segunda-feira, 16 de abril de 2012

UMA PESQUISA NEGLIGENCIADA PELA SESu: DIAS DE PREPOTÊNCIA E AUTORITARISMO NO MEC


RECORDAR É VIVER!

Matéria publica no BLOG PETBRASIL em 18 de junho de 2010. Tratava-se do relato de uma pesquisa muito significativa para avaliar a rotatividade natural de tutores, no âmbito do Programa de Educação Tutorial. O MEC, desrespeitando toda a história e no afã de liquidar tutores e o próprio Programa impôs a rotatividade forçada de tutores via Portarias 975/976. O Ministro que assinou estas peças aviltantes foi o mesmo que, após pressão política, reformou uma antiga Portaria e ressuscitou a redação original sobre o tempo de tutoria: "a tutoria será exercida por três anos e renovável por IGUAIS PERÍODOS mediante avaliação" (grifos nossos).

No entanto, para liquidar a memória da luta contra a extinção do Programa, é necessário liquidar seus agentes de transformação. Este foi o primeiro passo na nova tentativa de extinção do PET. Usando processos avaliativos eivados de irregularidades, apostando na fragilidade e inoperância dos CLAs e na posterior exclusão da maioria dos tutores dentro dos próximos dois anos (além da absorção forçada de um Programa nada análogo ao PET, po CONEXÃO SABERES), a SESu espera avidamente para realizar o que a dupla FHC e seu então Ministro PAULO RENATO DE SOUZA não conseguiram fazer: a total extinção do PET.

Hoje, com uma administração da CENAPET, em total alinhamento e submissa à SESu, a estrada parece pavimentada rumo à destruição.

Neste sentido, resgatamos a memória de um estudo feito pela administração da CENAPET, gestão "O PET QUE QUEREMOS" - 2008-2010 -, que demonstrava claramente, por um estudo estatístico sério, a nenhuma necessidade de se impor a rotatividade tutorial.

Vamos à matéria:

sexta-feira, 18 de junho de 2010

NÚMEROS DA PESQUISA CENAPET SOBRE ROTATIVIDADE DE TUTORES

A pesquisa realizada pela CENAPET sobre a rotatividade de tutores baseou-se sobre uma amostragem de 91 grupos, ou 21,16% dos grupos existentes hoje no país.

Os números revelaram que existe uma rotatividade natural de tutores que gira em torno de 5,9 anos.

As razões de saída dos tutores ficam assim estratificadas: 12,94% por escolha de cargo na admnistração da IES; 35,97% por vontade própria; 2,16% por demissão; 0,72% por falecimento; 21,59% por saída para doutoramento ou pós-doc; 17,27% por aposentadoria; 4,31% por escolha de outra bolsa; 2,88% por enfermidade; 1,44% por avaliação negativa e 0,72% por rotatividade induzida e ilegal de uma IES.

Se somarmos os itens Cargos + Vontade própria + qualificação (doutorado e pós-doc) + outra bolsa, chegamos a um total de 74,80% . Este somatório demonstra claramente que existe uma série de fatores de ordem pessoal e acadêmica que alimentam a rotatividade. Um outro dado que retiramos da amostra de grupos que responderam ao formulário é que, entre a parcela de professores que se retiraram da tutoria por APOSENTADORIA, o tempo médio de permanência foi de 6,4 anos, ou seja, quase idêntico ao tempo de rotatividade natural do tutor.

Estes números desmentem claramente o preconceito que a SESu está propalando (inclusive junto ao FORGRAD) de que tutor tem vitalicidade. Tutor, enquanto bem avaliado deve ser reconduzido. Tutor mal avaliado deve ser retirado.

Qualificar, pois, a avalição deveria ser fulcro das mudanças necessárias para melhorar ainda mais o PET, mas parece não ser esta a idéia do MEC! Este estudo da CENAPET é um marco para combater uma mentira que está sendo repetida centenas de vezes pelos dirigentes, numa atitude à la Goebbels (ministro da Propaganda do Governo Nacional-Socialista de 1933 a 1945: "conte uma mentira tantas vezes até que ela se transforme em verdade!"). A SESu poderá argumentar que, como 06 anos é o tempo da rotatividade natural, então que se imponha o sistema 3 + 3 , como impunha a Portaria 3.385/2005 (posteriormente reformulada e corrigida - Port. 1.632/2006). Somos contra a rotatividade, como chegamos à conclusão nos eventos regionais do PET (e com moções impressas neste Blog e enviadas oficialmente à SESu). E para que sejamos claros, somos a favor de rotatividade mediante avalição de qualidade, como se faz para bolsistas de produtivade do CNPq. O resto é balela e, sobretudo, golpe!

Deveremos lutar!

À luta!!!

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