segunda-feira, 7 de junho de 2010

REFORMA DA AVALIAÇÃO JÁ!


O MEC/SESu, reeditando O PRÍNCIPE de Maquiavel, está direcionando suas baterias contra o PET instaurando o caos no Programa.

Uma de suas principais munição é deixar deteriorar o processo de avaliação. Há muito a CENAPET vem cobrando mudanças imediatas, realocação do critério avaliativo para os Comitês Locais de Acompanhamento (CLAs) e discussão do Conselho Superior, além de um Seminário Nacional de Avaliação aos moldes do realizado em 2002 ainda na vigência do governo FHC. Toda esta agenda sempre foi obstaculizada pela SESu com um objetivo claro: fazer ruir o Programa.

Temos assistido há tempos um número, ainda que em porcentagem pequena, mas preocupante, de tutores descomprometidos com os objetivos do Programa, com a carga horária e com os princípios mais gerais do PET.

Isto é o que temos batizado de programas em "piloto automático", onde alunos ficam órfãos de tutoria e autogerenciam seus grupos. Houve até, na reunião de tutores do XIII SULPET, relatos de processos deste gênero.

Essa corrosão de princípios tem levado alunos a buscar no fim da tutoria a "cura de todos os males", e por essa razão, passaram a cerrar fileiras com a SESu, exigindo o inaceitável ciclo 2 + 2.

O trabalho de reconstituição do Programa deverá começar a partir das bases de 2005. Neste ano, tudo que havíamos conseguido de um ciclo virtuoso começou a ser desfeito pela responsável pelo PET naquela época. A herança que deixou continua, infelizmente, até hoje. Chegou a hora da batalha novamente! Passará pela reconvocação do Conselho Superior, por Audiências Públicas na Câmara e no Senado Federal e por manifestações de rua, inclusive em Brasília!

À luta, sempre!!!

Nenhum comentário: