terça-feira, 10 de julho de 2012

POR UMA SESu REPUBLICANA


Após mais de 15 anos de batalha para a consolidação do PET no MEC (trabalho ainda longe de terminar), correndo todos os riscos possíveis (extinção do próprio Programa, atrasos de pagamentos de bolsas e custeio, não pagamento das bolsas-tutores por 3 longos anos, avaliações aquém da grandeza do Programa, desfiguração do PET e imposição da mortalidade de tutores - este dois últimos pontos fulcrais após a imposição da Portaria 976 que desfigurou o PET e o CONEXÃO-SABERES), é necessário exigirmos uma SESu Republicana.
Uma SESu que aja sem os mecanismos da cooptação, especialmente desta administração desastrosa da CENAPET, que está sendo manipulada para que seja mais fácil a imposição da perda de memória do programa, impondo já para o ano que vem as cassações políticas de tutores "incômodos" e a não validação de novos prazos tutoriais.
Devemos lembrar que foi após uma Audiência Pública, em 2006 que o então Ministro Haddad reformou uma de suas Portarias e deu nova redação à questão da renovação do tempo de tutoria, aproximando-a da bolsa produtividade em pesquisa do CNPq [Mudança da Portaria 3385/2005 para Port. 1632/2006]: "o tempo de tutoria de três anos será renovado por iguais períodos mediante avaliação".
Agir de forma republicana é respeitar os Acordos, é Respeitar a Casa das Leis e não rasgar as suas Leis, desrespeitar a República, promover a política facínora.
Por quê a atual administração da CENAPET não rearticulou a Audiência Pública que a admnistração passada da gestão O PET QUE QUEREMOS para exigir EXPLICAÇÕES PÚBLICAS e COMPORTAMENTO REPUBLICANO da SESu e do MEC no Parlamento?
Por que interessa somente a política das "portas fechadas" e dos "gabinetes"?
Devemos lembrar a quem já perdeu a memória histórica (ou não a tem) que o PET só chegou até aqui devido ao seu caráter público, de lutar na planície e não encastelado como muitas das administrações desastrosas do Programa no MEC.
Vamos lembrar os excertos do grande discurso de Ulysses Guimarães na Promulgação da Constituição da REPÚBLICA brasileira:


"Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar patriotas para a cadeia, o exílio, o cemitério.
"O Estado autoritário prendeu e exilou; a sociedade, com Teotônio Vilela, pela anistia, libertou repatriou.
"A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram.



Não podemos permitir que a SESu e que uma administração de um órgão legítimo de luta, a CENAPET, conspurquem o direito inalienável que temos que defender este que é o Programa mais inovador e legítimo do ensino de graduação no país: o PET!
Basta de exilar a crítica, garrotear tutores, alienar a verdade!
Muda Brasil!




Nenhum comentário: