terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

URGENTE: SOBRE O NÃO-REAJUSTE DE BOLSAS!



A ENTROPIA CRESCE NA GESTÃO DO PET NA SESu
A CENAPET acabou de confirmar que as bolsas de Mestrado e Doutorado no país serão reajustadas. Pela Lei que instituiu o PET as bolsas estão atreladas aos valores praticados pelo CNPq e CAPES. Estes reajustes não estão atrelados ao contingenciamento que o Governo Federal executou, ou seja, o Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq) e o MEC (CAPES) pagarão as bolsas com os valores novos.
E no caso do PET?!? Aí a coisa muda de figura. O representante do PET na SESu assegurou que os reajustes não serão praticados devido ao contingenciamento do Orçamento. Êpa: espere aí!!! Por quê isso pode ocorrer com as bolsas tutoria do PET e nas duas agências federais citadas, não! Não devemos engolir mais esse entulho de gestão do Programa!
Sobre as bolsas dos alunos, a SESu dispunha ano passado da verba suficiente para reajustar as bolsas. Deveria ter procedido ao reajuste até como forma de estimular o aumento também das bolsas PIBIC do CNPq, ficando à frente daquela Agência. Porém, nada disso foi feito e o reajuste não foi praticado!
Não bastassem essas duas péssimas notícias (não reajuste de bolsas tutor e aluno), o PET novamente mudou de Departamento no MEC. Era DEPEM, depois DIPES e agora DIFES, um Departamento ligado às Instituições de Universidades Federais. Êpa!!! Sinal de alerta: e as Instituições Estaduais, Municipais e Confessionais?!? Há algo de muito errado no ar! Muda-se para nada mudar!
Pensar pequeno na gestão do PET e mudar continuamente aspectos vitais de sua gestão empobrecem o Programa e o fragiliza! Haja entropia!
É necessário, pois, um outro olhar para esse estado de coisas. Devemos começar a mover as engrenagens em direção a uma explicação pública de tudo isso que está ocorrendo e ao chamamento das responsabilidades de gestão pela res publica.

Um comentário:

apósaaula disse...

DESCASO TOTAL PARA COM UM PROGRAMA TÃO IMPORTANTE!!!

LAMENTÁVEL...

GILMAR MONTAGNOLI
PET PEDAGOGIA UEM