Da jornalista SILVANA SÁ:
Recentes alterações feitas pelo Ministério da Educação no Programa de Educação Tutorial (PET) das universidades vêm causando preocupação entre os que defendem esse modelo de ensino.
Desde 2010, o MEC adotou uma
política de expansão do PET com a
absorção de outro programa: o Conexões
de Saberes. O assunto foi discutido no II Congresso Nacional de Educação Tutorial, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Tutorial (SBrET) e realizado na UFRJ nos dias 15 e 16 de outubro.
A maior crítica é que os programas fundidos partiam de propostas originais diferentes: o PET, criado em 1979, tinha por objetivo gerar alunos de excelência na prática
da pesquisa e extensão no ensino,
enquanto o Conexões de Saberes (de 2004)
se voltava para as trocas entre a universidade e as comunidades populares,
atuando de forma mais localizada na extensão.
Além disso, a rápida expansão ocasiona
a dificuldade de o próprio ministério realizar as avaliações, que, segundo os
docentes, é imprescindível para a
manutenção da qualidade do trabalho.
Recentes alterações feitas pelo
Ministério da Educação no Programa de Educação
Tutorial (PET) das
universidades vêm causando preocupação
entre os que defendem esse modelo de ensino.
Desde 2010, o MEC adotou uma
política de expansão do PET com a
absorção de outro programa: o Conexões
de Saberes. O assunto foi discutido no
II Congresso Nacional de Educação
Tutorial, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Tutorial (SBrET) e realizado na UFRJ nos dias 15 e 16 de outubro.
A maior crítica é que os programas fundidos partiam de propostas
originais diferentes: o PET, criado em
1979, tinha por objetivo gerar alunos de
excelência na prática da pesquisa e extensão
no ensino, enquanto o Conexões de Saberes (de 2004) se voltava para as trocas entre a universidade e as comunidades populares,
atuando de forma mais localizada na extensão.
Além disso, a rápida expansão ocasiona
a dificuldade de o próprio ministério realizar as avaliações, que, segundo os
docentes, é imprescindível para a manutenção da qualidade do trabalho.
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