Perto de bater a casa dos dois mil posts acessados (essa semana, segundo a projeção, ultrapassaremos essa marca), desejamos um bom domingo a todos, assim como a todos os nossos últimos cem leitores de ontem para hoje.
domingo, 31 de agosto de 2008
sábado, 30 de agosto de 2008
O CONSELHO "SUPERIOR" (CS) - na prática ...
Do ano passado até o presente monento, temos, através das manifestações da comunidade petiana, acumulado inúmeros problemas e críticas envolvendo a gestão do PET na SESU. Um dos mais flagrantes é a quase não-convocação do CS.
Ano passado, após muita insistência da CENAPET, aconteceu uma segunda reunião do CS (das duas únicas havidas). Esse ano, nenhuma! Enquanto isso, problemas (e soluções!) que deveriam ser reportados aos CS ocorrem à revelia absoluta de sua convocação. Dentre esses problemas, salientamos:
- Desaparecimento de documentos anexos dos relatórios de avaliação de planejamento dos grupos;
- Avaliação dos projetos que atenderam ao Edital de criação de 30 novos grupos: o CS sequer foi chamado para homologar e escolher os membros dessa comissão específica, e sequer seu resultado;
- Convocação de avaliadores "ad hocs" de relatórios de avaliação e de planejamentos: até o momento o CS não foi convocado para escolher nomes e perfis;
- Dispensa de licitação pública para estudo de egressos;
- contratação de empresa (Jr.) sem trajetória em estudo e avaliação para produzir plataforma específica de estudo de egressos;
- não homologação de nomes componentes da Comissão de Estudo de Egressos (os nomes foram referendados por um Ato Administrativo de número "1" no final do ano passado - novembro 2007...). O representante discente nacional eleito no último ENAPET não foi convocado, em desrespeito à vontade do próprio Ministro da Educação, durante cerimônia no Rio de Janeiro, aos egressos do PET, componentes hoje da Diretoria da ANPG;
Por essas razões, acreditamos que a gestão do PET precisa de profissionalização para garantir o status que tinha na CAPES e que voltou a ter de 2002 a 2004, quando a Executiva Nacional do PET ajudou a estabelecer critérios de avaliação, aocmpanhamento e estudos sérios de expansão.
Acreditamos, sobretudo, que o Manual de Orientação Básicas do Programa, deveria, ao menos, ser respeitado em sua essência básica.
No entanto, o CS "na prática" continua, injustificadamente, à margem de suas atribuições. Acaso ou interesse?!?
Estes problemas foram reportados em documentos da CENAPET direcionados à DIPES/SESu e à assessoria do Ministro da Educação. Esperamos discutir essas "atribulações" durante a primeira reunião presencial da Diretoria da CENAPET em Brasília em setembro próximo e com o proprio Ministro. O intuito será sempre aquele que marcou a trajetória da luta do Programa: crítica, aprimoramento e qualidade de gestão.
CONSELHO SUPERIOR (CS) - na teoria ...
A figura acima é um PrintScreen da tela do site oficial do MEC/SESu - Manual de Orientações Básicas, páginas 11 e 12 (http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf).
Como a qualidade da imagem não é boa, reproduzimos as atribuições do Conselho Superior do PET:
- apreciar propostas, critérios, prioridades e procedimentos para a exitnção e para a criação de novos grupos;
- apreciar critérios, prioridades e procedimentos estabelecidos pela Comissão de Avaliação;
- formular propostas referentes ao funcionamento e a avaliação do PET;
- assistir a SESu na elaboração de políticas e diretrizes específicas de atuação e evolução do PET;
- propor estudos e programas para o aprimoramento das atividades do PET;
- opinar sobre assuntos que lhe sejam submetidos por seu Presidente.
Lembramos que a composição do CS do PET é:
- Secretário da SESu;
- Diretora do DIPES;
- Coordenador do PET na SESu;
- Representante delegado da Comissão de Avaliação;
- Presidente da CENAPET;
- Representante discente nacional da CENAPET;
- Representante do FORGRAD.
UM LUGAR PARA A MEMÓRIA - ARGENTINA
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
UM MÊS DEPOIS ...
AROUND THE WORLD
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
COMUNICAÇÃO RECEBIDA DA SESu
terça-feira, 26 de agosto de 2008
MOBILIDADE ACADÊMICA

Uma das políticas conservadoras da SESu (decorrente ainda da falta de pessoal qualificado para tocar o Programa como ocorria na CAPES, além de interesse genuíno na qualidade acadêmica do Programa), que se somam à expansão pífia, a não flexibilização de recursos, ao não aumento dos valores das bolsas-estudantes, à não inter/transdisciplinaridade, etc., é aquela de não implementar a mobilidade acadêmica. Excelentes petianos que saem para estágios internos ou no exterior são penalizados na volta com o não reenquadramento no grupo. Discutiremos essa questão no encontro com o Ministro e, oportunamente, no Conselho Superior do Programa.
ENCONTROS (EVENTOS)
INFORMES:
- Enapet Psi (psicologia) - 10 a 13 de setembro de 2008, UFRGS, Porto Alegre, http://www.ufrgs.br/psicologia/pet/enapet
- 3º Enapet Geo (geografia) - 14 a 17 de outubro de 2008, UFPE, Recife, http://3enapetgeo.blogspot.com/
ANIVERSÁRIO - 1 MÊS
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
O CAMINHO DE VOLTA

Volta de Brasília: Marcos e Bruno, em ônibus circular, conversam sobre a audiência com o assessor do Ministro Fernando Haddad e a preparação do encontro em setembro com a Diretoria da CENAPET. Várias questões foram levantadas: frequência das reuniões do Conselho Superior (CS), que andou devagar na administração anterior do antigo DEPEM/SESU; procedimentos da presidência do CS, que, invariavelmente, atropela todo o Conselho e referenda ações previamente a reuniões; processo de avaliação por pares e esquemas atuais; custos de estudos de egressos e falta de processo licitante; expansão do Programa, entre outros tantos temas. Agradecimentos especiais à Secretaria da Comissão de Educação do Senado Federal por ter envidado esforços que permitiram esse encontro.
domingo, 24 de agosto de 2008
sábado, 23 de agosto de 2008
DISCURSO - UPGRADE, PLEASE ...
Fazendo uma retrospectiva dos discursos da SESu em eventos regionais, expressões como o "ET do PET" e "a missão do PET é a felicidade" (Pet Prozac?!?) reforça uma falta de compromisso com a realidade do Programa. Isso nos faz lembrar o discurso de um antigo algoz do Programa, carinhosamente chamado de "Couveiro", quando se referia ao Manual de Orientações do PET, como "Manuel"! Vamos fazer um upgrade de discurso, minha gente! Além do mais, "educação", nem que não seja a tutorial, é coisa boa em qualquer lugar ...
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
LEITURA!
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
REPRESENTANTES DO PET EM BRASÍLIA
O Presidente da CENAPET, Prof. MARCOS CESAR DANHONI NEVES, e o ex-representante estudantil e egresso, BRUNO TORÍBIO, estão em Brasília para reunião da Comissão de Egressos. O representante estudantil nacional, DANIEL VALLERIUS, não teve a passagem emitida pelo MEC-SESu. Estamos buscando informações a respeito deste fato. Os dois representantes postam essa mensagem da Comissão de Educação do Senado Federal, onde foram debater as grandes questões levantadas pela comunidade sobre o Programa de Educação Tutorial.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
EGRESSOS - PROBLEMAS
EGRESSOS E LULA - II
EGRESSOS E LULA - I
terça-feira, 19 de agosto de 2008
BRASÍLIA - D.C. e REUNIÕES - VI

BRASÍLIA - D.C. e REUNIÕES VI

BRASÍLIA - D.C. e REUNIÕES V
BRASÍLIA - D.C. e REUNIÕES IV
BRASÍLIA - D.C. e REUNIÕES III
BRASÍLIA - D.C. e REUNIÕES II
BRASILIA - D.C. E REUNIÕES - I
EGRESSOS E MINISTRO FERNANDO HADDAD
Os petianos egressos do PET, Hugo Valadades, Bruno Toríbio e Angélica Muller (respectivamente, presidente, vice-presidente e diretora da ANPG - Associação Nacional de Pós-Graduação) posam ao lado do Ministro da Educação Fernando Haddad, durante cerimônia no Rio de Janeiro em 12 de agosto. Eles conversaram sobre política de pós-graduação e sobre a representatividade na Comissão de Egressos, especialmente pelos assentos da presidëncia e da representação estudantil pós-ENAPET. (in tempo: problemas de ordem técnica prosseguem no MEC-SESu)
TEMPESTADE - Shakespeare
PROBLEMAS TÉCNICOS NO MEC-SESu

Além dos problemas de "extravio", por parte da SESU, de documentos dos relatórios de atividades e planejamentos de vários grupos em muitas IES, já relatados anteriormente, e discutido no último chat com a comunidade petiana, parecem estar havendo problemas de ordem técnica no MEC com terceirização de passagens aéreas para participação no estudo de egressos, além da não inclusão, ainda (mas o Ministro Fernando Haddad já foi informado recentemente no Rio de Janeiro), do representante discente nacional na comissão. Esperamos que estes problemas, de natureza técnica, sejam resolvidos em tempo hábil para que soluções coletivas sejam pensadas para o Programa de Educação Tutorial.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
MINISTRO FERNANDO HADDAD

O Ministro da Educação Fernando Haddad, argüido a respeito do estudo de egressos num evento no Rio de Janeiro, na semana passada, salientou a importância do PET e a representação do Presidente e do representante discente nacional recém-eleitos na próxima reunião do dia 22 de agosto de 2008 em Brasília.
domingo, 17 de agosto de 2008
Um pouco de Shakespeare ...

O MENESTREL
Um dia você aprende que...
Depois de algum tempo você aprende a diferença,
a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida
e olhos adiante, com a graça de um adulto
e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima
se ficar exposto por muito tempo. •.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança
e apenas segundos para destruí-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você é na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa,
ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida
são tomadas de você muito depressa,
por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos
com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós,
mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,
mas com o melhor que você mesmo pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,
e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo,
mas se você não sabe para onde está indo,
qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,
e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute
quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência
que se teve e o que você aprendeu com elas
do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,
poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia
se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva,
mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer
que ame, não significa que esse alguém não o ama,
pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto,plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar...
que realmente é forte, e que pode ir muito mais
longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor
e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem
que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare
Um dia você aprende que...
Depois de algum tempo você aprende a diferença,
a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida
e olhos adiante, com a graça de um adulto
e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima
se ficar exposto por muito tempo. •.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança
e apenas segundos para destruí-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você é na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa,
ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida
são tomadas de você muito depressa,
por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos
com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós,
mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,
mas com o melhor que você mesmo pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,
e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo,
mas se você não sabe para onde está indo,
qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,
e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute
quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência
que se teve e o que você aprendeu com elas
do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,
poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia
se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva,
mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer
que ame, não significa que esse alguém não o ama,
pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto,plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar...
que realmente é forte, e que pode ir muito mais
longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor
e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem
que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare
CONQUISTAS
- obstrução do corte de 50% do número de alunos por grupo em 1997;
- retorno do número original de bolsistas;
- obstrução do PETBRAX, que extinguia o PET;
- retorno das taxas acadêmicas;
- retorno do pagamento das bolsas tutores (que ficaram três anos sem receber);
- publicidade da causa do PET em inúmeros veículos de informação (FOLHA, ESTADO DE S.PAULO, CORREIO BRAZILIENSE, CNN, etc. / através de jornalistas-colunistas importantes da mídia: LUIS NASSIF, MARILENA CHAUÍ);
- Atualização do Manual de Orientações Básicas em 2002 (com Fórum próprio para isso, financiado pelo MEC);
- Abertura oficial do ENAPET na SBPC de Recife, em 2003, com a presença do Ministro da Educação;
- retorno da expansão do Programa (ainda que de forma tímida);
- retorno do processo avaliativo (construção da CNAA e CLAAs);
- Interlocução com diversos entes institucionais (ANDIFES, ABRUEM, ABRUC, SBPC, ANPG, UNE, UNESCO, FORGRAD, etc);
- 04 manifestações públicas em Brasília;
- Diversas Audiências Públicas sobre o PET nas Comissões de Educação da Câmara e do Senado;
- Diversas emendas orçamentárias para o PET que fizeram saltar os recursos de oito para mais de vinte milhões de reais;
- incorporação desses recursos na planilha do MEC;
- planificação de recursos no Orçamento Geral da União;
- financiamento de várias edições do ENAPET pelo MEC;
- correção da lei do PET que limitava o tempo do tutor em três anos (se continuasse vigorando essa "peça", todos os tutores teriam sido trocados e, provavelmente, o MEC poderia repetir uma política PETBRAX à la McDowell - antigo algoz do PET no MEC - contra o Programa).
(...)
Itens de uma agenda que têm que ser constantemente repassada, relembrada, pois, como diria Whitehead: "quem esquece o passado está perdido".
sábado, 16 de agosto de 2008
CAMINHOS A CONSTRUIR

- Expansão do Programa (v. "A Década Perdida" - Estudos CENAPET -http://www.cenapet.org/)
- Avaliação transdisciplinar do Programa (recuperar o espírito que a animava a CNAA - Comissão Nacional de Acompanhamento e Avaliação);
- Avaliação por pares (in loco quando necessário);
- Desenvolvimento de plataforma eletrônica para avaliação através de processo licitante público de Instituição de notório saber na área avaliativa e de informática de porcessos;
- Recuperar o aspecto avaliativo do CLAA;
- Revista Eletrônica do PET;
- Eliminação total de atrasos dos repasses de bolsas e taxas acadêmicas;
- Flexibilização das taxas acadêmicas (custeio e capital);
- Financiamento de eventos regionais e tópicos do Programa;
- Reconhecimento em campo específico do PET na plataforma LATTES do CNPq;
- Mobilidade Acadêmica interpets.
BIBLIOGRAFIA SOBRE O PET - VI
"Esses resultados são eloqüentes. Nossa pesquisa reúne alguns dados importantes que mostram que a formação oferecida pelo PET é mais rica e variada, mesmo quando comparada com as oportunidades abertas por uma bolsa de iniciação científica. "
(In: INFOCAPESBoletim Informativo Vol. 6, Nº 2, abril/junho 1998 - Relatório Balbachevsky - http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/bolsas/Info2_98.doc)
BIBLIOGRAFIA SOBRE O PET - V

Os resultados do PET para seus bolsistas:
Os resultados da pesquisa mostram que o PET tem um efeito expressivo sobre a experiência acadêmica de seus bolsistas. Antes de mais nada, os alunos bolsistas do PET, quando comparados com seus colegas bolsistas de programas de iniciação científica e não-bolsistas em geral, mostraram um perfil mais envolvido com o curso de graduação: ao todo, 54,7% deles declaram ter lido mais de 90% dos textos indicados nas disciplinas, contra 31,3% dos alunos com bolsa de iniciação científica e 23,1% dos alunos não-bolsistas que deram a mesma resposta. Por outro lado, 67,3% dos alunos do PET declararam ter freqüentado mais de 90% das aulas ministradas, contra 48,2% dos bolsistas de IC e 42,2% dos alunos não-bolsistas, que indicaram o mesmo nível de freqüência às aulas.
Os resultados da pesquisa mostram que o PET tem um efeito expressivo sobre a experiência acadêmica de seus bolsistas. Antes de mais nada, os alunos bolsistas do PET, quando comparados com seus colegas bolsistas de programas de iniciação científica e não-bolsistas em geral, mostraram um perfil mais envolvido com o curso de graduação: ao todo, 54,7% deles declaram ter lido mais de 90% dos textos indicados nas disciplinas, contra 31,3% dos alunos com bolsa de iniciação científica e 23,1% dos alunos não-bolsistas que deram a mesma resposta. Por outro lado, 67,3% dos alunos do PET declararam ter freqüentado mais de 90% das aulas ministradas, contra 48,2% dos bolsistas de IC e 42,2% dos alunos não-bolsistas, que indicaram o mesmo nível de freqüência às aulas.
(In: INFOCAPES
Boletim Informativo Vol. 6, Nº 2, abril/junho 1998 - Relatório Balbachevsky - http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/bolsas/Info2_98.doc)
Boletim Informativo Vol. 6, Nº 2, abril/junho 1998 - Relatório Balbachevsky - http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/bolsas/Info2_98.doc)
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
ACESSO HOJE DO BLOG
ESTUDO DE EGRESSOS

Na próxima semana, dois representantes da CENAPET estarão reunidos em Brasília para avaliar os resultados do estudo de egressos proposto pela SESu. O presidente e o representante discente nacional da CENAPET estarão presentes na reunião. Esse fato foi comunicado in persona ao próprio Ministro da Educação Fernando Haddad, durante visita, essa semana, ao Rio de Janeiro, em encontro com a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduação).
AVALIAÇÃO É COISA SÉRIA

A SESu prepara-se para avaliar relatórios de atividades e planejamentos de todos os grupos no país. Porém, conforme foi relatado no dia do chat, após comunicação com vários interlocutores, várias "perdas" de documentos, por parte da SESu, referentes aos relatórios foram relatadas naquele dia, envolvendo diferentes IES (enquete realizada naquele momento da discussão). À CENAPET, em contato com o Prof. Cáceres, foi alegado que o sistema da SESu pode ter classificado várias mensagens emails como SPAM, o que pode ter ocasionado o lamentável episódio. Isso pode acarretar prejuízos na avaliação dos grupos, caso os documentos "perdidos" não sejam "repostos". A CENAPET argüiu, que, para evitar que documentos importantes se percam no caminho, é necessária uma plataforma de avaliação confiável como as que existem no INEP, CAPES, CNPq. Seria necessário um processo de construção coletiva dessa plataforma, além de um processo licitatório para o desenvolvimento de um software adequado para esse fim, com instituições licitantes de notório saber na área. Essa é, desde já, uma reivindicação, de toda a comunidade petiana, preocupada com uma avaliação à altura da importância de um programa como o PET.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
terça-feira, 12 de agosto de 2008
CHAT COM A CENAPET

Domingo passado, a CENAPET realizou um chat com a comunidade petiana. Ao todo, foram quase duas horas de um grande diálogo com a comunidade, que focou algumas questões: i) avaliação do Programa - sobre o problema enfrentado por várias IES que foram contactadas pelo MEC/SESu porque documentos-suportes de relatórios de atividades haviam "desaparecido" - o que demonstra que a estrutura atual da SESu não comporta envios eletrônicos de documentos. Sobre esse ponto, foi pedido que a SESu esclarecesse ainda a questão dos critérios de escolha de pareceristas ad hocs para avaliação dos planejamentos (e dos relatórios de atividades?); ii) a questão da demanda reprimida: numa enquete realizada entre os membros presentes no chat, a média de projetos criados em cada IES para concorrer ao Edital de novos grupos PET, ficou em torno de cinco (o que dá um número bastante elevado - projeção de mais de 300 projetos realizados -, demonstrando a necessidade de um crescimento bem menos tímido que aquele proposto pelo MEC - como demonstrado pelo estudo da CENAPET - "A Década Perdida do PET" - v. Portal da CENAPET - http://www.cenapet.org/); iii) revista do PET: necessidade de uma publicação do Programa, sob os auspícios do MEC, mas com corpo editorial, regularidade e indexação.
Todas essas questões serão encaminhadas pela CENAPET (algumas já foram), especialmente quando de nossa reunião presencial na primeira quinzena de setembro em Brasília.
O chat foi muito bom e pretende-se que seja regular e com uma plataforma que permita um maior número de presentes ao mesmo tempo.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
BLOG NO MUNDO
Assinar:
Postagens (Atom)