terça-feira, 23 de setembro de 2008

DE AVALIAÇÕES E RESPONSABILIDADES


Hoje fomos surpreendidos com pedidos, em várias universidades, pela SESu, do segundo reenvio de documentos atinentes aos Relatórios Anuais de Avaliação. Vários Anexos desapareceram em todo o país. Em conversa com o responsável pelo PET na SESu, ele, candidamente, afirmou que, provavelmente, o sistema havia classificado vários emails como SPAM (belive it or not!).
Levaram seis meses para reunir os documentos (Relatórios, Anexos e Planejamentos Anuais), o que, em si, já é um grande absurdo nesse teatro de Ionesco, e conseguiram perder por duas vezes partes importantes de relatórios. Sem uma plataforma inteligente de captação de relatórios e planejamentos (contratadas pelas regras claras de licitação pública, baseada em critérios de competência), ficará difícil levar-se adiante um processo complexo como é o da avaliação do Programa de Educação Tutorial. Mais difícil ainda quando sabemos, que através de uma penada, todo um sistema de avaliação mais global (sintetizada pela CNAA - Comissão Nacional de Acompanhamento e Avaliação mais os CLAAs - Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação - hoje o segundo "A"-Avaliação - foi decapitado...), foi extinto para se criar uma medusa ciclópica-míope, que responde pelo nada singelo nome de "Comissão de Avaliação". Detalhe: tudo isso sem uma prévia discussão do Conselho Superior do PET, que passou a ser somente um órgão homologador e decorativo.
Em tempo: Diante de tantos problemas, a CENAPET protocolou no MEC, durante os dias de setembro, um ofício requerendo a imediata convocação do Egrégio Conselho Superior do MEC. Aguardamos a resposta!

Nenhum comentário: