terça-feira, 31 de julho de 2012

CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO - nova contribuição de leitor do Blog


Um dos personagens mais comentados da novela GabriPET, é o Coronel Sezuíno.
Com frases como "se deite, porque eu vou lhe usar", "se banhe que eu vou lhe rotativizar",
vai lavar roupa no SigProj pra eu lhe avaliar, ele até soa engraçado para muitos, não fosse trágico. 
No capítulo na quinta-feira, ele bateu na mulher, a doce e carente Sinhapetzinha (Maitê Proença).
Sezuíno é o típico burocrata do milênio passado, que se acha superior ao público, e não um 
servidor dele, e que o fato de dar bolsas às suas mulheres e aos seus cachorros,
sustentando a casa, já o credencia como um excelente marido. Sinhapetzinha é apenas 
um objeto para satisfazer as suas necessidades. Será que isso é apenas coisa de Ilhéus nos anos de 1920? 
Infelizmente, não. 
Apesar de todas as conquistas femininas, sociais e republicanas, dos últimos anos, o fato é que, apenas em Porto Alegre, 
um homem é preso por dia por agressão doméstica, seja ela física ou psicológica. 
O tempo passa, mas muitos Men and MECs continuam com a mesma mentalidade do coronel Sezuíno. 
Que a história de SinhaPETzinha incentive mulheres e professores agredidos a denunciarem a situação, 
protegidas pela Lei Maria da Penha e pelo Blog PET-Brasil que, respectivamente,
desde 2006 e desde 2008, buscam proteger as mulheres e os tutores contra a violência doMECstica !

CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO I - contribuição de leitores do Blog

CENAPET se lava nos Lençóis Maranhenses parao Coronel Sezuíno usar

segunda-feira, 30 de julho de 2012

UMA ELEIÇÃO COMO FARSA!



Voltando aos números da eleição da CENAPET no ENAPET recém-terminado que elegeu a chapa única (DES)INTEGRANDO CAMINHOS, é mister refletir sobre os números trágicos e farsescos da legalização da ilegalidade que ali se praticou:
- certos de que sairiam vencedores de uma eleição que bastava um único voto, a chapa única sequer se preocupou em angariar votos;
- a "contabilidade do mal" é tão terrível que se multiplicarmos os 12 cargos ocupados por representantes docentes e discentes pelo número de seus constituintes (13 = 12 estudantes + 1 tutor), obtemos o número 156. Este número deve ser descontado do total de votantes pró-(DES)INTEGRANDO porque dá-se por descontado de que votariam neles mesmos (ainda que não tenham ido votar, os números emparelham-se e devem ser subtraídos do total). Assim, essa chapa foi "eleita" por somente:

197 votos - 156 = 41 votos de representação. Este número equivale ao percentual de 2,41 % !
Vamos repetir, e por extenso = dois vírgula quarenta e um por cento dos votos válidos!
É por estas razões, somadas obviamente a dois anos de desastre de gestão da CENAPET, que se transformou num braço alongado da SESu, é que este Blog não reconhece o processo eleitoral e a chapa supostamente "eleita".
Não houve eleição! Houve uma grande farsa!
A outra farsa: a "eleição de 'avaliadores '. Outra vergonha! Jogou-se a questão meritocrática pela janela e, numa sala esvaziadissima de tutores, "elegeram-se"  os 'avaliadores'. Alguém imagina uma comissão de pós-graduação na CAPES ou no CNPq elegendo 'representantes' dessa forma? No afogadilho e sem avaliar correta e puntualmente a questão meritocrática?!?
Como diria um velho bordão: "Uma Vergonha!"
Mas terá que acabar!
E logo!
(antes que o MEC legalize mais outra ilegalidade!)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

UMA CENAPET ILEGÍTIMA!


Na tranquilidade da chapa única (re)elegeu-se a chapa (DES)INTEGRANDO CAMINHOS. Porém, à diferença de 2008, quando houve bate-chapas, quando dos 1.100 inscritos, cerca de 900 votaram, a "eleição"  (tsc, tsc, tsc...) "sacramentou" (tsc tsc tsc...) a (DES)INTEGRANDO com números que não a legitimam:
- 1.700 inscritos;
- 267 votantes;
- 197 pró (DES)INTEGRANDO;
- 54 votos NULOS;
- 16 votos BRANCOS;
Em tristes percentuais, a chapa se "elegeu" com 11,59% .
Diante do comportamento da chapa que tornou-se um braço alongado do MEC no Movimento PET desde 2010, seria de se esperar uma renuncia coletiva e a abertura de um processo eleitoral, em que, ao menos a própria candidata a chapa se esforçasse para encontrar votantes.
Este é mais outro capítulo da nova tragédia que pode abater definitivamente o PET e desta vez com a cumplicidade daqueles que nada têm a acrescentar hoje ao PET, ao menos suas ambições pessoais, egoístas e destroçadoras do Programa.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ACABOOOOOOUUUUU!!!! ACABOOOOOUUUUUU!!!!! ... ou SOBRE UM HERRO ISTÓRICO ...


Da linha de frente temos a notícia de que a Assembléia do ENAPET acaba de desvincular este evento do da SBPC.
A atual Diretoria da CENAPET, recém-eleita, com a chapa (DES) INTEGRANDO CAMINHOS ganhou mais um item no processo de demolição do PET: isolá-lo da SBPC. Já tinha isolado da ANPG e da UNE, quando não mais co-organizava ass Bienais da UNE ou os Salões de Pesquisa da ANPG.
Isolando é melhor para destruir!
Bovinamente, a assembléia votou e aprovou uma decisão que não teve uma discussão nas bases, sem nenhum processo democrático de debate.
O MEC sorriu ... ops... gargalhou com a vitória!
Isso demonstra ainda mais claramente à que veio essa CENAPET. Como microclone do PROIFES, está destruindo todo o movimento que permitiu o PET existir.
Com essa decisão, onde não houve um debate amplo e democrático nas bases, o PET caminha rapidamente para a prancha que quer a SESu.
Terceirizando para a CENAPET as decisões de desfiguração completa que a SESu ainda não teve a desfaçatez de executar, o Prorama caminha rapidamente para a dissolução, especialmente agora, isolado.
Dias de Vergonha!
Mas, dias de Ira!
Este é o marco zero da Resistência!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A MATERIALIZAÇÃO DA FARSA


Notícias inquietantes que chegam do ENAPET dão conta de manipulações de encaminhamentos de reuniões, muito tratorismo de quem protagonizou ações lesivas em processo de avaliação. O quadro aparentemente caótico é para a consecução de um fim: fazer o trabalho que a SESu quer que sua nova "assessoria"  (a atual chapa administradora da CENAPET) faça: desestruturar, minar, desfigurar, trocar, arrebentar a memória!
O representante do MEC, arrogando-se a ser o que não é, e ao poder que não tem, afirmou peremptoriamente que pode fazer tudo pelo PET menos revogar a "mortalidade tutorial".
Este que supostamente representa a coisa pública, esquece-se de que foi seu ex-patrão, Fernando Haddad, quem revogou a mortalidade tutorial que ele próprio impusera.
Ávido por trocar os tutores e liquidar a memória do Programa, com o aval de uma CENAPET totalmente cooptada, vai reinando absoluto na solidão kafkiana do poder que nada rege, mas só destrói.
Cadê as desculpas públicas por chamar tutores honestos de ANTI-REPUBLICANOS?!?
O que vemos é a ignomínia, o horror, o horror, o horror, como diria Joseph Conrad!
Mas a história não esquece os traidores e muito menos os opressores!
Quem viver verá!

terça-feira, 24 de julho de 2012

ANATOMIA DE UMA FARSA


Está para iniciar mais outra edição do ENAPET, desta vez em S. Luiz do Maranhão.
Sabemos do esforço que os grupos locais tiveram para planejar o evento e levá-lo à cabo da melhor forma possível. Porém, este ENAPET ficará marcado para sempre na história como o evento que ratificou a CENAPET como braço estendido da SESu.
A reeleição do atual presidente, numa inscrição de chapa que parece não ter respeitado os regimentos legais (prazos, apresentações pretéritas, etc), só demonstra isso.
O atual presidente da CENAPET é conhecido por sua inação e por seu apego ao MEC-SESu. Evidências:
- nada fez para apurar as flagrantes irregularidades no processo de avaliação que demonstra uma tendência de cassação política de tutor;
- fugiu do repórter do ESTADÃO quando da excelente matéria publicada naquele importante veículo de informação nacional, deixando de expressar sua opinião sobre as inúmeras dificuldades pelas quais passa o PET hoje;
- nada fez para deter a mortalidade tutorial imposta de três anos;
- nada fez para promover uma Audiência Pública nas Comissões de Educação da Câmara e do Senado (porque não deseja cobrar publicamente a SESu);
- nada fez para aproximar CENAPET da SBPC, ANPG,UNE, como era feito em tempos de outrora;
- nada fez quando foi informada que a SESu trata os tutores institucionais do Programa como "bolsisteiros" e "anti-republicanos", quando todos sabem que além da injúria e da difamação, quem age de forma não-republicana é a própria SESu.
- quando fez alguma coisa, foi para promover o ABSURDO de escolha de avaliadores via voto no ENAPET. Avaliação deixou de ser função meritocrática para ser instrumento populista de quem parece estar apto a legalizar o ilegal. Alguém já imaginou os programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) sendo avaliados mediante  sorteios, bingos, loterias?!? Não! Só nas cabeças de cooptados sombrios é que isso é possível.
Em dois anos, a CENAPET limitou-se ao baba-ovismo mais explícito e tacanho, promovendo uma perigosa parceria entre esta Comissão (duramente construída nos últimos 15 anos) e a SESu. Esta parceria levará à destruição do PET e da própria credibilidade da SESu que está arranhadíssima (inclusive internacionalmente - v. sito web SUPRESSION OF DISSENTS) como gestora pública de Projetos e Programas.
A CENAPET está de joelhos e provavelmente ajudará a cassar mais tutores incômodos no próximo processo avaliativo (fiquem atentos!), para eliminar de vez a memória do Programa e de sua luta contra a extinção e os facínoras que tentaram e tentam liquidar o PET.
A Programação do ENAPET parece dar até títulos de "doutor honoris causa" para aquele que supostamente administra o PET na SESu, mas que nada entende dele, a não ser o de consagrar o ilegal (cassação política) e o de arquitetar o fim do PET (como o conhecemos e com o espírito com que foi criado) com a cooptação da CENAPET.
Mais que a vergonha que devemos sobreviver, temos que conviver com uma chapa que se auto-intitula INTEGRANDO CAMINHOS. Oras, olhando os desastrosos dois anos que já se passaram, seria melhor rebatizá-la, e com muito mais propriedade de:
DESINTEGRANDO CAMINHOS!
Devemos construir novas estradas. Os caminhos desintegrados são intransitáveis. Rasgaram o PET. Rasgaram as Leis; Rasgaram a República ...
Parafraseando Ulysses Guimarães em seu célebre discurso da Promulgação da Constituição da República: "temos nojo e ódio de quem rasga a Constituição".
Caçadores de nuvens estamos sendo caçados hoje por tempestades! Mas isto irá acabar, porque as máscaras caíram e o sabujismo está exposto.
Muda PET!
Muda Brasil!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A PEDIDOS: TRADUÇÃO DO VERBETE SOBRE A EXCLUSÃO ILEGAL DO PROF. LUIZ EDUARDO EM SITE AUSTRALIANO


(FROM THE SITE "SUPPRESSION OF DISSENT - Prof. Brian Martin - Australia):

Atualização, julho 2012: "Um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Brasil, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET), Professor Luiz Eduardo R. de Carvalho, foi excluído pelo Ministério da Educação (MEC) da tutoria e teve sua bolsa suspensa abruptamente. Devido às sua posições críticas no campo da educação e da ciência (sua luta contra os transgênicos e a formação da Sociedade Brasileira de Educação Tutorial), a avaliação governamental de seu trabalho e de seu grupo de alunos revelou-se repleto de irregularidades, que foram expostas ao público. No entanto, o Ministério e a Reitoria da UFRJ aceitou todas as irregularidades, restringindo (os direitos) do professor e de todos os alunos de seu grupo tutorial. Professor Luiz Eduardo ficou privado de seus plenos direitos de defesa e foi sumariamente excluído pelo Ministério. Um importante jornal brasileiro relatou a crise de gestão democrática do PET e a situação do professor Luiz Eduardo. No entanto, até agora, o Ministério ficou satisfeito com a legalização da ilegalidade. Não parece haver nenhuma chance para a democracia na educação brasileira."

Update, July 2012: "A teacher at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) in Brazil and then tutor in the Tutorial Education Program (PET), Professor Luiz Eduardo R. de Carvalho, was excluded by the Public Instruction Ministery (MEC) from his position as tutor and had his research grant terminated abruptly. He had taken critical positions in the field of education and science (the fight against GMOs and the formation of the Brazilian Society of Tutorial Education). The governmental evaluation of his work and his group of students was full of irregularities, which were exposed to the public. However, the Ministry and the rectorate of UFRJ accepted all the irregularities, constraining the Professor and all the students of his tutorial group. Professor Luiz Eduardo had no full rights of defense and was summarily excluded by the Ministery. An important Brazilian newspaper reported the crisis of democratic administration of PET and the the situation of Professor Luiz Eduardo. However, until now, the Ministry has been satisfied with the legalization of the illegality. There seems to be no chance for democracy in Brazilian education." 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O PROSPERAR DA DESONRA ...


"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder
nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra,
desanimar-se da justiça, e de ter vergonha de ser honesto."
Ruy Barbosa


[foto: Carlos Lamarca assassinado pelas nulidades que governaram - e ainda governam - este país]

terça-feira, 17 de julho de 2012

CASO DO PROF. LUIZ EDUARDO É NOTICIADO NO SITE "SUPRESSION OF DISSENTS", do Prof. BRIAN MARTIN (AUSTRÁLIA)


Update, July 2012: "A teacher at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) in Brazil and then tutor in the Tutorial Education Program (PET), Professor Luiz Eduardo R. de Carvalho, was excluded by the Public Instruction Ministery (MEC) from his position as tutor and had his research grant terminated abruptly. He had taken critical positions in the field of education and science (the fight against GMOs and the formation of the Brazilian Society of Tutorial Education). The governmental evaluation of his work and his group of students was full of irregularities, which were exposed to the public. However, the Ministry and the rectorate of UFRJ accepted all the irregularities, constraining the Professor and all the students of his tutorial group. Professor Luiz Eduardo had no full rights of defense and was summarily excluded by the Ministery. An important Brazilian newspaper reported the crisis of democratic administration of PET and the the situation of Professor Luiz Eduardo. However, until now, the Ministry has been satisfied with the legalization of the illegality. There seems to be no chance for democracy in Brazilian education."


[DO SITE "SUPRESSION OF DISSENTS": editado pelo Prof. BRIAN MARTIN (australiano).  Este site divulga casos de censuras e cassações políticas no meio acadêmico em todo o mundo. O post acima foi publicado após as repercussões da matéria recentemente publicada no jornal O ESTADO DE S.PAULO, que noticiou também a cassação política da tutoria exercida pelo Prof. Luiz Eduardo pela SESu-MEC diante dos fatos já noticiados, mas provavelmente acrescidos pelas suas posições sobre OGMs e à sua ampla crítica ao sistema político educacional no país. Para saber mais sobre o site, acesse: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Suppression_of_dissent      ]

sábado, 14 de julho de 2012

REPETINDO UM POST À PEDIDO: LESSONS FROM THE DARKNESS ...


Após mais de 15 anos de batalha para a consolidação do PET no MEC (trabalho ainda longe de terminar), correndo todos os riscos possíveis (extinção do próprio Programa, atrasos de pagamentos de bolsas e custeio, não pagamento das bolsas-tutores por 3 longos anos, avaliações aquém da grandeza do Programa, desfiguração do PET e imposição da mortalidade de tutores - este dois últimos pontos fulcrais após a imposição da Portaria 976 que desfigurou o PET e o CONEXÃO-SABERES), é necessário exigirmos uma SESu Republicana.
Uma SESu que aja sem os mecanismos da cooptação, especialmente desta administração desastrosa da CENAPET, que está sendo manipulada para que seja mais fácil a imposição da perda de memória do programa, impondo já para o ano que vem as cassações políticas de tutores "incômodos" e a não validação de novos prazos tutoriais.
Devemos lembrar que foi após uma Audiência Pública, em 2006 que o então Ministro Haddad reformou uma de suas Portarias e deu nova redação à questão da renovação do tempo de tutoria, aproximando-a da bolsa produtividade em pesquisa do CNPq [Mudança da Portaria 3385/2005 para Port. 1632/2006]: "o tempo de tutoria de três anos será renovado por iguais períodos mediante avaliação".
Agir de forma republicana é respeitar os Acordos, é Respeitar a Casa das Leis e não rasgar as suas Leis, desrespeitar a República, promover a política facínora.
Por quê a atual administração da CENAPET não rearticulou a Audiência Pública que a admnistração passada da gestão O PET QUE QUEREMOS para exigir EXPLICAÇÕES PÚBLICAS e COMPORTAMENTO REPUBLICANO da SESu e do MEC no Parlamento?
Por que interessa somente a política das "portas fechadas" e dos "gabinetes"?
Devemos lembrar a quem já perdeu a memória histórica (ou não a tem) que o PET só chegou até aqui devido ao seu caráter público, de lutar na planície e não encastelado como muitas das administrações desastrosas do Programa no MEC.
Vamos lembrar os excertos do grande discurso de Ulysses Guimarães na Promulgação da Constituição da REPÚBLICA brasileira:

"Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar patriotas para a cadeia, o exílio, o cemitério.
"O Estado autoritário prendeu e exilou; a sociedade, com Teotônio Vilela, pela anistia, libertou repatriou.
"A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram.

Não podemos permitir que a SESu e que uma administração de um órgão legítimo de luta, a CENAPET, conspurquem o direito inalienável que temos que defender este que é o Programa mais inovador e legítimo do ensino de graduação no país: o PET!
Basta de exilar a crítica, garrotear tutores, alienar a verdade!
Muda Brasil!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ASSANGE: ESTE BLOG APOIA O PEDIDO DE EXÍLIO



MARK WEISBROT
TENDÊNCIAS/DEBATES
Equador, dê asilo a Julian Assange
O fato do Equador ser diferente da Suécia é uma felicidade. O país nórdico, a mando dos EUA, ajuda a perseguir um jornalista que não tem acusação criminal
Julian Assange, fundador do WikiLeaks, refugiou-se na embaixada do Equador em Londres, onde, de acordo com as autoridades equatorianas, está "sob a proteção do Estado equatoriano" enquanto espera a decisão de Quito sobre seu pedido de asilo político.
Se você se baseia na mídia de massa para saber por que ele está lá ou precisa de proteção, pode não ter ideia do que está acontecendo.
Boa parte da mídia reportou que Assange enfrenta "acusações" na Suécia e está tentando evitar ser extraditado do Reino Unido para aquele país. Na verdade, Julian Assange não foi acusado de crime algum.
Ele está sendo procurado para interrogatório por ordem de um promotor sueco. Por que ele não poderia ser interrogado no Reino Unido? Tente encontrar uma resposta em todas as "notícias" sobre o caso.
Sven Erik Alhem, antigo chefe da Promotoria em Estocolmo, já testemunhou que a decisão sueca de solicitar a extradição de Assange é "irracional, nada profissional, injusta e desproporcional", pois ele poderia facilmente ser interrogado no Reino Unido. A tentativa de extradição não tem a ver com investigação criminal.
E as coisas ficam ainda piores. Se conduzido à Suécia, Assange seria aprisionado e teria acesso limitado à mídia. Os procedimentos preparatórios do julgamento seriam sigilosos. E, talvez o mais importante, ele poderia ser extraditado com mais facilidade aos EUA, onde há investigações para determinar se ele pode ser julgado sob a Lei de Espionagem.
Se puder, a condenação acarretaria possibilidade de pena de morte. Poderosas autoridades americanas, como a senadora democrata Diane Feinstein, presidente do Comitê de Inteligência do Senado, já apelaram por processo nos termos dessa lei.
Os suecos com consciência deveriam se opor à política de seu governo de colaborar na perseguição a um jornalista que não foi acusado de crime algum. Isso ameaça a liberdade de expressão e informação.
O WikiLeaks ajudou a disseminar informações sobre crimes graves cometidos pelo governo dos EUA, como o vídeo de 2007 no qual as Forças Armadas parecem ter deliberadamente matado civis em um ataque por helicóptero. Por isso, o governo dos EUA quer punir Assange e outras pessoas associadas ao grupo.
O papel da imprensa internacional vem sendo tão vergonhoso quanto o do governo sueco. Ela deveria sair em defesa de alguém que enfrenta ameaça de prisão pelo "crime" de praticar o jornalismo, mas parece simpática a quem deseja aprisionar e possivelmente matar Assange.
É uma felicidade que o Equador, ao contrário da Suécia, tenha um governo independente que não aceita ordens dos Estados Unidos.
Esse é um novo exemplo de como a "segunda independência" da América Latina, liderada por governos de esquerda eleitos e reeleitos nos últimos 15 anos, beneficiou não só a região como todo o planeta.
MARK WEISBROT é co-diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política de Washington e presidente da Just Foreign Policy
Tradução de PAULO MIGLIACCI
In: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/54199-equador-de-asilo-a-julian-assange.shtml

quinta-feira, 12 de julho de 2012

SESu APRONTA DE NOVO: VERBAS DE CUSTEIO DO PET SOB RISCO!!!


Novamente, a SESu demonstra sua clara incapacidade de gestão do PET. Está enviando para centenas de tutores a informação que repassamos abaixo.
Muitas IES enviaram os ANEXOS com os pedidos formais de verbas de custeio mas a SESu simplesmente desapareceu com eles! Com a incompetência instalada, escrevem aos grupos "inadimplentes" cobrando-lhes o envio da documentação.
Depois de taxar tutores de "ANTI-REPUBLICANOS", "BOLSISTEIROS", agora nos taxam de "INCOMPETENTES".
Estamos fazendo um movimento de coleta de provas para que o dano moral a nós imposto seja cobrado na Corte máxima de Justiça deste país.
Basta de tanta vilania!

MENSAGEM NADA REPUBLICANA ENVIADA AOS TUTORES:

Prezado(a) Tutor(a) PET,

Em relação ao e-mail enviado dia 07/05/12, colado abaixo, informamos que ainda não recebemos, na SESu, o documento solicitado para que seu grupo venha a receber o custeio.

Portanto, informamos, ainda, que o prazo para o envio desse documento foi ampliado para dia 30/07/12, com o intuito de tentarmos enviar à CAPES a tempo de se pagar o referido custeio no segundo lote de pagamento.
(...)
Atenciosamente,
(...)
MEC/SESu/



Prezado(a) Tutor(a) PET,

Se você recebeu esta mensagem, é porque seu nome está na lista de tutores que tiveram a vigência do período de utilização do custeio PET expirada ou próxima de expirar. Por essa razão, o senhor(a) deve enviar a Solicitação Adicional de Recursos e/ou Prazo – ANEXO IV do site da CAPES, para receber o pagamento dos próximos recursos de custeio.

Portanto, solicitamos que o Sr.(a) leia atentamente o tutorial anexo a esta mensagem, com orientações de preenchimento do documento referido acima.

Aproveitamos para informar que as regras de preenchimento devem ser rigorosamente seguidas e que a falha no preenchimento do documento impede o recebimento do custeio, devido à necessidade de cumprimento dos prazos estipulados pela CAPES.

Nesse sentido, informamos que o prazo final para a postagem, via SEDEX, no correio, da Solicitação Adicional de Recursos e/ou Prazo – ANEXO IV é o dia 18/05/12. 


ENDEREÇO PARA ENVIO DO DOCUMENTO:

Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios - Bloco L - Edifício Sede - 3º andar - Sala 312
Coordenação Geral de Relações Estudantis
CEP.: 70047-900 – Brasília – DF.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!


Por quê uma administração não consegue ser republicana, e, agindo de forma maquiavélica, corrompe, destrói e desestrutura?
Por quê se usa a novilíngua de George Orwell e, num processo de corrupção histórica, tutores que lutaram pelo Programa (e o ajudaram a se reestruturar sob novos fundamentos sem perder sua filosofia genética) são chamados de ANTI-REPUBLICANOS e BOLSISTEIROS, quando sabemos quem corrompe a República?
Os desastres administrativos e a corrupção da estrutura do PET, iniciada em 2005 é o CUPIM DA REPÚBLICA, numa paráfrase ao célebre raciocínio do deputado Ulysses Guimarães, que presidiu os trabalhos da nova redação da Carta Constitucional de nossa República.
Chegou o momento de frear o que se considerou irrefreável e recuperar a RES-PÚBLICA, a coisa pública.
Está na hora de dedetizar os cupins da República!
Muda BRASIL!

terça-feira, 10 de julho de 2012

PLATÃO E EINSTEIN PARA COMPREENDER O QUE SE PASSA HOJE COM O PET ...



"O preço a pagar pela tua não participação na política É SERES GOVERNADO POR QUEM É INFERIOR"
(Platão)

"O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os olham e não fazem nada."
(Albert Einstein)

POR UMA SESu REPUBLICANA


Após mais de 15 anos de batalha para a consolidação do PET no MEC (trabalho ainda longe de terminar), correndo todos os riscos possíveis (extinção do próprio Programa, atrasos de pagamentos de bolsas e custeio, não pagamento das bolsas-tutores por 3 longos anos, avaliações aquém da grandeza do Programa, desfiguração do PET e imposição da mortalidade de tutores - este dois últimos pontos fulcrais após a imposição da Portaria 976 que desfigurou o PET e o CONEXÃO-SABERES), é necessário exigirmos uma SESu Republicana.
Uma SESu que aja sem os mecanismos da cooptação, especialmente desta administração desastrosa da CENAPET, que está sendo manipulada para que seja mais fácil a imposição da perda de memória do programa, impondo já para o ano que vem as cassações políticas de tutores "incômodos" e a não validação de novos prazos tutoriais.
Devemos lembrar que foi após uma Audiência Pública, em 2006 que o então Ministro Haddad reformou uma de suas Portarias e deu nova redação à questão da renovação do tempo de tutoria, aproximando-a da bolsa produtividade em pesquisa do CNPq [Mudança da Portaria 3385/2005 para Port. 1632/2006]: "o tempo de tutoria de três anos será renovado por iguais períodos mediante avaliação".
Agir de forma republicana é respeitar os Acordos, é Respeitar a Casa das Leis e não rasgar as suas Leis, desrespeitar a República, promover a política facínora.
Por quê a atual administração da CENAPET não rearticulou a Audiência Pública que a admnistração passada da gestão O PET QUE QUEREMOS para exigir EXPLICAÇÕES PÚBLICAS e COMPORTAMENTO REPUBLICANO da SESu e do MEC no Parlamento?
Por que interessa somente a política das "portas fechadas" e dos "gabinetes"?
Devemos lembrar a quem já perdeu a memória histórica (ou não a tem) que o PET só chegou até aqui devido ao seu caráter público, de lutar na planície e não encastelado como muitas das administrações desastrosas do Programa no MEC.
Vamos lembrar os excertos do grande discurso de Ulysses Guimarães na Promulgação da Constituição da REPÚBLICA brasileira:


"Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar patriotas para a cadeia, o exílio, o cemitério.
"O Estado autoritário prendeu e exilou; a sociedade, com Teotônio Vilela, pela anistia, libertou repatriou.
"A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram.



Não podemos permitir que a SESu e que uma administração de um órgão legítimo de luta, a CENAPET, conspurquem o direito inalienável que temos que defender este que é o Programa mais inovador e legítimo do ensino de graduação no país: o PET!
Basta de exilar a crítica, garrotear tutores, alienar a verdade!
Muda Brasil!




quinta-feira, 5 de julho de 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012


Em correspondência oficial ao Prof. Luiz Eduardo Carvalho, do PET-FARMÁCIA da UFRJ, acerca de sua injustificada exclusão como tutor de seu grupo, são alegados fatos que jogam por terra todo o processo avaliativo e, principalmente, toda a credibilidade da administração de um Programa complexo, como é o PET, pelo MEC.
Nesta correspondência, depreende-se claramente:
i) que o processo de avaliação levou "DEZ MESES para se completar". Nem as avaliações de pós-graduações stricto sensu gastam este tempo (quase geológico);
ii) que o processo de avaliação começou com "um coletivo de professores" e terminou "com outro coletivo". Ou seja, cadê a memória? A SESu especializou-se em canibalizar a MEMÓRIA. Por esta razão a insistência e excluir tutores a cada três anos;
iii) a insistência em se afirmar que foi culpa exclusiva da UFRJ a questão do "recurso" em prol do professor (ou melhor, do NÃO RECURSO), quando sabe-se, que a IES acatou imediatamente a decisão monolítica da SESu em excluir o Professor, tolhendo suas garantias institucionais e republicanas ao "amplo direito de defesa";
iv) o não reconhecimento do fato, amplamente divulgado via web, de que uma avaliadora revelou o processo avaliativo, afirmando que dois "ad hocs" não quiseram avaliar o relatorio do Professor e de seu grupo, e de que foram consultados "colegas do Instituto" do Professor, adicionando elementos subjetivos para uma cassação previamente planejada;
v) a alegação de que a exclusão se deu porque o Professor tem somente o título de MESTRE e não de DOUTOR, especialmente numa Universidade como a UFRJ, é argumento de validade jurídica frágil. O art. 12 da Portaria 976, par.3o. diz que "a bolsa poderá ser EXCEPCIONALMENTE  concedida a professor com a titulação de MESTRE". Na história do Programa, esta excepcionalidade foi sempre respeitada. Na Farmácia da UFRJ não havia um único professor-Doutor interessado no PET (especialista na tríade universitária ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO). Só este fato, de extrema relevância, já garantiria a EXCEPCIONALIDADE! Porém, para a SESu, num julgamento sumário, isso sequer foi levado em consideração. Tornaram-se cúmplices de uma substituição em que a nova tutora (que não apresentou PROJETO) não trabalha há nove meses mas recebe a bolsa. Isto não é prevaricação?!?

Todos estes fatos lesionam seriamente a administração do PET sob a atual equipe diretiva na SESu. É necessária uma correção de rota URGENTE, ou a Justiça deverá intervir num caso público, explícito, de crime de lesa-educação, envolvendo de cassações políticas (outras virão - o caso L.E. só foi o balão de ensaio para o que virá ...), a destruições de dois Programas: PET e CONEXÃO-SABERES.
É momento de lutar, ao menos, pela dignidade que o PET merece!
Republicanos! À luta!!!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

BRASÍLIA OBSERVA ... PARA QUÊ?!?


Nossos contadores com localização geográfica flagraram nova visita do MEC ao Blog PETBRASIL.
A pergunta que fica no ar é: Para quê?!?
 A pessoa que responde pelo PET no MEC, e carreirista de plantão, revelou que tutores com mais de três anos de bolsa PET são ANTI-REPUBLICANOS. São os que "denunciam" as mazelas da administração do PET para a "imprensa golpista". Ou seja, usou e abusou do constrangimento moral e da injúria e difamação para, de forma apressada, acelerar o processo de exclusão dos tutores e da memória do Programa assegurada pela Portaria fascista 976/2010.
Enquanto observam, engendram avaliações com olhares para a cassação política e para a mudança (...para pior!) radical da estrutura do PET, destruindo a essência da educação tutorial.
Observam, pois, este Blog para quê????

domingo, 1 de julho de 2012

200 MIL ACESSOS ESTA NOITE!


Nosso contador de acesso SITEMETER registrará nesta noite 200 MIL ACESSOS ao Blog PETBRASIL.
Isto é muito significativo!
Mais de 50 mil acessos/ano.
Isto é atitude Republicana!
À luta!!!

EXPLICAÇÕES E DESCULPAS PÚBLICAS!


A SESu deve explicações públicas por, acintosamente, chamar os tutores que defenderam o PET contra sua extinção, de "bolsisteiros" e "anti-republicanos".
Isto é injúria e difamação!
Onde está o Poder Público? Onde está o Ministro da Educação?
É correto acobertar processos de cassação política via avaliação e Portarias?
Urgem explicações e, principalmente, desculpas públicas, pelo intenso processo de desmoralização arquitetada num Ministério que deveria dar conta da educação e não de lutas intestinas e carreiristas de secretarias acéfalas.