sábado, 2 de maio de 2009

SUDESTEPET: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO



No SUDESTEPET foram feitos alguns relatos do processo de avaliação. Dentre eles, podemos destacar as seguintes críticas:

- processo demorado (muitos ainda não receberam os resultados dos Relatórios de 2007);

- avaliação feita por "ímpares" e não por pares como é o processo universalmente reconhecido na Academia;

- sobre os pareceres avaliativos, muita confusão foi relatada, além de pareceres pobres, quando não "preconceituosos";

- quando distribuído a "pares", o(a) avaliador(a), em alguns casos, dispunha de vivência na tutoria do PET e vida acadêmica imatura, avaliando grupos consolidados há muito tempo.

Em síntese:

- o processo de avaliação promovido pela SESu, desde 2005, com a extinção da CNAA (Comissão Nacional de Acompanhamento e Avaliação) e a extinção do segundo "A" dos CLAs (Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação), revelou-se falacioso, obsoleto, decrépito.

Por essas razões, a CENAPET sugere fortemente, como balizado pelas Moções do SULPET deste ano, a realização urgente, para o segundo semestre deste ano, um EVENTO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO PET, para se construir um instrumento plural de avaliação (qualitativo e quantitativo), como feito em 2001, em Curitiba, quando os processos de avaliação (CNAA + CLAA) foram criados e o Manual de Orientações Básicas (MOB 2002) reformulado.

É necessária seriedade para com os assuntos do PET.

Do jeito que está (atraso sistemático de bolsas, avaliação equivocada, não chamamento de reuniões do Conselho Superior, expansão pífia, etc.), é quase inevitável concluir que o PET não está na ordem do dia da Educação deste Governo.

É necessário reagir, e já!

Nenhum comentário: