segunda-feira, 7 de junho de 2010

PET NA IMPRENSA:


Bolsistas reclamam de atraso na bolsa do PET


Bolsistas de graduação do Programa de Educação Tutorial (PET), iniciativa da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu), realizaram um protesto sábado, devido ao atraso no pagamento da bolsa que recebem, no valor de R$ 300,00. O ato ocorreu simultaneamente à realização, na Capital, do 13 SulPET, na PUCRS, que reuniu estudantes do programa de toda a região Sul. Ao todo, são 430 grupos PET distribuídos em diferentes universidades no país, sendo mais de 700 estudantes apenas na região Sul.

"Queremos chamar a atenção para a precarização do programa e da educação em geral", alertou Paulo Crochemore, um dos organizadores do ato. Os estudantes de graduação cobram do governo federal o pagamento em dia das bolsas PET, que estão atrasadas há pelo menos dois meses. Também querem um aumento do benefício, congelado há cinco anos, e a melhoria na gestão do programa e maior apoio financeiro e logístico por parte do MEC e das universidades.

A manifestação ocorreu sobre a passarela da avenida Ipiranga, em frente ao portão principal de ingresso na PUCRS, onde foram mostrados cartazes e faixas com as reivindicações. Depois o grupo desceu até a pista e ocupou a via, durante o sinal vermelho, e mostrou os cartazes mais uma vez.O estudante Pedro Gerber enfatizou que o objetivo da manifestação foi tornar pública a insatisfação dos bolsistas da graduação com os rumos do programa.

"Estamos defendendo o programa e o pagamento das bolsas, porque é importante para a formação acadêmica dos futuros profissionais e tem como ênfase a constante aproximação entre universidade e sociedade", disse. O 13 SulPET ocorreu durante todo final de semana, sob a responsabilidade dos alunos da PUCRS e da Ufrgs. Durante o evento, os participantes elegeram os representantes da região Sul na Comissão Executiva Nacional do PET (Cenapet).

Nenhum comentário: