terça-feira, 24 de julho de 2012

ANATOMIA DE UMA FARSA


Está para iniciar mais outra edição do ENAPET, desta vez em S. Luiz do Maranhão.
Sabemos do esforço que os grupos locais tiveram para planejar o evento e levá-lo à cabo da melhor forma possível. Porém, este ENAPET ficará marcado para sempre na história como o evento que ratificou a CENAPET como braço estendido da SESu.
A reeleição do atual presidente, numa inscrição de chapa que parece não ter respeitado os regimentos legais (prazos, apresentações pretéritas, etc), só demonstra isso.
O atual presidente da CENAPET é conhecido por sua inação e por seu apego ao MEC-SESu. Evidências:
- nada fez para apurar as flagrantes irregularidades no processo de avaliação que demonstra uma tendência de cassação política de tutor;
- fugiu do repórter do ESTADÃO quando da excelente matéria publicada naquele importante veículo de informação nacional, deixando de expressar sua opinião sobre as inúmeras dificuldades pelas quais passa o PET hoje;
- nada fez para deter a mortalidade tutorial imposta de três anos;
- nada fez para promover uma Audiência Pública nas Comissões de Educação da Câmara e do Senado (porque não deseja cobrar publicamente a SESu);
- nada fez para aproximar CENAPET da SBPC, ANPG,UNE, como era feito em tempos de outrora;
- nada fez quando foi informada que a SESu trata os tutores institucionais do Programa como "bolsisteiros" e "anti-republicanos", quando todos sabem que além da injúria e da difamação, quem age de forma não-republicana é a própria SESu.
- quando fez alguma coisa, foi para promover o ABSURDO de escolha de avaliadores via voto no ENAPET. Avaliação deixou de ser função meritocrática para ser instrumento populista de quem parece estar apto a legalizar o ilegal. Alguém já imaginou os programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) sendo avaliados mediante  sorteios, bingos, loterias?!? Não! Só nas cabeças de cooptados sombrios é que isso é possível.
Em dois anos, a CENAPET limitou-se ao baba-ovismo mais explícito e tacanho, promovendo uma perigosa parceria entre esta Comissão (duramente construída nos últimos 15 anos) e a SESu. Esta parceria levará à destruição do PET e da própria credibilidade da SESu que está arranhadíssima (inclusive internacionalmente - v. sito web SUPRESSION OF DISSENTS) como gestora pública de Projetos e Programas.
A CENAPET está de joelhos e provavelmente ajudará a cassar mais tutores incômodos no próximo processo avaliativo (fiquem atentos!), para eliminar de vez a memória do Programa e de sua luta contra a extinção e os facínoras que tentaram e tentam liquidar o PET.
A Programação do ENAPET parece dar até títulos de "doutor honoris causa" para aquele que supostamente administra o PET na SESu, mas que nada entende dele, a não ser o de consagrar o ilegal (cassação política) e o de arquitetar o fim do PET (como o conhecemos e com o espírito com que foi criado) com a cooptação da CENAPET.
Mais que a vergonha que devemos sobreviver, temos que conviver com uma chapa que se auto-intitula INTEGRANDO CAMINHOS. Oras, olhando os desastrosos dois anos que já se passaram, seria melhor rebatizá-la, e com muito mais propriedade de:
DESINTEGRANDO CAMINHOS!
Devemos construir novas estradas. Os caminhos desintegrados são intransitáveis. Rasgaram o PET. Rasgaram as Leis; Rasgaram a República ...
Parafraseando Ulysses Guimarães em seu célebre discurso da Promulgação da Constituição da República: "temos nojo e ódio de quem rasga a Constituição".
Caçadores de nuvens estamos sendo caçados hoje por tempestades! Mas isto irá acabar, porque as máscaras caíram e o sabujismo está exposto.
Muda PET!
Muda Brasil!

Nenhum comentário: