quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

UM 2010 MELHOR QUE 2009!


Estamos nos aproximando da última hora do ano que se finda.

Não foi um ano fácil, mas foi a comemoração dos 12 anos de luta do PET desde a tentativa de sua extinção e de dez anos da derrota definitiva da política fascista que queria o fim do Programa.

Também 30 anos de sua existência, apesar de nenhuma comemoração por parte do MEC.

O PET continua a ser um programa anti-paradigmático e de difícil gestão para qualquer governo que não se esforça em compreendê-lo à não ser pela ótica positivista, quantitativa, burocrática e kafkiana.

A CENAPET, gestão O PET QUE QUEREMOS, seguiu seu curso em 2009 cumprindo o que havia prometido no ENAPET de 2008.

Realizamos este ano duas reuniões com o MEC e duas reuniões com as Comissões de Educação da Câmara e do Senado.

Conseguimos que a plataforma SIGPROJ fosse instalada. Ainda instável, extremamente burocrática, esperamos que no ano próximo ela possa ser simplificada e melhorada substancialmente, tendo o CNPq como exemplo a ser seguido em termos de plataformas eletrônicas.

Conseguimos também que as datas de depósito das bolsas não sofressem os atrasos geológicos que tanto marcaram o Programa ao longo da última década.

Tivemos sucesso, ainda que parcial, na questão das avaliações. Antiga reivindicação da CENAPET, tutores estão sendo consultados para avaliações ad-hocs. Além do mais, o MEC ensaia a possibilidade de um Seminário Nacional de Avaliação, como já havíamos conseguido em 2002.

Infelizmente, não conseguimos ainda que o MEC cumpra a legalidade, fazendo duas reuniões do CONSELHO SUPERIOR / ano. Denunciamos esta ação para a Câmara e o Senado e a questão está posta.

Estamos ultimando esforços para o lançamento da revista eletrônica da CENAPET que estará brevemente com página própria.

Bom, o ano termina e as esperanças se renovam!

Vida longa ao PET!

Feliz 2010 a todos!!!

Nenhum comentário: