segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DIVULGAÇÃO: TROCANDO IDÉIAS-PET PESCA DA UFRPE E UFAM NA UEM (PR)


O PET/Pesca da UFRPE iniciou este ano, uma série denominada "Trocando Idéias". Consiste em depoimentos e conversas do grupo com pessoas (professores, pesquisadores, ex-alunos, profissionais da área, pescadores) que passarem pelo Departamento de Pesca e Aqüicultura e, estejam dispostos a participar desta sessão, transmitindo conhecimentos e cultura para os bolsistas e não bolsistas do programa.

A participação é aberta aos demais alunos e professores ligados ao Curso de Engenharia de Pesca, buscando partilhar um pouco das múltiplas experiências de vida e profissional.

Ampliando a sessão, a tutora do PET/Pesca, resolveu inserir nesta atividade oportunidades para que, no grupo, em ocasiões de viagens, onde as interações se amplificam, surjam campos possíveis de troca de idéias.

Assim, durante a participação da tutora do PET/Pesca da UFRPE (Profa. Maria do Carmo F. Soares), encontrando a tutora do PET/Pesca da UFAM (Marle Angélica Villacorta Correa), durante o evento AQUACIÊNCIA 2008, que ocorreu em Maringá no Paraná (entre 27 e 30/10), as referidas tutoras entraram em contato com tutores da UEM, Profs. Mirian Marabayahi Hidalgo (PET-Odontologia), Sheila Maria Rosin (PET-Pedagogia) e Antonio Carlos Andrade Gonçalves (PET-Agronomia) e trocaram muitas idéias.

A visita à Universidade Estadual de Maringá e aos seus respectivos grupos PET foi um momento de se construir uma aproximação cidadã dentro dos princípios do PET que queremos, onde as experiências vivenciadas nos grupos são compartilhadas para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem, dentro de um programa dinâmico e autêntico, e a criatividade e a amizade têm seus espaços garantidos.

A hospitalidade dos tutores de Maringá recebendo as tutoras de Pernambuco e de Manaus propiciaram mais um momento PET de qualificação, como pessoa humana e membro da sociedade, preconizadas no Manual de Orientações Básicas do Programa.

Contatos e trocas de experiências são marcos da comunidade petiana brasileira que tem encurtado as distâncias através de uma verdadeira malha de comunicação que ocorre entre seus membros, congregando através de uma associação nacional denominada CENAPET.

O atual presidente da CENAPET, Prof. Marcos Danhoni, do corpo docente da UEM , apesar de se encontrar numa viagem internacional, colaborou ativamente para que essa oportunidade do encontro acontecesse.

[texto encaminhado ao Blog PET BRASIL pela Profa. Maria do Carmo da UFRPE]

Nenhum comentário: