sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O MESMO CARNAVAL ...



Desde a transferência do PET da CAPES para a SESu, e da tentativa, infrutífera, dessa Secretaria (em conluio com setores que promovem o "discurso do bem") em desarticular a CENAPET, os problemas de gestão do Programa de Educação Tutorial se repetem em continuidade e em tom estridentemente monocórdico.

Inúmeros departamentos foram instalados na SESu para, supostamente, abrigar o PET. Tão velozmente foram criados, velozmente foram extintos. Já se contam às dezenas a série de secretários e diretores que passaram pela SESu. Incompetências se acumulam numa montanha nada sagrada. Mas em todas as "trocas", a partir de 2004, uma mesma regra: inventar mecanismos para emperrar a fluidez de gestão do Programa.

Anos de labuta da CENAPET foram ignorados por uma administração incompetente que desrespeita em continuidade a própria lei que criou o Programa PET (vide, p.ex., o pagamento das bolsas e taxas e a não incidência de reajuste de bolsas vinculadas aos valores daqueles praticados pelo CNPq). Em suma: é necessário subir um patamar na convocação pública dos responsáveis pelo atraso de bolsas, pela seu não reajuste, pela não convocação do Conselho Superior do Programa, pela não divulgação dos resultados da avaliação, por uma expansão pífia, por um estudo de egressos cheio de vícios e irregularidades, etc. e etc.

É necessário um BASTA, e ele está chegando!

Folia é bom no Carnaval, não na gerência do PET ou de qualquer Programa de Educação e Ciência sustentado pela res publica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem bolsa e muita bagunça.... E agente vai fazer oq?

Anônimo disse...

Prezada Elis,

a reunião da CENAPET em final de março em Brasília é para conscientizar outros atores institucionais para eliminar essa bagunça.
Em tempo daremos no Blog o relatório das reuniões e das decisões tomadas.