quinta-feira, 12 de abril de 2012

DO ASINISMO INSTITUCIONAL: SOBRE SIGPROJs e ADMINISTRAÇÕES PIETOSAS...


Não bastassem as avaliações equivocadas, ou um processo de avaliação utlrapassado e inoperante, a destruição dos CLAAs, a desinformação, a ressuscitação de formulários de relatórios caducos e anacrônicos, etc., a SESu, que postergou várias vezes o envio de relatórios anuais de atividades e dos planejamentos anuais dos grupos, sequer foi capaz de melhorar a plataforma SIGPROJ.
Uma plataforma não amigável, sequer tem um campo visível, fácil, didático, dedicado ao envio dos Relatórios Anuais.
Não bastasse este "asinismo institucionalizado", a administração pietosa do PET na SESu sequer foi capaz de elaborar um GUIA PRÁTICO para instruir tutores e gestores públicos de como anexar os relatórios.
A própria qualidade da plataforma deixa muito a desejar.
Para colaborar com os tutores, que sofrem com este "asinismo institucional", fornecemos abaixo o "mapa da mina ... (como aquela do Chile que soterrou 33 mineiros...), aliás, fornecemos a "sonda Fênix", para que consigam minimamente anexar os relatórios, e não serem exonerados de suas funções durante um processo avaliativo hoje sub judice.
A "sonda Fênix", deve seguir o seguinte "túnel":
Após ter inserido o PLANEJAMENTO 2012, deve-se:
1º - acessar o site do MEC: http://sigproj1.mec.gov.br ;
2º - Fazer o login;
3º - Acessar a aba ENSINO;
4º - Clicar em MINAS PROPOSTAS SUBMETIDAS;
5º - Procurar o quadro onde consta a proposta submetida PLANEJAMENTO;
6º - No quadro desta Proposta, existem vários icones todos enfileirados. Deve-se clicar no sexto ícone (antes do último, que fecha a proposta). O ícone corresponde ao Relatório, sinalizado com uma espécie de V em cor vermelha;
7º - Neste ponto, deve-se clicar em "Relatórios em elaboração/Novo relatório"
8º Clicar em Novo relatório final.

O preenchimento é cansativo devido aos inúmeros campos, mas a maioria deve ser preenchido com um texto do tipo: "Relatório Anual de Atividades" ou "vide relatório em anexo"... Todos os passos devem ser preenchidos. Devem aparecer algumas pequenas dificuldades para inserir um ou outro dado. Deve-se quebrar a cabeça, respirar fundo e tentar equacionar o(s) problema(s).
Depois da via crucis deve-se constatar que o relatório foi efetivamente enviado. Daí, seguem-se os mesmos procedimentos para o envio do outro Relatório.
Sabíamos de toda incompetência de certas administrações, mas constatar o asinismo institucional galopante é triste!
Ter obstaculizado o diálogo com uma CENAPET combativa e rica em propostas (não com a administração presente, que já manifestou todo seu adesismo ao governo!), trouxe somente um regime marcado pela tirania e pela extrema burrice!
Delenda arbitrium!!!

Nenhum comentário: