quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SOBRE BRASILIA, 9.000 ACESSOS, EGRESSOS E "BEHAVIORS AT CONGRESS"


Após dois acessos recentes de computadores da SERPRO do MEC (v. figura acima), o Blog PET BRASIL completa hoje 9.000 acessos (dados do SITEMETER E AMUNG.US) após 3 meses e 12 dias desde sua criação. Estes números e o espraiamento de acessos no Brasil (e no mundo, principalmente de egressos na Europa) indicam uma grande aceitação do Blog como ferramenta de comunicação. Discussões em várias partes do país com membros da CENAPET confirmam essa impressão.
O que devemos lamentar é o comportamento, em um evento, de professores que se aliam a velhos algozes do PET (que, na condição de distante secretário da SESu na década passada, tentou extinguir o Programa) para tentar denegrir o movimento PET e sua representação legítima - CENAPET. Um ou outro, no afã de levantar arremedos de crítica, chega a criticar a crítica legítima da CENAPET ao comportamento atual da SESu que, vale lembrar, prima por: desinformação, perda de documentos de avaliação, avaliação por ímpares, estudo de egressos realizado com resultados aquém do esperado, plataforma eletrônica de egressos desenvolvido por empresa Jr. (sem licitação - e com orçamento 4 vezes superior ao inicialmente apontado em relatório inicial da Comissão) e com erros primários (inclusive totalização de percentuais no item "gênero"), não convocação do Conselho Superior, etc. e etc.
O compromisso da CENAPET será sempre com a res publica, com a coisa pública. Sempre primamos pelo compromisso com uma base ampla que anseia a claridade e não as trevas da cooptação, do desmerecimento, do acriticismo. Falhas temos, admitimos. Mas a vontade de acertar e de tecer críticas construtivas e apontar soluções para o aprimoramento da compreensão e da gestão do PET é nosso objetivo maior.
E assim continuaremos, ..., a lutar ... e na planície, ..., e não encastelados em órgão oficiais insensíveis a mudanças necessárias e com aliados que buscam o desmerecimento contínuo do Programa mimetizando-se de pseudo-inovadores que guardam muita semelhança com um passado que, por pouco, não aniquilou o Programa de Educação Tutorial e do qual nos devemos distanciar, para sempre!

Nenhum comentário: