sexta-feira, 23 de outubro de 2009

IN MEMORIAM: NOTAS PARA UM AMIGO



Na metade dos anos 90 fui convidado pelo Prof. MAURICE BAZIN, para proferir uma palestra num dos mais famosos espaços de ciência interativa (e educacional) do mundo: o EXPLORATORIUM, em San Francisco (EUA).

Na verdade, Bazin havia criado um braço avançado do Exploratorium no difícil e violento Bairro Latino de San Francisco, pois queria a ciência ao alcance dos excluídos. No Brasil, criou, no Rio de Janeiro, o prazeroso espaço batizado de ESPAÇO CIÊNCIA VIVA (ECV).

Conhecia o Prof. Bazin, desde meus tempos de mestrado e doutorado na UNICAMP, graças a um Núcleo que havíamos criado chamado NIMEC (Núcleo Interdisciplinar para a Melhoria da Educação Científica). Através de atividades públicas da ciência, envolvendo oficinas, observação astronômica, mini-cursos, sessões de planetário, etc., criamos uma rede informal de pessoas com uma proposta de ciência pública.

Anos mais tarde, desenvolvemos no Paraná um grande curso de divulgação e popularização científica, curiosamente durante a passagem do cometa Hale-Bopp. O curso era dedicado aos professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

Bazin sempre dizia: "fazer ciência é em praça pública; é trabalhar com o povo".

Nesta semana, seu coração alegre parou de bater ... mas não sua toada por uma ciência popular, democrática e cidadã.

Adeus Bazin ...
(Marcos Cesar Danhoni Neves, Presidente da CENAPET)

Nenhum comentário: