terça-feira, 12 de agosto de 2008

CHAT COM A CENAPET


Domingo passado, a CENAPET realizou um chat com a comunidade petiana. Ao todo, foram quase duas horas de um grande diálogo com a comunidade, que focou algumas questões: i) avaliação do Programa - sobre o problema enfrentado por várias IES que foram contactadas pelo MEC/SESu porque documentos-suportes de relatórios de atividades haviam "desaparecido" - o que demonstra que a estrutura atual da SESu não comporta envios eletrônicos de documentos. Sobre esse ponto, foi pedido que a SESu esclarecesse ainda a questão dos critérios de escolha de pareceristas ad hocs para avaliação dos planejamentos (e dos relatórios de atividades?); ii) a questão da demanda reprimida: numa enquete realizada entre os membros presentes no chat, a média de projetos criados em cada IES para concorrer ao Edital de novos grupos PET, ficou em torno de cinco (o que dá um número bastante elevado - projeção de mais de 300 projetos realizados -, demonstrando a necessidade de um crescimento bem menos tímido que aquele proposto pelo MEC - como demonstrado pelo estudo da CENAPET - "A Década Perdida do PET" - v. Portal da CENAPET - http://www.cenapet.org/); iii) revista do PET: necessidade de uma publicação do Programa, sob os auspícios do MEC, mas com corpo editorial, regularidade e indexação.

Todas essas questões serão encaminhadas pela CENAPET (algumas já foram), especialmente quando de nossa reunião presencial na primeira quinzena de setembro em Brasília.

O chat foi muito bom e pretende-se que seja regular e com uma plataforma que permita um maior número de presentes ao mesmo tempo.

2 comentários:

Profa Lérida Povoleri disse...

Ola prof Marcos, como me foi solicitado encaminhei demanda ao Prof Sérgio, nosso interlocutor, sobre se nós na UFF havíamos recebido algum comunicado do MEC referente à perda de documentos.
Ele confirmou o que havia informado: aqui nada foi perdido. O MEC não reclamou de nenhuma perda até o dia 12 de agosto de 2008.
Abraços e qualquer novidade informarei.

Anônimo disse...

Profa. Lérida,
obrigado pelo contato.
Conforme foi relatado no dia do chat, várias "perdas" foramn relatadas naquele dia: UFMT, UECE, UEM e uma outra que não me recordo (enquete realizada entre os 18 membros presentes naquele momento da discussão).
Em contato com o Prof. Cáceres, ele alegou que o sistema da SESu pode ter classificado várias mensagens emails como SPAM, o que pode ter ocasionado o lamentável episódio. Argüi com ele, em nome da Diretoria da CENAPET, que, para evitar que documentos importantes se percam no caminho, necessitamos de uma plataforma de avaliação confiável como as que existem no INEP, CAPES, CNPq. Seria necessário um processo de construção coletiva dessa plataforma, além de um processo licitatório para o desenvolvimento de um software adequado para esse fim, com instituições licitantes de notório saber na área. Essa é, desde já, uma reivindicação, de toda a comunidade petiana, preocupada com uma avaliação à altura da importância de um programa como o PET.
Grato pelo contato,

atenciosamente.

Prof. Marcos Cesar Danhoni Neves
Presidente da CENAPET