terça-feira, 29 de junho de 2010

COMO O MEC VAI TORNANDO O PET INOPERANTE, EM DIREÇÃO À SUA INEXORÁVEL EXTINÇÃO ...



Significado de Inoperante


adj. Que não opera.Que não produz o efeito necessário ou desejado; inútil; ineficaz: medidas, providências inoperantes.


No serviço público, diferentemente da iniciativa privada, quando um órgão, um projeto, um programa, enfim, se extingue, em geral torna-se inoperante, pois diversos aspectos (sejam eles legais, políticos, institucionais...) impedem sua dissolução total, convertendo suas ações em algo similar ao já existente ou tratando-o com descaso, até sua total inoperância, resultando em extinção, mesmo ainda tal órgão, projeto, programa, enfim, ainda existindo no papel. Esse é o novo modelo de extinção, onde provoca-se menos alarde à sociedade, passando por um processo de transformação, até resultar onde o nível estratégico governamental deseja chegar.


[contribuição do ex-bolsista PET, Leirson Vasconcelos]

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SESu EXPONDO O MINISTRO



A SESu numa peça de truculência, sem precedentes (nem no governo anterior, FHC, houve teatralidade do gênero!), engendrada durante a reunião do CONSELHO SUPERIOR do PET, exigindo ressarcimento de passagens aéreas e diárias, demonstra que o andar de baixo está expondo desnecessariamente o Ministro FERNANDO HADDAD.

Deveremos tomar decisões imediatas para o restabelecimento da JUSTIÇA e da luta contra o maquiavelismo recém-praticado, especialmente quando se quer imputar a outrem (a parte mais frágil de todo o processo de busca de justiça) prejuízo de ordem econômica no sentido de calar INUTILMENTE a oposição contra decisões tiranicamente tomadas.

Quando governos perseguem cidadãos é necessário que a oposição, democraticamente organizada do país, saiba o que está ocorrendo e que aja com a rapidez contra o arbítrio praticado!

Entraremos em contato com uma ONG internacional de supressão a dissidentes na Austrália para denunciar o caso!

À luta, sempre!!!

SESu: APARELHAMENTO, REPRESSÃO, EXTINÇÃO!


A reunião do CONSELHO SUPERIOR (CS) DO PET, ocorrida no dia 21 de junho, após dois anos de insistentes pedidos de sua convocação pela CENAPET, mostram alguns aspectos deletérios das instituições e da natureza humana. Vejamos:

i) a reunião começou sem a aprovação da última ata, dois anos antes. Isso demonstra que não existe o mínimo intresse na historicidade do Programa. Falta respeito ao passado. A memória do PET está em fragmentos (nem a idade correta do PET a SESu sabia...);

ii) no início das falas, todos os personagens, estranhos ao CS (FORPROEXT, representada pela filha da economista Maria da Conceição Tavares; PET-SAUDE, representada por Estela Haddad; FORGRAD), já manifestavam contentamento com as "mudanças" do PET. Questionamos este fato já em seu início, pois estas "mudanças" já estavam previamente definidas à revelia de um diálogo prévio com a CENAPET!

iii) a truculência e o "tour du force" da própria Secretaria, comandando como um maestro, uma reunião orquestrada desde os últimos eventos regionais (SULPET e ECONPET), quando um emissário da SESu para lá foi dirigido e captou a questão da "CENAPET Jurídica - Não Jurídica". A informação do emissário deu "tranquilidade" (e truculência!) à Secretaria de decretar que a CENAPET não representa tutores e alunos;

iv) intimidações levantadas orquestradamente pelos presentes.

De toda esta análise, depreendemos que:

a) o quadro político atual é infinitamente pior que aqueles praticados pelos sequazes do governo FHC (ao menos, anunciavam EXTINÇÃO como EXTINÇÃO e não como subterfúgios de PETs genéricos e rotatividade forçada de tutores);

b) intimidação virou moeda política;

c) cooptação virou estratégia permanente, trazendo programas desconexos para serem abrigados pela sigla PET;

d) descaracterização acelerada do Programa de Educaçãoo Tutorial, misturando sua filosofia com problemas de cunho populista, eleitoreiro, profissional, assistencialista (na pior acepção desta palavra);

e) tentativa de destruição em larga escala da memória do PET: liquidação de representatividade, rotatividade forçada de tutores, nenhuma convocação do CS, cooptação de instituições e pessoas, etc.

Vida dura ao PET: ou resistimos, como fizemos em nossa primeira década de luta contra a extinção, ou esta mesma extinção nos esperará, em curto prazo, dentro da vala comum onde caíram tantos programas de excelência!

À luta sempre!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DE NOSSOS LEITORES!


Aproveitando a audiência que Brasília tem dado ao blog nos últimos dias, aproveito para ratificar a indignação de todos os petianos com esse descaso que nosso programa vem passando. Chega a ser inacreditável certas situações observadas, a exemplo o questionamento da legitimidade da CENAPET e a antecedência de 3 dias para marcar uma reunião de extrema importância. Observamos que as articulações para levar o PET à falência estão sendo realizadas e nós, petianos, com o espírito de luta que nos caracteriza, não ficaremos de braços cruzados!!!!! Nosso encontro nacional será importantíssimo para que façamos também nossas articulações e discutamos tais assuntos com maior profundidade, não podemos ficar alienados a essa situação. E aos visitantes do blog de Brasília, saibam que nossa luta será intensa para que possamos manter vivo o verdadeiro Programa de Educação Tutorial!!!!!!!!!!!

Diego de Leon

PET Mecânica UFPA

2º SALÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA RECEBE TRABALHOS ATÉ 30 DE JUNHO



De 26 a 30 de julho de 2010, em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, juntamente com as atividades de 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC).
O objetivo do Salão de Divulgação Científica da ANPG, UNE, UBES e CENAPET é permitir uma integração dos estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação e a difusão das diversas pesquisas produzidas no Brasil. O 2º Salão realizar-se-á de 26 a 30 de julho de 2010, em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, juntamente com as atividades de 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Poderão apresentar trabalhos estudantes de qualquer nível, vinculados à instituição de ensino e/ou pesquisa no país ou no exterior.

Inscrições pelo site http://www.anpg.org.br/
Daniel Vallerius

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ACESSOS DE BRASÍLIA



Após a reunião do CONSELHO SUPERIOR DO PET em Brasília, no dia 21/06, aumentou consideravelmente o acesso de Brasília ao Blog. Nosso contador de acesso FEEDJIT (aliado ao GOOGLE EARTH) localiza estes acessos no MEC (clique na figura para ampliá-la).

O que houve naquele dia fatídico diz muita coisa sobre o futuro do PET (aliás, sobre as incertezas de um futuro ...).

Alguns pontos precisam ser salientados para análise:

i) Uma reunião marcada com 3 dias úteis de antecedência;

ii) Uma reunião com "atores" convidados que não faziam parte do CS como estabelecido pela Portaria 3395/2005;

iii) A ignorância de se saber que o PET tem 31 anos de idade. Em duas vezes foi dito que "nos 20 anos de história do PET ...";

iv) Uma reunião que questiona a CENAPET como representatividade no Conselho;

v) Uma reunião que falava em "mudanças" desde o início, demonstrando que a questão da rotatividade forçada de tutores já havia sido decidida previamente;
vi) Uma reunião onde se afirma draconiamente que "a tutoria pertence à SESu e não ao docente",

etc. e etc., além de um clima de artificialismo e teatralidade, demonstram em tudo que, ou a comunidade petiana se une em prol de um PET comprometido com sua história, ou estaremos fadados à vala comum de projetos efêmeros, assitencialistas e contrários ao que o PET apregoou e trabalhou em mais de três décadas de existência.

À luta sempre!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

RELATO DA REUNIÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO PET OCORRIDA ONTEM


SÍNTESE DA REUNIÃO DO CS-PET NO CNE EM BRASÍLIA – 21/06/2010

Sobre a reunião do CS do PET ocorrida no dia 21/06/2010, no prédio do Conselho Nacional de Educação em Brasília (DF), estavam presentes a Secretária da SESu, Maria Dallari Bucci, o Sr. Murilo Camargo (DIFES), o Sr. Edson Cáceres (avaliação), a CENAPET, o FORPROEXT, o FORGRAD e a SECAD-MEC, além do PET-SAUDE.
A reunião foi aberta precisamente às 14h30 e finalizou-se às 18h20, e começou-se falando sobre as perspectivas das “mudanças” do PET, especialmente pelas pessoas ligadas não ao PET em si, mas pelos PETs genéricos que serão criados.
Foi dado um panorama da questão da expansão, avaliação, pagamento e reajuste de bolsas e criação de novos grupos. Estes pontos indexavam a maioria dos itens da pauta da reunião. Foram feitos relatos do Programa Conexões Saberes e do PET-SAUDE.
A CENAPET questionou o uso da sigla PET para estes programas, mas a resposta quase uníssona foi a de que estes programas trabalham de forma tutorial desde quando foram criados.
Apresentou-se um panorama do PET entre 2005 a 2009. Os números de grupos hoje são de 428 e pretende-se criar no próximo edital 150 novos grupos stricto sensu (PET original) e 50 grupos de PET-INDÍGENA e PET-CONEXÃO SABERES.
No relato do PET-SAUDE soube-se que o Programa possui um orçamento em torno de 50 milhões de reais e cerca de 10 mil bolsistas. Os grupos têm duração de um ou dois anos.
Foi anunciado ainda o problema do pagamento das bolsas responsabilizando majoritariamente à greve do FNDE e minoritariamente, ajustes ainda decorrentes da implantação do sistema e o reajuste das bolsas. O reajuste ficará assim: R$ 360,00 para alunos, R$ 1.200,00 para tutor-mestre e R$ 1.800,00 para tutor-doutor. O pagamento dos reajustes iniciará no mês de julho e será retroativo ao mês de maio deste ano.
Sobre as taxas acadêmicas, chegarão em breve, segundo o relatado.
Sobre a avaliação reafirmou-se a volta da dimensão avaliativa dos CLAAs, ponto de convergência da comunidade petiana,e que deverá ser discutida na reunião da Comissão de Avaliação que reunir-se-á nesta quarta-feira.
Por fim, chegou-se ao último ponto da pauta: a questão de reformulação normativa, de uma mudança na estrutura do PET. A palavra “mudança” remeteu ao início da reunião quando os membros da reunião já haviam antecipado sobre os “pontos positivos da mudança”.
Enfim, a mudança mais substancial seria aquela de como se deveria encarar a tutoria: se pertencente ao tutor ou se pertencente à SESu.
A CENAPET fez todo um retrospecto desta longa história indo do PETBRAX de 1999 às Portarias 3385/2005 e 1632/2006, quando, através desta última havia-se corrigido a questão que estabelecia a rotatividade dos tutores no sistema 3 + 3. Foi pontuado que existe uma rotatividade natural em torno de 6 anos no PET, e, especialmente que o que deveria definir a rotatividade era uma avaliação qualificada do tutor e não uma rotatividade imposta a priori.
Os ânimos acabaram exaltando-se na discussão pois alguns dos membros ali presentes manifestaram seu desacordo na questão de que o PET era fruto de um movimento e não da SESu, e que o PET não poderia ser uma propriedade privada.
A Secretária afirmou que não sabia que os grupos do PET-SAUDE tinham uma rotatividade de um ou dois anos (quando, passado o período da vida do grupo, os projetos se findavam).
Uma vez que todas as falas, exceto a da CENAPET, concordavam para uma rotatividade imposta, foi publicado no Blog do PET a questão usando uma frase um pouco mais dura (a de que lutaríamos contra o “jogo sórdido” de tentar liquidar as tutorias pela imposição de sua rotatividade seja no 2 + 2 ou no 3 + 3, lembrando o PETBRAX de 1999 e a tentativa de instituir a rotatividade através da Portaria 3385/2005).
Alertado sobre a impropriedade do termo o presidente da CENAPET retratou-se, ao mesmo tempo em que reafirmou que a SESu não apresentara um estudo demonstrando a necessidade da rotatividade como melhoria do Programa. Neste sentido, a SESu deixou claro que esta questão não se punha uma vez que a tutoria pertencia à Secretaria, desfazendo, de alguma forma, da questão de que os projetos aprovados o eram porque tinham como autores professores.
A situação final foi excessivamente tensa e questionou-se a própria existência da CENAPET, uma vez que ela não tinha natureza jurídica e deveria ser questionada sua representatividade no Conselho Superior.
Ao final, mesmo em se pontuando na Ata que o representante discente, egresso, estava substituíndo em caráter excepcional na reunião o representante discente nacional (uma vez que este não podia adiar uma atividade acadêmica há muito programada – diga-se de passagem que a reunião do CS foi toda planejada com somente 3 dias úteis de antecedência! O presidente da CENAPET entrou em contato alertando para o fato de que os alunos ou tinham compromisso ou não puderam ser contactados em tempo hábil, propondo a substituição pelo Vice-Presidente ou pelo secretário de organização regional – não aceito pela SESu – propôs-se então o discente egresso), a SESu exigiu a restituição dos valores das passagens aéreas e da diária. O presidente da CENAPET, tomou para si esta responsabilidade e afirmou peremptoriamente que ele arcaria com esta restituição.

Visão da CENAPET

A CENAPET saúda a reconvocação do Conselho Superior, fórum de reconhecida importância para o bom andamento do Programa de Educação Tutorial, ao mesmo tempo em que lamenta que sua convocação tenha sido contingenciada durante 24 meses.
Nos causa certo espanto perceber que todos os demais presentes a reunião do Conselho Superior já estavam bastante esclarecidos – e até segunda ordem, decididos – em relação a rotatividade da tutoria, visto que esta é uma discussão que deveria ser feita com a comunidade petiana de forma exaustiva, afinal será nesta que as conseqüências se darão de forma latente e cotidiana. Também nos causa desconforto ter a legitimidade de um órgão como a CENAPET, legitimamente constituído e eleito para a interlocução com o MEC, questionada por pessoas que visivelmente desconhecem a história de luta do movimento PET.
Lamentamos ainda a baixa perspectiva de que as bolsas do PET sejam pagas de forma regular e adequada, como ocorre nos demais programas em geral do MEC, e deixamos claro, uma vez mais, que não concordamos ou concordaremos com esta situação.
Cabe esclarecer, uma vez mais, que o representante discente presente na reunião estava substituindo o atual representante, diante da impossibilidade deste e dos demais diretores discentes atuais da CENAPET em comparecer a uma reunião cuja convocação foi expedida com apenas 3 dias úteis de antecedência, e que este, atendendo a convocação da direção da CENAPET, apenas aceitou a incumbência por respeito aos petianos que o elegeram representante discente nacional em 2008, não os deixando- o sem voz junto ao Conselho Superior.
Por fim, cabe registrar que em 13 anos de luta para a não extinção do PET este foi o momento mais duro e inquisitorial pelo qual jamais passamos. Outros atores entraram e julgam-se hoje na condição de ditar o que o PET deve ser, inclusive apropriando-se de sua sigla mesmo que estes grupos e a filosofia que os animam não serem tão abrangentes e ambiciosos como são os do nossos grupos PET stricto sensu. Ressaltamos que, em nossa visão, Educação Tutorial pode ser um conceito, porém o Programa de Educação Tutorial, como o próprio nome diz, é um programa, com normas, regulaçoes, identidade e especificidades que dizem respeito apenas a ele – e que, portanto, o uso indiscriminado da sigla PET deveria ser revisto imediatamente.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SOBRE A GREVE DO FNDE


A plenária do 14º Congresso do Sindsep-DF aprovou uma resolução em defesa do direito de greve e de organização dos servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo atendimento das reivindicações do setor. Na resolução, os congressistas também se solidarizam com os companheiros Manoel e Iriovaldo que, em função da greve, respondem a processo na Polícia Federal; defendem o direito à livre associação, com restabelecimento imediato do acesso à sede da associação dos servidores; e do direito de greve, pela retirada do PAD aberto pela direção do FNDE contra os membros do Comando de Greve. Foi aprovada ainda uma Nota de Repúdio à invasão da sede da ASFNDE por servidores da diretoria de Administração da autarquia, dia 11.06. Greve continua - reunidos em assembleia dia 18.06, os servidores do FNDE decidiram continuar por prazo indeterminado a greve, iniciada em 26 de abril. A assembleia também deliberou por continuar com as atividades de pressão no Congresso Nacional e na Presidência da República para que o governo retome as negociações.

Fonte: EG 378

DA AVALIAÇÃO DO PET


A comissão de avaliação do PET se reunirá dia 23 de junho em Brasilia.

A priori há uma concordância da volta do caráter avaliativo dos Comitês Locais de Acompanhamento, voltando ao CLAA.

DA SESu HOJE


Os pagamentos das bolsas de maio já estão empenhados e dependerá agora da "operação-padrão" do FNDE.

O reajuste de bolsas será retroativo a maio e os novos valores são:

- 360 para alunos;

- 1200 para tutor-mestre;

- 1800 para tutor-doutor.

DIRETO DA SESu

A Sra. MARIA PAULA DALLARI BUCCI acaba de presidir a reuniao do CONSELHO SUPERIOR do PET, com membros da CENAPET, FORGRAD, Avaliação, PET-SAUDE, FORPROEXT, SECAD-MEC.
Muitas questões foram discutidas acerca da avaliação, da expansão, dos PETs Saude, Conexão-Saberes e Indígena.
Sobre a rotatividade de tutores, pareceu consenso de que ela deva ocorrer. Houveram discussões acerca deste item vital para as questões que nortearam os debates nos eventos regionais.
Questão para ser discutida em novas reuniões do CS.
O clima tensionou na reunião, e houve retratação da presidência acerca do tom duro no calor das discussões.
À luta, que deve prosseguir acerca das questões que devem ser melhor discutidas e dialogadas no âmbito de nossos eventos e no CS-PET.

domingo, 20 de junho de 2010

AMANHÃ, DIA DA FORÇA!



Amanhã a CENAPET estará reunida com o CONSELHO SUPERIOR do PET nas dependências do CNE (Conselho Nacional de Educação). Depois de dois longos anos e intensa negociação, envolvendo a Câmara e o Senado Federal, a CENAPET conseguiu convencer a SESu de que agia na ilegalidade ao não convocar o CS conforme regrava a Portaria Ministerial 3385/2005 (corrigida com a 1632/2006).

Porém, jogo duro: a SESu tentará reeditar seu monstrengo autoritário (PETBRAX 2, "A Missão" - inicialmente editado no governo FHC), impondo PETs genéricos, grupos de curta duração e rotatividade forçada de tutores. A CENAPET mostrará, porém, o que significam 13 anos de Resistência!
Dia da Força!
Dia da Vitória, ..., ainda que à tardinha, como diria um bom mineiro!

BOLSA DE ABRIL NOS BANCOS ...


...pergunta que não quer calar: por quê não aproveitaram e pagaram a de maio?!? E as taxas acadêmicas?!?
outra pergunta: é só incompetência ou é "maldade" também?!?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

NÚMEROS DA PESQUISA CENAPET SOBRE ROTATIVIDADE DE TUTORES




A pesquisa realizada pela CENAPET sobre a rotatividade de tutores baseou-se sobre uma amostragem de 91 grupos, ou 21,16% dos grupos existentes hoje no país.

Os números revelaram que existe uma rotatividade natural de tutores que gira em torno de 5,9 anos.

As razões de saída dos tutores ficam assim estratificadas: 12,94% por escolha de cargo na admnistração da IES; 35,97% por vontade própria; 2,16% por demissão; 0,72% por falecimento; 21,59% por saída para doutoramento ou pós-doc; 17,27% por aposentadoria; 4,31% por escolha de outra bolsa; 2,88% por enfermidade; 1,44% por avaliação negativa e 0,72% por rotatividade induzida e ilegal de uma IES.

Se somarmos os itens Cargos + Vontade própria + qualificação (doutorado e pós-doc) + outra bolsa, chegamos a um total de 74,80% . Este somatório demonstra claramente que existe uma série de fatores de ordem pessoal e acadêmica que alimentam a rotatividade. Um outro dado que retiramos da amostra de grupos que responderam ao formulário é que, entre a parcela de professores que se retiraram da tutoria por APOSENTADORIA, o tempo médio de permanência foi de 6,4 anos, ou seja, quase idêntico ao tempo de rotatividade natural do tutor.

Estes números desmentem claramente o preconceito que a SESu está propalando (inclusive junto ao FORGRAD) de que tutor tem vitalicidade. Tutor, enquanto bem avaliado deve ser reconduzido. Tutor mal avaliado deve ser retirado.

Qualificar, pois, a avalição deveria ser fulcro das mudanças necessárias para melhorar ainda mais o PET, mas parece não ser esta a idéia do MEC! Este estudo da CENAPET é um marco para combater uma mentira que está sendo repetida centenas de vezes pelos dirigentes, numa atitude à la Goebbels (ministro da Propaganda do Governo Nacional-Socialista de 1933 a 1945: "conte uma mentira tantas vezes até que ela se transforme em verdade!"). A SESu poderá argumentar que, como 06 anos é o tempo da rotatividade natural, então que se imponha o sistema 3 + 3 , como impunha a Portaria 3.385/2005 (posteriormente reformulada e corrigida - Port. 1.632/2006). Somos contra a rotatividade, como chegamos à conclusão nos eventos regionais do PET (e com moções impressas neste Blog e enviadas oficialmente à SESu). E para que sejamos claros, somos a favor de rotatividade mediante avalição de qualidade, como se faz para bolsistas de produtivade do CNPq. O resto é balela e, sobretudo, golpe!

Deveremos lutar!

À luta!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

EXTRA-EXTRA: REUNIÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO PET CHAMADO DEPOIS DE DOIS ANOS!



(clique na imagem para ler a íntegra do documento da convocação do CONSELHO SUPERIOR DO PET - atenção ao último item da pauta: será nessa frase dúbia "fortalecimento do PET" que provavelmente residirá o golpe sobre a rotatividade dos tutores)

Encaminho algumas fotos [clique para ampliá-las] da Manifestação feita pelos grupos PET da UFGD (Agronomia, Zootecnia, Biologia e Geografia).
Os quatro grupos participaram com uma quadrilha da Festa Junina da UFGD no último dia 12/06.
Antes da apresentação da quadrilha os petianos e tutores fizeram uma manifestação com faixas, apitos e narizes de palhaço contra o atrado das bolsas e a proposta de rotatividade de tutores.
Atenciosamente
Prof. Dr. Rodrigo Garófallo Garcia
Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias
Universidade Federal da Grande Dourados

terça-feira, 15 de junho de 2010

BOLSAS DE ABRIL ENVIADAS ...


Informação da SESu repassada aos interlocutores:

"Informamos que o FNDE enviou ao banco ontem (14/06), o pagamento da bolsa referente ao mês 04/2010"

(believe it or not ...)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

NÃO TIVEMOS QUE ESPERAR A NOITE CHEGAR: 100.000 ACESSOS!



Obrigado a todos, petianos, tutores, comunidade acadêmica e leitores em geral pela marca de 100.000 acessos alcançada poucos minutos atrás em 22 meses e 17 dias de existência do Blog PETBRASIL.

À luta sempre!!!

Gestão CENAPET: "O PET QUE QUEREMOS!"
(Fontes: contadores de acesso do Blog - SITEMETER e CLUSTERMAPS - clique nas figuras para ampliá-las).

100.000, ESTA NOITE!


Hoje o Blog PETBRASIL completará cem mil acessos em menos de dois anos de sua existência que, apesar de efêmera, deixará uma marca indelével na luta pela sobrevivência, permanência e existência do Programa de Educação Tutorial. Parabéns a todos os petianos e tutores por estes dois anos da gestão O PET QUE QUEREMOS!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

BRASÍLIA OBSERVA E PREPARA O GOLPE!


Nosso contador geográfico FEEDJIT (atrelado ao GOOGLE EARTH) flagrou um acesso constante em Brasília, onde desconfiamos ser o MEC (vide foto acima - clique na figura para ampliá-la).

É dentro deste prédio que está sendo urdido o golpe contra o Programa: a rotatividade forçada da tutoria para igualar o PET original aos genéricos frankensteinianos criados recentemente!

A gestão atual da SESu ou desconhece a história ou quer troçar de nossa luta: acreditam que poderao aplicar impunemente o golpe e escapar ilesos!

Quem viver, verá!

à luta sempre!!!

MAIS (...DO MESMO...) SOBRE A GREVE


Os servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) deram continuidade aos trabalhos de convencimento dos parlamentares ontem, no Congresso Nacional.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

GREVE NO FNDE PROSSEGUE...



Em reunião conjunta ontem com a direção do Sindsep-DF e da Condsef, os comandos de greve do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) decidiram intensificar as ações de sensibilização de parlamentares no Congresso Nacional. Os dois setores também vão procurar a direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional para que intervenha nas negociações junto ao Ministério do Planejamento. Hoje, os servidores do FNDE e do INEP realizam assembleia às 10h, nas concentrações da greve, para informes sobre o movimento.

Fonte: Diário da Greve

terça-feira, 8 de junho de 2010

URGENTE: ENQUETE!



Prezados(as) Tutores(as)

Em razão dos últimos acontecimentos, mais especificamente da vontade pétre da SESu/MEC, em criar a rotatividade 2 + 2 (mandato de dois anos para tutores prorrogáveis por somente mais dois anos mediante avaliação positiva) para tutores, solicitamos com a máxima urgência o preenchimento e envio (para o email petbrasil08@gmail.com ) do documento abaixo, para que possamos nos embasar com dados quantitativos informados, em defesa de uma tutoria continuada e periodicamente avaliada, como o é atualmente (apesar que pleiteamos uma avaliação melhor, e a realização de um Seminário Nacional de Avaliação). A análise dos dados é de fundamental importância para que possamos contextualizar teoricamente, e com dados de pesquisa sobre atuação tutorial, a defesa do supracitado pleito.

Saudações petianas.

Direção da CENAPET



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DADOS PARA PESQUISA DE ROTATIVIDADE DE TUTORES PET


IES:................................................................................................. SIGLA:..............................


GRUPO PET:.............................................................................................................................


ANO DE INÍCIO DE ATIVIDADES DO GRUPO:.............................................................................


NOME DO TUTOR ATUAL:........................................................................................................


QUANTOS TUTORES JÁ ASSUMIRAM O GRUPO:.......................................................................


QUAL O TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA DO TUTOR NO GRUPO:.........................ANO(S)




QUAL(IS) O(S) MOTIVO(S) DE SAÍDA DO(S) TUTOR(ES) ( apontar na TABELA ABAIXO )


_______________________________________________________

ORDEM/ ...MOTIVO......................................../PERCENTUAL(%)
_______________________________________________________

01/SAÍDA PARA QUALIFICAÇÃO(DOUTORADO OU POS-DOC)/
_______________________________________________________

02/ APOSENTADORIA.......................................................... /
_______________________________________________________
03 /FALECIMENTO ............................................................../
_______________________________________________________
04/AVALIAÇÃO DA SESu/MEC ......................................................./
_______________________________________________________
05/AVALIAÇÃO DO CLA ..................................................................../
_______________________________________________________
06/POR ASSUMIR CARGO DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA ......./
_______________________________________________________
07/POR DOENÇA ( RECOMENDAÇÃO MÉDICA )........................./
_______________________________________________________
08/POR VONTADE PRÓPRIA.................................................../
_______________________________________________________
09/POR INCOMPATIBILIDADE COM O GRUPO........................../
_______________________________________________________
10/POR INCOMPATIBILIDADE COM MEMBRO(S)DO GRUPO./
_______________________________________________________
11/OUTRO(aponte a razão): ......................................................./
_______________________________________________________

TUTORES REUNIDOS NO VIII ECONPET, EM BELÉM-PA, APROVAM DOCUMENTO EM ASSEMBLÉIA CONTRA ROTATIVIDADE


"Aos seis dias do mês de junho de 2010, os tutores do Programa de Educação Tutorial, reunidos durante o Encontro de Tutores do VIII ECONPET, na cidade de Belém-PA, diante da exposição do Prof. Murilo Camargo, responsável pela Coordenação de relações estudantis do MEC-SESu na abertura do XIII SULPET, discutiram e deliberaram acerca do processo de substituição dos tutores de forma compulsória e com prazos definidos.

A deliberação do Encontro foi a de uma posição unanimemente contrária a este mecanismo de substituição posto que deletério para as diretrizes e objetivos primordiais do Programa de Educação Tutorial.Considerando os aspectos legais, esta questão já se encontrava superada, uma vez que havia deliberação do Ministério da Educação e do Senado Federal e publicada sob a forma da Portaria 1.632, de 25 de setembro de 2006, que estabelece, em seu artigo 12, parágrafo 2º: “A bolsa de tutoria terá a duração de três anos, renovável por iguais períodos [grifos nossos], conforme parecer da Comissão de Avaliação”.

Assim, o retorno a um contexto anterior à Portaria citada, caracteriza-se como uma afronta ao próprio Ministério que havia compreendido a natureza intrínseca do Programa, ao deliberar e estabelecer como regra a norma acima referenciada.Com relação aos objetivos e filosofia do Programa de Educação Tutorial, como estabelece seu Manual de Orientações Básicas (edição 2006):

“O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade”.

Com base neste enunciado, pode-se inferir que a função do Tutor não é meramente a de um orientador, presente na execução das atividades planejadas pelo grupo. Na verdade, a função do Tutor está explicitamente descrita no Manual de Orientações Básicas:

“Nos grupos PET, o tutor é responsável, perante a IES e a SESu/MEC pelo planejamento e supervisão das atividades bem como pelo desempenho do grupo sob sua orientação, contando com a indispensável contribuição de outros docentes da IES para o desenvolvimento do programa. Cabe a ele orientar os bolsistas no caminho de uma aprendizagem segura, relevante, ativa, planejada e adequada às necessidades do grupo e do curso com um todo.”

Descrevendo desta forma, o Tutor passa a ser um agente essencial no exercício da compreensão de que as atividades desenvolvidas pelo grupo se caracterizam como MEIOS utilizados na busca do objetivo maior que é a construção das habilidades individuais de cada integrante como pessoa humana e membro da sociedade.

O Tutor, como agente promotor deste processo de construção de cidadania, deve garantir que a trajetória de formação do aluno seja construída de forma gradativa, consistente e contínua.Torna-se evidente então, que todo este trabalho demanda ações de longo prazo, para que seu êxito possa ser atingido. Explicitando esta compreensão, o Manual de Orientações Básicas estabelece que:

“O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). [in: PET: MANUAL DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS – MEC/SESu, 2002, p.7]”.

Frente ao exposto, fica evidente que apenas com realizações de longo prazo, um Tutor poderá levar os integrantes de um grupo a consolidar, com êxito, os objetivos maiores do programa.

Outrossim, este grupo entende que a substituição do tutor é necessária, sempre que uma avaliação consistente demonstrar que o trabalho do Tutor frente ao grupo estiver colocando em risco os objetivos descritos, independente de prazos pré-estabelecidos."


segunda-feira, 7 de junho de 2010

PET NA IMPRENSA:


Bolsistas reclamam de atraso na bolsa do PET


Bolsistas de graduação do Programa de Educação Tutorial (PET), iniciativa da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu), realizaram um protesto sábado, devido ao atraso no pagamento da bolsa que recebem, no valor de R$ 300,00. O ato ocorreu simultaneamente à realização, na Capital, do 13 SulPET, na PUCRS, que reuniu estudantes do programa de toda a região Sul. Ao todo, são 430 grupos PET distribuídos em diferentes universidades no país, sendo mais de 700 estudantes apenas na região Sul.

"Queremos chamar a atenção para a precarização do programa e da educação em geral", alertou Paulo Crochemore, um dos organizadores do ato. Os estudantes de graduação cobram do governo federal o pagamento em dia das bolsas PET, que estão atrasadas há pelo menos dois meses. Também querem um aumento do benefício, congelado há cinco anos, e a melhoria na gestão do programa e maior apoio financeiro e logístico por parte do MEC e das universidades.

A manifestação ocorreu sobre a passarela da avenida Ipiranga, em frente ao portão principal de ingresso na PUCRS, onde foram mostrados cartazes e faixas com as reivindicações. Depois o grupo desceu até a pista e ocupou a via, durante o sinal vermelho, e mostrou os cartazes mais uma vez.O estudante Pedro Gerber enfatizou que o objetivo da manifestação foi tornar pública a insatisfação dos bolsistas da graduação com os rumos do programa.

"Estamos defendendo o programa e o pagamento das bolsas, porque é importante para a formação acadêmica dos futuros profissionais e tem como ênfase a constante aproximação entre universidade e sociedade", disse. O 13 SulPET ocorreu durante todo final de semana, sob a responsabilidade dos alunos da PUCRS e da Ufrgs. Durante o evento, os participantes elegeram os representantes da região Sul na Comissão Executiva Nacional do PET (Cenapet).

PROTESTO: CAMPOS ABERTOS PARA PUBLICIDADE NEGATIVA!


Em setembro de 1999, na 3a. grande manifestação do PET contra sua extinção (estavam extintas naquela época: bolsa de tutor, seis bolsas de alunos, bolsa de mestrado atrelada ao Programa, bolsa de professor recorrente, taxas acadêmicas; alguns meses depois seria publicado o Edital para um programa muito similar aos PETs genéricos que o MEC insiste em levar adiante larapiando a sigla PET), o caixão de protesto era levado por 4 algozes identificados com os nomes que gerenciavam a SESu e o MEC de época.

Como queremos nos antecipar, em caso da ocorrência em breve tempo da 5a. manifestação de rua em Brasília, já deixamos abertas as possibilidades de publicidade negativa do MEC. Sugestões, enviem comentários à este post.

REFORMA DA AVALIAÇÃO JÁ!


O MEC/SESu, reeditando O PRÍNCIPE de Maquiavel, está direcionando suas baterias contra o PET instaurando o caos no Programa.

Uma de suas principais munição é deixar deteriorar o processo de avaliação. Há muito a CENAPET vem cobrando mudanças imediatas, realocação do critério avaliativo para os Comitês Locais de Acompanhamento (CLAs) e discussão do Conselho Superior, além de um Seminário Nacional de Avaliação aos moldes do realizado em 2002 ainda na vigência do governo FHC. Toda esta agenda sempre foi obstaculizada pela SESu com um objetivo claro: fazer ruir o Programa.

Temos assistido há tempos um número, ainda que em porcentagem pequena, mas preocupante, de tutores descomprometidos com os objetivos do Programa, com a carga horária e com os princípios mais gerais do PET.

Isto é o que temos batizado de programas em "piloto automático", onde alunos ficam órfãos de tutoria e autogerenciam seus grupos. Houve até, na reunião de tutores do XIII SULPET, relatos de processos deste gênero.

Essa corrosão de princípios tem levado alunos a buscar no fim da tutoria a "cura de todos os males", e por essa razão, passaram a cerrar fileiras com a SESu, exigindo o inaceitável ciclo 2 + 2.

O trabalho de reconstituição do Programa deverá começar a partir das bases de 2005. Neste ano, tudo que havíamos conseguido de um ciclo virtuoso começou a ser desfeito pela responsável pelo PET naquela época. A herança que deixou continua, infelizmente, até hoje. Chegou a hora da batalha novamente! Passará pela reconvocação do Conselho Superior, por Audiências Públicas na Câmara e no Senado Federal e por manifestações de rua, inclusive em Brasília!

À luta, sempre!!!

domingo, 6 de junho de 2010

EXPLODE A REVOLTA!






A rádio Guaíba (101,3 FM e 720 AM) fez a cobertura ao vivo da manifestação proposta no XIII SULPET divulgando a notícia também em seu site, a qual segue abaixo:
Estudantes protestam contra atraso no pagamento de bolsas, próximo a PUC
Manifestantes devem sair do local somente por volta de 12h30. Trânsito é lento na região
Cerca de 150 estudantes realizam protesto, no cruzamento das avenidas Ipiranga com Cristiano Fischer, próximo a PUC, em Porto Alegre. Os manifestantes utlizam apitos, cartazes e faixas para protestar contra atrasos, por parte do Ministério da Educação, no pagamento de bolsas de pesquisas acadêmicas. De acordo com os manifestantes, eles não recebem o benfício há cerca de três meses. Eles querem, também, o aumento do valor da bolsa, considerada a menor do Brasil para universitários que realizam pesquisas, e a revisão dos métodos de avaliação dos trabalhos.O trânsito é lento na região, no sentido bairro-centro. Os estudantes só devem deixar o local, por volta de 12h30.
Fonte: Otto Herok Netto / Rádio Guaíba
Site: http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=149593

AS FALÁCIAS DA SESu


A insistência da SESu em voltar à rotatividade de tutores, como já realizara em 2005 quando da edição da Portaria 3385 (art.12, parágrafo 2º), mas que tivera que recuar um ano depois com a correção da Portaria, agora sob o número 1632/2006, revela uma ação muito clara daquela Secretaria: a extinção progressiva do PET!
O 2 + 2 da SESu , ou seja, rotatividade a cada dois anos de tutores, já discutido e mancomunado com o FORGRAD, aliado ao fato da proliferação de siglas PET para Programas que nada guardam em semelhança ao legítimo Programa de Educação Tutorial, são ações deletérias que o MEC espera serem suficientes para liquidar o PET nos próximos dois anos.
Quando do governo FHC, sob a péssima administração do então Ministro Paulo Renato Souza, foi exarado um malfadado edital semelhante ao 2 + 2 que está sendo gestado agora. Resultado: o governo FHC sofreu a maior manifestação de petianos e tutores de seu governo. Com a manifestação noticiada em todos os jornais do país terminou ali a farra de extinção do PET.
Hoje, o MEC espera realizar assim aquilo que nem o governo FHC conseguiu:
- cooptação do FORGRAD (já estiveram em duas reuniões deste Fórum, como confirmado espontaneamente pelo Prof. Murilo Camargo na abertura do XIII SULPET, em Porto Alegre);
- convocação do Conselho Superior do PET (sem convocações há dois anos) para imposição das mudanças e do 2 + 2. Como SESu e FORGRAD formam a maioria, a imposição da extinção de mandato dos atuais tutores para 2012 estará decretada.
- extinção da memória do Movimento contra o fim do PET, com o corte de todos os bolsistas mais antigos.
Um único problema: o MOVIMENTO PET!
Esqueceram somente de um detalhe! De combinar com a oposição, como diria o saudoso Mane Garrincha.
Audiências Públicas na Câmara e no Senado já estão engatilhadas, assim como possíveis manifestações de rua em Brasília.
A desfaçatez da SESu é tamanha que eles nem cogitam em melhorar o processo de avaliação (este sim, o mecanismo que poderia avaliar tutores com baixa capacidade de tutoria). Nem pretendem fazer estudos da rotatividade natural (má avaliação, desistência, saída para qualificação, aposentadoria, etc.), que existe nos grupos. Numa amostragem de 30 grupos presentes no SULPET e ECONPET, a rotatividade natural ficou em torno de 5,5 anos.
O enviado da SESu ao ECONPET propôs (believe it or not) a inacreditável opção de os departamentos de graduações, onde os grupos estão inseridos, realizarem eleições para tutor!
Não sabe o jovem mancebo que Academia deve se pautar pela meritocracia e não pela democracia de araque que agora defende?!?
Estas são algumas das muitas falácias da SESu. Lutamos contra elas no passado! Lutaremos com ela hoje, amanhã e sempre!
À luta!!!

VIII ECONPET: DESCRIÇÃO DA ABERTURA DO EVENTO



O VIII ECONPET iniciou-se anteontem às 15h30min no Auditório Profissional da Universidade Federal do Pará – UFPA. A mesa de abertura foi composta pelo Reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia, Prof. Sueo Numazawa, que deu as boas vindas à toda comunidade acadêmica. Ressaltou o quanto estava satisfeito em poder presenciar o auditório lotado com pessoas reunidas em torno de um mesmo objetivo, qual seja, o de discutir a Educação, o Programa e outros pontos em beneficio comum e da sociedade como um todo.
A Pró-reitora de Graduação da UFPA, Profa. Marlene Rodrigues Medeiros, que estava representando o Reitor da UFPA, Prof. Carlos Maneschy, fez algumas considerações quanto à expansão do Programa e o número de participantes na abertura, já que o evento começou a ser organizado havia somente 37 dias.
O Pró-Reitor de Ensino Orlando Tadeu, deu as boas vindas ao público presente no auditório, discorrendo sobre a parceria entre as duas Universidades.
O Prof. Dante Barone da Diretoria Regional da CENAPET, discorreu sobre a história do Programa, da luta pela sua manutenção e da longevidade da batalha em prol do Programa depois de muitos anos.
O Prof. Antonio Luciano Seabra Moreira, representante da Comissão Organizadora, discorreu sobre as articulações que foram feitas para a realização do evento e agradeceu os Grupos PET que organizaram e a Executiva Paraense pelo apoio.
O Prof. Carlos Augusto Cordeiro Costa, Vice-Presidente da CENAPET saudou os petianos, agradeceu a presença do Reitor, Pró-reitores, CENAPET, professores tutores, aos grupos PET que organizaram, agradeceu a presença de todos os petianos dos demais Estados, a Executiva Paraense e as IES que deram todo o apoio para que o Evento fosse realizado.
O discente egresso Daniel Vallerius da CENAPET, falou sobre sua experiência em 5 anos como petiano, sobre as lutas do Movimento PET e parabenizou a organização e os demais grupos que se mobilizaram para a participação do Evento.
Após a mesa de abertura o Prof. Dante Barone proferiu a conferência sobre a temática central do evento “O PET E A FUTURA CONJUTURA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA”.
O momento cultural foi composto por apresentações de músicas e danças típicas do Pará, com participação de alguns petianos de fora do Estado.

sábado, 5 de junho de 2010

GOLPE DA SESu NA TUTORIA: APROVADO DOCUMENTO NO XIII SULPET


O golpe que a SESu está prestes a praticar de impor uma mortalidade tutorial bianualmente (sistema 2 + 2), e que foi também confirmado pelo emissário do MEC no VIII ECONPET, em Belém, enfrentará resistência feroz do movimento PET, como já ocorreu em 2005, quando golpe semelhante foi aplicado na edição da Portaria 3385, art.12, paragrafo segundo, que pretendia impor rotatividade de tutores no ciclo 3 + 3.


Depois de muita luta, conseguimos, um ano depois a reforma desta excrecência, mediante a edição de nova portaria, a 1.632/2006, que a portaria fosse mudada para a sefuinte redação: "A bolsa de tutoria terá a duração de três anos, renovável
por iguais períodos, conforme parecer da Comissão de Avaliação”.


Porém, agora a SESu quer voltar atrás e impor a rotatividade num movimento canhestro de retorno ao passado.


Neste sentido, a assembléia do XIII SULPET aprovou, no dia de hoje, o documento que agora reproduzimos:


"Aos quatro dias do mês de junho de 2010, os tutores do Programa de Educação Tutorial, reunidos durante o Encontro de Tutores do XIII SULPET, na cidade de Porto Alegre-RS, diante da exposição do Prof. Murilo Camargo, responsável pela Coordenação de relações estudantis do MEC-SESu, discutiram e deliberaram acerca do processo de substituição dos tutores de forma compulsória e com prazos definidos.

A deliberação do Encontro foi a de uma posição unanimemente contrária a este mecanismo de substituição posto que deletério para as diretrizes e objetivos primordiais do Programa de Educação Tutorial.

Considerando os aspectos legais, esta questão já se encontrava superada, uma vez que havia deliberação do Ministério da Educação e do Senado Federal e publicada sob a forma da Portaria 1.632, de 25 de setembro de 2006, que estabelece, em seu artigo 12, parágrafo 2º: “A bolsa de tutoria terá a duração de três anos, renovável por iguais períodos [grifos nossos], conforme parecer da Comissão de Avaliação”. Assim, o retorno a um contexto anterior à Portaria citada, caracteriza-se como uma afronta ao próprio Ministério que havia compreendido a natureza intrínseca do Programa, ao deliberar e estabelecer como regra a norma acima referenciada.

Com relação aos objetivos e filosofia do Programa de Educação Tutorial, como estabelece seu Manual de Orientações Básicas (edição 2006):

“O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade”. [grifos nossos]

Com base neste enunciado, pode-se inferir que a função do Tutor não é meramente a de um orientador, presente na execução das atividades planejadas pelo grupo. Na verdade, a função do Tutor está explicitamente descrita no Manual de Orientações Básicas:

“Nos grupos PET, o tutor é responsável, perante a IES e a SESu/MEC pelo planejamento e supervisão das atividades bem como pelo desempenho do grupo sob sua orientação, contando com a indispensável contribuição de outros docentes da IES para o desenvolvimento do programa. Cabe a ele orientar os bolsistas no caminho de uma aprendizagem segura, relevante, ativa, planejada e adequada às necessidades do grupo e do curso com um todo.”

Descrevendo desta forma, o Tutor passa a ser um agente essencial no exercício da compreensão de que as atividades desenvolvidas pelo grupo se caracterizam como MEIOS utilizados na busca do objetivo maior que é a construção das habilidades individuais de cada integrante como pessoa humana e membro da sociedade.
O Tutor, como agente promotor deste processo de construção de cidadania, deve garantir que a trajetória de formação do aluno seja construída de forma gradativa, consistente e contínua.
Torna-se evidente então, que todo este trabalho demanda ações de longo prazo, para que seu êxito possa ser atingido. Explicitando esta compreensão, o Manual de Orientações Básicas estabelece que:

“O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). [in: PET: MANUAL DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS – MEC/SESu, 2002, p.7]”.[grifos nossos]
Frente ao exposto, fica evidente que apenas com realizações de longo prazo, um Tutor poderá levar os integrantes de um grupo a consolidar, com êxito, os objetivos maiores do programa.

Outrossim, este grupo entende que a substituição do tutor é necessária, sempre que uma avaliação consistente demonstrar que o trabalho do Tutor frente ao grupo estiver colocando em risco os objetivos descritos, independente de prazos pré-estabelecidos."
(foto: passeata do PET, em 1999, quando 1.500 petianos foram à Brasília protestar contra a extinção pelo lançamento de Editais PETBRAX)

VIII ECONPET - BELÉM EM FOTOS



sexta-feira, 4 de junho de 2010

REUNIÃO DE TUTORES E ALUNOS - XIII SULPET



Neste momento encontraam-se reunidos tutores e alunos em seus respectivos fóruns no XIII SULPET, em Porto Alegre.

FATOS E FOTOS DO XIII SULPET: SESu ABRE MEIO PACOTE...



Ontem foi a abertura do XIII SULPET, na Casa do Gaúcho em Porto Alegre. Na mesa redonda estavam os Profs. Marcos Cesar Danhoni Neves, presidente da CENAPET, Felipe Muller, reitor da UFSM e Murillo Camargo, coordenador de relações estudantis do MEC/SESu.

O Prof. Felipe Muller relembrou sua atuação como tutor, especialmente há 13 anos atrás quando o SULPET foi criado, exatamente no ano em que tentaram extinguir o Programa.

O Prof. Murillo Camargo deu as boas vindas ao público e anunciou que uma série de mudanças estão preparadas para serem anunciadas em breve. Entre elas: a criação de grupos de PET-INDÍGENA e CONEXÃO SABERES e de mais grupos de PETs-ORIGINAIS (em torno de 150 novos grupos); o reajuste (com retroatividade a março) das bolsas alunos e tutores.

O Prof. Marcos Danhoni saudou toda comunidade petiana e relembrou os 13 anos de luta pela não extinção do PET, a atuação da CENAPET nos dois anos de gestão, as vitórias dos últimos anos e os desafios que estão no horizonte do PET.

O presidente da CENAPET inquiriu o representante da SESu sobre as mudanças preparadas sem a reunião do Conselho Superior, que não é convocado há cerca de dois anos. Inquiriu ainda sobre a proliferação de siglas PET para Programas que nada guardam em semelhança ao PET original. A inquirição mais incisiva foi sobre o golpe que a SESu prepara para aplicar na tutoria: rotatividade de tutores no ciclo 2 + 2, ou seja, o tutor ficará na tutoria por dois anos e, se bem avaliado, terá sua tutoria renovada por somente mais dois anos.

O presidente da CENAPET salientou que golpe semelhante foi tentado há cerca de 5 anos quando da publicação da Portaria 3385, quando se estabeleceu uma rotatividade 3 + 3. Tal ato de força foi revogado um ano depois após intenso trabalho da CENAPET na Câmara e Senado Federal, e corrigido pelo Ministro Fernando Haddad em Portaria suplementar.

O Prof. Murillo, diante das inquirições, esquivou-se das questões postas e disse que estava ali "para ouvir", porém, em seu discurso ficou claro que uma nova Portaria da SESu está pronta para ser publicada no Diário Oficial.

Sobre o atraso de bolsas disse que nada podia fazer devido à greve do FNDE.

A luta continua !!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

quarta-feira, 2 de junho de 2010

NOVAS NOTÍCIAS DA GREVE ... INDEFINIÇÃO AINDA NO HORIZONTE


Em reunião conjunta ontem com o Sindsep-DF e a Condsef, os comandos de greve do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) definiram estratégias e ações para levar o governo a mudar a postura de ultimato aos servidores em greve e abrir negociações efetivas.Entre as ações, os comandos solicitarão a Comissão de Parlamentares do PT e também a outros parlamentares que agendem e participem de reunião com o Ministério do Planejamento, com a presença dos servidores, para discutir as reivindicações do FNDE e INEP. As duas categorias também vão cobrar da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República a intermediação das negociações com o Planejamento. Enquanto isso, os servidores mantêm a greve até o atendimento das reivindicações.

Fonte: Diário da Greve

SESu NOS EVENTOS REGIONAIS?!?


Depois de alguns desencontros, parece que finalmente a SESu confirma sua participação no SULPET com Murilo Camargo, e no ECONPET, com LucasRamalho.

A conferir! ...

DA ORGANIZAÇÃO DO XV-ENAPET/NATAL



As inscrições para o XV ENAPET estão abertas pelo site
http://www.ena.pet.ufrn.br/
Organização XV ENAPET
Natal

terça-feira, 1 de junho de 2010

NOTÍCIAS DA GREVE DO FNDE



Do site do sindicato:


FNDE/INEP: Destino da greve nas mãos do governo

Apesar da SRH/MPlanejamento se negar a negociar e tratar com descaso as reivindicações dos servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na reunião de negociação conjunta dia 27.05, os setores, numa demonstração de disposição para superar o conflito, apresentaram uma contraproposta ao Ministério do Planejamento. Agora, está nas mãos do governo analisar o documento e promover uma verdadeira negociação. Enquanto isso, a greve continua nos dois órgãos.