quinta-feira, 26 de março de 2009

PRESTANDO CONTAS - I






DOCUMENTO ENCAMINHADO NO DIA DE HOJE ÀS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA E DO SENADO
(este documento foi pedido pelas duas Comissões como forma de compreender melhor as questões de gestão do PET no MEC)




PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

ESTUDO DE EXPANSÃO

O gráfico acima mostra, comparativamente, o crescimento dos grupos PET conforme o acordado em 2003 entre o Ministério da Educação e a CENAPET (colunas claras no gráfico) e aquela praticada atualmente pela SESu (colunas escuras no gráfico).

Em 2010, pelos planos da CENAPET a expansão resultaria em 1100 grupos em todo o país, totalizando, 12.000 acadêmicos e 1.100 professores-tutores.

Pela política de expansão da SESu, continuando a atual taxa de crescimento, em 2010 teremos somente 4.540 acadêmicos e 460 tutores distribuídos em 460 grupos.

Só para fins comparativos, o Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) conta hoje com aproximadamente 25.000 alunos. Já as bolsas de produtividade científica do CNPq (MCT), envolvendo professores pesquisadores, abarcam um universo de aproximadamente 12.000 docentes.

Outro comparativo é o recém-criado Programa de Educação em Trabalho da Saúde (do Ministério da Saúde em colaboração com a SESu), iniciado no corrente ano (2009), já conta com um universo de acadêmicos e professores maior que aqueles do PET que, este ano, completa 30 anos de existência.

Nenhum comentário: