1997-1999.

Quem viu o "livro" de egressos, sabe o que é um trabalho mal realizado, mal conduzido, da mesma forma como são conduzidos os trabalhos naquela Secretaria. Assim, os atrasos continuam sendo só um pedacinho do iceberg de problemas crônicos que forma a SESu.

Cadê a reunião do CONSELHO SUPERIOR do PET?

A SESu não chama o CS pois teme ser questionada em tudo o que não anda fazendo ou não realiza a contento.

A equipe, infelizmente, deveria ser trocada por uma que, além da competência, se dispusesse ao diálogo franco com a comunidade petiana. O pé-na-jaca ainda tem muito fôlego dentro da SESu ...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ATÉ O MOMENTO NADA DE RESPOSTAS POSITIVAS DA SESu PARA O PAGAMENTO DAS BOLSAS!

Já dizia uma velha canção: "varre, varre, vassourinha ..."



terça-feira, 1 de setembro de 2009

SESU em ATRASO



A SESu está em atraso com o pagamento das bolsas de julho. Justificativa do atraso: NENHUMA! São questões como estas, insolúveis, que delegam à CENAPET a reivindicação incessante da necessidade de reunião URGENTO do CONSELHO SUPERIOR.

Sem ele, a administração faz e desfaz do Programa, apequenando-o!

Sabemos que milhares de alunos dependem da bolsa e, assim, seu atraso já constitui caso de extrema gravidade.

A dica dada pelo Blog é: certifiquem-se que os tutores tenham preenchido toda documentação no SIGPROJ; peçam informação da IES específica para o interlocutor da Instituição. Checada as duas fontes de informação anteriores, e nada encontrando de errado, entrem em contato direto com a SESu.

A CENAPET está tentando levantar mais informações, quebrando a barreira de silêncio daquele órgão.