quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CRIAÇÃO DE NOVOS GRUPOS PET


Da Agência de Notícias:

Estudantes de cursos superiores de graduação poderão formar grupos, com tutoria de um professor doutor, para participar do Programa de Educação Tutorial (PET). Serão selecionados 30 grupos a partir da segunda quinzena de março. Atualmente há 400 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. São 4.274 alunos bolsistas e 400 tutores, um para cada grupo de pesquisa.
De acordo com o coordenador do programa, Norberto Cáceres, os trabalhos de alunos e professores integram ensino, pesquisa e extensão e buscam aprimorar a formação de novos profissionais de acordo com uma perspectiva cidadã. "O PET discute inovações na maneira de oferecer cursos de graduação e ajuda a formar profissionais com responsabilidade social e valores éticos", disse.
Inicialmente, até quatro alunos podem compor o grupo de pesquisa. A cada ano, no limite de três anos, o grupo pode incluir mais quatro bolsistas chegando ao número máximo de 12. "Não há limite de tempo para as atividades de cada grupo. Há um processo de avaliação do trabalho a cada dois anos. Caso a qualidade seja mantida, o grupo continua a trabalhar", explicou Norberto.
De acordo com ele, o PET também estimula a continuidade da vida acadêmica. "60% dos alunos que participam do PET ingressam na pós-graduação." Hoje, há pelo menos um grupo de pesquisa em cada estado brasileiro. Os alunos recebem bolsa no valor de R$ 300 e os tutores, de R$ 1.394.

Nenhum comentário: