segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SESSÃO BRONCA BRONQUÍSSIMA



Olá Cenapet,

aproveito esse espaço, mesmo não sendo diretamente relacionado ao assunto que vou levantar, para manifestar uma profunda indignação quanto algumas diretrizes traçadas pelo MEC, impositivas para variar, em que obriga a petianos se desligarem do programa por não serem do mesmo curso em que o PET esteja criado. Vejam o caso:

Pode haver um PET por departamento, e em um certo departamento tem dois cursos, com praticamente a mesma grade (80%). Todas as atividades do PET são criadas envolvendo os dois cursos, sendo extremamente necessário, lógico e rico a presença de petianos dos dois cursos. O MEC agora ordenou que não pode acontecer de maneira nenhuma isso, ter dois cursos ou mais em um mesmo PET. Ordenamento tal que obriga esses petianos a sairem imediatamente. Isso é uma violencia para aqueles que participam do programa, que optaram por ele, e ao mesmo tempo é totalmente ilógico e distante da realidade tal ordenamento visto que não leva em conta a grade curricular dos cursos, a característica dos departamentos e principalmente a riqueza da interdisciplinaridade (já que pedem tanto para não fechar o conhecimento e especializar).

Ordenamentos são geralmente obrigatórios a aceitação, se o MEC mais uma vez comprova a sua incapacidade de gestão estratégica de um programa isso não é novidade, porém o mínimo que eu esperava ver era que o MEC solicitasse o fechamento da seleção de petianos do curso secundário e permitisse os petianos que já trabalham no programa fecharem seus ciclos. É simples a sugestão, mas ela é carregada de um mínimo de respeito, que está ausente há muito tempo, advindo da cultura hierarquica daquele ministério, que dita (dura)mente as regras do programa mesmo estando a milhas distante dele.

Att.,

Lucas

lucas198823@yahoo.com.br

Nenhum comentário: