quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

URGENTE: MOÇÃO!!!



Moção pela valorização do Programa de Educação Tutorial e
sua inserção na Plataforma Lattes

Durante o III Encontro Nacional dos Grupos PET de Medicina (ENAPET – MED) “A Interface do PET com a pós-graduação”, ocorrido no dia 17 de outubro de 2009, em Curitiba-PR, foram discutidas questões sobre a valorização da participação dos acadêmicos no Programa de Educação Tutorial (PET) frente aos processos seletivos para pós-graduação. Tem-se que a participação no PET durante a graduação é pouco valorizada como quesito de pontuação na análise curricular efetuada durante os concursos de acesso à pós-graduação, sendo, em muitos casos, atribuída pontuação equiparada a programas que desenvolvem pesquisa, extensão ou ensino, isoladamente.
Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientada pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua formação social e pessoal. Sendo assim, a participação no programa possibilita o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em grupo; atuação com responsabilidade social; busca ativa de conhecimento; construção de uma visão humanística e do senso crítico e vivência da ética e cidadania, com compromisso e disciplina. Os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos durante a participação no grupo são, então, muito enriquecedores para a formação médica e possibilitam uma prática profissional com maior qualidade.
Pessotti (1996), em seu artigo “A formação humanística do médico”, ressalta que a capacidade de compreender o outro é algo sine qua non à formação e prática médica. Precede a isso, no entanto, a habilidade do futuro médico de refletir e entender seus próprios desejos, crenças, carências, defeitos e qualidades. Só assim, surgirá o homem-médico capaz de crescer na interação com o homem-paciente e com os outros homens. Para Pessotti, “mesmo que se defina a função do médico em termos de eficiência terapêutica, a formação dele requer, também, a consideração de aspectos outros que a mera qualidade da teoria e do treino clínico que lhe são dados”.
Em consonância com esses requisitos está o PET, na medida em que garante aos alunos de graduação oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando sua construção global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional, como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. Fazendo, assim, do ideal da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade uma realidade.
Diante dessa percepção, gostar-se-ia que a atual valorização da participação no Programa de Educação Tutorial durante os processos seletivos de acesso à pós-graduação nas diferentes áreas fosse repensada no sentido de ponderar a verdadeira contribuição da participação no PET para a formação profissional e pessoal. Uma medida fundamental e de aplicação a curto prazo com resultados amplificadores na valorização do currículo, não só do estudante, como do tutor, seria a inserção de um espaço específico na Plataforma Lattes para o PET, haja vista sua abrangência de atuação e integração dos pilares da formação acadêmica.

PET Medicina Universidade Federal de Uberlândia
PET Medicina Universidade Federal do Amazonas
PET da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
PET Medicina Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PET Medicina Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Curitiba, 17 de outubro de 2009

Um comentário:

Gabriel G. Barbosa disse...

Muito interessante o encaminhamento!

Acredito que aos poucos o PET será mais conhecido pela sociedade, não só pelos projetos realizados, nos quais muitas pessoas acabam se envolvendo, mas também pelos próprios petianos egressos. Porém, ainda há uma imagem ultrapassada dos petianos que hoje estão no mercado de trabalho mas que participaram do programa quando na época ainda era Especial de Treinamento. E, por isso, à primeira vista, muitas vezes não dão valor quando encontram a sigla PET no currículo.

Abraços.

Gabriel G. Barbosa
PET Engenharia Civil - UFPR
(41) 8447-0799